Limeiras Posted January 22, 2017 Share Posted January 22, 2017 Boas, Já há algum tempo que tenho como filtro externo o JBL CristalPro 900 e desde sempre que tenho tido problemas com ele; o primeiro que apareceu foi uma fuga na junta entre a cabeça do filtro e o reservatório, o que acabou por criar uma pequena inundação, que acabei por resolver ao colocar uma segunda junta, visto que uma só não é suficiente. Agora tenho outro problema; o filtro deixa passar sujidade para a coluna de agua; já o abri, limpei, mudei as massas filtrantes e recoloquei a junta, mas o problema continua. Pode-se ver pequenas partículas em suspensão na coluna de agua do aqua, o que torna a agua do aqua um pouco turva, para além dos vários problemas que isto acarreta. Já ensaie colocar um tecido a fazer de filtro de partículas na parte em que a agua entra na bomba, resulta, mas fica constantemente entupido. Mais alguém já teve este problema? Como o resolveu? Obrigado. Um abraço, Limeiras https://www.facebook.com/#!/Limeiras Link to comment Share on other sites More sharing options...
Vera Santos Posted January 22, 2017 Share Posted January 22, 2017 Boas Limeiras. Olha pr acaso tenho aqui em casa 2 JBL Cristalprofi 900 (comprados os dois no principio de 2010), e mais um JBL Cristalprofi e700 (comprado á 2 anos, em segunda mão, a um colega nosso), e a verdade é que não tenho tido problemas nenhuns com os três, sempre tenho o cuidado de colocar a junta direitinha. Mas se repares, não só tem a junta rectangular que está á esquerda como tem a outra que se vê á direita, e não percebi de qual é que estás a falar... O que acontece com os jbl900 cá em casa, é que o botão para bombar agua ás vezes fica encravado, mas isso resolvo desmontando limpando e montando outra vez, diria 1 vez por ano, e só começou a acontecer nos dois ultimos anos. Como estão distribuídas as tuas matérias filtrantes, ás vezes podes não estar a fazer bem, tens lá de vidro, lá dentro?? explica lá melhor isso de baixo para cima. Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt; Link to comment Share on other sites More sharing options...
Limeiras Posted January 22, 2017 Author Share Posted January 22, 2017 (edited) Boa noite, Obrigado Vera Santos pela rápida resposta. O problema do meu filtro é que a agua que entra no filtro mistura-se com a que sai filtrada, como podemos ver na foto, que se vê uma grande camada de sedimento na parte em que a agua é sugada para a coluna de agua do aquário. O primeiro problema, a da fuga do depósito, já foi resolvida, como já referi. Agora este novo problema é que ainda não consegui resolver. Eu penso que a agua que entra no filtro, pela duas partes laterais e que deveria retomar ao aqua pelo centro, passando pelas diversas massas filtrantes, se mistura na zona central do filtro, é isso que eu não compreendo, por existe uma junta e a mesma está colocada no sitio e mesmo assim a agua mistura-se. Edited January 22, 2017 by Limeiras Um abraço, Limeiras https://www.facebook.com/#!/Limeiras Link to comment Share on other sites More sharing options...
Vera Santos Posted January 22, 2017 Share Posted January 22, 2017 Boas Limeiras. Olha pr acaso tenho aqui em casa 2 JBL Cristalprofi 900 (comprados os dois no principio de 2010), e mais um JBL Cristalprofi e700 (comprado á 2 anos, em segunda mão, a um colega nosso), e a verdade é que não tenho tido problemas nenhuns com os três, sempre tenho o cuidado de colocar a junta direitinha. Mas se repares, não só tem a junta rectangular que está á esquerda como tem a outra que se vê á direita, e não percebi de qual é que estás a falar... ... O que acontece com os jbl900 cá em casa, é que o botão para bombar agua ás vezes fica encravado, mas isso resolvo desmontando limpando e montando outra vez, diria 1 vez por ano, e só começou a acontecer nos dois ultimos anos. Como estão distribuídas as tuas matérias filtrantes, ás vezes podes não estar a fazer bem, tens lá de vidro, lá dentro?? explica lá melhor isso de baixo para cima. Não respondeste ao que te pedi, mas que porcaria é essa dos lados.... Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt; Link to comment Share on other sites More sharing options...
Limeiras Posted January 23, 2017 Author Share Posted January 23, 2017 (edited) Boa noite, De baixo para cima tenho; JBL Cermec + JBL UniBloc+ JBL Symec e depois novamente JBL Symec (como se vê na imagem), não sei se é isso a que chama de lã de vidro. A porcaria que se vê nos lados do filtro é o resultado de uma grande limpeza que fiz no aquário, com podas e alteração na decoração, o que acabou por criar muitos detritos. Como abrir o filtro para fazer a foto, aproveitei para limpar. Mas o problema não é por aí, porque das outras vezes em que limpo o filtro e não mexo no aqua, acontece a mesma coisa! Edited January 23, 2017 by Limeiras Um abraço, Limeiras https://www.facebook.com/#!/Limeiras Link to comment Share on other sites More sharing options...
Vera Santos Posted January 23, 2017 Share Posted January 23, 2017 Isto foi uma imagem elucidativa que encontrei... aqui uma imagem , em que as cerâmicas estão em 1º, micro mec ou Sermec como dizes2º e 3º e em 4º "esponja" unibloc Ora eu faria, com o material que tens: 1 - cerâmicas (filtragem mecânica), lã de vidro ou acrílica que no caso da marca JBL, lhe chama Symec 2 - Micro mec ou Sermec ( filtragem biológica) 3 - Micro mec ou Sermec ( filtragem biológica) + lã de vidro ou acrílica que no caso da marca JBL, lhe chama Symec 4 - JBL Unibloc "Esponja" Esta é uma das opções, falta aí, Cerâmicas para a filtragem mecânica, a disposição da lã de vidro não está bem. Quanto muito a filtragem biológica, devia estar seguida da camada de lã, depois vinha a esponja e a lã novamente, seguida de esponja. Mas há uma coisa que me esta a fazer confusão, quando conmprei os meus filtros novos, pelo menos vinha dois cestos com esponja. Afinal, no teu filtro , o que vinha lá dentro? Tiveste de comprar tudo? Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt; Link to comment Share on other sites More sharing options...
Limeiras Posted January 29, 2017 Author Share Posted January 29, 2017 (edited) Bom dia, Vera Santos, obrigado pela sua ajuda. Neste momento já alterei a posição de algumas massas filtrantes, por agora o aqua ainda está em fase de se estabilizar, mas já aparenta algumas melhorias. Vou deixar passar mais alguns dias e depois direi o resultado. Edited January 29, 2017 by Limeiras Um abraço, Limeiras https://www.facebook.com/#!/Limeiras Link to comment Share on other sites More sharing options...
Vera Santos Posted January 29, 2017 Share Posted January 29, 2017 Então mas as cerâmicas são essenciais, não te esqueças de comprar. A acompanhar então. Já agora trata-me por tu...sff Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt; Link to comment Share on other sites More sharing options...
Limeiras Posted March 16, 2017 Author Share Posted March 16, 2017 (edited) Boas, Após muita pesquisa, de ler o que aqui foi escrito (e que muito me ajudou na minha decisão!), cheguei à conclusão que o problema não está no filtro em si, mas no facto de o mesmo não estar dimensionado para o aquário que tenho actualmente, daí a ter tantos problemas! Quando comprei o filtro externo JBL CristalProfi e900, foi para um aquário de cerca de 80 litros. Como este filtro debita 900l/h, reduzindo em cerca de 40%, devido às massas filtrantes, à quantidade de peixes e matérias em suspensão, o mesmo passa a debitar cerca de 400l/h, o que é era suficiente para o aquário na altura (ainda que já se encontre no limite!). Os problemas surgiram quando eu montei o JBL CristalProfi e900 num aquário de 180l. Na altura eu apenas tive em atenção o débito máximo do filtro (900l/h, sem massas filtrantes e sem as mangueiras). Como a capacidade do filtro baixa drasticamente com as massas filtrantes, as mangueiras e a fauna e flora que se coloca do aqua, como já demonstrei, o filtro não foi capaz de fazer uma filtragem correta, o que me trouxe imensos problemas. Procurei em lojas fisicas; na net; aqui no forum e em outros e acabei por me decidir a adquirir o novo JBL CristalProfi e1901. O filtro foi comprado numa loja "online", a https://www.aquaplante.fr/, do domingo passado e na terça-feira estava já em minha casa! Foi a loja onde o encontrei mais barato! A força deste filtro é brutal, como os seus 1900l/h, reduzindo o caudal por causa das massas filtrantes e das mangueiras, ainda assim o filtro debita cerca de 1100 a 1200l/h, o que é já muito bom! Os dois "se não" que encontrei foi as dimensões do filtro; 20(L)x238©x58(A) cm, que o dificulta a ocultação do filtro na maioria dos móveis do aquários (no meu caso, o mesmo teve que ficar do lado de fora!) e depois as mangueiras; com um diâmetro de 19mm e muito rígidas, não são nada fáceis de trabalhar, tive de as cortar ao mínimo possível e mesmo assim tive muitas dificuldades em as posicionar. Vem equipado com 4 cestos de filtragem; 1 pré-filtro JBL CombiBloc, 2 cestos JBL UniBloc e 1 cesto JBL MicroMec (ainda que este ultimo venha preenchido em apenas 50% da capacidade do cesto). O sistema de arranque funcionou na perfeição! Bastou carregar duas vezes e o filtro encheu-se rapidamente. Devido ao peso que o filtro pode atingir, cerca de 9,8kg, o mesmo vem equipado com rodas para facilitar a deslocação. É extremamente silencioso, apenas se ouve um ligeiro ruído no arranque, mas depois nem se nota pela presença. Uma novidade, em relação à geração anterior da gama CristalProfi, é que já não vem equipado com a junta que existia entre a cabeça e o pré-filtro; a mesma foi substituída por um encaixe, o que veda por completo, evitando que a agua que entra se misture com a agua que sai (problema que encontrei no e901). Por agora não encontro qualquer problema com este filtro. Se alguém precisar de mais alguma informação/opinião sobre o desempenho deste filtro, estarei à disposição para qualquer esclarecimento. Hoje, fiquei a saber que no mês de Abril irá sair para o mercado o novo JBL CristalProfi e1902! Um abraço e obrigado a todos que me ajudaram a tomar a minha decisão. Edited March 16, 2017 by Limeiras Um abraço, Limeiras https://www.facebook.com/#!/Limeiras Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts