Duvida sobre iluminação


Augusto Crespo

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Gostaria que me ajudassem e me dessem a vossa opinião neste tema.

 

Tenho um aquatlantis com as medidas de 100 comp x 40 larg x 60 alt , tenho um dilema, queria montar um plantado mas os 60 cm estão a dificultar-me a vida.

 

Devo adquirir novo aquário de 50 cm de altura ou aconselham-me alguma calha que perfure os 60cm de altura.

 

Aguardo as vossas opiniões.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

HQI

Certifica-te de que tens saldo para pagar a conta da EDP 🙄

 

Tirando isso, no meu ver o "truque" está na temperatura da cor. Como sabes o espectro azul tem um índice de penetração superior ao vermelho.

Assim sendo aconselho uma calha de 8000K.

Também há de 10000K, e até umas de 18000K para plantados. Não sei o porquê dos 180000, mas se a marca as fabrica é porque há uma razão.

Se combinares várias temperaturas, no teu caso optaria por: 7000; 8000; 10000.

Se começasse a ter muitas algas, trocava a de 10000 por uma de 8000.

 

Cumprimentos,

 

José

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

leds têm boa capacidade de penetração, além de que com uma boa altura do substrato, principalmente atrás vai facilitar-te a vida.

 

há boas calhas de leds a preços bem acessíveis.

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

qual é o modelo do aquário?

Colocou que tem 60cm de altura, mas talvez tenha menos...

Como é que mediu? Por fora?

Lembre-se que além de não ficar cheio "até à boca" ainda pode tirar uns cm com a altura do substrato...

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas,

 

Sim Hqi sei que além de serem caras , os consumos também o são .

 

Ele tem 60cm de baixo ao topo, acredito que elevando um pouco o substracto consiga subir uns cm/s

 

Tem modelos que me possam aconselhar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai ser um plantado low ou high tech? Se for para puxar luz a sério podes optar pelas chihiros. Um amigo meu montou duas e fiquei espantado! Não são caras e dão luz brutal para plantas exigentes.

 

Enviado do meu ONE A2003 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estou perante o mesmo dilema e o membro Gonçalo84 ajudou-me imenso. Tal como o nosso moderador António disse, existem leds de grande eficiência a preços já mais apelativos. O Gonçalo recomendou-me um modelo bem interessante para essa medida que pode ser adquirido em Lisboa a bom preço. Eu sei que ele virá certamente comentar este tópico por isso não pretendo divulgar um know-how que é dele e que muito me ajudou sem o seu consentimento, mas poderás contar com essa ajuda.

Ponderar desistir dum aqua por causa de 10cm (!?)... posso adiantar que irás adquirir uma calha de alta potência por metade do preço de outro aquário :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estou perante o mesmo dilema e o membro Gonçalo84 ajudou-me imenso. Tal como o nosso moderador António disse, existem leds de grande eficiência a preços já mais apelativos. O Gonçalo recomendou-me um modelo bem interessante para essa medida que pode ser adquirido em Lisboa a bom preço. Eu sei que ele virá certamente comentar este tópico por isso não pretendo divulgar um know-how que é dele e que muito me ajudou sem o seu consentimento, mas poderás contar com essa ajuda.

Ponderar desistir dum aqua por causa de 10cm (!?)... posso adiantar que irás adquirir uma calha de alta potência por metade do preço de outro aquário :)

O know how não é meu! A partir do momento em que se partilha, que é o objetivo do fórum, é de todos!

 

Mas o que o Joca queria dizer era as calhas Led Chihiros. Existe delas com 8000k que permite maior penetracao na coluna de água. Que eu saiba em PT só se vende na Areanimal e Casa dos Discos. Depois há no eBay e coisas assim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais