Botija de Co2 e a sua validade


André Silva 88

Recommended Posts

Boa noite, antes demais, obrigado por toda e qualquer ajuda que me possam dar.

O assunto é o seguinte, após alguma pesquisa verifiquei que as botijas de Co2, sejam de alumínio ou ferro, mais cedo ou mais tarde precisam de testes hidráulicos, sendo que, o mesmo se verifica com extintores e afins.

Ora deparo-me com o seguinte problema, tenho uma botija totalmente vazia (o que não devia acontecer por causa da humidade que entra e danifica esta por dentro), e acabo por não saber, se esta ainda se encontra em condições ou não para ser novamente cheia.

Deixo fotos da botija, quiçá, alguém aqui saiba interpretar o que está escrito, nomeadamente data de fabrico.

20170123_144941.jpg?1485210834

20170123_144916.jpg?1485210899

20170123_144908.jpg?1485210937

20170123_144857.jpg?1485210969
20170123_144850.jpg?1485211004

Editado por Tozé Nunes
edição dos links de imagem
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

segundo parece, pelo 3.º link para foto, a data de fabrico é de Dezembro de 82, como são válidas por 10 anos seria válida até 92... :unsure: , também não parece estar no melhor estado de conservação, duvido que te recarreguem isso :ph34r:

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum só 10 anos? Pelos que vi nalguns sítios, elas vão até aos 30 anos, e do que sei, o antigo dono estava a fazer uso dela num aquário.

Quanto ao estado de conservação, apesar de ter alguma tinta que saiu (penso que por ter colado alguma espécie de fita cola), não possui amolgadelas ou sinais de ter andado a cair/bater contra outras superfícies.

 

De qualquer forma obrigado, vou esperar e ver se mais alguém se pronuncia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 anos de validade. Apos isso se a quiser por mais 10 anos tem que fazer um teste ao extintor a ver se é possivel continuar a recarregar. Teste que nao vale a pena. Mais vale comprar um extintor novo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas.

 

Esta informação da validade de uma botija/extintor ser de 10 anos está correta?

 

Estou a fazer um negócio de um extintor com data de 2006 e ainda não o fui buscar por esta razão.

Devo procurar um mais recente ou o teste compensa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

entidades acreditadas, não "podem" recarregar garrafas fora da validade, podes perguntar a qualquer comerciante.

 

se o extintor estiver cheio, dependendo do preço, podes sempre gastar o que está lá dentro :rolleyes:

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pelo que já me informei e que a garafa tem validade de 10 anos como já foi dito aqui e que depois pode ser feita a prova hidráulica mais 3 vezes neste caso 92/2002/2012 e depois não a mais nada a fazer a garrafa. Mas nada melhor do que se informar numa casa de extintores.

Cumprimentos.

 

Enviado do meu SM-A500FU através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exato. Foi o que também já li.

 

A botija em questão é de 2006, logo já deve ter sido feita uma prova hidráulica à mesma, caso tenha sido carregada à pouco tempo. Vou tentar saber com o vendedor se já foi feito o teste, que se for ando 10 anos sem me chatear.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais