Foco LED para nano 40L


JocaAlex

Recommended Posts

Boa noite a todos e desde já um ótimo 2017 a todos os confrades.

Gostaria da vossa opinião acerca de iluminação para um nano de 26L que acabei de montar. O aqua em questão é um Aquatlantis NanoCubic 30, com as seguintes especificações de fábrica:

 

http://www.aquatlantis.com/downloads/file38_gb.pdf

 

A minha dúvida prende-se apenas com a iluminação. O aqua vem equipado com essa calha de LED de 6w, mas além disso pouca informação consegui. Não sei quantos lumens emite ou qual a temperatura de cor embora me pareça clara o suficiente, é uniforme, todos os leds são brancos:

 

http://www.aquatlantis.com/downloads/file226_gb.pdf

 

Embora este setup já tenha duas semanas e tenha utilizado o NutraSoil da AquaGro que liberta bastante amónia, optei por avançar pela plantagem completa de modo a ciclar e ambientar as plantas ao mesmo tempo. Eu não me posso queixar da reação das plantas, quer a nível da qualidade da água, quer da iluminação. Estou a utilizar CO2 caseiro a 2bps com difusor caseiro tb e ainda fertilizo a metade das concentrações com Ferropol e micros da Nutrafin que utilizo nos meus outros aquas. Como tenho feito TPA´s em dias intercalados de 10L de cada vez e apenas fertilizo em TPA´s intercaladas, até ao momento não observei alga alguma. Tenho as seguintes plantas a crescer bem:

 

- 2 vasos de Cubas a alastrar bem

- Um pé de Glosso que veio misturada com as Cubas que já triplicou de área.

- 5 pés de Proserpinaca Cuba já a bronzearem (estacas cortadas dos meus)

- 5 pés de Pogostemon helferi com pouco desenvolvimento (estacas cortadas dos meus)

- 1 vaso completo de Hydrocotyle tripartita

- uns 10 pés de Rotala rotundifolia (estacas cortadas dos meus) para acelerar todo o processo de ciclagem e "queima" de nutrientes.

 

À exceção dos helferis está tudo a dar indícios de gostar imenso do novo ambiente, mesmo com os índices de amónia elevados (não comprei testes, mas o teste do meu nariz percebe bem que ainda existe muita a ser libertada).

Não introduzi ainda qualquer fauna, embora eu apenas use camarões e caracóis nos meus plantados, não pretendo sacrificar vidas enquanto a ciclagem não estiver completa. O aqua vem com biobox incorporada à qual adicionei em duas das boxes Siporax bio ative da Sera (metade da qual já ciclada) e dosagem máxima de Denitrol.

 

Agora... o que me trouxe aqui!! :)

Uma vez que acho que para esta litragem e para o sucesso deste plantel de flora esta iluminação é extremamente fraca, estou a considerar uma alteração que me intriga não ver mais difundida...

Calhas de LED, fitas de LED, então e LED em projetor... é má opção??

Encontrei um projetor, com 10W, 6000 a 7000K segundo vem na embalagem, com 1000 lumens... a 9,99€ ?!?!

O que pensam sobre os prós e sobretudo os contras desta opção?

Será um manancial de algas?

Como os LED´s são monocromáticos, irá criar deficiências nas plantas?

Porque não é uma opção mais divulgada, se é tão em conta?

 

Eu não consigo aceder ao site do AKI que é onde encontrei o projetor, mas encontro vários na net similares, vou enviar o exemplo de um à venda online:

 

https://www.aquario.pt/product/foco-led-para-exterior-20w-slim

 

O que me dizem? Já alguém experimentou ou utiliza e qual a vossa opinião?

Aguardo humildemente pelas vossas opiniões e experiências sobre isto...

Desde já obrigado por qualquer ajuda.

 

JR

Editado por JocaAlex
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Bringer.

Porque todos apresentam a mesma cor e brilho...

Eu tenho um Fluval Edge tb e, pese embora a iluminação seja muito fraca, sempre tem led´s azuis além dos brancos, esta calha apenas tem brancos.

Suponho que o projetor, uma vez que tb apresenta todos os led´s iguais e seja para um fim de iluminação externa, mais forte mas com menos requisitos de cor, seja igualmente de cor única. Nas especificações tem 6000 - 7000K, o que deve corresponder à mesma cor das lâmpadas de cor fria flourescentes, 6500K... suponho.

Editado por JocaAlex
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, há calhas que custam 40 e outras que custam 200.

Obviamente existem diferenças.

A minha calha é de LEDs e as plantas crescem bem. Não tem LEDs coloridos, mas tem LEDs de quatro chips.

Mas também não custou 200 🙂

http://hortsci.ashspublications.org/content/26/2/203.short

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas Bringer, tb existem estes projetores RGB, com seleção de cor e tudo... são portanto mais indicados?

Olha por exemplo este:

 

https://www.aquario.pt/product/foco-led-para-exterior-10w-rgb

 

São estes projetores, de forma geral, indicados para o uso em plantados?


Sim Bringer, eu até consideraria um preço aceitável dentro desses valores, atendendo a que uma simples T5 ou T8 floragro ou aquagro custam isso... mas 10 euros?!

Isso parece bom demais...

Não quero parecer deslumbrado, mas mesmo que um RGB custe mais um pouco, continua a ser uma pechincha para estes lumens todos... :s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, existem luzes dedicadas para cultivo, por exemplo de plantas e flores, e nesse caso serão bem mais específicas.

Mas acho que no nosso caso não se justifica .

Pode ser que até funcione com esse foco, é uma questão de experimentar.

Entretanto deixo alguns exemplos de LEDs

 

http://ac-rc.net/catalog/index.php?cPath=22

 

Há muita coisa no mercado.

 

Pessoalmente não aprecio calhas com LEDs de várias cores, mas é o meu gosto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom :)

Mas isso é todo um mundo novo para o qual eu não estou ainda vocacionado para me lançar :chores007:

Para já ficaria bastante satisfeito se um destes projetores já preparados de fábrica fossem uma boa solução, pois o preço é bastante tentador.

Eu sei que o espetro para plantados deve incidir mais nos vermelhos e azuis como para toda a fotossíntese em geral, mas estamos a falar de pequena escala e do bem estar das nossas plantas e não de crescimento desenfreado ou para consumo, pelo que, a resultar, seria uma boa prenda para as minhas plantas... e para os meus bolsos :roflroll2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses focos são, já a algum tempo, bastante utilizados. Podes usar á vontade. Tens vários exemplos de sucesso na net. Muito recentemente até, o King of diy no YouTube colocou dois num nano.

 

 

Ps : ainda bem que resolveste plantar tudo, as plantas agradecem por demais a amónia que o substrato liberta.

Editado por ignace
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado ignace

Saber que houve experiências positivas e ter havido aprovação entre outros entusiastas é o que realmente precisava de ouvir :pompomgirl:

Tenho de ir procurar esse vídeo, gostaria de ver o resultado final e o feedback após algum tempo de utilização.

Sim, as plantas não se importam, de todo, mas o meu receio era as algas também adorarem e, como as plantas não estavam estabelecidas, as algas vencerem a batalha pela amónia. Felizmente não foi o caso e, em grande parte devido às trocas de água e ao CO2, não vi ainda alga alguma.

 

Agora, em relação ao foco, resta definir qual a melhor opção...

6500K parece que é o ideal, mas os lumens e a alimentação terei de ponderar:

12V com transformador, ou linear de 220V?

600lumen ou 1000lumen, quando falamos de 26L e sem querer ver as cubas cobertas de algas?

Qual a melhor escolha?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já estive a ver alguns vídeos do King of DIY e realmente ele tem umas ideias interessantes :doofywave:

Queimar a casa e matar um plantel de raias malhadas é que não é propriamente um trabalho bem feito, mas a diversão está garantida lol

Queria eu ter a casa que ele tem e talvez morar no Canadá, com tanto frio na rua, apetece ficar em casa a "brincar" :roflroll2:

 

Realmente as explicações dele são convincentes, vou mesmo avançar para o foco, não acredito que com esta luz atual consiga ter plantas compactas.

Agora resta esclarecer as dúvidas antes de comprar o equipamento e aí ainda não me decidi...

 

12V ou 220V?

600, 800 ou 1000 lumens?

e já agora, RGB ou 6500K de cor única?

 

Vou pesquisar aí como colocar fotos aqui no fórum para mostrar a evolução das plantas, tanto agora como no futuro quando fizer a alteração.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vai...

 

1º dia de plantagem (plantei 5 dias após montagem inicial):

 

02IVhk.jpg

 

3º dia:

 

Cqqwsf.jpg

 

5º dia:

 

rKqPJ9.jpg

 

Uma semana:

 

ZsfaxA.jpg

Editado por JocaAlex
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Linoo

O aquário é totalmente novo, novo setup, tudo a estrear, substrato e rochas comprados para a montagem. O que acontece é que eu já estava previamente alerta para o facto deste substrato libertar amónia no início da montagem, pelo que esperei alguns dias apenas com água e com o filtro a iniciar o ciclo.

Como já havia feito a pré-instalação de CO2 arrisquei plantar tudo e começar a bombar com a nutrição.

Obviamente fiz uma troca de água completa antes de colocar as plantas e nos primeiros dias repeti a operação de 2 em 2 dias com cerca de 50% do volume.

Desde 5ª feira que não tenho feito mudança de água, amanhã vou trocar 50% novamente.

Estes dias têm sido de muito trabalho, ontem foram 16h seguidas e hoje vou estar de serviço, pelo que só amanhã poderei dedicar algum tempo e atenção a este menino.

O meu maior receio são mesmo as algas, já que tudo parece estar a adaptar-se bem :rolleyes:

Editado por JocaAlex
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atualização...

 

Hoje 18 Jan:

 

BAWptV.jpg

 

 

 

Continuo a achar que a luz é muito fraca para fomentar o crescimento, embora as Cubas estejam a alastrar junto ao substrato. Também fui e voltei a ver os focos e não fiquei convencido. Para conseguir uma intensidade luminosa maior do que esta teria de ter um foco de 30W no mínimo e para isso procurei melhores opções.

Foi quando vi umas luzes ligadas, com bastante brilho, em promoção a metade do preço!

Acabei por comprar, assim como o adaptador. Originalmente são concebidas para substituir as lâmpadas de halogénio nos focos de exterior que estava a contemplar comprar em LED. Tem 15W, 1521 lumen, 6500K e essas eu vi ligadas e batem os focos de 20W e 30W que vi nestes dias.

Alguém tem opinião sobre estas lâmpadas??

 

XVZysA.jpg

 

Posso-vos dizer que custam em qualquer superfície 22€, mas estão a metade do preço no AKI do C.C.Colombo, junto ao Continente...

Já vou ter brincadeira para os próximos dias :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje:

 

OAgriN.jpg

 

 

Já com fauna! Tento transferir todos os camarões sobreviventes para este aqua, eles continuam a aparecer mortos no principal. Mesmo assim e, embora a maioria se mantenha, o envenenamento, quando nesta fase avançada, mostra-se irreversível e alguns morrem mesmo após a mudança. Embora tenha uma colónia em outro aqua de 26 litros, não arrisco transferir nenhum espécime afetado para lá, afim de evitar contágios ou afetar parâmetros da água caso morram.

Neste setup adicionei também já alguns caracóis, uns horn snails, para controlar as algas que, exato, já começaram a aparecer. Spots de filamentosas que crescem rapidamente. Também os vidros começam a ficar verdes, a amónia não perdoa, embora tenha feito TPA´s de 12L dia sim dia não. Suspendi o Ferropol pois receio que o Fe tb não vá ajudar a fazer as algas desaparecer. Vamos ver a evolução nos próximos dias, apenas com as TPA´s e CO2. De referir que eu não utilizo água da torneira, apenas garrafões de água do Lidl, da serra da Gardunha.

Até mais desenvolvimentos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas JocaAlex

Gostei do teu layout,esta bem bonito,e nota-se

de fotos,para fotos ultimas que houve evolução

das plantas,não foi uma coisa por ai alem,mas

da para ver,que corra bem,boa sorte.

 

Comp: Álvaro Silva :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com todo o dinheiro que já investiste na iluminação dava a conta ires para a Chihiros A301

 

http://www.ebay.com/itm/Chihiros-A-Series-Acuarios-Peces-12-39W-5370-LED-20-60cm-Panel-RGB-Blanco-Light-/381646933088?var=&hash=item58dbee0c60:m:mhOp2uvZv8iJzx5jDtqfX8w

 

26€ com dimmer e tudo. Dava para pores num nível baixo ao principio e depois ires aumentando.

 

Eu sou adepto do DIY até aparecer a Chihiros a rebentar com a concorrencia toda ;)

 

A respeito do aqua está muito porreiro. Bem pensado. Força nisso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com todo o dinheiro que já investiste na iluminação dava a conta ires para a Chihiros A301

 

http://www.ebay.com/itm/Chihiros-A-Series-Acuarios-Peces-12-39W-5370-LED-20-60cm-Panel-RGB-Blanco-Light-/381646933088?var=&hash=item58dbee0c60:m:mhOp2uvZv8iJzx5jDtqfX8w

 

26€ com dimmer e tudo. Dava para pores num nível baixo ao principio e depois ires aumentando.

 

Eu sou adepto do DIY até aparecer a Chihiros a rebentar com a concorrencia toda ;)

 

A respeito do aqua está muito porreiro. Bem pensado. Força nisso!

Desculpem o off-topic,mas:

Gonçalo, neste vendedor elas chegaram-te bem a casa ou tiveste de desalfandegar?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas JocaAlex

Gostei do teu layout,esta bem bonito,e nota-se

de fotos,para fotos ultimas que houve evolução

das plantas,não foi uma coisa por ai alem,mas

da para ver,que corra bem,boa sorte.

 

Comp: Álvaro Silva :thumbup3:

 

Obrigado Álvaro :)

Com o seu tempo vai ficando mais a meu gosto. Ainda pretendo fazer umas alterações, apenas estou à espera que a ciclagem avance mais, mas vou mantendo atualização. Valeu.

 

Com todo o dinheiro que já investiste na iluminação dava a conta ires para a Chihiros A301

 

http://www.ebay.com/itm/Chihiros-A-Series-Acuarios-Peces-12-39W-5370-LED-20-60cm-Panel-RGB-Blanco-Light-/381646933088?var=&hash=item58dbee0c60:m:mhOp2uvZv8iJzx5jDtqfX8w

 

26€ com dimmer e tudo. Dava para pores num nível baixo ao principio e depois ires aumentando.

 

Eu sou adepto do DIY até aparecer a Chihiros a rebentar com a concorrencia toda ;)

 

A respeito do aqua está muito porreiro. Bem pensado. Força nisso!

 

Obrigado Gonçalo :)

Eu apenas comprei a lâmpada que mostrei, assim como o conector. A dúvida inicial era acerca dos focos, mas após ver mais atentamente cheguei à conclusão de que não tinham luminosidade suficiente e não comprei. Esta lâmpada eu vi exposta e ligada e fiquei muito mais convencido do que com os focos. Pelo preço que gastei (tudo 15€) e atendendo a que são apenas 26 litros, não valia a pena investir mais, não sei se a calha valeria o investimento, sendo que teria de esperar que chegasse... e como chegasse...

 

Obrigado pelo vosso feedback. As algas são o maior contratempo agora, já que os camarões estou a tentar fazer o melhor para salvar o máximo possível. Vamos ver como correm os próximos dias...

Abraços.

Editado por JocaAlex
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com todo o dinheiro que já investiste na iluminação dava a conta ires para a Chihiros A301

 

Eu cometi esse erro, mas já tinha mandado vir tudo (fita led, transformador, etc...) quando vi as chihiros no ebay.

 

JocaAlex:

Em que parte do aquário está a Glosso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, mais uma atualização:

 

9RIVc3.jpg

 

As diatomáceas não estão a dar tréguas, em 24h duplicam, mesmo com caracóis e camarões e TPA´s, com CO2 e só com micros elas não desarmam...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom sítio para a pôr. Apanha boa luz e vai fazer um efeito espectacular quando crescer mais e começar a cair pela pedra.

O aquário só peca por ter pouco vermelho.... :roflroll2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom sítio para a pôr. Apanha boa luz e vai fazer um efeito espectacular quando crescer mais e começar a cair pela pedra.

O aquário só peca por ter pouco vermelho.... :roflroll2:

 

KKKKKK

Obrigado Bruno.

Tem vermelho pois, tem os Fire e conforme te disse a Rotala irá dar lugar à Ludwigia ou quem sabe à Alternathera :)

Agora tudo tem de ser bem proporcional, muito vermelho faz doer a vista :tongue:

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais