Caracóis —Praga?


Recommended Posts

Olá pessoal,

 

Do nada apareceram caracóis no meu aquário. Não sei de onde apareceram mas também não sei se são alguma praga ou se é bom ter alguns.

 

Alguém me sabe dizer?

 

8bdefc2b117b1f35444c3954e7aee99e.jpg

 

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Clara Silva

 

Os caracóis,são uma ajuda preciosa no meio

ambiente do aquário,porque comem detritos

alimentares,e pequenas algas,não comem

plantas novas,mas sim plantas velhas,mas

tens de ter em atenção que se deres muito

comer aos peixes,e que sobre muito no fundo,

então os caracóis viram praga,por terem muito

que comer.

 

 

Comp: Álvaro Silva

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Obrigada Álvaro.

 

Ontem também inseri uns camarões para ajudar na limpeza, vão ser mais alguns elementos.

Espero bem que não virem praga, vou tentar ter mais cuidado com a comida e estar atenta à evolução deles.

 

Equipa de limpeza atual:

 

- 2 corydoras poanda

- 1 plecostomus

- cerca de 30 camarões

- 2 ou 3 (que tenha visto) caracóis.

 

Por enquanto não tenho visto mais nada que se possa parecer com doenças (acho eu). Fico atenta.

 

Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boa tarde, 

Retomo este tópico. 

No meu aquário maior, apenas tenho 2 ou 3 caracóis. Tenho lá um Helena para ajudar a controlar. 

Mas no meu aquário mais pequeno (55*30*30) enquanto fui uma semana de férias apareceu uma autêntica praga de caracóis!!! Alguns já enormes! 

Tinha deixado pastilha de alimentos para os peixes que lá estão (1 guppy macho e 4 fêmeas, assim como alguns alevins pois queria ver se conseguia manter a cor vermelha do macho que é lindíssima) mas tive uma enorme surpresa ao chegar a casa. 

Agora não sei se compre uns helenas para aquele também (Não vão procriar e virar praga também?) ou um bótia palhaço (mas este não irá matar os alevins?) 

Alguém que me possa aconselhar? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Clara,

Mesmo que queiras comprar uma helenas para controlar deves retirar/esmagar todos os que puderes, porque a maior praga está debaixo do substrato que são as crias, as helenas ajudam mas não fazem milagres....

Aconselho-te a veres o filtro o mais breve possível porque parte das crias são sugadas e encravam-te o rotor sujeitando a parar a filtragem e queimar o mesmo...

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Miguel Simões disse:

Olá Clara,

Mesmo que queiras comprar uma helenas para controlar deves retirar/esmagar todos os que puderes, porque a maior praga está debaixo do substrato que são as crias, as helenas ajudam mas não fazem milagres....

Aconselho-te a veres o filtro o mais breve possível porque parte das crias são sugadas e encravam-te o rotor sujeitando a parar a filtragem e queimar o mesmo...

Cumps,

Olá Miguel,

Obrigada pela resposta.

Já estava a pensar em mudar o substrato, pois calculei que tivesse lá muitos ovos. 

Sabes dizer-me se eu filtrar essa água por um pano de algodão limpo, se fica sem ovos?

É que estava mesmo a pensar mudar tudo (incluindo deitar fora as plantas), mas não dá para fazer novo ciclo assim de repente. Voltava a plantar podas das plantas do outro aquário para evitar ao máximo os ovos. Assim, talvez uns Helenas fossem suficientes depois. 

Que dizes?

Cumpts.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Sim podes usar essa técnica para filtrar a água, considera que um ovo é do tamanho de um grão de açúcar, podes deves aproveitar a água.

As plantas podes reaproveitá-las, lavando-as o máximo possível com água corrente passando os dedos em todas as folhas com cuidado para retirar o máximo de ovos, em relação ao substrato podes sempre fervê-lo para aniquilar qualquer existência de caracóis, mas se vais mudar de substrato melhor ;)

Com esta limpeza toda mesmo que "escape" alguns caracóis, as helenas tomarão conta do resto, mas a praga terá de estar sempre em minoria porque quando a helena acaba de se alimentar as proteínas que ingeriu dá para se aguentarem dias a fio sem comer, nesta pausa a praga volta a atacar....

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Miguel Simões disse:

Boas,

Sim podes usar essa técnica para filtrar a água, considera que um ovo é do tamanho de um grão de açúcar, podes deves aproveitar a água.

As plantas podes reaproveitá-las, lavando-as o máximo possível com água corrente passando os dedos em todas as folhas com cuidado para retirar o máximo de ovos, em relação ao substrato podes sempre fervê-lo para aniquilar qualquer existência de caracóis, mas se vais mudar de substrato melhor ;)

Com esta limpeza toda mesmo que "escape" alguns caracóis, as helenas tomarão conta do resto, mas a praga terá de estar sempre em minoria porque quando a helena acaba de se alimentar as proteínas que ingeriu dá para se aguentarem dias a fio sem comer, nesta pausa a praga volta a atacar....

Cumps,

Não sei se tenho tempo esta semana porque isso ainda vai demorar, mas vou tratar disso. Mais uns dias também vai permitir que os alevins que nasceram há um ou dois dias cresçam um pouquinho para depois serem mudados para um mini aquário enquanto limpo tudo. Sim, porque já estou farta de ver caracóis a boiarem (nunca pensei que fosse possível). 

O filtro já estava a pensar em mudá-lo também, pois este veio com o aquário quando o comprei em 2ª mão por isso, também será limpo. Vou ter que o pôr logo de início após filtrar a água para começar a criar bactérias mais rapidamente. 

Obrigada pelos conselhos. 

Cumpts.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,
Eu apostava mesmo nas Helenas do que ter esse trabalho todo(e risco por causa do ciclo de azoto novamente).
Eu também tinha uma praga grande de Planorbis(o que me parece ser esses que tens), comprei 4 Helenas e em poucos meses já tinha que criar Planorbis a parte para alimentar as Helenas. Em meio ano já tinha à volta de 100 Helenas pequeninas, mas esses nunca serão praga, pois vende-se muito bem por 75cent, sempre ajuda na despesa da comida dos peixes :D :D

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Usar botias com o objectivo de papar caracóis, não o faças por favor, são peixes lindos, que necessitam de um grupo para viver bem.

Ter essa trabalheira toda por causa de caracóis é uma solução, mas que tal pensar na raiz do problema? 

Alimentação a mais? 

Se controladores isso e adicionares uns caracóis helena acho que consegues controlar a coisa, mas podes necessitar mesmo dessa medida mais radical, savalguardando que deves manter o filtro a trabalhar com agua do aquário numa caixa por exemplo...

Os caracóis, planorbis, até as tuberculantas são beneficos pois comem detritos e estas ultimas até revolvem substrato, claro que quando lhes damos mais que detritos e um resto ou outro de comida, quando abusamos, eles têm condições ideais, criam e aumentam muito a população.

Praga não é bom, e não é bom não só pelos motivos estéticos... Muitos dos medicamentos que por vezes temos de usar para tratar peixes, matam caracóis e se por um lado também podem fragilizar a colonia de bactérias do filtro, por exemplo tuberculatas mortas enterradas em decomposição vão gerar amônia de forma brutal...

Em suma deves tratar o problema actual da melhor forma possível mas também rever a forma como alimentas a fauna. Até podes eliminar todos os caracóis e amanhã compras uma planta que até uns ovinhos bem escondidos e voltas a ter o mesmo problema.

Sem falar que maior parte dos problemas que nos aparecem no aquário estão relacionados com má qualidade da água por alimento a mais.

  • Votar + 2

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos,

Obrigada pelos conselhos. 

Ponto de situação: Já não há quase caracóis nenhuns, pelo menos por agora. Fui tirando todos os que podia, lavei plantas e areão. TPA, filtro (Tudo à vez para não ser demasiado forte para os peixes.). De momento, não há caracóis, e nasceram cerca de 30 alevins. Tenho controlado mais a alimentação e em breve vou adquirir alguns helenas para ajudar a controlar. 

Não perdi nenhum peixe no processo até agora. 

Em relação aos botias, até gostava de ter no outro aquário maior, mas tenho demasiada população já, e tenho camarões. Não seria boa ideia. São demasiado bonitos para não terem espaço suficiente. 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Clara

Para resolveres uma praga,que não e praga nenhuma,

vai da ai,colocas Helenas,boa,deixas ter ter (praga)

de caracóis,e passa a praga de Helenas,entre os dois

escolha o diabo a melhor,eu sabia o que escolher,sem

duvida os caracóis planorbis,mas isto sou eu,que ate

gosto de ver os caracóis no aquário.

Comp: Álvaro Silva    

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas Clara

Para resolveres uma praga,que não e praga nenhuma,

vai da ai,colocas Helenas,boa,deixas ter ter (praga)

de caracóis,e passa a praga de Helenas,entre os dois

escolha o diabo a melhor,eu sabia o que escolher,sem

duvida os caracóis planorbis,mas isto sou eu,que ate

gosto de ver os caracóis no aquário.

Comp: Álvaro Silva    

Boas,

Alvaro, permite-me que te corriga num sentido, as helenas não se tornam praga porque a sua reprodução é muito lenta, em cada 100 ovos, apenas 20 é que se safam e cada ovo demora +/- 4 a 5 mêses até que se torne um "jovem", logo não é praga. Eu faço criação de helenas há 8 anos e sei o que digo.

As helenas necessitam de muitas proteínas para sobreviverem, caso contrário morrem, essas proteínas vão buscá-las às outras espécies de caracóis, após ingerirem uma boa quantidade de proteínas podem recolher-se até 2 mêses no substrato, e o facto de andarem por baixo do substrato é bom porque também "comem" as crias das pragas que lá se desenvolvem.

Eu aconselho helenas para quem tem constantes problemas de pragas, desde que as helenas sejam todas adultas e no mínimo umas 20 num aquário de 60L.

Cumps,

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel

Ok,tens razão,uma vez que crias as Helenas,portanto sabes

o que dizes,mas citando o Abel Carvalho,ele diz, Em meio ano já tinha à volta de 100 Helenas pequeninas.

perante isto,eu achei que ia dar também as Helenas em praga,

peço desculpa pela minha citação errada.

Abraços: Álvaro Silva   bang

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,
amigo Alvaro, em meio ano tive à volta de 100 Helenas por opção minha mesmo, tal como mencionei, tive que criar Planorbis à parte para alimentar as Helenas, caso contrário se calhar nem metade disso teria tal como acontece agora, já não deixo Planorbis à disposição delas e já a uns valentes meses que não vejo um único ovo delas(certamente há, mas escondidos, pois vejo de vez em quando algumas Helenas pequenas).

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Abel Carvalho

Tudo bem,eu só te citei porque tinha lido o teu poste,e dai

citar-te perante a resposta do Miguel,eu fiquei a saber como

e que as Helenas se reproduziam,ou melhor que não se 

reproduziam a sim tão rápido,como os Planorbis,peço

desculpas,mas não foi com a intenção de te deixar em

cheque,epá um gajo mesmo velho como eu,estou sempre

a aprender,e com os erros que se aprende.

Abraços Álvaro Silva

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Abel Carvalho disse:

Boas,
amigo Alvaro, em meio ano tive à volta de 100 Helenas por opção minha mesmo, tal como mencionei, tive que criar Planorbis à parte para alimentar as Helenas, caso contrário se calhar nem metade disso teria tal como acontece agora, já não deixo Planorbis à disposição delas e já a uns valentes meses que não vejo um único ovo delas(certamente há, mas escondidos, pois vejo de vez em quando algumas Helenas pequenas).

Abraço

há 4 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas Abel Carvalho

Tudo bem,eu só te citei porque tinha lido o teu poste,e dai

citar-te perante a resposta do Miguel,eu fiquei a saber como

e que as Helenas se reproduziam,ou melhor que não se 

reproduziam a sim tão rápido,como os Planorbis,peço

desculpas,mas não foi com a intenção de te deixar em

cheque,epá um gajo mesmo velho como eu,estou sempre

a aprender,e com os erros que se aprende.

Abraços Álvaro Silva

Boas,

Amigos, todos nós aprendemos todos os dias, e eu pelo menos espero aprender durante toda a minha vida, significa que estarei lúcido e com o raciocínio em dia! ;)

É verdade que se lê muita informação na internet e muitas delas contraditórias da realidade, quando pretendo aprofundar uma informação sobre algo eu pesquiso em vários locais diferentes e tento filtrar o que apenas terá lógica para mim, o resto será experiência da minha parte quer acerte, quer falhe, será mais uma experiência! ;)

De resto este tipo de informação/dúvidas/discussões são sempre saudáveis para quem quer dar o melhor à sua bicharada!! :)

Cumps,

  • Votar + 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,
amigo Alvaro não tem que pedir desculpas, eu é que no primeiro comentário poderia ser mais especifico e deixar claro que tive a quantidade que tive em pouco tempo porque eu quis e não porque virariam praga ;)
Respondi à sua citação mesmo para lhe tirar a dúvida que tinha e não para o "atacar", estamos cá para aprender e ensinar :)

Grande abraço e Bom Domingo.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais