Filtro externo JBL CristalPro 900 com problemas...


Recommended Posts

Boas,

 

Já há algum tempo que tenho como filtro externo o JBL CristalPro 900 e desde sempre que tenho tido problemas com ele; o primeiro que apareceu foi uma fuga na junta entre a cabeça do filtro e o reservatório, o que acabou por criar uma pequena inundação, que acabei por resolver ao colocar uma segunda junta, visto que uma só não é suficiente.

Agora tenho outro problema; o filtro deixa passar sujidade para a coluna de agua; já o abri, limpei, mudei as massas filtrantes e recoloquei a junta, mas o problema continua.

Pode-se ver pequenas partículas em suspensão na coluna de agua do aqua, o que torna a agua do aqua um pouco turva, para além dos vários problemas que isto acarreta.

Já ensaie colocar um tecido a fazer de filtro de partículas na parte em que a agua entra na bomba, resulta, mas fica constantemente entupido.

Mais alguém já teve este problema? Como o resolveu?

Obrigado.

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Limeiras.

 

Olha pr acaso tenho aqui em casa 2 JBL Cristalprofi 900 (comprados os dois no principio de 2010), e mais um JBL Cristalprofi e700 (comprado á 2 anos, em segunda mão, a um colega nosso), e a verdade é que não tenho tido problemas nenhuns com os três, sempre tenho o cuidado de colocar a junta direitinha. Mas se repares, não só tem a junta rectangular que está á esquerda como tem a outra que se vê á direita, e não percebi de qual é que estás a falar...

 

 

60921.jpg

 

O que acontece com os jbl900 cá em casa, é que o botão para bombar agua ás vezes fica encravado, mas isso resolvo desmontando limpando e montando outra vez, diria 1 vez por ano, e só começou a acontecer nos dois ultimos anos.

 

Como estão distribuídas as tuas matérias filtrantes, ás vezes podes não estar a fazer bem, tens lá de vidro, lá dentro?? explica lá melhor isso de baixo para cima. :eusathink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Obrigado Vera Santos pela rápida resposta.

 

O problema do meu filtro é que a agua que entra no filtro mistura-se com a que sai filtrada, como podemos ver na foto, que se vê uma grande camada de sedimento na parte em que a agua é sugada para a coluna de agua do aquário.

 

O primeiro problema, a da fuga do depósito, já foi resolvida, como já referi. Agora este novo problema é que ainda não consegui resolver.

 

 

gallery_14912_4557_4497234.jpg

 

Eu penso que a agua que entra no filtro, pela duas partes laterais e que deveria retomar ao aqua pelo centro, passando pelas diversas massas filtrantes, se mistura na zona central do filtro, é isso que eu não compreendo, por existe uma junta e a mesma está colocada no sitio e mesmo assim a agua mistura-se.

Editado por Limeiras

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Limeiras.

 

Olha pr acaso tenho aqui em casa 2 JBL Cristalprofi 900 (comprados os dois no principio de 2010), e mais um JBL Cristalprofi e700 (comprado á 2 anos, em segunda mão, a um colega nosso), e a verdade é que não tenho tido problemas nenhuns com os três, sempre tenho o cuidado de colocar a junta direitinha. Mas se repares, não só tem a junta rectangular que está á esquerda como tem a outra que se vê á direita, e não percebi de qual é que estás a falar...

 

...

 

 

O que acontece com os jbl900 cá em casa, é que o botão para bombar agua ás vezes fica encravado, mas isso resolvo desmontando limpando e montando outra vez, diria 1 vez por ano, e só começou a acontecer nos dois ultimos anos.

 

Como estão distribuídas as tuas matérias filtrantes, ás vezes podes não estar a fazer bem, tens lá de vidro, lá dentro?? explica lá melhor isso de baixo para cima. :eusathink:

 

Não respondeste ao que te pedi, mas que porcaria é essa dos lados.... :unsure::ohmy:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

De baixo para cima tenho; JBL Cermec + JBL UniBloc+ JBL Symec e depois novamente JBL Symec (como se vê na imagem), não sei se é isso a que chama de lã de vidro.

 

A porcaria que se vê nos lados do filtro é o resultado de uma grande limpeza que fiz no aquário, com podas e alteração na decoração, o que acabou por criar muitos detritos. Como abrir o filtro para fazer a foto, aproveitei para limpar.

 

Mas o problema não é por aí, porque das outras vezes em que limpo o filtro e não mexo no aqua, acontece a mesma coisa!

Editado por Limeiras

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto foi uma imagem elucidativa que encontrei...

 

jbl-cristal-profi-e-700.jpg

 

aqui uma imagem , em que as cerâmicas estão em 1º,

micro mec ou Sermec como dizes2º e 3º

e em 4º "esponja" unibloc

054-14-5010_big2070.jpg

 

Ora eu faria, com o material que tens:

 

1 - cerâmicas (filtragem mecânica), lã de vidro ou acrílica que no caso da marca JBL, lhe chama Symec

2 - Micro mec ou Sermec ( filtragem biológica)

3 - Micro mec ou Sermec ( filtragem biológica) + lã de vidro ou acrílica que no caso da marca JBL, lhe chama Symec

4 - JBL Unibloc "Esponja"

 

Esta é uma das opções, falta aí, Cerâmicas para a filtragem mecânica, a disposição da lã de vidro não está bem. Quanto muito a filtragem biológica, devia estar seguida da camada de lã, depois vinha a esponja e a lã novamente, seguida de esponja.

 

Mas há uma coisa que me esta a fazer confusão, quando conmprei os meus filtros novos, pelo menos vinha dois cestos com esponja. Afinal, no teu filtro , o que vinha lá dentro? Tiveste de comprar tudo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Vera Santos, obrigado pela sua ajuda. Neste momento já alterei a posição de algumas massas filtrantes, por agora o aqua ainda está em fase de se estabilizar, mas já aparenta algumas melhorias. Vou deixar passar mais alguns dias e depois direi o resultado.

Editado por Limeiras

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então mas as cerâmicas são essenciais, não te esqueças de comprar.

A acompanhar então.

Já agora trata-me por tu...sff

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Após muita pesquisa, de ler o que aqui foi escrito (e que muito me ajudou na minha decisão!), cheguei à conclusão que o problema não está no filtro em si, mas no facto de o mesmo não estar dimensionado para o aquário que tenho actualmente, daí a ter tantos problemas!

 

Quando comprei o filtro externo JBL CristalProfi e900, foi para um aquário de cerca de 80 litros. Como este filtro debita 900l/h, reduzindo em cerca de 40%, devido às massas filtrantes, à quantidade de peixes e matérias em suspensão, o mesmo passa a debitar cerca de 400l/h, o que é era suficiente para o aquário na altura (ainda que já se encontre no limite!).

 

Os problemas surgiram quando eu montei o JBL CristalProfi e900 num aquário de 180l. Na altura eu apenas tive em atenção o débito máximo do filtro (900l/h, sem massas filtrantes e sem as mangueiras). Como a capacidade do filtro baixa drasticamente com as massas filtrantes, as mangueiras e a fauna e flora que se coloca do aqua, como já demonstrei, o filtro não foi capaz de fazer uma filtragem correta, o que me trouxe imensos problemas.

 

Procurei em lojas fisicas; na net; aqui no forum e em outros e acabei por me decidir a adquirir o novo JBL CristalProfi e1901. O filtro foi comprado numa loja "online", a https://www.aquaplante.fr/, do domingo passado e na terça-feira estava já em minha casa! Foi a loja onde o encontrei mais barato!

 

A força deste filtro é brutal, como os seus 1900l/h, reduzindo o caudal por causa das massas filtrantes e das mangueiras, ainda assim o filtro debita cerca de 1100 a 1200l/h, o que é já muito bom!

 

Os dois "se não" que encontrei foi as dimensões do filtro; 20(L)x238©x58(A) cm, que o dificulta a ocultação do filtro na maioria dos móveis do aquários (no meu caso, o mesmo teve que ficar do lado de fora!) e depois as mangueiras; com um diâmetro de 19mm e muito rígidas, não são nada fáceis de trabalhar, tive de as cortar ao mínimo possível e mesmo assim tive muitas dificuldades em as posicionar.

 

Vem equipado com 4 cestos de filtragem; 1 pré-filtro JBL CombiBloc, 2 cestos JBL UniBloc e 1 cesto JBL MicroMec (ainda que este ultimo venha preenchido em apenas 50% da capacidade do cesto).

 

O sistema de arranque funcionou na perfeição! Bastou carregar duas vezes e o filtro encheu-se rapidamente.

 

Devido ao peso que o filtro pode atingir, cerca de 9,8kg, o mesmo vem equipado com rodas para facilitar a deslocação.

 

É extremamente silencioso, apenas se ouve um ligeiro ruído no arranque, mas depois nem se nota pela presença.

 

Uma novidade, em relação à geração anterior da gama CristalProfi, é que já não vem equipado com a junta que existia entre a cabeça e o pré-filtro; a mesma foi substituída por um encaixe, o que veda por completo, evitando que a agua que entra se misture com a agua que sai (problema que encontrei no e901).

 

Por agora não encontro qualquer problema com este filtro. Se alguém precisar de mais alguma informação/opinião sobre o desempenho deste filtro, estarei à disposição para qualquer esclarecimento.

 

Hoje, fiquei a saber que no mês de Abril irá sair para o mercado o novo JBL CristalProfi e1902!

 

Um abraço e obrigado a todos que me ajudaram a tomar a minha decisão.

Editado por Limeiras

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais