Ramirezi Parado


piranha_rem

Recommended Posts

Bom dia a todos,

 

Tenho um casal de ramirezis, sendo que o macho à 3 dias que não come, está muito parado e muitas vezes escondido. Comprei a fêmea à uma semana e meia, mas esta tem um comportamento normal. Segue abaixo as informações solicitadas:

 

INFORMAÇÕES GERAIS DO AQUÁRIO :

 

Dimensões do aquário: 40 Comprimento (cm) x 40 Largura (cm) x 40 Altura (cm)

 

Volume: 64 Lts

 

Filtro(s): Filtro mochila (não me recordo da marca, mas atualizarei durante o dia de hoje)

 

Matérias filtrantes: lã filtrante, cerâmicas, esponja

 

Iluminação: Calha Led Chihiros de 40cms, 24w, 3850Lmns

 

 

PARÂMETROS DA ÁGUA:

 

Temperatura da água (ºC): 29º

 

pH:6.5

 

Amônia:0

 

Nitrito: 0

 

Nitrato:0

 

TPA's (Trocas Parciais de Água): Semanal, cerca de 30%. Limpeza do filtro mensal

 

 

INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS:

 

Fauna: Casal de Ramirezis

 

Aspecto físico: Normal, mas o macho deixou de comer.

 

 

Aspecto comportamental: O Macho está muito parado, não come e encontra-se muitas vezes escondido.

 

Aspecto das fezes: Tenho de ver.

 

Alimentação: granulado, Artémia congelada, larvas de mosquito vermelhas

 

 

O peixe doente alimenta-se ou não?: Não se alimenta

 

Flora: Hygrophila polisperma, christmas moss, Hygrophila difformis

 

 

OBSERVAÇÕES: Cerca de uma semana e meia atrás, comprei a fêmea. o macho deixou de comer à 3 dias, sendo que está muito parado e escondido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Baixa a temperatura da água gradualmente até aos 26 no espaço de 3 semanas.

Esse teste que tens não deve de ser grande coisa, aliás não percebo como é que pessoal aqui coloca resultados de nitratos a zero em aquários já com peixes e alimentação.

A não ser que eu esteja a ver alguma coisa mal...🙄

Eu tenho um Electric Blue há cerca de um ano.

O que mais come é Equo Tropicale Menu Colore grão fino.

O meu beta também gosta deste granulado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinhas mencionado as TPAs, desculpa não reparei.

Acho que deves de limpar a esponja com água do aquário a cada duas semanas e a lã todas as semanas.

Se tens poucos peixes, esse filtro chega, até porque tens os nitratos baixos, mas se tens muitos, convinha um dia investir num externo.

Com apenas um de cascata, tem de ser pelo menos algo tipo Aqua Clear 50.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinhas mencionado as TPAs, desculpa não reparei.

Acho que deves de limpar a esponja com água do aquário a cada duas semanas e a lã todas as semanas.

Se tens poucos peixes, esse filtro chega, até porque tens os nitratos baixos, mas se tens muitos, convinha um dia investir num externo.

Com apenas um de cascata, tem de ser pelo menos algo tipo Aqua Clear 50.

Boas,

Tenho apenas o casal no cubo. Em relação aos testes nunca me dei mal com eles e já os uso à uns anos. Os nitratos andam entre o 0 e 0.1, sendo que esta é a escala que está definida. São da nutrafin.

Em relação ao filtro vou "apertar" com a limpeza do mesmo. ;)

 

 

Enviado do meu ASUS_Z00LD através de Tapatalk

Vou experimentar esse granulado. Obrigado pela dica.

 

Enviado do meu ASUS_Z00LD através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens uma Calha Led Chihiros de 40cms, 24w, 3850Lmns, não sei em posição de intensidade a tens, quando colocaste a fêmea, devias ter colocado a luz mais baixa.

 

Ciclideos anões gostam de pouca intensidade de luz, na minha opinião a calha teria de estar entre as duas posições de luz mais baixas, agora podes colocar na mais baixa para eles se irem habituando, o macho dominava em absoluto o aqua e agora chegou uma forasteira, se calhar ainda não se habituou á sua presença, sabes que os namoros dos peixes nem sempre correm bem, podem não ter gostado muito um do outro.

 

Isto nem sempre é linear, já me aconteceu ter um casal de apistogrammas que se davam bem, tinham vindo juntos, ao fim de dois anos o macho capute, e eu agarrei fui arranjar-lhe outra companhia, ela não gostou muito e tornou-se mesmo agressiva, mas com o cardume que lá tinha a coisa passava mais despercebida, mas ia atacando, o fulano com o stress não aguentou ao fim de um mes. Mais uma vez fui buscar companhia, ainda estive á espero 2 ou 3 meses, e se eram carotes, népia ela esquisita 2 meses depois deu cabo dele, desisti, foi a fêmea mais agressiva que alguma vez tive. era lindíssima, uma Panduro.

 

Página tantas já não podia olhar para ela, era mesmo rufia e as vezes pela calada.

 

Sobre a temperatura está elevadíssima, faz como te disse o Bringer. O filtro tb concordo, devia ser melhor e de preferência externo (2211 faria o serviço, não precisa ser um novo), ou então adicionas um de esponja dupla, para poderes limpar as esponjas alternadamente.

 

Uma foto era sempre bem vinda já agora, o macho quando a fêmea se aproxima, abre as barbatanas e dança um pouco para ela, ou parece-te submisso a ela. Conta melhor em, termos de comportamentos, op que alterou e as diferenças que ves desde então para cá??

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vera, boa noite,

Obrigado pelo feedback.

Sim, baixei 3 posições na calha pois achei-a muito intensa.

Tal como o Bringer disse, já baixei um pouco a temperatura. Agora será gradual.

Ele ignora completamente a femea. Ela pelo contrário vai ter com ele, mas sem sucesso. Com a femea que tinha antes, ele andava sempre atrás dela. :(

Chego ao ponto de lhe tocar com o dedo sem que ele fuja.

Segue algumas fotos4c6ec3f998193d14253559b39f30da39.jpg

76ba9798ee31d871d9348a29ae2f3aba.jpg

b2b2769e9ed8523e65dd8962540da27f.jpg

Outra coisa que também noto é que o macho está muito pálido.

 

Enviado do meu ASUS_Z00LD através de Tapatalk

Editado por piranha_rem
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fezes brancas é sinal de falta de vitaminas ou minerais, enfim, problemas intestinais. Mas as fezes podem ser transparentes..., pode ser apenas uma diarreia por ter comido muito ou ser mesmo parasitas.

 

Se tiver pequenas bolinhas transparentes e partes de fezes, São ovos de parasitas.

 

Para aplicares Flagyl ou Metrodizanol, ou até com outro tratamento qualquer eu não deixava passar a temperatura dos 29/30º por se tratar de um ciclideo anão, não estamos a falar de discus que aguentam temperaturas até aos 34º. E que têm outra dimensão e carateristicas.

 

Se eles comem o que não é o caso, é desfazer 1 comp de flagyl em 100g de comida congelada , e voltar a congelar (com a varinha mágica consegues moer tudo em gelo ainda e adicionas o comprimido bem desfeito.

 

Flagyl (comprimido) 400mg, deve-se usar 1 comprimido (400mg) para cada 50 litros de água (em alguns casos 40), de 8/8h e aumentar a temperatura a 32-34°, fazer TPA a cada 3 dias repondo o medicamento perdido.

 

Para combater parasitas flagelados intestinais (Hexamita e Spironucleos):

 

Como não come:

 

Pode ser eventualmente flagelados intestinais, e se for... é chato porque como tratamento tens Metrodizanol em pó, que normalmente colocas 1c. para cada 40litros água 8h/8h durante 3/4 dias, mudando sempre 20% da água em cada administração do medicamento, e aí até convinha manter os 29º , pois o medicamento na realidade é mais eficaz em temperaturas na ordem dos 32º-34º. Não sei até que ponto existem resultados positivos e de sucesso ao combate desta doença a nível de ciclideos anões, e até que ponto aguentam essa temperatura, portanto não meto as minhas mãos no fogo, com este tratamento.

 

Tratamento 2

 

Existe o JBL Spirohexol

 

"JBL Spirohexol 2 is an effective preparationto cambat intestinal flagellates of the genus heamita and spironucleus in aquarium fish. The illness caused is commonly known as -hole disease-. Infected fish have a dark body colour and eat poorly or not all. The excrement is white and tringly. Fish which have been infected for a longer period become very thin. Often white, hole-like symptoms may be observed in the region of the fishs head. JBL Spirohexol 2 consists the active substance 2-Amino-5-Nitrothiazol.

Dosage for JBL Spirohexol 2:
normal dosage: 10 ml for 40 litres of aquarium water, length of treatment: 1 week, 30% water change after treatmenrt. In obstinate cases, treatment my be repeated following the same procedure. During the medication the water should not be filtered with active carbon and UV-C clarifier should be switched off."

 

ou

 

Tratamento 3

 

Flagellol da Sera

 

"Sera Flagellol is a very effective remedy agianst intestinal parasites (Spirunucleus/Hexamita) and hole-in-th-head disease in the freshwater aquarium. Aquarists who keep discus fish and other large cichlids know the problem: Whitish, slimy fish waste, darkening and lesions in the head region, known as hole-in-the-head disease. The cause of these obvious symptoms: Flagellates from the genera Spironucleus and Hexamita that dwell in the intestines. From now on, aquarists have with sera Flagellol a highly effective treatment against these dangerous pathogens at hand: sera med Professional Flagellol is very well tolerated and not only safely and reliably removes all parasites in the fish intestines, but also in their encapsulated stadiums (cysts).

Background: A new combination of active agents in sera Flagellol makes use of a thiazole and menadione, known as vitamin K3. The scientists from Heinsberg/Germany found out that this combination guarantees considerably better results than the single agents – both agents work synergistically when combined. The flagellates are reliably killed after only about 24 hours. Patent is already applied for the new active agent combination.

 

Dosage for sera Flagellol:
Add one times 1 ml sera Flagellol per each 40 litres of aquarium water. Distribute the treatment on the watrer surface from the dosage cup while stirring it into the aquarium with a spoon or a staff. Aerate the aquarium well during the treatment, remove biological filters, switch off UV-lamps and do not filöter through active carbon. When the treatment with sera Flagellol is finished, a water change of at least 80% must be carried out after 3 days. By all means clean biological filters before putting them back into operation."

 

Aqui no primeiro dia adicionava o medicamento conforme bula, no segundo antes de aplicar a segunda dose de medicamento retirava 20% de água e no 3º a mesma coisa, para evitares fazer tpa de 80% ao terceiro dia, eu faria só de 50% a 60%. isto se quiseres arriscar não fazer como está na bula. Estou a dizer-te como eu faria, não estou a dizer para que faças, tem de ser uma decisão apenas tua, por tua conta e risco.

 

Tratamento 4

 

SERA baktopur direct. A recuperação do canal digestivo dos peixes e um processo lento e, em muitos casos, se existir um forte envolvimento das bacterias patogenicas, deve ser auxiliado por um tratamento anti-bacteriano da mesma marca.

 

Agora é uma opção, porque os medicamentos não são propriamente baratos...

Que granulado é que estavas a utilizar????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem co2 não precisas fazer tantas midas de água. Só estás a destabilizar o sistema

 

E porque é que só com CO2 tem de fazer muitas mudas de água????

 

E o que é fazer tantas mudas de água???

 

É que ele está a fazer 1 vez por semana, no aquário que tem as dimensões que tem, entre 20 a 30% não me parece mal, é um aquário de ciclídeos como tal...Se os comprou a pouco tempo são juvenis, e é aconselhado fazê-las, estão em fase de crescimento, quando já são adultos é outra história.

 

Para além disso só tem um filtro de mochila....o que é insuficiente portanto tem de fazer tpa's.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O granulado é o da sera para os discus.

Tenho metrodizanol. Bou colocá-lo de quarentena e avançar co

o tratamento o mais rápido possivel.

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

 

Enviado do meu ASUS_Z00LD através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O granulado é o da sera para os discus.

Tenho metrodizanol. Bou colocá-lo de quarentena e avançar co

o tratamento o mais rápido possivel.

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

 

Enviado do meu ASUS_Z00LD através de Tapatalk

 

Bem vê lá é se dizes alguma coisa daqui a 2/3 dias, para termos um feedback, seja ele positivo ou negativo, gosto de saber sempre o que se passou. Estarmos no hobby é partilhar coisas boas e más, e muitas vezes aprendemos com as más também, ou se aprendemos...

 

Vai dizendo coisas, e dá noticias senão eu fico triste e aborrecida... :rolleyes: Desejo-te boa sorte :wink:

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Bem vê lá é se dizes alguma coisa daqui a 2/3 dias, para termos um feedback, seja ele positivo ou negativo, gosto de saber sempre o que se passou. Estarmos no hobby é partilhar coisas boas e más, e muitas vezes aprendemos com as más também, ou se aprendemos...

 

Vai dizendo coisas, e dá noticias senão eu fico triste e aborrecida... :rolleyes: Desejo-te boa sorte :wink:

Fica prometido.

Espero que sejam boas noticias!

 

Enviado do meu ASUS_Z00LD através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

Tenho novidades. Não do macho, mas da fêmea. Fez uma postura durante a noite, mas com o macho assim, duvido que estejam fertilizados. (Desculpem a qualidade da foto)

f07cb18d0a1f3529a6d5666634557a85.jpg

 

Enviado do meu ASUS_Z00LD através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, mas então...se tens o macho de quarentena como é queres que fertilize, só via telepatia... :tongue: :tongue: ou afinal não o mudaste de sitio???

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, sempre chato, acontece a todos nós. Obrigada pelo feedback. Vai dando notícias, abre um tópico do aquário e sempre vais mostrando como correm as coisas, com fotos de preferência que o pessoal gosta e com certeza te vão dando umas dicas. ;)

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais