Dúvida com iluminação


ACordeiro

Recommended Posts

Olá meus Caros,

 

Uma ajuda p.f., entretanto uma resenha desta minha nova experiência:

Aquario da Fluval, o Chi, 19L, com 4 guppys já tive vários nascimentos, também já me morreram vários peixes, enfim... bem plantado, anubias, etc, meti-lhe CO2 e utilizo substrato Special Ground.

Tinha iluminação e filtro de origem, mas achei que estava com pouca luz, as plantas estavam a ganhar algumas algas tipo musgo...

Resolvi tirar o cubo com a iluminação e filtro incorporados, pois ocupava muito espaço limitando a limpeza, e mesmo o espaço para os peixes. Adquiri um filtro de mochila Marina S10 e uma calha de leds da Ptero.

 

Aqui é que acho que algo poderá não estará bem, parece-me luz a mais...a calhar tem a medida do aquario, 25cm, e tem estas caracteristicas: Ptero Ray 1700/25-30 Tc:6500k. Fluxo luminoso: 1700 lumen

 

Coloco esta questão, que acham? muita luz? o aquario tem 25,5cm x 25,5cm x 31,50cm de altura

Que tempo devo ter a iluminação ligada? falaram-me em 6 horas...

 

Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos,

A.Cordeiro

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Mesmo que esse aquário em questão seja um plantado, com essas dimensões, isso tem quase o dobro do fluxo luminoso que haveria de ter. Quanto ao fotoperiodo, 6 horas dão, normalmente é entre as 6-10h. Pode tirar mais alguma dúvida neste link: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=244609&page=1

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Caro David, já tinha consultado esse tópico, pelas contas que fiz também cheguei mais ou menos a essa conclusão.

O que me alertou e deixou preocupado foi que depois de colocar esta nova calha e o novo filtro, os peixes alteraram o seu comportamento, ficando muito parados à tona, pensei que seria falta de oxigénio e coloquei uma pedra difusora, mas nada, parece que ainda ficaram mais assustados.

 

Pensei, o filtro terá alterado os parametros da agua? será demasiada luz?

 

O que fiz então, como a calha tinha 2 placas de leds, abri a calha e consegui cortar os fios duma delas e fiquei só com uma ligada, assim fico com metade dos Lumens e da potência, 850 Lumens e 9W de potência, acham que fiz bem?

 

Entretanto vi por aqui uma calha chinoca que se calhar vou mandar vir, uma que tem leds brancos e azuis com 4W de consumo. Estou um bocado perdido...

 

Outra dúvida, este filtro da Marina, o Slim 10, não provoca muita agitação ao nível da superfície da água, noto agitação sim, na agua ao nível do interior (nas plantas), é importante haver agua a cair tipo cascata? pedras difusoras devem-se colocar para melhorar a oxigenação?

 

Obrigado e cumprimentos,

A.Cordeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando trocasste de filtro trocaste as matérias filtrantes do antigo para o novo?

Olá bom dia, não, os filtros não têm nada a ver um com o outro, montei no Marina os filtros que vinham na embalagem e acrescentei umas bolinhas da Eheim, não sei o nome, tipo substrato. Os filtros do Fluval nem dava para encaixar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia, não, os filtros não têm nada a ver um com o outro, montei no Marina os filtros que vinham na embalagem e acrescentei umas bolinhas da Eheim, não sei o nome, tipo substrato. Os filtros do Fluval nem dava para encaixar...

Então provavelmente perdeste a tua colónia de bacterias toda. Á quanto tempo é que trocaste os filtros? Deste tempo ao filtro novo para ser colonizado? Ao trocares de filtro devias ter deixado o antigo com o novo pelo menos 1 semanas para o novo começar a ser colonizado e de seguida troca as matérias filtrantes do antigo para o novo afim de não perderes as bacterias que tinhas no antigo.

Consegues medir os parametros da água? Amonia etc? Pois neste momento isso deve estar a picos. Se o mesmo se confirmar faz uma TPA imediatamente...

Editado por André89
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então provavelmente perdeste a tua colónia de bacterias toda. Á quanto tempo é que trocaste os filtros? Deste tempo ao filtro novo para ser colonizado? Ao trocares de filtro devias ter deixado o antigo com o novo pelo menos 1 semanas para o novo começar a ser colonizado e de seguida troca as matérias filtrantes do antigo para o novo afim de não perderes as bacterias que tinhas no antigo.

Consegues medir os parametros da água? Amonia etc? Pois neste momento isso deve estar a picos. Se o mesmo se confirmar faz uma TPA imediatamente...

Pois, mas não o fiz, está alteração toda é recente, passado sábado, medi entretanto os parâmetros não me pareceram muitos alterados, e quando vi os peixes à superfície fiz uma TPA de cerca de 10%, hoje vou fazer outra...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10% é pouco. Visto o aquário estar a começar de novo o ciclo isso provavelmente vai ter um Boom de amónia, vai fazendo tpa's de 30% devagarinho pois o cubo apenas tem 19L e pode haver choque de temperaturas... Os peixes á superficie da água representam alterações brucas nos parametros da água, liga a bomba de ar para ajudar na oxigenação do aquário pois como referiste, o novo filtro pelos vistos não tem caudal suficiente para oxigenar a água.

Editado por André89
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seachem Prime e Seachem Stability.

Eu nunca vi o Marina a funcionar, mas se colocares o nível da água à altura da saída do filtro obterás ondulação superficial.

Alguma gravilha vulcânica espalhada no fundo ajuda na colonização de bactérias.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas V/dicas...hoje vou fazer outro TPA. No filtro novo acrescentei umas bolinhas vulcânicas da Eheim para reforçar a colonização.

Entretanto juntei 20ml dum produto da Sera que parece que ajuda a criar bactérias boas, acho que é nitrivec. Vamos ver o andamento da coisa...

 

Seachem Prime e Seachem Stability.
Eu nunca vi o Marina a funcionar, mas se colocares o nível da água à altura da saída do filtro obterás ondulação superficial.
Alguma gravilha vulcânica espalhada no fundo ajuda na colonização de bactérias.

Cumprimentos,

José

Obrigado José vou aproveitar esta dica..já coloquei uma pedra difusora para ajudar.

 

Cumprimentos,

A.Cordeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus Caros,

 

Depois de uns TPA's os meus guppys hoje apresentam um comportamento mais normal, embora ainda me pareçam um pouco nervosos.

 

Medi os parâmetros da água, devo ter a amónia entre os 25/50, não me parece mau, e PH 6,8/7 agora certamente o novo filtro e matérias filtrantes vão fazer o seu papel e ir recuperando a estabilidade.

 

De qualquer forma acho que toda esta mudança de iluminação e filtros desestabilizou o sistema, deixo aqui o conselho que esta questão da iluminação não é chegar a uma loja e comprar uma calha apenas porque dá à medida do N/aquário....foi o que eu fiz!

 

Obrigado pela V/disponibilidade.

 

Cumprimentos,

A.Cordeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus Caros,

 

Depois de uns TPA's os meus guppys hoje apresentam um comportamento mais normal, embora ainda me pareçam um pouco nervosos.

 

Medi os parâmetros da água, devo ter a amónia entre os 25/50, não me parece mau, e PH 6,8/7 agora certamente o novo filtro e matérias filtrantes vão fazer o seu papel e ir recuperando a estabilidade.

 

De qualquer forma acho que toda esta mudança de iluminação e filtros desestabilizou o sistema, deixo aqui o conselho que esta questão da iluminação não é chegar a uma loja e comprar uma calha apenas porque dá à medida do N/aquário....foi o que eu fiz!

 

Obrigado pela V/disponibilidade.

 

Cumprimentos,

A.Cordeiro

O problema não foi de maneira nenhuma a calha. Sim, por vezes aumentar a quantidade de luz pode gerar problemas aparte como stressar um pouco mais os peixes até ele se habituarem etc mas neste caso não foi o que aconteceu.

O problema aqui foi teres trocado de filtro sem as matérias filtrantes do antigo o que matou todas as bacterias benéficas que permitiam o aquário manter-se estável.

Continua com as TPA's durante 1-2 semanas para evitar picos de amónia durante o restart do ciclo.

O teu teste de amónia dá entre 25 e 50 mg/L? Isso são valores bastante preocupantes. O estável/aconselhavem é 0mg/L portanto estás muito longe de estável. Tens que realizar uma TPA urgentemente para baixar esses valores rápidamente.

Editado por André89
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema não foi de maneira nenhuma a calha. Sim, por vezes aumentar a quantidade de luz pode gerar problemas aparte como stressar um pouco mais os peixes até ele se habituarem etc mas neste caso não foi o que aconteceu.

O problema aqui foi teres trocado de filtro sem as matérias filtrantes do antigo o que matou todas as bacterias benéficas que permitiam o aquário manter-se estável.

Continua com as TPA's durante 1-2 semanas para evitar picos de amónia durante o restart do ciclo.

O teu teste de amónia dá entre 25 e 50 mg/L? Isso são valores bastante preocupantes. O estável/aconselhavem é 0mg/L portanto estás muito longe de estável. Tens que realizar uma TPA urgentemente para baixar esses valores rápidamente.

Boas, sim, a ideia é continuar com as TPA's frequentes, eu mesmo com o aquário estável faço 1 a 2 vezes por semana 10%.

O teste que uso são aquelas fitinhas Quick test da Sera, os níveis acho que são 0, 25, 50, e por aí adiante...se calhar é melhor comprar um teste especifico para a amónia, recomendam alguma marca?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que produto estás a adicionar para tratar a água?

Estou a adicionar o Bio Nitrivec da Sera. Mas só coloquei 2ml para os 19L, não sou muito apologista de químicos, mas de 15 em 15 dias vou adicionando 1ml, normalmente, como manutenção.

Produtos não me faltam por aqui. :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo o que diz na embalagem, contem bactérias depuradoras que ajudam a estabelecer o equilíbrio no aquário, também refere que ajuda a decompor restos de comida, amónio e nitritos. Por isso deduzo que ajude a reduzir a amónia que esteja na água.

 

Para o cloro uso o Acondicionador da Fluval.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais