Avesso 125L


valter coelho

Recommended Posts

Boas malta,

O meu nome é Válter, sou de Quarteira, tenho 20 anos.

Venho vos mostrar o meu aquário, um cubo de 50cm comprado há um mês em segunda mão, o resto do material fui comprando aos poucos. Depois de reunir o material necessário e de comprar as plantas montei-o. Quando tinha 13 anos cheguei a ter um aquário de 100cm por 2 anos, tive que o desmontar e desde ai mantive um nano de 20L básico para não deixar matar o bichinho, decidi aventurar-me agora neste projecto. O cubo está na sala pelo que é um grande desafio, ter uma coisa bonita e agradável para que toda a gente o possa contemplar. Aqui fica o setup e as fotos, no fim do post coloco as minhas duvidas e medos.

Data da montagem :24/02/2017

Setup:

Aquário 50x50x50

Filtro Eheim 2211

Aquecedor Eheim 200W

Calha led

Hardscape:

JBL manado

JBL aquabasis

Pedras Xisto

Flora:

Ludwigia-repens-Rubin

Limnophila-sessiliflora

Anubia barteri

Ludwigia

Fauna:
Fotos:
gallery_29165_4754_1529786.jpg
gallery_29165_4754_1345327.jpg
gallery_29165_4754_1190859.jpg
gallery_29165_4754_1756269.jpg
gallery_29165_4754_1756269.jpg

 

A areia branca já tinha ouvido dizer que dava sarilhos e deu... o enchimento teve de ser muito cuidadoso e a minima poeira nota-se, tive que trabalhar muito bem a divisão do manado com a areia branca.
Penso que areia esteja a ocupar muita área do aquário mas agora já não há nada a fazer.
Duvidas:
O Filtro agora tem só lã de vidro para retirar a poeira do aquário, quando se fizer uma semana da montagem estou a pensar colocar as cerâmicas (sera siporax), estou correto?
O ciclo... quando devo colocar o primeiro habitante no aquário para acelerar o processo do ciclo? estava a pensar num caracol para este começar a limpar o aquário e corrigir algum avanço das algas nos primeiros dias de montagem.
Em relação á fertilização a ideia é apenas fertilizar quando necessário.
Medos:
O vidro do aquário tem 6cm, deveria ter 8cm...
A iluminação led que comprei é para aquário mas foi comprada numa loja do chinês. Espero não me vir a arrepender.
O aquário está na sala e apanha luz (não directa) desde as 7 da manhã, a luz do aquário liga ás 3 da tarde... tenho medo de ter m surto de algas.
Espero que gostem e que estejam dispostos a ajudar-me!
:naughty::drool3:
Editado por valter coelho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto eu teria apostado num vidro de 8mm.

É o que tenho no meu 65x35x35.

Mas se as colagens forem boas, acho que não há problema.

 

Um Eheim 2213 seria melhor.

Não tento pelo caudal mas pela capacidade do copo (3 litros).

Terás de adequar a fauna e a manutenção de acordo com a capacidade de limpeza do filtro.

 

Em relação à composição acho que essa disposição das pedras divide o aquário e corta a fluidez do olhar do observador.

 

Acho que podes por o caracol dentro de umas duas semanas, se é esse o método que pretendes seguir.

Quanto à restante fauna aconselho 3 semanas depois de colocares as cerâmicas no filtro.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas malta,

 

sim, se facto 6 cm é pouco e o filtro espero que se porte bem.

Esta semana coloquei 3 helenas snail para acelarar o ciclo, no domingo o aquario faz um mês. Já comprei os testes da agua e vou esperar por mais uma semana para colocar os primeiros habitantes nadadores no aquario.

 

Em relação ás plantas, a anubia tive que a colocar debaixo de uma pedra, ela estava com exposição á luz direta e as folhas começaram a murchar, tenho medo que elas se queimem com a luz. O rabo de raposa está a crescer bem, a planta vermelha está a começar a dar os primeiros passos na direção do sol, a planta de caule é a que se encontra pior, está com as folhas fracas e comidas. a outra planta do lado esquerdo está-se a aguentar sem quaisquer alterações. Ainda nao fertilizei porque tinha medo de criar um boom de algas por causa da libertação inicial do substato. Vou começar a fertilizar com sera florena.

 

 

Espero que gostem das fotos.

 

gallery_29165_4754_1401972.jpg
gallery_29165_4754_927881.jpg
gallery_29165_4754_259294.jpg
As fotos tem uma qualidade fraca e não refletem a beleza que a meu ver este aquario tem, até agora estou muito feliz.
Editado por valter coelho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.