Recomeçar de Raiz


João Souto

Recommended Posts

Boas

 

Depois de ter tido a montagem anterior em modo de abandono total, com as plantas a ficarem às escuras durante meses, finalmente decidi pôr as mãos à obra e dar uma nova vida ao bichinho da aquariofilia (estava só adormecido).

 

Setup: Recomeçar de Raiz

 

Início da Montagem: 28/11/2016

 

Aquário: 60*30*35

 

Iluminação: 24W T5 (posso ir até às 3*24W mas queria manter a coisa low-tech e low-cost)

 

Filtragem: EHEIM 2211

 

Substrato: Inerte (das experiências que tenho é aquilo que se revela mais estável a longo prazo, dando a possibilidade de adicionar fertilizante localmente onde as plantas precisem)

 

Parâmetros:

Temp: 23ºC

Ph: 7.6

Tenho que medir a dureza da água mas é da rede de Lisboa

 

Hardscape:

Raiz Redmoor Wood

Xistos

 

 

Fauna:

Por enquanto 1 Rasbora Arlequim e 2 Guppys sobreviventes, planeio colocar apenas um cardume de Rasboras, retirar os guppies e ver como aguento o navio, mas aceitam-se sugestões.

Flora:

 

Actual

2 Espécies de Musgo- Infelizmente já está tudo ao molhe e fé em Deus

Microsorum pteropus 'Windelov' - Tentar salvar uma planta que só tem uma folha e é a última que sobreviveu

Uns pés de Bolbitis resistentes - A ver se com estes parâmetros dá nalguma coisa
Uns micro-pés de Anubias nana - Retirados de um aqua de um amigo e a ver se pegam

1 pé de Vallisneria nana - Daquilo que me lembro isto cresce que nem coelhos, mas ainda não deu sinais de vida nesta semana de montagem

 

 

Em Mente: mais para o final da semana devo ter novidades

Eleocharis parvula - Para tentar um tapete do lado direito

Microsorum pteropus 'Trident' - Para o "buraco" na raiz

Cryptocoryne wendti 'Tropica' - A saírem dos lados do "buraco"

Rotala rotundifolia - Por ter curiosidade em experimentar a espécie e achar que uma moita atrás do lado esquerdo deve compor a montagem

 

Objectivo:

 

Experiência com as plantas sobreviventes e tentar montar um low-tech estável a longo prazo e visualmente apelativo, com o menor custo possível (quer em termos de money, quer em termos de tempo). Não tenciono remontar o aqua num prazo de 3/4 anos (Vai ser um desafio manter a estabilidade, mas é algo que gostaria de experimentar).

 

Sem mais demora passo às fotos do estado actual que é aquilo que se quer. A raiz está a libertar taninos e a lâmpada actual tem uma tonalidade arroxeada pelo que as cores estão um pouco alteradas

 

Fotos:

 

Vista geral

31097269570_653c511e30_c.jpg

 

31431355826_aa201a1bc3_c.jpg

 

Pormenor da Cova/"Buraco" do lado esquerdo

 

31468482545_425c85c7eb_c.jpg

 

Pormenor de onde será posta a Rotala, a disfarçar o corte da raiz

 

30627198994_aeb70e9361_c.jpg

 

Vista do Lado direito (e favorita pessoal)

 

30660225983_4d3963e5df_c.jpg

 

 

Sei que o aqua está ainda praticamente despido de plantas, mas queria mesmo ver se conseguia recuperar as espécies que já tinha e ir com calma. De qualquer forma, sugestões são sempre bem vindas.

Diário de bordo actual:

Recomeçar de Raiz

Gemini

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João,

antes de mais,parabéns pelo layout...

está simples mas agradável...

na minha opinião,nesse layout não sobre-carregues mesmo de plantas,coloca apenas uns apontamentos...

 

força nisso e paciência com essas plantinhas... :coffee:

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, parabéns pelo projecto. Gostei do Layout e da ideia em geral. O substrato não é o mais indicado para plantas, aliás é um areão. Tlv colocando umas pastilhas se safe. Se ainda fosse possível comprava um saco de 9L de Tropica ou da Ada, sem fértil por baixo só por si chega e sobra para qualquer planta que queira. Estes substratos são argilosos e absorvem os nutrientes pela coluna de água e por sua vez as plantas vão consumir pela raiz. Fica-te por 35€ a 40€ depende da marca, se não tiver loja com estes produtos poderá mandar vir pela aquasabi, o melhor preço que tenho visto pelo ADA Amazonia. Quanto a sua durabilidade, é excelente eu reutilizo o substrato, basta so desactivar o aquario retirar o substrato e deixa-lo secar numa caixa, após seco está novinho em folha. Na minha opinião ficaria muito melhor servido e o substrato é indicado para as plantas que quere. Quanto às plantas acho que são escolhas excelentes, tlv preferia usar a eleocharis sp. mini, mas como quere plantas low tech a parvula é mais fácil, portanto não vou acrescentar muito mais a não ser que eu tenho a Rotala Green e a Rotundifolia e são plantas lindas.

Abrazzi e boa aquarofilia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João está tudo mais ou menos dito.

o layout está muito agradável e isso ficava bem melhor com mais umas plantinhas e quanto mais cedo melhor.

Efetivamente esse substrato é inerte e pouco vai providenciar às plantas. Penso que poderias comprar uns 3l de substrato (não fica muito caro) e criares uma bolsa por trás do corpo do tronco (mais ou menos na zona do termóstato) e aí inserires umas quantas plantas de maior porte. Umas anubias agarradas ao tronco também era uma boa ideia.

 

Se tiveres mais xisto parte-o em peças mais pequenas e acrescenta uns pormenores, mais ver que a composição só tem a ganhar.

 

Força nisso e vai dando noticias.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas opiniões e sugestões.

 

De facto a escolha do substrato inerte deveu-se à minha relutância em utilizar novamente um substrato para plantas aquáticas, dado que na minha última experiência com um substrato da AquaticNature o aquário virou um lamaçal ao fim de 3 anos, com as partículas argilosas a desfazerem-se em pó e encherem a coluna de água. Não sei se é um problema desta marca, mas depois desta experiência não me estava a apetecer muito repetir o erro. Ainda devo ter cerca de 1 L de sobra que nem pensei em usar.

 

A cor do areão também não me agradou muito inicialmente, e ainda não sabia que a tonalidade das lâmpadas da EHEIM freshpower Plants tinha um tonalidade arroxeada. No entanto, foi a solução mais em conta e sei que a sílica não se vai fazer em pó ao fim de três anos.

 

Talvez ainda ceda e compre 3 L de substrato fértil da Tropica, dado ainda não ter plantas no areão o trabalho não deve ser demoníaco. Mas ainda não estou convencido sobre a sustentabilidade dos diferentes cenários e a meu ver o cenário que até agora achei mais sustentável a longo prazo (3+ anos) foi mesmo a utilização de substrato inerte com a eventual colocação de pastilhas (embora ainda não tenha experimentado a combinação inerte + fértil). Aqui aceito ajuda pois não conheço a sustentabilidade do subtrato fértil.

 

 

 

As plantas que referi ter em mente devem ser mesmo definitivas, estou ainda na dúvida sobre se meto umas crypto de maior porte por detrás da raiz (aceitam-se sugestões sobre a espécie) ou se estou quieto.

 

Em princípio a ideia seria encher mais o canto esquerdo de plantas e deixar a parte direita do aqua mais vazia por baixo da raiz, apenas com a parvula a deslocar-se nessa direcção.

 

Não tenho mais xisto do estilo (fino), mas é uma questão de um destes fins-de-semana ir à caça.

Diário de bordo actual:

Recomeçar de Raiz

Gemini

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo se diz o substrato fértil esgota-se em 6 meses a 1 ano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades: O Feriado veio dar umas horas para ir conhecer a Aquaeden e compor a coisa.

 

Acabei por seguir mais ou menos o conselho do Vasco e colocar o resto de substrato Pro-Soil +-1.5L que tinha da Aquatic Nature espalhado pelo lado esquerdo (metido debaixo do areão). Acabei por me entusiasmar :sorry: e acrescentar à lista a Ludwigia palustris, para trazer um bocado de cor à montagem.

 

Depois ao plantar é que foram elas... Pode não parecer mas 2/3 dos xistos estão enterrados e quase na horizontal, pelo que o volume de areão para plantar por cima é menos do que eu pensava. As Cryptocorynes foram particularmente difíceis de encaixar em certas localizações e acabei por não as meter no buraco do raiz, espalhando-as um pouco mais pelo aqua.

 

Acabei por espalhar os fetos pelo tronco ao invés de concentrar tudo num só sítio e acrescentei uns pedaços de musgo Xmas.

 

Eu que estava com ideias de deixar o lado mais direito mais vazio acabei por mudar um pouco de ideias ao ver que ia precisar de espaço para as moitas de Rotala e Ludwigia. Espero que ao se comporem por detrás da raiz dêem origem a uma moldura sobre a qual os detalhes da raiz são realçados.

 

A Eleocharis foi um pouco espalhada pelos buracos, com ideia de suavizar as transições.

 

Vamos a fotos!

 

Vista de Frente:

 

31380519322_d5a0359533_c.jpg

 

Detalhe da toca:

 

31411891631_f9aebcd466_c.jpg

 

Vista da diagonal esquerda:

 

31527654095_8158a60e18_c.jpg

 

 

Vista da direita:

 

31156184200_a9f89c11f6_c.jpg

 

Vista de cima sobre a Ludwigia:

 

31156192260_8b199a7edf_c.jpg

 

Vista de cima sobre a Rotala (vêem-se alguns grãos do substrato):

 

31156197100_894c3a51a9_c.jpg

 

 

Ambas as "moitas" ainda estão com a folha da cultura emersa, espero que não demorem muito a adaptar-se. Ficou ainda um vazio entre a Rotala e a Ludwigia a preencher com podas

 

 

Acabei também por trazer uns companheiros novos para o Rasbora solitário que cá tinha. Novos habitantes a descobrirem a nova casa:

 

31380524902_2099fc43ab_c.jpg

 

Não param quietos:

 

31489486096_df9ae7cbdb_c.jpg

 

 

Aguardo críticas/sugestões.

  • Votar + 1

Diário de bordo actual:

Recomeçar de Raiz

Gemini

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Melhorou João. Mais cor e mais vida

O problema de teres essas rochas em bruto é mesmo esse que referes, ficas sem espaço para a plantação.

Tb preferia ter tudo mais condensado do lado esquerdo, principalmente as crypto mas acredito que não tenhas "chão" para plantar.

Agora deixa crescer durante uns tempos e avalia como ficou. Depois vais dando uns toques.

 

Força nisso e vai dando noticias.

 

E fauna, já está definida?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Melhorou João. Mais cor e mais vida

O problema de teres essas rochas em bruto é mesmo esse que referes, ficas sem espaço para a plantação.

Tb preferia ter tudo mais condensado do lado esquerdo, principalmente as crypto mas acredito que não tenhas "chão" para plantar.

Agora deixa crescer durante uns tempos e avalia como ficou. Depois vais dando uns toques.

 

Força nisso e vai dando noticias.

 

E fauna, já está definida?

 

Abraço

 

 

 

Boas Vasco,

 

Também sinto que o aquário ganhou outra vida, os rasboras são espectaculares num cardume grande e penso que as plantas ao crescerem vão compor muito bem o aqua. Sim, de facto houve uma mudança na ideia inicial dada a dificuldade em plantar os pés de cryptos todos do lado esquerdo, mas penso que também não vá ficar mal depois das plantas crescerem. Sem dúvida que o aqua vai ficar muito mais preenchido do que inicialmente previsto, mas vamos ver no que é que vai dar.

 

A Rotala e a Ludwigia ainda estão em período de adaptação à forma submersa mas já estão a crescer que nem loucas. Mais uma semanita e actualizo com fotos.

 

 

Ainda estou a pensar no que vou fazer em relação ao meio do aqua, na parte por baixo da raiz e que dá com a pedra. Não sei qual será a melhor estratégia, planta a considerar (ou mesmo deixar vazio). Para já vou ver como é que a eleocharis preenche (ou não) o espaço e suaviza a transição.

 

Em relação à fauna, estou a pensar em deixar simples, também não quero exceder a capacidade do aqua e dar instabilidade ao sistema, resultando em mais trabalhos para mim.

 

Para já estou a pensar: (obviamente aberto a sugestões)

 

12-15 Rasboras (gostaria mesmo de ir a 20 mas se calhar já me estou a esticar)

1 casal de colisas chunas, para fazer um contraste interessante e dar outro tipo de destaque ao aqua.

 

E por enquanto é tudo, queria manter a temática/biótopo asiática e ver se o cruise-control navegava bem o bicho.

 

 

Abraço

Diário de bordo actual:

Recomeçar de Raiz

Gemini

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Antes de mais desejos de Feliz 2017 a todos. Que este ano traga montagens espectaculares ao fórum biggrin.png' alt=':biggn:'>.

 

Vim aqui deixar uma actualização: Tive uma baixa de um rasbora, não sei bem o que se passou... Ainda não adicionei mais fauna, porque queria ter a certeza de que o aqua estava bem estabilizado. As algas castanhas estão a virar a verdes por isso penso que estou no ponto de viragem. O vidro está a começar a ganhar algas castanhas pelo que se calhar há uns otos estão a precisar de ser adoptados eheh.

 

Não queria fugir da temática asiática mas acho que ninguém se vai chatear.

 

Em relação às plantas nota-se que o crescimento está estável, mas as moitas diminuíram notoriamente o ritmo de crescimento. Efeito provável da estabilização do ciclo de Azoto e diminuição de Amónia livre em coluna de água. Estou a notar o surgimento de algumas cianobactérias pelo areão que não me estão a agradar muito, mas estou à espera de que a equipa de limpeza ao estabelecer um limite ao crescimento das outras algas leve também a uma diminuição destas.

Esta semana não vou fertilizar a ver se era abuso da minha parte.

 

Para equipa de limpeza estou a pensar em 3 otos e uns 3/4 Amanos. Que vos parece?

 

Vamos a fotos do estado actual.

 

32060198455_baab73f373_c.jpg

 

31942268511_22b64ac955_c.jpg

 

31685146630_4242201194_c.jpg

 

31685146500_cd10f3b7b3_c.jpg

 

Venham críticas/ideias,

Abraços

  • Votar + 1

Diário de bordo actual:

Recomeçar de Raiz

Gemini

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ia para uns 5, e uns 5 SAE talvez também

 

5 SAEs :ohmy: ? Num aqua de 60 cm? Não tenho assim tantas algas e os bichos têm a tendência de se armarem em saltadores em altura e acabarem no chão. No caso dos otos já me parece um número razoável dado eles gostarem de andar em grupo. Depois dou notícias.

Diário de bordo actual:

Recomeçar de Raiz

Gemini

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal,

 

infelizmente não tenho tido muita sorte. Há uma doença entre os Rasboras que já me ceifou mais um. Já comecei tratamento e espero que os restantes peixes sobrevivam. Tenho também um desequilíbrio qualquer no aqua que está a levar a algas, um repertório delas... BGA, BBA, diatomos e filamentosa. Com a doença a entrada da equipa de limpeza fica adiada.

 

Notei também nitidamente o final do estabelecimento do ciclo de azoto, com a diminuição de crescimento notória de rotalas e ludwigia. De certeza que tenho uma deficiência dado as folhas novas das rotalas serem mini e estarem distorcidas (Ver foto abaixo).

 

A semana passada não fertilizei a ver se não ajudava as cianobactérias, poderá ser disso? Que nutriente estará em falta?

 

31431649284_c6f1a53143_c.jpg

 

O esquema de fertilização que estou a fazer baseia-se neste fertilizante: ver foto.

 

32233714996_f9b09aa591.jpg

 

De qualquer forma já estou a dar cabo das BBA que estava a surgir na pedra central com carbono líquido (foto abaixo) e sei que mais cedo ou mais tarde com a dosagem normal estas acabam por desaparecer. Por outro lado a adição de carbono leva a maior necessidade de nutrientes, a ver vamos como é que eu consigo equilibrar a coisa.

 

31461987233_e7ed00d00a_n.jpg

Parte mais escura corresponde às malditas...

 

Para ficar aqui um registo para a posteridade, deixo uma foto geral.

 

32153592661_94b70f5901_c.jpg

 

Alguém que perceba mais de fertilização pode dar umas ideias sobre em que é que posso estar a errar?

Desde já agradeço.

Diário de bordo actual:

Recomeçar de Raiz

Gemini

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo se diz o substrato fértil esgota-se em 6 meses a 1 ano.

 

 

Gonçalo bom dia amigo,

 

Isso é conversa de lojistas.. marketing.. o fertil renova-se constantemente e acumula nutrientes e é nele que as bactérias nitrificantes se alojam mais a seguir ao filtro. O meu aquario não é fertilizado com nenhum fertilizante liquido. Apenas reforcei o fertil com um aditivo que até agora tem cumprido a sua missão. Tenho estado a monitorizar para daqui a uns tempos publicar os resultados da experiência.

 

Ainda no meu aquario por exemplo tenho o fertil separado do granulado com uma rede de jardinagem que comprei no leroy. Nunca tinha revelado isto a ninguem, pois são experiências minhas mas está lá.

 

Numa futura montagem é só levantar a rede e vem o granulado todo com ela deixando o fertil que lá tenho que vou reutilizar sem lavar.

Todo e qualquer plantado deve levar fertil.

 

Grande abraço

 

Sobre este aquário aqui do amigo João:

 

Filtragem e substrato:

Como já tantas e tantas vezes repeti isto..Na natureza a água é renovada/ciclada quase instantaneamente, convertendo e decompondo toda a matéria nela existente.

Nos nossos aquários estamos a falar de sistemas fechados onde a acção da natureza não acontece. E claro está com a mesma água de sempre se não tivermos uma filtragem eficiente o que acontece é a degradação do ambiente aquático. Primeiro sintoma desta causa? Morte de peixes. Já aconteceu aqui. Segundo causa? O despontar de inumeras algas. Não estamos a falar apenas de cianos mas de um conjunto de algas. E esta conjugação só sucede num ambiente degradado ou desequilibrado.

 

Filtro em particular: A circulação (capacidade em litros movimentada por hora = Litros /hora) assim como a capacidade de armazenamento (Capacidade do depósito por onde esse movimento passa) são ambas importantes e diferentes.

Isto é, um filtro com um copo de 10 litros de armazenagem, tem sempre uma maior area total de alojamento das bactérias nitrificantes e outras do que um copo de 5 litros e obviamente em consonância terá uma maior capacidade na decomposição da matéria orgânica. Sabes qual é a capacidade de armazenagem do teu Eheim 150 certamente.

 

A somar é preciso nunca esquecer que as bactérias precisam de oxigenação para sobreviverem e reproduzirem-se.

Aqui já não é tanto a quantidade de matérias porosas ou cerâmicas mas sim de caudal. Quanto maior o caudal/circulação de filtragem maior será a oxigenação pois o fluxo que percorre as cerâmicas não só é mais rápido como maior.

Tambem não sei que matérias cerãmicas tens no filtro e outros. Filtro leva apenas cerâmicas e lã.

 

É dentro do filtro onde estão as cerâmicas que as bactérias se vão desenvolver e formar COLÓNIAS gigantescas ou adequadas para converter todos os malefícios do aquario. Detritos, amônia, etc. Mas não menos verdade tambem que é no substrato onde se vai formar outra grande area de colonização. (claro que aqui varia consoante o tamanho do aquario bem como tipo de fertil colocado.)

 

No caso em apreço até colocou algum Pro soil mas este está abafado por baixo desse areão que devido à sua granulometria composição é o maior contributo às cianos. Esses inertes têm uma fonte de silicatos enormissima. E silica é um doce para cianos. O melhor deles.

Uma das principais funções quer do granulado inerte (argila) é servir de fixação para as plantas (raiz e caule), mas sobretudo impedir/controlar que se libertem grandes quantidades de nutrientes (convertidos) que as plantas não conseguem absorver (buffer) evitando desse modo esse surto de de algas no aquário. Esse areão não absorve nada. Tudo o que metas nesse aquario fica na água e o pouco que passa pelo areão vai ficar depositado lá embaixo a acumular.

 

Também não sabemos que fertilizante é esse (marca e segmento)?

 

Portanto a meu ver e porque me parece que ainda vais a tempo, eu tirava esse areão e metia fertil e granulado.

 

Falas em Low tech mas isso já não existe.. e o que é certo é que low ou high ou "Medium" lá andas às turras com algas (onde é que eu já vi este filme..) e os aquarios hoje e a tecnologia que os envolve bem como a forma como as plantas até são criadas em laboratorio passando por subtratos altamente enriquecidos não têm nada a ver com teorias LOW de à 30 e 40 anos atrás.

 

E para não ser muito extensivo sugiro que acompanhes a evolução deste aquario do nosso amigo:

 

Vê bem o que era e o que está hoje. Começou como tu com algumas ideias similares.

 

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=251468&page=11

 

 

Grande Abraço

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado pela explicação detalhada.

 

De facto é claro que existe um desequilíbrio qualquer, mas vou tentar o máximo para tentar atingir esse equilíbrio, pois penso que quando esse ponto for alcançado todo o ecossistema agradecerá. By the way, a marca do fertilizante é Nutrifin da HAGEN. Era uma embalagem que já tinha à muito em casa quase cheia, certamente que Tropica seria melhor, mas não me posso dar ao luxo de desperdiçar :yb668: . Já só faltam 200 ml ahaha

 

Alguns pormenores interessantes que vou notando e que me servem de aprendizagem para futuras montagens. Tal como já tinha tido a experiência anteriormente, o pior que podemos fazer é introduzir algas logo na origem do aquário. Embora acredite que estas façam parte da natureza a verdade é que as cianobactérias (que verdade seja dita nem sequer são algas) não tiveram geração espontânea. Apercebi-me da sua presença no vaso de parvula e tentei limpar o melhor possível, mas basta uma célula para que as bactérias sobrevivam e a partir daí não houve mais nada a fazer...

 

Em relação à sílica e sua relação com as bactérias, penso já ter lido algures que embora um areão de silíca seja baseado em compostos silicatos, que estes não estão directamente acessíveis às mesmas. Estive também a ler que as diatomáceas também podem estar relacionadas com uma libertação inicial de silicatos do substrato e que eventualmente esta libertação pára. Se formos a ver, o estarem directamente acessíveis levaria a uma mudança de constituição da estrutura química do substracto, que a meu ver de leigo em química dificilmente acontece. De qualquer forma, a ver se compro o teste de silicatos para poder verificar qual é a verdade.

 

Em relação à BBA, sei que está relacionada com baixo nível de carbono e apenas se estava a desenvolver na parte da rocha directamente no centro do aquário e onde a intensidade luminosa será maior. Outro facto interessante é o de que esta alga até estava a dar um aspecto engraçado à rocha, não tendo mais do que 2 mm de altura. Certamente dada a incidência da saída da água do filtro naquela zona. Ao mesmo tempo, espero que à medida que o musgo for cobrindo a rocha corte o acesso à luz.

 

Eu penso também que é possível que as cápsulas Nutrition+ da Tropica tenham chegado ao final da sua vida útil juntamente com o estabelecimento do ciclo de nitrogénio, levando a uma estagnação de crescimento das plantas, mais notória nas plantas de crescimento rápido. Por outro lado, à medida que a biomassa de plantas vai aumentando, também as necessidades de carbono do aquário crescem, devendo estar tudo relacionado obviamente...

 

O carbono líquido que comecei a usar é da Dennerle, que é bastante mais barato que da seachem, e esta embalagem em particular contém também nutrientes, segundo a marca: "With potassium, iron, manganese and boron".

 

O filtro acredito que possa estar curto, mas por agora terá que aguentar. A ver se lhe faço a primeira manutenção este fim-de-semana.

 

O aquário tem agora 46 dias, também pode ser ainda cedo para entrar em pânico. De qualquer modo, isto são só ideias que tenho que confirmar e ir experimentado ao longo do tempo para chegar a conclusões mais definitivas. Obviamente que se aceitam críticas e sugestões e podendo estar errado assim as espero.

 

Abraços

Diário de bordo actual:

Recomeçar de Raiz

Gemini

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vejo que tens as ideias cimentadas e a coisa bem planeada. Força nisso :) Só não vale desistir.

Vou acompanhando.

 

Bom fim de semana.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem estava eu muito bem a limpar o filtro quando me deparo com umas massas esquisitas a crescer nas bioballs (ver fotos). Alguém sabe o que isto é? Depois ao mudar um pé de parvula a mesma massa/ espécie de tubérculo, vinha agarrada às raízes e ao areão. Serão colónias de bactérias ou é algo mau? Alguém tem alguma ideia?

 

32152773582_6cdfd86391.jpg31491746093_9749befe4f.jpg

 

Depois de estar um pouco a pensar sobre a situação actual do aquário e os problemas que o afligem (que já estão a ser dominados) concluo que, de facto é importante melhorar a circulação no aquário. Como tenho orçamento de estudante não posso avançar para a compra de um filtro com maior capacidade, mas lembrei-me que talvez um bom investimento seria uma bomba de circulação.

 

Assim sendo gostaria de saber a opinião dos experts sobre a Eheim compact 300 e estou a pensar correctamente. Penso que com a circulação adicional de 300 litros por hora alguns dos problemas poderiam ser aliviados, levando também a uma filtragem global melhorada.

 

Para um aquário de 60 cm 600 lph já será excessivo penso eu, mas peço a vossa ajuda para tomar a melhor decisão.

 

Abraços

Diário de bordo actual:

Recomeçar de Raiz

Gemini

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

 

Tambem não sei que matérias cerãmicas tens no filtro e outros. Filtro leva apenas cerâmicas e lã.

 

 

 

Filtro em particular: A circulação (capacidade em litros movimentada por hora = Litros /hora) assim como a capacidade de armazenamento (Capacidade do depósito por onde esse movimento passa) são ambas importantes e diferentes.

 

 

 

Mas não independentes. Faltou dizer isso.

 

Abraço

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E umas fotos?

Quanto à circulação, não há grande problema em pores um pequena bomba de circulação. Nada de muito exagerado!

O filtro por si só não vai filtrar melhor, ajuda é não haver pontos mortos de acumulação de detritos, que desta forma eventualmente acabam por chegar ao filtro.

 

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho andado mais preocupado com a saúde dos peixes e a ver se re-equilibro o ecossistema, mas adicionei a bomba de circulação. De facto, enquanto que não trará nenhum benefício directo ao nível da filtragem, concordo com o Vasco quando disse que melhora a circulação de sedimentos, que eventualmente vão parar ao filtro. Por outro lado levará também a uma melhor circulação de nutrientes e seu encaminhamento às plantas.

 

As BBAs já desapareceram e as cianobactérias também estão no processo de. As diatomáceas estão a virar algas verdes, o que também é esperado.

 

Não tenho andado totalmente satisfeito quando à disposição de algumas plantas/hardscape e algumas alterações já foram feitas e outras alterações estão em vista. Coloquei uns pés de Bacopa monnieri que tinha a crescer emersos num cubo da vodafone e entrou também Marsilea crenata e uns pózinhos de MonteCarlo. A ideia é a de fazer um enquadramento da Rotala no meio de duas moitas vermelhas de Ludwigia. Para já está assim: Olhares atentos notarão a diferença eheh.

 

32371454405_2e24767248_z.jpg

 

No entanto ainda não sei o que fazer quanto à parte central, debaixo do tronco e "por cima da rocha central". Não gosto de ver os pés à Ludwigia. Com as últimas adições de flora cortaram-me os cordões à bolsa e tenho que gerir o que há (a não ser que haja alguma alma caridosa ahahah).

 

Voltei à Fertilização que estava a fazer, mas quase de certeza de que devo estar a zerar algo e aposto que são os nitratos. A Ludwigia não se queixa mas a Rotala sim.

 

Diário de bordo actual:

Recomeçar de Raiz

Gemini

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, queria só deixar aqui as últimas novidades que tenho para partilhar.

 

Finalmente determinei a doença (Fungos) que afectava os Rasboras mas já não consegui salvar o terceiro mais afectado. Estou a terminar o tratamento e espero que a restante fauna responda positivamente.

 

Outra nota tem a ver com o efeito que suspeito ser devido ao substracto introduzido. (Ou então do tronco/raiz)

Apenas 1 a 2 litros do substracto Pro Soil são capazes de me reduzir o Ph de forma parva. Sai da torneira a 7.5 e passado pouco tempo no aqua está em 6.4 :blink:. Suspeito ser esta a causa da morte do casal de Guppies que mantinha... (não apresentavam quaisquer sintomas de fungos parecidos aos Rasboras).

 

Alternativamente o tratamento poderá ter sido demasiadamente agressivo. Não registo amónia nem nitritos e a temperatura tem estado estável.

 

Olhando para o lado positivo das coisas, já tinham deixado descendência, descendência essa que já se passeia atrevidamente por todo o aquário sem demonstrar qualquer sintoma de stress.

 

Em relação às plantas, a maior diferença nota-se na introdução de Macros na fertilização, com o Tropica Specialized. 3 horas após a introdução notava já novos "olhos" a surgirem nas Rotalas e dois dias depois nota-se definitivamente um endireitamento nas pontas das plantas. Será preciso ainda algum tempo para recuperarem, altura em que actualizarei com fotografias.

 

Estudando com um olhar crítico as últimas semanas, estou certo que esta carência poderia ter sido prevista dado o comportamento das plantas. É nestes pormenores que se nota o olho de mestre e o efeito da experiência!!!.

 

 

Após alguma investigação posso dizer com alguma confiança que as plantas estariam a zerar os nitratos, ao surgirem buracos nas folhas mais antigas, que se vão decompondo, e na diminuição quer de ritmo de crescimento, quer no tamanho das folhas novas (e eu estou a precisar de lentes novas porque disse que a Ludwigia não se queixava mas estava errado, as folhas novas também tinham um tamanho diminuído). Como seria de esperar, o efeito de uma deficiência é praticamente imediato nas plantas de crescimento rápido. De todo modo devo realçar que todas as plantas mostraram um abrandamento no ritmo de crescimento à medida que os valores de amónia e nitritos iam para zero.

 

Ainda é cedo para avaliar o efeito da adição da bomba de circulação, mas devo dizer que os Rasboras adoram nadar contra a corrente ahah.

 

Estou à espera de terminar o tratamento para colocar carvão ativado no filtro e "limpar" a água. Posteriormente irei seguir o conselho do Paulo e colocar exclusivamente cerâmicas e lãs no filtro.

 

Ninguém tem ideia do que poderão ser os crescimentos que surgiram no filtro e no substrato? Poderão ser esponjas de água? Farão mal ao aquário?

 

Abraços

Diário de bordo actual:

Recomeçar de Raiz

Gemini

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

E novidades... Isso já está mais estabIlizado? E as plantas a crescer?

Coloca aí um foto com atualização.

Abraço

 

via Nokia 3310

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, de facto o aquário já está mais estabilizado e penso que caminha para onde o quero levar, embora que lentamente.

 

Encontrei o provável problema com os Rasboras, e já foi corrigido. Nunca tinha reparado, mas nos dias mais frios do ano o termóstato era insuficiente e havia oscilações de temperatura da água (suponho que dentro de água ainda fossem mais notáveis) e provavelmente a diminuição repentina de temperatura da água para os 21/22ºC foi suficiente para destabilizar o sistema imunitário dos peixes.

 

Entretanto as plantas lá vão crescendo e aumentando de massa vegetal, lentamente. Não sei bem porquê, mas todas as cryptocorynes da esquerda junto ao vidro fizeram melt total. As outras não apresentam nenhum sinal de stress...

 

Ontem as moitas levaram uma razia para levar para o Gemini, mas vou ver se tiro umas fotos rápidas para mostrar a evolução.

 

Há outras novidades ao nível da fauna também... Vão ter de esperar por logo eheh

 

Abraço

Diário de bordo actual:

Recomeçar de Raiz

Gemini

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.