Primeiro aqua de salgada (dúvidas e sugestões)


PedroMiguel21

Recommended Posts

Boa noite malta, acompanho o fórum já a algum tempo apesar de não ser muito ativo em posts. Estou para me iniciar neste mundo mas tenho algumas dúvidas:

 

-aquário de 100cm(limitado pelo espaço onde vai ficar)x60x65

 

-Escumador: não vou usar, irei usar o filtro externo que possuo (eheim classic 350) com o sistema hydra stream (externo) como teste/alternativa ao escumador

 

-Bombas: 2 bombas de 5000L/h (acham muito? Ou está bom?)

 

-Rocha morta e viva, maioritariamente morta (porque tenho paciência e tempo e quero ir investindo aos poucos)

 

-Substrato: 2/3cm de aragonita será suficiente? (há alguma maneira de saber mais ou menos a quantidade em kg que irei precisar?)

 

-em principio será inicialmente para peixes só, se bem que depois é provável que queira colocar corais mais fáceis de manter, estava em pensar em colocar peixe palhaço (é possível manter mais que um da mesma espécie?), yellow tang (meu peixe favorito), hepatus, um bodiao bicolor e uma ou outra donzela

 

-Iluminação: ainda a definir, preciso dela de início até meter peixes?

 

Finalmente, gostava de saber se água de osmose é "obrigatória" numa fase inicial ou até que ponto é necessária de início

 

Obrigado :) acho que é tudo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

aquario: está bom.

Escumador: Filtro e escumador são duas coisas bem diferentes. Filtro nunca será alternativa a escumador. Têm funções diferentes em agua salgada.

bombas: hoje em dia não se valoriza a circulação por circulação, esta tem que ser eficiente para o teu bolso/conta eletrica e para o aquario. Faz compras conscientes aqui também, é muito importante.

rocha: mais modos de dizeres que se demonstra pouco conhecimento, mas tomaste a medida certa, mas não por motivo financeiro.

substrato: aragonite basta que cubra o fundo e silrva para ancorar rochas e corais, não precisas de cm de altura. alem disso, é substrato caro. Não confundir com rocha de "coral" moido. produto inferior barato, cujo nome induz em erro.

vivos: começar com peixes é o melhor, por causa do ciclo e pelo conhecimento que é necessario. com peixes apenas precisas aprender coisas basicas, como compatibilidade e o ictio de agua salgada, caso vas a por peixes mais caros, como tangs (yellow, hepatus). Para manter corais é necessario não saltar componentes, só porque sim. Mas a merdio/longo prazo equaciona corais, é um investimento mais seguro que peixes e no final tambem mais prazeiroso, por estranho que te possa parecer nesta fase.

- é indiferente para peixes.

-agua de osmose (3 estagios) ou deionisada (4 estagios) é relevante para manter corais. Isto porque a agua da torneira tem KH alto que em aquarios novos pode eleva-lo exageradamente ou nao, mas o pior é ter cobre, aluminio e compostos com cloros dificeis de remover. Só com peixes não será obrigatorio. O uso de agua da torneira requer que uses carvao ativado granulado num filtro para minimizar problemas.

 

 

A manutenção de aquarios de agua salgada, peixes, invertebrados e inclusive corais moles, LPS e SPS, são de manutenção relativamente facil se tiveres BOA INFORMAÇÂO e/ou ORIENTAÇÃO

Não aceites opiniões de quem não vês o aquário e que não tenha experiencia superior a um ano, é um hobby facil mas se fores mal informado torna-se particularmente difícil.

Editado por Quo
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado Quo!

Já passou algum tempo desde que postei e eu próprio já respondi a parte das minhas dúvidas, tenho lido muito mas infelizmente pessoas que tenham salgados perto de mim só o dono da loja...

Em relação à circulação não percebi muito bem a tua resposta, mas de resto percebi, pelo que agradeço!

Quanto ao escumador, surgiu me um negócio que irei aproveitar, um turboflotor Blue 3000, penso que será um bom investimento...

Ponderei comprar um kit de osmose usado mas fico sempre de pé atrás por causa da membrana etc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Estou a dizer para comprares bombas com cabeça. Algumas chinesas sao baratas e potentes mas gastam muita eletricidade e a sua circulaçao nao é boa. Se bem que ja ha uma bomba chinesa de referencia a maxpect gyre com circulaçao giratoria. Mas a maioria nao é o ideal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu querer querer era duas hydor 5200l, mas o preço... Daí ainda ser uma questão por resolver, com o preço de uma comprava 2 sunsun de 5200l, mas a qualidade obviamente é outra e ainda não consegui feedbacks

Link to comment
Partilhar nas redes sociais