Nano-Reborn


KukoPT

Recommended Posts

Ainda não consegui identificar a planta Gonçalo.

 

Cumps.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deste-me ca uma bela ideia para fazer no meu nano! Que calha usas? A que tenho é uma pll de 12w muito fraca em lumens...

 

Qual o tamanho da planta que usas-te? No site tem duas medidas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Kuko, falta a foto frontal, mais próxima.... LOL, vais entrar em algum concurso????

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deste-me ca uma bela ideia para fazer no meu nano! Que calha usas? A que tenho é uma pll de 12w muito fraca em lumens...

 

Qual o tamanho da planta que usas-te? No site tem duas medidas...

Boas Miguel.

 

A calha que tenho é chinoca, foi comprada no eBay por 10€ e pelas indicações do fabricante só consome 6w o que é muito bom. Deixo aqui o link : https://www.ebay.com/itm/142234927849 .

Quanto às sementes/plantas utilizei as mais pequenas.

 

 

Cumps

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Kuko, falta a foto frontal, mais próxima.... LOL, vais entrar em algum concurso????

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Boas Vera.

 

Como eu não tenho máquina fotográfica e as fotos foram tiradas com um telemóvel, a qualidade não é a desejada. Também tirei fotos do plano frontal, só que não ficaram bem, talvez por ter colocado o fundo branco e ter marcas de água no vidro traseiro.

Concurso!?! Este Aqua servirá apenas de experiência para esta planta que desconheço o nome e tentar aplicar de igual forma num Aqua de maiores dimensões.

 

Cumps e saudações sportinguistas!

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eheheh, julgava que ou te tinhas esquecido ou como colocas-te todas menos a frontal que ias concorrer a algum concurso...

Tira lá uma foto mais próxima, o mais próximo possível que eu pergunto a um amigo que planta é essa, de certeza que ficamos esclarecidos.

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eheheh, julgava que ou te tinhas esquecido ou como colocas-te todas menos a frontal que ias concorrer a algum concurso...

Tira lá uma foto mais próxima, o mais próximo possível que eu pergunto a um amigo que planta é essa, de certeza que ficamos esclarecidos.

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Aqui está a foto frontal tirada ontem

 

7905de0e057cf44b03720cce35c70019.jpg e mais esta 56a34abfc26edf343e0596df5a4124f2.jpg. Logo vou ver se consigo tirar uma foto mais próximo. Obrigada Vera!

 

Cumps

Editado por KukoPT

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estas foram tiradas agora e com luz natural

6472d30a9065f8c4a546272af7df83b3.jpg

 

53cb0cf3e6870f4e1b236426095c34e5.jpg

 

 

Cumps

Editado por KukoPT
  • Votar + 1

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora então parece que é uma planta vendida na China muito barata, deve haver lá às carradas digo eu, é vendida como glosso.. elatinoides.

Diz que o ano passado foi um escândalo, muitos aquascapers foram enganados, quer dizer no fundo estão a vender gato por lebre.

Ah, e cresce imenso, não me soube dizer foi o nome.

 

Por outro lado pode ser Persicaria praetermissa 'Rubra' fica assim depois de adaptada e com pouca luz no aquário... perde o tom avermelhado.

 

Outra hipótese é ser sagittaria subulata "pusilla".

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ora então parece que é uma planta vendida na China muito barata, deve haver lá às carradas digo eu, é vendida como glosso.. elatinoides.

Diz que o ano passado foi um escândalo, muitos aquascapers foram enganados, quer dizer no fundo estão a vender gato por lebre.

Ah, e cresce imenso, não me soube dizer foi o nome.

 

Por outro lado pode ser Persicaria praetermissa 'Rubra' fica assim depois de adaptada e com pouca luz no aquário... perde o tom avermelhado.

 

Outra hipótese é ser sagittaria subulata "pusilla".

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Obrigada Vera pela informação.

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No dia 22 de fevereiro podei o Aqua, devido à falta de experiência e reduzido tamanho do Aqua isto foi o melhor que consegui

 

Antes

2a21197b08d9841c15da91a812d5bd3b.jpg

 

 

Depois

51a587f844930d2691faf4b71f5f7e14.jpg

 

 

 

Fotos tirada hoje, depois de tpa e limpeza dos vidros

 

c29b1d001f190580a6cdf4966e8a7900.jpg

e4bf7a4e0a3a6c96965bd6cba5299e77.jpg

2f35ef19923bc6e507d5d672b03056b3.jpg

3e5736c83d517abe9ed806215cce1b9e.jpg

2854c9a8d3a6b9ceb70c8b5d70e2a366.jpg

68569826c0ca967399706e184f38f8e1.jpg

c5d53d32112d8a665795ca3e3c270f6f.jpg

 

 

A recuperação têm sido mais lenta que o crescimento inicial , mas já estava à espera, algumas folhas estão a ganhar um tom mais avermelhado.

 

Cumps

Editado por KukoPT
  • Votar + 1

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está com ótimo aspecto, e as fotos também, o fotógrafo recomenda-se.

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vi hoje este post no face e lembrei me deste aqua:

 

Recently there have been a lot of discussions amongst aquascapers about the use of the so called "Magic Seeds" for an instant carpet, claiming to be the seeds of HC Cuba or Glossostigma elatinoides. There seems to be a lot of confusion as to what these seeds actually are, and a general lack of solid information on various discussion forums in English.

Various scapers and hobbyists from the Far East have already tried these seeds out, before they were available for export to Europe, and have found out that these seeds are in fact seeds from various types of plants, such as Oxalis corymbosa, Trichodesma calycosum, and even Ocimum tenuiflorum (Holy basil). While many aquarium plants are angiosperms (Flowering Plants), the chances of them flowering in submersed forms are far lower compared to emersed forms.

While it is theoretically possible to grow some aquatic plants such as Glossostigma elatinoides from seed (yes they will flower and produce seeds in their emersed form), propagation is far quicker by means of asexual reproduction, ie. runners. It is therefore far more profitable to multiply the plants in this manner than collecting seeds from them; most aquatic plant nurseries grow plants in their emersed forms for this reason. The amount of work it takes to collect these seeds simply do not pay off for traders. The seeds will, therefore, need to be obtained from fast-growing, quick flowering plants - ideally some type of garden weeds. Many species of Oxalis plants, for example, grow wild in the Far East, and are often considered weeds in these areas. They will survive short periods of time underwater after germination, and the sprouts look more or less like the carpet plants we see today, hence why irresponsible traders in the Far East often sell them under the disguise of "Magic Seeds".

One article regarding this issue (Link will be provided below, original article in Chinese but I have provided a link with automatic English translation - it's far from perfect but you'll more or less get what the auther is trying to say) has also pointed out that seeds from the Oxalis and Ocimum family have often been used to be used as face masks - due to the sticky substance they naturally produce when wet. The seeds are often simply infused into a cotton wool mask, which can quickly turn into what you see in the photo by keeping the mask moist for a few days.

Hopefully this provides some insight into these so called "Magic Seeds". I would urge people not to purchase these as these seeds are highly unlikely to be what they are marketed as, and most likely not suited for aquarium use in the long run. There are currently no easy way out with things such as "instant carpet" in aquascaping, so please do consider investing your money in quality plants from a reputable supplier instead of these cheap seeds.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vi hoje este post no face e lembrei me deste aqua

Boas Gonçalo!

 

Obrigado pela partilha.

 

Entendo perfeitamente que este tipo de plantas/sementes é um tiro no escuro, a falta de informação foi o que me fez experimentar, agora é ver no que vai dar, se mantiver saudável melhor, ao mínimo sinal retiro a fauna para o Aqua principal.

 

 

Cumps

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um frente a frente!!!

 

9afe1aa7a1d67f329e9a2463c081fc24.jpg

 

 

Cumps

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um frente a frente!!!

 

9afe1aa7a1d67f329e9a2463c081fc24.jpg

 

 

Cumps

 

Quem ganhou?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Quem ganhou?

O camarão perdeu a paciência primeiro!!!

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas, tenho um nano de 10 lts acha que essa calha mas com 20cm dá para ter plantas basicas ? Musgo de java feto de java anubias valisneria nano?

 

E parabéns ! O aquario está lindo ja mandei vir para mim umas dessas sementes mas com folha mais pequena.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tenho um nano de 10 lts acha que essa calha mas com 20cm dá para ter plantas basicas ? Musgo de java feto de java anubias valisneria nano?

 

E parabéns ! O aquario está lindo ja mandei vir para mim umas dessas sementes mas com folha mais pequena.

 

Boas!

 

Pelo que estou a conhecer desta calha, é bem possível manter plantas de baixa/média exigência de luz. Por isso acho que não terás problemas com falta de luz para essas plantas.

Estas sementes são as pequenas, mas pelo que estou a ver só mantém as folhas pequenas depois de podar, isto é onde podei a planta já não cresceu em altura, pelo menos para já.

 

 

 

Cumprimentos e obrigado!

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia de tpa.

 

9fbb41e3d5acc16f2bae5475378d4238.jpg

 

6df1b43f5f1f83e1269b73283eaa0cd3.jpg

 

cd31da7d3b3fb60ddad8389c365013c5.jpg

 

 

Cumps.

  • Votar + 1

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas KukoPT,

 

Bem... com esta novidade de sementes fiquei estupefacto....estou sempre a aprender, para muita gente que procura algo bonito e natural com poucos recursos já tem solução! :)

 

Será que se deixares cair para dentro do aqua (já com água e maturado) algumas sementes irá desenvolver da mesma forma ou tem de se refazer a montagem deixando as sementes apenas húmidas para conseguir essa evolução?

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que se deixares cair para dentro do aqua (já com água e maturado) algumas sementes irá desenvolver da mesma forma ou tem de se refazer a montagem deixando as sementes apenas húmidas para conseguir essa evolução?

 

Cumps,

 

Boas Miguel.

 

Deixar cair as sementes não deve de dar grande resultado, devido a serem muito leves flutuarem. O ideal será retirar toda a água, depois semear, cobrir com uma camada fina de substracto e por fim encher o Aqua.

 

 

Cumprimentos

  • Votar - 1

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem isso está cada vez melhor ! ;) Mas Que estranho as folhas de cima estarem assim tão grandes..

 

Cumps

Segundo pesquisei, estas sementes podem ter uma mistura/ contaminação de outras espécies de plantas. Deve de ser o caso. Deixar crescer estas plantas diferentes faz parte da experiência.

 

Cumps

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.