Saber o ph na minha zona, e saber se resulta misturar águas.


Recommended Posts

Boa noite,

gostava que me ajudassem se possível,

gostava primeiramente saber como posso saber ou se alguém sabe o ph e restantes testes da água em Armação de Pêra.

 

Em segundo, moro perto do Pingo Doce, e a pé custa trazer vários garrafões do intermarchê que fica mais longe, mas é onde tinha o ph que pretendia para camarões, agora que pretendo mudar para Kribensis e ou tauterdinas gostava de saber que água se possível do Pingo doce aconselham, ou se dá para misturar PH'S, por exemplo se uma água de 9 de PH e uma de 5 dá 7 seguindo a lógica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fábio,

 

Para saberes as últimas análises feitas à água da tua zona, clica no link abaixo e escolhe a tua zona e o trimestre desejado (última análise efectuada)

 

http://www.aguasdoalgarve.pt/node/359/qualidade-da-agua/qualidade-da-agua?field_municipio_tid=9&field_ano_value%5Bvalue%5D%5Byear%5D=2016&field_trimestre_value=4

 

Em relação às misturas de pH's sim podes fazer mas sempre que fazes uma tpa terás de ter o cuidado para manter sempre o mesmo valor.

 

Eu cheguei a fazer essas misturas, porque o meu ph sai da torneira a 7.2, mas desde que optei pela introdução de cO2 deixei de ter esse problema, o cO2 baixa-me o pH para os 6.8 :)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, desde já muito obrigado pela resposta.

estive a ver o site, e aparece o concelho de Silves, que é o meu, e varia bastante a cada trimestre para além disso Silves fica pouco longe de Armação de Pêra, e segundo um senhor que viveu em 2 sitios de Armação de Pêra variava bastante até em Armação de Pêra.

Já enviei um e-mail à camâra e não me responderam, hoje liguei e não atenderam...

 

Queria ter Kribensis e Tauterdinas, mas assim está muito dificil, visto que no Pingo doce, não há sequer águas à venda com um ph sequer entre 7 e 8 m e no Intermarchê existe somente uma que se enquadra ainda que seja um pouco baixa, que é de 6,3, mas com o substrato e os troncos que tenho no aqu+ario deve se tornar baixo demais.

 

Não sei mesmo o que fazer, pois parece que faça o que fizer, terei sempre variações bruscas no Ph.

Tem alguma sugestão que me possa dar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para além dos troncos também tens a turfa que te ajuda a descer o pH, no entanto se tiveres um pH demasiado baixo podes subir um pouco o pH com ajuda de umas conchas tens de ir fazendo testes até estabilizar, o que não te aconselho é meteres químicos para subires ou desceres o pH.

 

Estando na tua situação optaria por espécies que se enquadrassem no pH da tua zona.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Ph é complicado para qualquer espécie, pois de 6 a 8 não há nada e isso é bastante alargado. Sinceramente a água da torneira está praticamente de parte nas opções, varia imenso e falam muito mal da mesma.

Penso que uma solução que eu poderia ter em conta, seria mesmo a tal dos 6,3, mas vou comprar os testes...

Sim quimicos também está fora de questão...

Já agora com substrato da aquagro acha que pode ficar menos que 6 com essa tal água de 6,30 ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que não, mesmo assim é como digo, eu prefiro ter um pH baixo e depois tentar subi-lo com ajuda de pedras calcárias ou conchas do que ter o pH alto e tentar descê-lo.....segundo a minha experiência é-me mais difícil descer o pH que propriamente subi-lo.

 

Podes sempre fazer um teste que é teres 2 recipientes com a mesma água mas num deles colocas um pouco desse substrato no dia seguinte medes o pH dos 2 para ver se há houve alterações no que tem o substrato.

 

Mas cada caso é um caso, só fazendo experiências é que podemos saber, procura um membro aqui do fórum que seja da tua zona e tenta ver quais os exemplos que te pode dar.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já muito obrigado pela ajuda :), no sábado de manhã vou ver se existe alguma mercearia que venda garrafões por aqui, e vou ver melhor no IntermarchÊ, e vou ao mini preço que também não é muito longe...

No continente sei que a caramulo, e a h2o(penso que dê) ambas dão, mas não há continente que dê para ir a pé.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, não sei se me pode voltar a ajudar...

Por exemplo aqui na dureza da água http://www.aguasdoalgarve.pt/sites/aguasdoalgarve.pt/files/qualidade/silves_1.pdfé alto demais?

Há algum parâmetro que esteja muito desenquadrado aqui para os Kribensis?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usa água da torneira e coloca um sistema de CO2.

Utiliza substratos adequados, folhas de amendoeira da Índia.

Várias plantas.

Cuidado com uma eventual quebra acentuada do tampão do pH.

Editado por Bringer
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o aquário está montado à cerca de 1 ano, com um substrato da aquagrow, queria mudar agora a fauna.

Tenho folhas de amendoeira, mas o objetivo seria subir o PH, e essas folhas cabam por baixar correto?

Entretanto recebi resposta a um e-mail que dizia "

Assim sendo, pode-se informar que no presente ano de 2017, a água fornecida pela Aguas do Algarve ao Ponto de Entrega de Vale de Lousas ( que servirá a rede de distribuição de Armação de Pera), teve um pH entre 7,3 e 7,5 e uma Dureza Total entre 90 e 120 mg/L CaCO3."

Posto isto fico muito mais descansado, pois o ph está bom para o que pretendo.

Em relação à dureza é que realmente não sei se está bom para Kribensis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais