New Green Adventure


Ka-SoL

Recommended Posts

Boa tarde companheiros.


Já tinha umas fotos do meu aquario em outro tópico mas decidi fazer uma apresentação mais pormenorizada do setup todo que estou a usar, fauna e flora.

Este aquario ja está em funcionamento a cerca de 6 anos tendo passado ja por varias montagens, ate que agora decidi arriscar num plantado. Até agora e com cerca de 2 meses de montagem, nenhum problema de maior, poucas algas e penso que o aquario está estável apesar de só ter testes de nitratos e fosfatos.

Depois de muitas horas de leitura em foruns e pela net fora, decidi arriscar com o seguinte setup:



Data de Montagem: 19-10-2016


Aquário: Scalare 150x45x60


Iluminação: Calha homemade com fita de led 6000k com 16.8w/m . tenho 8m na calha inteira (134.4w) com 8h de luz diárias


Filtragem: Fluval Fx5


Aquecimento: Eheim 250w


Outros Equipamentos: Bomba circulação 1000l/h, Extintor de 2kg de co2 redutor Jbl e difusor da aquaeden


Hardscape: 2 troncos Red moor wood e Xistos vermelhos


Substrato: Substrato universal da Composana (15l) e 45l de Jbl manado


Fertilização: Fertilizantes trópica 10ml premium e 10ml specialized todos os dias, intercalando entre os 2


Fauna: 10 Rasbora Harlequim , 18 Cardinais, 10 Nariz de bebado, 5 SAE e 6 Ottos, alguns camaroes red cherrys e caracois Helena


Flora (algumas provenientes de podas mas a maior parte plantas tropica):

- Staurogyne Repens

- Hygrophila Polysperma

- Bacopa caroliniana

- Rotala Rotundifolia

- Sagittaria Subulatta

- Echinodorus reni

- Echinodorus bleheri

- Pogostemon stellata

- Ludwigia repens rubin

- Cryptocoryne wendtii



Até agora e desde o inicio da montagem 0 baixas relativamente aos peixes e tenho valores +/- estáveis nos 2 testes que tenho :


Nitratos: 20

Fosfatos: 2


A unica planta até agora que nao se deu no aquario foi a marsilea crenata que acabei por substituir pela sagittaria na parte frontal do aquario

O objectivo deste aquario é ter uma "floresta bem composta" e em breve depois de tudo estável a 100% adicionar uns discus




Manutenção: poda de algumas plantas e replantação dos caules e troca de agua de 50/60% todos os fins de semana



Aceita-se criticas e/ou sugestões pois sou um novato nos aquarios plantados :)


1 - FOTO NO DIA DA MONTAGEM AINDA A AGUARDAR ALGUMAS PLANTAS


20161019_211158.jpg



3 - FOTO COM 15 DIAS DE MONTAGEM


20161104_175213.jpg



4 - FOTO COM 35 DIAS MONTAGEM


20161126_192357.jpg



5 - FOTO COM 50 DIAS MONTAGEM

20161209_232025.jpg

Editado por Ka-SoL
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Está bom mas como pediste opiniões eu mudava algumas coisas:

 

A bacopa e a palustris parece que estão a fazer parede, eu deixava uma abertura entre elas e punha umas pedras ou assim para tirar essa sensação linear, de parede.

 

De resto o layout está bom!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

obrigado pela sugestao o problema é que nao tenho pedras destas muito grandes e mesmo essas que estao ai no aquario em pouco tempo axo que nao se vao notar sequer por causa da vegetação. De qq maneira aquele tufo das ludwigias é para deixar crescer ate mais de meio de altura do aquario (altura igual ou parecida ao lado esquerdo do aquario, so que para o tornar denso podei as plantas todas e ainda nao tiveram tempo de crescer em altura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ena, grande floresta.

 

Diferente do habitual mas muito bonito.

 

Um pouco mais de definição nas moitas e um pouco mais de uso à tesoura e tem tudo para ficar melhor ainda.

 

 

Força nisso e vai postando novidades.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de acertar com a tesoura.

Faz uma poda mais em V, As laterais mais altas e ao centro, um pouco desviado para o lado direito o ponto mais baixo da poda.

 

De resto 5*. Vi que a calha é DIY, tira uma foto para ver-mos como ficou...

 

Força nisso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na proxima poda vou tentar fazer isso, o problema e que as plantas em cima ainda nao estao tao densas como em baixo e ainda fica com mtas falhas, dei umas alteracoes , tirei as cryptocory da frente dos troncos e fiz um tufo do lado direito, e tirei os 2 echinodorus que estavam gigantes e a fazer sompra aquela parte toda do aquario e completei com mais umas podas que me deram do lado direito.

 

a calha é DIY sim, é feita em aluminio acho eu com material tudo comprado no aki e rebites. tem 8 metros de fita de led e 2 transformadores independentes

 

 

20170110_223413.jpg

 

20170110_222724.jpg

 

20170110_222737.jpg

 

20170110_222746.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo DIY.. ficou muito clean!

Obrigado pela partilha e vai atualizando!.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, primeiramente parabéns pela organização e acabamento em todo seu Aquário. Está impecável!

 

Possuo um Aquário com a mesma altura que o seu e estou pensando e fazer uma luminária semelhante.

Utilizarei barras de led 18w/m 6000k, ao invés das fitas.

Observando sua luminária, parece que o canal do meio possui uma cor mais amarelada, confere? Qual é essa temperatura?

 

Parabéns mais uma vez!

 

Augusto

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as calhas que se vendem para plantados ja feitas normalmente axo que teem uns leds azuis e vermelhos tambem. mas como o meu se está a aguentar bem nem vou mexer e vou manter assim :)

Concordo!!

Vou ficar somente com as brancas mesmo!

 

Sucesso com seu Aqua!

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas meus caros,

 

Em complemento:

 

A Tropica cultiva todas as suas plantas com 6500 K a 25º :)

 

Mas de experiência posso afirmar que "althernantheras" e "Rosanervigs" tambem se dão bem com 4200 K.

 

Abração

  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no meu a temperatura tambem esta nos 25 graus :)

 

adicionei agora para a frente do tronco do lado esquerdo 2 potes de Alternanthera reineckii mini da tropica que vem naqueles potes 1 2 grow. Pessoalmente nao gosto desses potes pois as plantas veem tao pequenas e quase sem raizes que nem sei se elas se vão aguentar, mas com o tempo veremos, ate agora parecem com bom aspeto mas so estao lá ainda nem a 1 semana

 

20170117_212308.jpg

 

fica 1 foto atual tirada hoje com 3 meses após o arranque do aquario

 

 

 

20170117_212301.jpg

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.