The Fenix - O renascer das cinzas


David Nunes

Recommended Posts

Viva,

 

Acho que o que o Gonçalo quer dizer é que antes de plantares não vale a pena. Quando introduzires plantas sim, já podes começar a bombar o CO2.

Só mesmo depois de montares e veres, é que vais perceber o que podes melhorar. Até lá é sempre uma indecisão. Pelo menos eu faço sempre o plano antes e durante a montagem, mas no fim à sempre difirenças do que já tinha pensado.

 


Bruno: Obrigado pelo teu comentário!!! Pois como dizes e bem, só quando montar é que me vou aperceber dos "erros" de montagem!!!

 

 

força nisso David...a coisa está a ir planeada e como deve de ser.

O conselho que te posso dar é quando avançares e para ser com tudo. Com o co2, com as plantas todas com a iluminação definitiva.

Facilita bastante todo o inicio de um novo biótopo.

 

Vais colocando fotos dessa montagem!

 

Abraço

 

Vasco: Obrigado pelo teu comentário!! Pois também eu queria poder arrancar com as plantas todas mas o orçamento que me foi dado ultrapassa facilmente os 200,00€! e como eu ando um pouco embaixo de finanças (ando eu e 99% dos Tugas)! Comprei apenas metade (as verdes)! O Co2 arranca já no Sábado com a montagem, e a iluminação já é definitiva!!

 

 

Bom dia,

 

Com que quantidade de luz pensas dar inicio?

 

E volto a alertar-te para a fertilização.

 

Abraço

 

PAFS: Obrigado pelo teu comentário!! Foi graças ao teu SUSSOA que me decidi pelo holandês!!! Quanto a iluminação estou a pensar dar 8 horas com apenas 2 T5 de 54W para começar, ao fim já vejo se aumento ou mantenho!!

A fertilização é que vai ser dor de cabeça!! Os testes da torneira (Agua corrente) deram: NO3=0 e PO4 = 0.5!

No Po4 estou safo penso eu, o NO3 talvez consiga estabilizar com a entrada a Fauna!

Do resto tenho aquele fertilizante liquido da sera que tem micros e Mg!

Mas ando mesmo a nora nesta parte!! Conto contigo para me ajudares!!

OFF TOPIC: (Tens de me vender umas podas do teu aquário) ;)

 

 

Bom dia David,

 

Como já foi referido o tronco parece estar muito á frente e isso pode limitar o espaço diponivel para plantar tal como a percepção de profundidade do aquário.

 

Quanto ao planeamento parece-me bem, tenho duvidas é que depois do aquário estar maturado que consigamos ver a althernanthera. A lilaeopsis brasiliensis para ficar bonita tem de ficar com 5 a 6cm de altura o que pode vir a tapar a althernanthera. Podes como alternativa plantar a alternanthera reineckii rosanervig que fica mais alta e assim eliminas esse possível problema.

 

Como também já aqui foi referido podes ligar o co2 assim que encheres o aquário as plantinhas agradecem.

 

Boa sorte com o projeto, estou a acompanhar.

 

Grande abraço

 

Ismael: Obrigado pelo teu comentário!! Pois como disse ainda não comprei as plantas vermelhas, pois estas é que vão dar realce ao aquário!

Primeiro queria ver o comportamento das plantas verdes e aí sim decido as plantas vermelhas que compre!!

Editado por DavidCardoso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

David,

 

Eu faria durante o primeiro mês apenas com uma T5 ligada por essas 8 horas ou até 9.

 

Menos intensidade na luz mas mais tempo de fotossíntese.

 

Isto para as plantas poderem enraizar bem e criar robustez e só depois então acelerar mais um bocado o ritmo com a luz.

 

Um dos grandes problemas dos aquarios está precisamente no primeiro mês de vida. E salvo melhor opinião da minha experiência e visualização é do ritmo que empregam logo de inicio. Plantas não adaptadas ainda e puxam demais por elas.

É certo que há crescimento mas não sustentado e a factura desse crescimento desenfreado paga-se mais à frente. Normalmente a partir das 6 semanas começam os aquários a mostrar as consequências.

Não aceleres muito logo ao inicio, é o que te aconselho. Mais à frente vais tirar frutos disso mesmo.

 

E com isto ajustas logo o CO2 para andar sempre na ordem dos 20 PPM e não mais que isto porque não é necessário. Mesmo quando aumentares depois a luz manténs o CO2 neste nivel.

 

Como tens o Aquabasis lá por baixo, sugiro que arranques apenas com K nas duas primeiras semanas.

 

A partir da segunda semana fertilização completa de macros tendo como regulador o NO3 e aponta para uns 5 a 10 PPm fixos / dia.

Micros entra apenas a partir do fim do primeiro mês.

O Aquabasis vai cumprir a missão dele até lá.

 

Abraço boa sorte e tudo a correr bem!

Editado por PAFS
  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

David,

 

Eu faria durante o primeiro mês apenas com uma T5 ligada por essas 8 horas ou até 9.

 

Menos intensidade na luz mas mais tempo de fotossíntese.

 

Isto para as plantas poderem enraizar bem e criar robustez e só depois então acelerar mais um bocado o ritmo com a luz.

 

Um dos grandes problemas dos aquarios está precisamente no primeiro mês de vida. E salvo melhor opinião da minha experiência e visualização é do ritmo que empregam logo de inicio. Plantas não adaptadas ainda e puxam demais por elas.

É certo que há crescimento mas não sustentado e a factura desse crescimento desenfreado paga-se mais à frente. Normalmente a partir das 6 semanas começam os aquários a mostrar as consequências.

Não aceleres muito logo ao inicio, é o que te aconselho. Mais à frente vais tirar frutos disso mesmo.

 

E com isto ajustas logo o CO2 para andar sempre na ordem dos 20 PPM e não mais que isto porque não é necessário. Mesmo quando aumentares depois a luz manténs o CO2 neste nivel.

 

Como tens o Aquabasis lá por baixo, sugiro que arranques apenas com K nas duas primeiras semanas.

 

A partir da segunda semana fertilização completa de macros tendo como regulador o NO3 e aponta para uns 5 a 10 PPm fixos / dia.

Micros entra apenas a partir do fim do primeiro mês.

O Aquabasis vai cumprir a missão dele até lá.

 

Abraço boa sorte e tudo a correr bem!

 

PAFS: Isto é que é Tabaco!! Era mesmo disto que estava a espera!!!

 

Quanto a iluminação, ligar apenas uma acho difícil, pois tenho que desmontar a iluminaria e tenho medo de estraga-la!! Mas vou tentar!!!

Quando falas na fertilização de K tendo em conta o fator N, no meu caso talvez seja difícil, visto ter os NO3 a 0 na agua da companhia!

Talvez deva me ajustar pelo nível de K=PO4 x 10??? que achas???

Pelo que tenho lido pelos post do fórum, normalmente aconselham K = 20 até 30 ppm!! Tu apontas para valores mais baixos, é para sustentares a tua teoria de adaptação das plantas??

Quanto ao Co2 fiz o que me aconselhaste e comprei um Dropcheker para saber a que nível está o Co2!!

Isto vai ser uma aventura e peras!!! O problema é que já tenho ali a Maria com o rolo da Massa, caso algo corra mal!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje é Dia de Montagem!!!! Nem consigo dormir!!! :drool3: :drool3: :drool3: :drool3:

Ponto da situação:

Ontem chegou a maioria das plantas, o difusor de Co2 e o dropchecker!!!

São 6:00 e eu aqui em pulgas para começar esta nova aventura!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje é Dia de Montagem!!!! Nem consigo dormir!!! :drool3: :drool3: :drool3: :drool3:

Ponto da situação:

Ontem chegou a maioria das plantas, o difusor de Co2 e o dropchecker!!!

São 6:00 e eu aqui em pulgas para começar esta nova aventura!!!!!

Bom dia David.

 

Força com isso :dance: , mas faz com calma que a pressa e inimiga da perfeição :tongue:

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ai o entusiasmo de uma montagem! Tão bom! Há quem diga que é melhor que coisar, mas para mim essas pessoas nunca coisaram como deve ser biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Mas é muito bom mesmo.

 

Força nisso e com calma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje é Dia de Montagem!!!! Nem consigo dormir!!! :drool3: :drool3: :drool3: :drool3:

Ponto da situação:

Ontem chegou a maioria das plantas, o difusor de Co2 e o dropchecker!!!

São 6:00 e eu aqui em pulgas para começar esta nova aventura!!!!!

 

Se não for assim nem tem piada. Sei bem o que isso é. Força com isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Muito obrigado pelo vosso apoio!!!

O aquário já está cheio e plantado!! Foto, ainda não há pois entre fraldas, birras e o famoso Panda! Não tenho tido tempo/ pachorra para tirar fotos!!

Para ser sincero fiquei um pouco desiludido com a quantidade de plantas que recebi, pois optei por comprar plantas da tropica e a Elocharis sp. deixou muito a desejar!!!

Atualmente já passaram 3 dias e tenho fertilizado com Bright K e tenho 1 T5 9 horas por dia! Hoje vou realizar os 1º teste e ver como andam os parâmetros!!

Amanhã sem falta fotos!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Conforme combinado aqui ficam as fotos do aquário já cheio plantado!!!

Desculpem a qualidade pois não tenho daquelas maquinas toda XPTHO, tirei fotos com o tablet da melhor maneira que pude!!!

 

As Plantas:

 

P_20170318_142835.jpg

 

Panorâmicas:

 

P_20170320_212354.jpg

 

P_20170320_212440.jpg

 

A pedra não faz parte do hardscape, simplesmente é para evitar que o tronco flutue (3 semanas de molho não foram suficientes!!!)

 

Pormenores:

 

P_20170320_212422.jpg

 

P_20170320_212406.jpg

 

P_20170320_212453.jpg

 

A magnifica moita de Elocharis Sp.que me custou 15,00€ :(

 

Basicamente é isto!

Como disse anteriormente fiquei um pouco desiludido com a quantidade de plantas que recebi visto ter pago 100,00€ pelas plantas que vêem!!

Quanto ao aquario, a Lilaeopsis e a Higrophylia estão a progredir bem tendo por vezes libertado O2 (O que é bom sinal)!

à agua do aquario está a cerca de 2/3 dias com um aspecto "leitoso" não sei de onde provem este fenomeno, talvez por ainda estar o filtro a colonizar!!!

 

Parametros:

 

PH - 7,2

NO3 - 5 ppm

PO4 - 0.5 ppm

 

Fertilizo diariamente com o Brighty K da ADA (quantidade recomendada)!!

 

Curiosidade:

 

Ontem puz o Dropcheker e ele da-me uma cor verde escura (bastante Co2) e eu ainda nem liguei o sistema presurizado!

 

Criticas são bem vindas!!!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Lilaeopsis vai mesmo ficar mesmo um mimo. Pena a Eleocharis não ter sido uma quantidade digna do preço.

Tive um tronco muito maciço que só ao fim de quase 2 anos estava perfeitamente afundado. Ao principio nem com pedras em cima conseguia mantê-lo no fundo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

A minha opinião:

 

Devias ter separado mais pés de cada pote. As plantas da Tropica geralmente dão para separar em 8 bocados por pote. E também devias ter espalhado mais os bocados, ou seja cobrindo mais área, já que esse substracto é inerte. Não te esqueças que as plantas crescem também para os lados através de runners ou estolhos em pt. Ainda estás a tempo de replantar melhor.

 

Geralmente planta-se assim quando se lida com solos altamente nutritivos para consumir os nutrientes. Que mais uma vez não é o caso.

 

E acho que esses ferts foram um desperdício de dinheiro. É extremamente fraquinho e é desenhado para ser usado com ADA Amazônia que já tem todo o resto é só precisa mesmo de potássio. Ora como esse substracto é só barro cozido vais precisar de fertilizar mais fortemente. Um bom npk doseado generosamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

A Lilaeopsis vai mesmo ficar mesmo um mimo. Pena a Eleocharis não ter sido uma quantidade digna do preço.

Tive um tronco muito maciço que só ao fim de quase 2 anos estava perfeitamente afundado. Ao principio nem com pedras em cima conseguia mantê-lo no fundo.

 

Bruno, muito obrigado pelo teu comentário!!! Realmente a Lilaeopsis e a Hygrophilia enchem-me os olhos a vê-las crescer dia para dia!!

Quanto ao tronco ficou de molho numa tinha durante 3 semanas e ele estava bastante ensopado!

Deve de ter a haver com a pressão da agua!!

 

 

Boas.

A minha opinião:

Devias ter separado mais pés de cada pote. As plantas da Tropica geralmente dão para separar em 8 bocados por pote. E também devias ter espalhado mais os bocados, ou seja cobrindo mais área, já que esse substracto é inerte. Não te esqueças que as plantas crescem também para os lados através de runners ou estolhos em pt. Ainda estás a tempo de replantar melhor.

Geralmente planta-se assim quando se lida com solos altamente nutritivos para consumir os nutrientes. Que mais uma vez não é o caso.

E acho que esses ferts foram um desperdício de dinheiro. É extremamente fraquinho e é desenhado para ser usado com ADA Amazônia que já tem todo o resto é só precisa mesmo de potássio. Ora como esse substracto é só barro cozido vais precisar de fertilizar mais fortemente. Um bom npk doseado generosamente.

 

Gonçalo: Muito obrigado pelo teu comentário!!!!

 

A moita de Eleocharis é resultado de 3 vasos!!! Claro que também tenho em consideração que se vai propagar circularmente!!

Quanto ao fertilizante, tens toda a razão acho que não é grande espingarda, mas como aqui na santa terrinha nunca há nada de jeito tive que me sujeitar ao que estava mais a mão!!!

Quanto ao NPK estou a espera da gama completa da seachem que deve chegar 6ª ou 2ª feira!!!

Atenção que tenho substrato fértil por baixo do Manado!! (Aquabasic!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pela montagem.

Agora e deixar as plantas ocuparem o espaço delas :thumbup3:

 

Mais um a acompanhar

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Só um pormenor dizes que o dropcheker está verde escuro por norma quer dizer que podes aumentar o co2 e não que tens co2 em demasia ( amarelo).

Boa sorte e mais um a acompanhar.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Pessoal muito obrigado pelo apoio e carinho demonstrado pelo meu projeto!!!

Neste momento estou um pouco preocupado pois a montagem tem já 1 semana e tá tudo a crescer dentro da normalidade!!

Isto até ontem! Quando cheguei a casa e olhei para o aquário comecei a ver umas green spot coladas nas folhas da higrophylia e fiquei com a pulga atrás da orelha!!

Medi os NO3 e deu 10ppm fiz logo uma TPA de 20%

Hoje de manhã tornei a medir e constatei que tenho os mesmo acima dos 20ppm!!

e que a Monte Carlo apresenta filamentosas na base!!!

Penso que o aparecimento de algas é devido ao aquário estar junto a varanda e esta emite pouca luz mas o suficiente para me quebrar o suposto equilíbrio!!

Fechei a persiana e vou fazer uma TPA de 50% para ver se os nitratos baixam!!

Quanto as Algas, quarta chega a equipa de limpeza 4 gobys Sakura!!

Quarta feira atualizo!!

Se alguém tiver mais alguma ideia que apite!!!

Editado por DavidCardoso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá David,

Ainda estás com fotoperiodo de 9 horas? Será que não vale a pena baixares para 5 horas enquanto resolver o problema com as algas?

Mete uns Amanos aí também, sempre ajudam e boa sorte

 

Enviado do meu ASUS_Z00AD através de Tapatalk

Editado por Luiz Medeiros
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se estão a aparecer algas pode mesmo ser de teres um período de iluminação muito alargado. O estar a levar com claridade não ajuda.

Para já podias reduzir o período para apenas 6 horas. A limpeza das algas é muito importante para que não se espalhem ainda mais. Escova de dentes para a filamentosa. Atenção à fertilização. As filamentosas aparecem quando à um desequilíbrio em termos de nutrientes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,Pessoal muito obrigado pelo o vosso apoio!! Sim realmente tive de baixar o fotoperiodo de 9 para 6 horas!!O que realmente resultou numa diminuicao na propagação das ditas algas!!!Achei por melhor parar com os testes e Tpas pelo menos ate ao fim da semana, pois acho que ja estava a entrar em stress!!!!Apesar de tudo as plantas crescem lindamente, a agua do aquario esta cristalina, so a superficie ganhou uma pequena camada de gordura!! Deve ser falta de circulação na superficie!!!A encomenda que contem os gobi chega apenas amanhã por isso deixo aqui uma foto a jeito de atualização!!!

 

Imagem colocada

A pedra ja saiu decima do tronco, adicionei-lhe uma anubia e troquei a elocharis por blixas XXL (Obrigado NGE)!!!

Editado por DavidCardoso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,Pessoal muito obrigado pelo o vosso apoio!! KSim realmente tive de baixar o fotoperiodo de 9 para 6 horas!!O que realmente resultou numa diminuicao na propagação das ditas algas!!!Achei por melhor parar com os testes e Tpas pelo menos ate ao fim da semana, pois acho que ja estava a entrar em stress!!!!Apesar de tudo as plantas crescem lindamente, a aguado aquario esta cristalina, so a superficie ganhouuma pequena camada de gordura!! Deve ser falta de circulação na superficie!!!A encomenda que contem os gobi chega apenas amanhã por isso deixo aqui uma foto a jeito de atualização!!!<a class='bbc_url' href='P_20170329_232615.jpg</a>

 

Não dizes nada. Estava a ficar preocupado, de não teres recebido as plantas!

Acho que estão muito enterradas e muito juntas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não dizes nada. Estava a ficar preocupado, de não teres recebido as plantas!

Acho que estão muito enterradas e muito juntas.

Viva,

 

Desculpa-la nao ter acusado a recepção das plantas!!! O envio até foi bastante rapido!!!

As plantas estao plantadas a cerca de 2cm umas das outras!!

Pois nao quero que se propagem!!

Quero apenas que cresçam!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.