Red Cherry - Machos que mudam de côr


edubernardo

Recommended Posts

Olá a todos

Tenho uma questão que me intriga relativa aos meus camarões Red Cherry.

Mantenho há vários anos, e sempre no mesmo aquario, uma população de Red Cherry. Este aquario não tem peixes e tem apenas os camarões. As femeas desta estirpe são super vermelhas e grandes e os machos são pequenos e quase transparentes. Até aqui nada de novo.

Recentemente montei 2 aquarios com peixes comunitários e resolvi colocar lá alguns casais destes Red Cherry.

Em ambos os aquarios os machos, que sempre foram transparentes, pequenos e quase sem côr, cresceram até ao tamanho das femeas e mudaram a côr para castanho chocolate! As femeas mantêm a coloração vermelha intensa.
A mudança de côr nos machos demorou cerca de 2 semanas até ficarem com esta côr.

Aqui está um vídeo onde mostro 3 destes camarões nos 2 aquarios de que falei:
1º Femea RedCherry vermelho intenso
2º Macho RedCherry que cresceu e mudou de côr de transparente para castanho
3º Macho RedCherry em outro aquario que também mudou de côr e este cresceu para um tamanho que nunca vi... Deve andar pelos 3 cm e aparenta estar novamente a mudar de casca!

 



Dêem p.f. a vossa opinião.
O que poderá ter causado esta mudança?

Obrigado

Abraços
Eduardo Bernardo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quanto à cor, é normal eles ficarem com tonalidades diferentes, dependendo dos parâmetros da água, da comida fornecida e até da luz com que são vistos. Também é normal, se não for uma apuramento estável, que a descendência degenere em termos de cor, se não fores retirando os de cor menos apurada.

 

Quanto ao sexo... os red cherrys não mudam de sexo. O que mostras são 3 fêmeas sem qualquer dúvida. Apenas são visíveis 2 machos no 3º vídeo, à frente da fêmea castanha. Quando são juvenis não é fácil distinguir... não estarás a fazer confusão?

 

Ah... e sim, as fêmeas crescem até esses tamanhos em aquários suficientemente grandes.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Obrigado pelas respostas

 

Acho que não estou a fazer confusão. Estes não são descendentes, foram selecionados de um grupo de camarões que mantenho e mudaram de côr quando mudaram de aquario.

 

Curiosamente o aquario original está muito desleixado e sem cuidados e eles reproduzem-se lá há vários anos. Os 2 aquarios para onde estes foram transferidos são aquarios muito bem cuidados e foi nesses que mudaram de côr.

 

Mas vou fazer novamente o teste e acrescentar mais alguns "machos" que ainda tenho no aquario de onde estes sairam. Vamos ver acontece o mesmo.

 

Sobre o crescimiento do 3º camarão, por acaso está num aquario plantado de apenas 25 litros apesar de estar muito bem tratado. Só esse é que cresceu assim. Tenho lá outro da mesma idade e que também mudou de côr mas tem um tamanho normal.
Os outros "mutantes" estão em 350 litros. Vamos ver se também crescem assim.

 

Abraços

 

Eduardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais