Urgente: Depois da introdução de plantas, água turva e cheia de terra


Gonçalo Fernandes

Recommended Posts

Bom dia Gonçalo.

 

Uma coisa que vejo e que ninguém pode negar, é que estás preocupado em fazer o melhor e esse motivo leva a que qualquer pessoa se sinta bem em ajudar.

Acabaste por gastar mais dinheiro num substrato que, diga-se, é muito bom, mas não era necessário um investimento tão avultado para a finalidade a que se destina. Agora ficas com um aqua high-tech, pelo menos a nível do substrato, não podias estar melhor :)

Esse substrato é bom para te iniciares num sistema de CO2. Não conheço o substrato mas a Dennerle é uma excelente marca.

É natural que os comerciantes tentem vender tudo o que possam, infelizmente ainda há quem se aproveite de quem tem dúvidas e em vez de ajudarem só pensam no lucro, não penses que te aconteceu só a ti, isso continua a ser muito usual. Pelo menos serve o consolo de que tudo o que te venderam é de qualidade, recebeste exatamente o que pagaste.

O substrato que utilizaste não liberta amónia nem nitritos, mostrei-te logo pelos relatos que encontrei, não precisas de te preocupar com a toxicidade, apenas tens de maturar e ciclar todo o meio. Deixa esse filtro trabalhar e faz TPA´s regulares mas ligeiras, 5L em dias alternados deve ser suficiente.

Não sabendo ao certo que espécie de peixes são e atendendo ao que dizes sobre a divisão onde está o aqua, então mantém o termostato. Mas esquece essas temperaturas de 28º, acerta para os 25ºc que é mais que suficiente e pensa já o que vai acontecer no verão, se a divisão tb é quente, pois acima de 30ºc tudo te vai morrer.

Fica tranquilo e vai observando os sinais. Vê o desenvolvimento das plantas e o comportamento dos peixes, quando achares que qualquer coisa não está bem faz os testes e sempre uma TPA de emergência. Os aquários mais pequenos têm a desvantagem de ser mais vulneráveis a desníveis bruscos de qualquer nível, mas também em função do seu volume torna mais fácil qualquer correção com uma mudança de água.

Boa sorte e goza o que estás a criar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado!

 

Neste momento a água está um pouco turva (é normal, visto que coloquei o novo substrato recentemente). Ontem fiz TPA de 5L e amanhã farei outra igual. Os testes acabadinhos de fazer mostram cerca de 0 mg/l de amónia, 0,25 mg/l de nitritos e 0 mg/l de nitratos. Penso que esteja tudo bem!

 

Os peixes continuam de boa saúde e hoje vou colocar as plantas que entretanto tinha tirado para uma caixa de plástico transparente com água.

Sobre as plantas, recomendam que desista destas ou que faça alguma coisa para as manter?

 

Coloquei a temperatura mas baixe e até agora, tudo bem! E sempre se vai poupando na conta da eletricidade! Os peixes são da espécie Danio Zebra, não sei se ajuda (confirmei entretanto). No Verão, penso que não atinja assim tanto, pois esta zona é ventosa e sempre dá para deixar a janela aberta. De qualquer das maneiras, se verificar que o termómetro do aquário marcar mais que 27/28oC este Verão, arranjo maneira de inventar um sistema para arrefecer a água (tenho uns coolers de PC guardados e compro uns peltiers e tento arrefecer assim)...

 

Até agora, tudo bem!!

Muito obrigado pelos vossos conselhos preciosos e pela vossa grande ajuda! Não esquecerei!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gonçalo.

Quanto às plantas, uma vez que já as compraste, tenta mantê-las ao máximo, mas por exemplo a Cuba, só o facto de não teres fertilização nem CO2 torna o seu desenvolvimento um desafio muito complicado. Mas dá uma oportunidade a ti mesmo e tenta, nem que seja para aprenderes mais sobre elas e teres matéria orgânica para ajudar o ciclo.

Cuidado com as correntes de ar. Parece difícil que possa afetar um aquário mas a verdade é que cria oscilações bruscas de temperatura e não é recomendável mas se vais manter o termostato já é uma garantia. Se o aqua não estiver exposto ao sol direto dificilmente bate os 30º dentro de casa mas mais vale prevenir.

Matura o filtro e o substrato por enquanto, não tenhas pressa em meter peixes sem que esteja tudo bem ciclado.

Pelo que percebi tens filtro de cascata, é uma boa opção para esse volume, vai tudo correr bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.