Wood exchange project


Tozé Nunes

Recommended Posts

No final do ano passado o famoso aquascaper alemão Jurijs colocou no seu facebook uma foto de um tronco que já tinha utilizado em diversas montagens e perguntou se a quem o seguia se costumavam fazer o mesmo reutilizando hardscapes em novas montagens.

large.0_zpsiumcxve5.jpg


Uma das respostas veio da parte da espanhola Ana Vaz a "pedir" que ele enviasse o tronco para ela, pedido esse secundado depois quer por mim quer pelo Paulo Leal. Espantados ficamos todos quando o Jurijs nos respondeu com a ideia de enviar o tronco para um de nós para fazermos uma montagem e ao fim de tres meses enviarmos para o seguinte, etc, etc. Lá decidimos que primeiro seria a Ana, depois eu e finalmente o Paulo que depois devolverá o tronco ao seu dono.
Eu pedi para documentar esta experiência aqui no nosso forum e assim criei agora este tópico.

A Ana recebeu então uma caixa:
large.15748356_1330693733638362_1852564612_o_zpswqb1iezn.jpg

Dentro da caixa estava o tronco descrito assim pelo Jurijs:

Citação


large.15730905_1330693750305027_469980974_n_zpsve5fbgd1.jpglarge.15731392_1330750176966051_1083970780_n_zpswej0z2v9.jpg

E a Ana colocou dentro de um

Tank : Blau Cubic 28 liters
Substrate: JBL manado
Filter: Aquaclear 20
Light: PLL 18w (pink and white) Photoperiod: 9h.
Plants: - Nimphoides sp. Taiwan -Pellia -Hydrocotyle tripartita

Alternanthera reineckii mini -Echinodorus red devil -Cryptocoryne parva
population: a lot of small red sakura

 

 

large.1_zpsfichukrd.jpglarge.2_zpsz6ylwi4b.jpglarge.3_zpsowgxmokg.jpglarge.5_zpsjbrcsyrl.jpglarge.7_zpspa3td9kp.jpg

 

A Ana debateu-se com uma praga de caracóis e juntamente com o facto de ter estado adoentada decidiu dar a sua parte por terminada e enviar o tronco para o próximo... :)

Entretanto, o Jurijs esteve cá em Lisboa para visitar as Florestas Submersas by Takashi Amano juntamente com vários aquascapers internacionais e tive a oportunidade de jantar na sua companhia:

 

large.17106149_1859716420934646_134825391_o_zpsniqylxr3.jpg

 

Agora que recebi o tronco debato-me com o que fazer com ele, a minha patroa já me avisou que em casa não entra nem mais um copo de agua!!!

 

Espero estar à altura deste projecto e conto com a vossa participação.

 

 

Editado por Tozé Nunes
edição links imagens
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa iniciativa :thumbup3:

Penso que o maior problema vai ser mesmo...meter o dito copo de agua em casa..... :naughty:

 

cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pela iniciativa e pela foto reportagem... É uma grande ideia.

Um jantar feito por ti à luz das velas para a patroa pode ser que faça milagres.

O tronco n aparenta ser mt pequeno e o facto de ter base não ajuda a coloca-lo em aquas pequenos com grande facilidade.

Acreditamos em ti neste desafio... Isso é para "ganhar".

Abraço

 

via Nokia 3310

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem Tozé,

 

Levas a patroa a jantar fora mas não lhe ofereças água, um bom vinho é uma excelente opção.

 

Parabéns pela iniciativa, é interessante que a mesma peça possa ser vista de diferentes perspectivas e que o olhar critico de cada um consiga fazer coisas diferentes com o mesmo elemento.

 

Força nisso, um penico pequenino e já consegues fazer algo em grande.

 

Grande abraço

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela vossa força.

 

Já tenho o "copo de agua". Vou usar um cubo com 25x25x30 o que dá uns míseros 17 litros brutos! E com a base do tronco tentei algo e ficou assim:

32e6e02e7c1e6b7241ca408770a20744.jpg

 

Estava tudo demasiado apertado e desmontei! Depois desaparafusei a base para poder ter mais margem de manobra e acho que consegui uma posição melhor para o tronco:

 

4ee8ee329f576650331ec93031957e08.jpg

 

Mas como retirei a base arrisco a que quando meter agua flutue e assim agarrei umas pedras com umas braçadeiras de plástico e coloquei dentro de outro aquário para que vá afundando. Isso dá me tempo para ir pensando nas plantas a usar tendo em conta que não vou ter co2 nem muito tempo para ver isto crescer devido ao linite de 4 meses para enviar o tronco para o Paulo Leal em Londres. E mais importante, convencer a minha esposa e a mim que vou ter que desmanchar os nanos que tenho na sala e que já tinha prometido quando da entrada do 60p...

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tozé também gosto mais da última posição.. apenas acho que falta o acompanhamento. Não vai levar pedras como a versão inicial?

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Digam o que disserem acho engraçado que o pau do Jurijs ande assim a passar de mão em mão. Quem me dera ter assim um pau internacional. É bastante torto e isso dá-lhe personalidade. Acho que no fim dessas mexidelas todas que lhe deste acho que ficou bem assim em pé. E estou com o Vasco, falta aí umas duas pedras na base do tronco.

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tozé,

 

Acho a primeira composição mais completa mas mais compacta, a segunda está com a sensação de ter mais espaço mas falta aí qualquer coisa... umas rochas ali na base do tronco e ficava top tal como o Gonçalo e o Vasco já referiram. A posição do tronco na 1ª a meu ver está melhor pois tem mais ramos á mostra do que na 2ª.

 

Já estudaste as plantas que vais meter aí? Podes sempre utilizar carbono liquido uma vez que é um aquário de pequena dimensão e assim ajudavas as plantinhas.

 

Grande abraço

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Malta. Agradeço a vossa participação. Em relação à última foto que coloquei a minha preocupação foi apenas com a posição do tronco. Depois de o ter afundado é que irei colocar no cubo e darei o remate final com as pedras e restante substrato. Quanto à flora, por isto ser uma montagem de muito curto prazo devo usar plantas que retire dos outros aquários... ainda está em estudo. O mesmo para a fauna. Mais certo será somente camarões devido à curta litragem. Mas aceito propostas ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tozé!

 

Excelente idéia e iniciativa, não vou acrescentar mais do que aqui já foi dito, gostei e vamos ver como isso vai ficar ;) (excelente sem dúvida) ;)

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Já tinha visto este tópico antes Tozé. Como está a correr o projecto?

Uma boa idea, troncos arranjam-se mas ideais destas promovem cooperação e a amizade entre aquascapers do mundo todo. 

Conheci o Jurijs no UKAPS experience o ano passado e ele foi super simpático. Depois tanto no EAPLC party e no scapetour tive o prazer de  estar com ele. Ele tem bastante experiência e sempre disposto a ajudar. 

Espero que esta ideia continue e quem sabe um dia não serei eu a receber um tronco no correio. 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Então Tozé, tens tratado bem do pau do Juris? 

Já está de molho ou não?

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Xii, nunca mais me lembrei de actualizar isto! O pau já está de molho faz semanas! Como isto é muito temporário apenas acrescentei uns fetos, um pouco de musgo e uns pés de Helanthium tenellum green. A fauna é composta por neocaridinas. Por tua causa lá tive que tratar disto, colocar vinil fosco no vidro traseiro, podar folhas dos fetos, fazer tpa e criar uma sessão fotográfica da qual mais tarde publico fotos!

IMG_20170504_224315.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fico satisfeito por saber que te fiz levantar do sofá! Ficamos à espera dos resultados dessa sessão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta bastante bom Toze. Simples e verdinho.

Os dotes do fotografo tambem ajudam, as cores dessa foto estao muito boas.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Malta, evitem as citações. Já tinha feito o mesmo no post acima do Gonçalo e do Filipe e agora do Bruno! Queria pedir que evitem fazer. A não ser que queiram responder a uma parte do tópico e assim citam mas apenas a parte necessária ou não citem de todo. A citação completa de um post torna a visualização mais maçuda e lenta impedindo um funcionamento mais rápido do forum.
Obrigado
Tozé Nunes



Enviado do meu Vodafone Smart ultra 6 através de Tapatalk

  • Votar + 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca mais me lembrei de colocar aqui a foto tirada na altura! As minhas desculpas por isso 

 


IMG_0540-Edit edit.jpg

Aproveitando deixo aqui também uma foto de hoje,  19 de Junho.

 

 

IMG_20170619_232131.jpg

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

E ao fim de  4 meses terminou a aventura desta magnifica peça de hardscape cá por casa, o tronco foi retirado e após secagem enviado para o Paulo Leal em Londres. E quem é o Paulo Leal perguntam vocês? E perguntam bem :) O Paulo aka @londondragon é um portista radicado no Reino Unido desde 1989 que além do seu emprego como gerente de redes numa universidade londrina é há muitos anos administrador do fórum inglês de plantados ukaps.org Tive o prazer de o conhecer pessoalmente o ano passado quando fomos ao oceanário na companhia de vários aquascapers  internacionais liderados pelo Filipe Oliveira. 

Eu tirei umas ultimas fotos mas ainda estão no cartão de memória da canon, o que vos posso já adiantar é o registo da passagem do tronco por terras lusitanas:

IMG_20170803_232021.jpg

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.