Aqua 60L


andiesel

Recommended Posts

Sim, estou no limite. Mas a reprodução não me parece ser problema pois as guppys apesar de ficarem grávidas, deixam de estar sem aparecerem alevins.

A minha fauna:

12 guppy

3 platy

2 espada

6 tetra cardinali

3 nariz de bebedo

3 rasbora arlequim

2 gourami

2 colisa

2 ramirezy

2 CAE

3 camarões

PS: de qualquer modo, a regra de 1cm/1L está respeitada e com alguma margem.

 

Quanto à distinção macho/fêmea dos ramirezi, conseguem dizer-me?

Editado por andiesel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Ainda não tenho muita experiência nos aquários, mas parece-me que não terás muitos alevins que conseguirão vingar, pois os próprios pais os comem se não se conseguirem esconder, assim como os ramirezis que pelo que me foi indicado são mais agressivos.

 

Terias que separar as fêmeas em maternidades e deixar crescer um pouco os alevins antes de os deixares no aquário com os adultos.

 

Gosto do layout do aquário, apenas tirava o areão azul e punha mais umas plantas para fazer tapete... :)

Editado por Clara Silva_72677
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que os alevins não irão vingar, mas de facto neste momento não pretendo ter mais essa "preocupação" em manter uma maternidade. Por isso que referi acima que o excesso de peixes não será problema.

 

Quanto ao fundo, também gostava de mudar o areão por um mais natural. A minha dúvida é se posso simplesmente retirar o que tenho e colocar o novo: o areão atual não tem bactérias necessárias ao bem estar do aquário? Não irei desequilibrar o aquário ao mudar o areão?

 

Quanto a tapete não pretendo pois não quero ter mais "maquinaria" no aquário (CO2, O2, etc).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confirma-se. É um casal de ramis. Na primeira foto a fêmea e na segunda o macho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas andiesel

Não sei qual a tua duvida em mudares o areão,uma vez

que o Nuno mais a cima te esplicou-te tudo,compras uma

caixa de plástico,colocas lá os peixes,reservas toda a água

do aquário,ate ficar uns 2ou 3cm de água no fundo do aqua,

que e para não vir lixo,fazes a mudança que tens que fazer,

mas sempre com o filtro a trabalhar na caixa de plástico,fim

de teres montado o aquário,colocas a água que reservastes

no aquário,colocas os peixes,e filtro,e acabas de encher o

resto do aqua com a água que fica em falta,foi como fazeres

um TPA.

 

 

Comp: Álvaro Silva

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens interesse em peixeirada :naughty:

Neste momento tens duas opções para definires um futuro no hobby.

1- é adquirires um aquário com + de 200l e dares uma boa vida os peixes que tens actualmente

2- é desistires do hobby

 

Vou explicar o porquê da minha intervenção, tão crua e pura. Depois tiras as conclusões que entenderes

 

É um aquário muito recente, a estabilidade biológica está longe de ficar equilibrada. Porque estas adicionar cada vez mais peixes.

(falo nomeadamente do ciclo de azoto, que no teu caso está a ser forçado ao máximo) Sempre que introduzes mais peixes, as bactérias tentam acompanhar o ritmo da introdução de mais detritos/comida em excesso...

A filtração é muito fraca e é apenas mecânica, tens algumas plantas o que ajuda (mas pouco, porque são de crescimento lento e vão consumir poucos nutrientes).

Nesta situação nitritos, nitratos e amónia vão estar presentes durante muito tempo e com tendência a piorar.

Tu tens peixes que são muito sensíveis a essas condições, nomeadamente o casal de ramirezis. Acredita, se os parâmetros da agua se não forem bons vais fazer uns funerais.

Outra coisa é esse guppy (pelo aspecto deve morrer), se morrer e se por algum motivo o corpo ficar preso numas plantas/grutas e tu não reparares, vai haver um pico brutal de amónia e nesta situação pode criar um efeito em cadeia.

 

Se corrigires alguns aspectos, as coisas poderão correr melhor.

Primeiro diminuição da fauna,

Depois melhoramento do sistema de filtração (filtro externo ajudaria bastante)

E introduzir plantas de crescimento rápido. Como não tens substrato fértil, tenta plantas de superfície. Ver se as plantas consomem os nutrientes disponíveis na coluna de agua.

 

Boa sorte

Editado por NGE
  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vocês são muito animadores !

Aquário maior está completamente fora de questão. Não há espaço físico nem orçamental. O adquirido é o ideal para o local em questão.

Eu sei que os peixes estão no limite, mas não pretendo acrescentar mais peixes, queria era ter o aquário completo. Os peixes entraram gradualmente e não todos de uma vez, precisamente para dar tempo de equilibrar o meio.

O filtro está previsto arranjar um melhor, mas não sei como faça com o externo. É que ficar a caixa do filtro já fora à vista também não me agrada, vamos ver a melhor opção. Se for interior, recomendam algum bom (o melhor possível)??

Obrigado a todos pelos esclarecimentos e ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Andy

Esquece a componente negativa do que te estão a transmitir.

Tu estás a seguir o caminho da maioria das pessoas. Aproveita, sim, para ler nas entrelinhas e aprender.

Lê muito, Internet forums e livros, para aprenderes ao máximo. A técnica para água doce é bastante simples e daqui a pouco estás a ajudar outros.

Sobre a bomba, o melhor é ser externa e existem muitas formas de a esconderes...

 

E segue o que eu considero a maxima da aquariofilia: "as coisa más acontecem muito depressa enquanto que as coisas boas demoram a acontecer"

Editado por Alfrareef
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Andy

Esquece a componente negativa do que te estão a transmitir.

Tu estás a seguir o caminho da maioria das pessoas. Aproveita, sim, para ler nas entrelinhas e aprender.

Lê muito, Internet forums e livros, para aprenderes ao máximo. A técnica para água doce é bastante simples e daqui a pouco estás a ajudar outros.

Sobre a bomba, o melhor é ser externa e existem muitas formas de a esconderes...

 

E segue o que eu considero a maxima da aquariofilia: "as coisa más acontecem muito depressa enquanto que as coisas boas demoram a acontecer"

 

É fácil, é fácil. Mas depois vês as pessoas com 2/3 meses a desistir do hobby.

Não falei nenhuma mentira, não tenho loja, nem produtos para lhe vender e para mim o gozo do hobby é poder explorar sem estar agarrado a conceitos pré definidos por alguém (independentemente se estão certos ou errados). Mas, só faço isso tendo a noção básica de como manter o equilíbrio do aquário e saber que sintomas posso esperar, quando as coisas estão prestes a correr mal. Dai a forma como falei.

 

Andy essa máxima hoje em dia, é quase vendida num frasco (ou tentam).

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Os peixes continuam de boa saúde. Ontem avistei um camarão dos três que introduzi e que já não via há muito tempo (foto no final).

 

Entretanto e seguindo o conselho de todos, adquiri um filtro externo: Eheim Classic 250 (2213). Deverá chegar quarta, vou ligar o novo mantendo o atual a funcionar durante 2 a 3 semanas. Correto? Espero que com este filtro o aquário se mantenha ainda mais saudável.

 

3b968dd7fbf6080e77f8a231ef2bf177.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes continuam de boa saúde. Ontem avistei um camarão dos três que introduzi e que já não via há muito tempo (foto no final).

 

Entretanto e seguindo o conselho de todos, adquiri um filtro externo: Eheim Classic 250 (2213). Deverá chegar quarta, vou ligar o novo mantendo o atual a funcionar durante 2 a 3 semanas. Correto? Espero que com este filtro o aquário se mantenha ainda mais saudável.

 

3b968dd7fbf6080e77f8a231ef2bf177.jpg

 

Sim. Vais obter melhores condições. Não te esqueças que quando lavares as esponjas e "midias" usa água do aquário evitando destruir a colônia de bactérias. Mais um tema para leitura...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes cortar e replantar, se eu não me engano.

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Novidades... Os peixes continuam vivos e de boa saúde!! Após instalado filtro externo (a funcionar à duas semanas), a água está cristalina. Muito bom mesmo. Agora procuro um móvel que sustente este peso e esconda o filtro (não está fácil). Hoje fiz uma TPA e antes disso fiz mais uma poda à limno sessi que cresce feita louca. Fiz um teste e está impecável, NO3 e NO2 a zeros.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nitratos a 0? Não queres dizer Amónia?

 

É que num aquário estabilizado, com ciclo completo é natural existirem Nitratos (até são nutrientes para as plantas e tolerados pela fauna em níveis superiores que o NO2 e NH3), e são decorrentes do processamento da amónia em nitritos e dos nitritos em nitratos, mesmo com TPA acho um pouco estranho ter um valor de "0" No entanto há acondicionadores que zeram mesmo tudo como o PRIME, pode ser o caso. o que usas na TPA? E Amónia NH3 tens como testar?

 

Li o tópico um pouco na diagonal, mas reforço uma dica, o limite de um aquário de 60 litro não é o mesmo que o limite de um aquário de 600 litros.

 

A morte de um peixe por exemplo, sem que repares e fique no aquário pode gerar níveis de amónia elevados e nessa litragem tem consequências diferentes que numa maior.

 

Qualquer perturbação dos parâmetros da química da água é mais sentida quanto menor for a litragem e igualmente mais difícil de controlar.

 

Não digo que devas ter um aquário maior, mas adequar a fauna ao meio disponível, e a afirmação estão bem de saúde é relativa ;)

 

Se tiveres oportunidade dá um olhinho no aqadvisor.com

 

Pode definir o tamanho do aquário, filtro, e espécies e obtens informação sobre lotação para o tamanho do aquário, capacidade de filtragem para esse filtro nesse aqua e informação sobre a fauna em relação ao meio e sobre compatibilidades

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui fica a foto da tira de teste: a mim parece que o NO3 (primeiro parâmetro) está no zero. Corrijam-me se assim não for.

38f152bf21d99f272881d819e68dbdb1.jpg

Quanto à fauna, sei que são "bastantes". Mas está ser dada toda a atenção a esse facto que já não posso corrigir (não posso atirar com os peixes a mais). Para isso, filtro melhor que deveria ser, TPA's certinhas é muita regra na comida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

 

Quanto à fauna, sei que são "bastantes". Mas está ser dada toda a atenção a esse facto que já não posso corrigir (não posso atirar com os peixes a mais). Para isso, filtro melhor que deveria ser, TPA's certinhas é muita regra na comida.

 

Esse tipo de teste na minha opinião tem qualidade inferior, pois as referência cromáticas são difíceis de comprar e graduar, mas como referi podes ter utilizado acondicionador na TPA que também neutraliza os nitratos, interessante seria testar antes da TPA para perceber, mas adiante.
""Quanto à fauna, sei que são "bastantes". Mas está ser dada toda a atenção a esse facto que já não posso corrigir (não posso atirar com os peixes a mais)""
Está a ser dada atenção ao que é importante na opinião de quem a dá ;)
Quando partilho a minha experiência, conhecimento e tempo, é mesmo no sentido de evitar que outros cometam os mesmo erros que muitos de nós comentemos quando começamos, é algo construtivo para reflectir e não depreciativo para dizer que está mal, ok? ;)
Corrigir, podemos sempre corrigir, podemos vender ou oferecer os peixes a outros colegas, algumas lojas até os aceitam... Mas uma vez que pretendes manter, muito controle TPA e nada de abuses na comida como dizes ;) ...Mas esses Leeri vão crescer :rolleyes:
E estamos cá para ajudar no que for necessário

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, os testes de cor não são muito rigorosos. Mas existe algum que indique valores numéricos?

No entanto, este teste foi feito antes da TPA, pois fazer após a TPA de nada serviria.

Na minha opinião está ser dada toda a atenção, como já referi com um filtro melhor que o necessário, TPA certinhas e controlo na comida. Que mais posso fazer??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre os testes, os testes são quase todos por avaliação cromática, mas os reagentes líquidos dependendo das marcas são mais precisos e de mais fácil avaliação

 

Sobre o resto, mais uma vez digo que damos atenção ao que achamos importante e não se trata de criticar, é sim no sentido de ajudar, mas sobre isso " i rest my case "...

 

O que pode fazer? Desfrutar então e continuar a partilhar com o pessoal a evolução ;)

 

Sobre as plantas não cheguei a comentar, mas como foi dito cortar deixar por exemplo um terço do caule original e replantar a parte que se cortou. No caule original dependendo da planta vai ramificar em dois novos caules e a que se replantou vai enraizar, assim consegue ir espalhando as plantas e compondo o layout, e com maior carga vegetal melhor qualidade da água pois estas vão consumir os nutrientes.

 

As anubias também dá para espalhar mais quando crescerem, imagine um rizoma já comprido, pode cortar ao meio e colocar noutro local junto aos troncos, preso ou "entalado" as raízes depois fixam-se a ele, não sei se foi dito, o rizoma não deve ser enterrado, as raízes sim no caso de não se fixar ao tronco.

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde devo replantar a limno sessi?! As que comprei deixei na esponja, mas agora onde plantar estas podas?

 

As plantas não devem ficar nas "esponjas" deveriam ter sido plantadas no substrato.

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

As plantas não devem ficar nas "esponjas" deveriam ter sido plantadas no substrato.

Não tenho substrato. Mas esta foi-me dito que não necessita substrato (tal como a anubia por exemplo).
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.