Ictio


Limeiras

Recommended Posts

Boas,

 

Estou com Ictio no meu aqua e não consigo ver-me livre deste problema.

Já fiz tratamento com JBL Punktol, Sera, JLB Ektol cristal e o ultimo foi com EXIT. Até já utilizei cápsulas de alho.

Até agora nada tem resultado; os peixes parecem melhor a cada tratamento, mas depois a doença volta em força.

Nunca antes este problema me tinha dado tanto trabalho. Neste momento tenho alguns Espadas crivados de pontos brancos. As TPA's são feitas com regularidade e as matérias filtrantes do filtro externo foram trocadas recentemente.

 

Alguém tem alguma dica?

 

Obrigado.

 

 

 

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A temperatura da água tem estado estável e a circulação também?

Por acaso tem havido quebras de corrente?

No meu tive ictio uma vez e utilizei o Esha Exit.

Houve algumas mortes mas não se propagou e em cerca de uma semana ficou tudo bem e não tive mais problemas.

Já tiveste este problema mais vezes?

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, Bringer.

 

O fluxo da agua não é constante, as tubagens entopem muito rapidamente e por isso preciso de as limpar a cada 15 dias. Para minimizar o problema da possível falta de aeração, coloquei uma bomba de ar.

Em relação à temperatura, não posso confirmar porque o termómetro partiu-se e ainda não comprei outro, mas antes a temperatura estava estável nos 25ºC.

Já tive, em outras alturas, o mesmo problema e era de simples resolução. Mas agora não consigo fazê-lo desaparecer.

 

Obrigado.

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, eu tenho um plantado e também tenho de limpar a mangueira de entrada para o filtros a cada 3 semanas, mais ou menos.

A de saída limpo com menos frequência.

Já sabes que tens de comprar um termómetro.

 

Não quer dizer que seja disso, mas sempre procurei dar uma alimentação variada e de qualidade, pois certamente contribui para os peixes evitarem e eventualmente ultrapassarem doenças.

 

Experimenta fazer mini TPAs durante a semana e uma maior ao fim-de-semana para haver uma melhor renovação da água.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No caso dessa doença o primeiro a fazer é subir a temperatura gradualmente até aos 30°c e mantê-los durante o tratamento, mas se seguires o que diz na bula do JBL Punktol certamente consegues resolver isso. No meu caso resultou. Tapar o Aqua para não apanhar luz também é importante.

 

Cumps

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  • Votar + 1

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já aqui o referi algumas vezes, agora apenas faço um copy paste.

 

Não consegues resolver o problema porque nunca trataste dele convenientemente.

"O ictio é provocado pelo protozoario Ichthyophthrius multifiliis, este quando atinge a fase adulta solta-se do peixe e espalha-se por todo o aquário envolvendo-se numa matéria gelatinosa onde se reproduzem muito rapidamente. A gelatina protege os novos cistos até que estejam prontos para se libertarem e voltam a atacar os peixes.

Dado que a gelatina não consegue solidificar a temperaturas superiores a 28º, o segredo é atacar a doença nessa altura, não deixando que o parasita se reproduza.

Assim, para se resolver de vez o problema, é necessário manter a agua com a temperatura acima dos 28º durante 18 a 20 dias para se quebrar o ciclo de vida do parasita."

  • Votar + 3

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Obrigado a todos pelos conselhos. Já sabia da alteração da temperatura, só não me lembrava se era para aumentar ou diminuir.

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

O vitorfranco já disse o mais importante ;)

 

Apenas acrescento uma experiência...

 

Felizmente nunca tive problemas com ictio, mas um colega que está a começar e a quem tenho ajudado, comprou peixes numa loja local e cedo começou a aparecer num e noutro peixe...

 

A temperatura foi aumentada para 29ºC~30ºC por mais de 15 dias e foi usado esha 2000 com o esha EXIT.

 

O EXIT é indicado para o problema em si, o esha 2000 pode ser combinado para prevenir infecções secundárias nas lesões criadas.

 

Resultado, nenhuma baixa e livre de doença.

 

Há quem apenas use apenas o aumento de temperatura, ou associe também estes dois medicamentos (ou outros) ressalvando que pode ser um pouco agreste para invertebrados.

 

 

Sei o que desesperar e atacar com tudo e mais alguma coisa, o que é um enorme erro... medicar só quando necessário e com um diagnostico, o que nem sempre é fácil.

 

Abraço

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

além do aumento da temperatura para os 30º, sugiro a colocação de um UV à saída do filtro. É remédio santo, e evita-se tingir a água e tudo o que lá estiver dentro com o uso de medicamentos.

 

Cumptos.

Maurício

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...

para já comigo que vou com 4 dias de subida de temperatura(pois subi tudo de uma vez e só depois li que devia ter subido aos poucos)

tive uma baixa, um nariz de bebado que estava mais atacado mas penso que se tivesse subido aos poucos nao tinha morrido.

com 72 horas ja não havia sinais dos pontos brancos e 0 de medicaçao...agora contar 18 dias e baixar a temperatura aos poucos.

vamos esperar e ver....

acho importante neste hobby o saber esperar...

abraços

Editado por peixespinto
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas.

este fim de semana faz 18 dias desde que desapareceram os pontos brancos, vou começar a baixar a temperatura aos poucos.

e felizmente so houve 1 baixa...

vamos ver como corre a descida...

 

Baixa um grau no máximo de 2/2 dias, máximo.

Vai correr tudo bem, vais ver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

 

Baixa um grau no máximo de 2/2 dias, máximo.

Vai correr tudo bem, vais ver.

Boas, estou com o mesmo problema mas tenho uma dúvida, eu usei o esha exit aumentei gradualmente a temperatura e inclusive recomendaram desligar a luz durante o processo a duvida é, a luz do aquário mantem-se apagada enquanto a temperatura nao chegar à pretendida?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, estou com o mesmo problema mas tenho uma dúvida, eu usei o esha exit aumentei gradualmente a temperatura e inclusive recomendaram desligar a luz durante o processo a duvida é, a luz do aquário mantem-se apagada enquanto a temperatura nao chegar à pretendida?

À quem desligue as luzes durante o tratamento, durante o tratamento significa enquanto usas o exit, convém é seguir a bula.

Já há muito tempo que não tenho ictio nos meus aquários, os casos que tive curei, eram bótias é recuperei-os, na altura não apaguei as luzes.

Fica ao teu critério.

Mais alguma dúvida, dispõe mas cria um tópico teu. Convém perceber o que motivou o aparecimento do ictio, agora sem informação nenhuma é difícil ajudar.

 

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

este fim de semana faz 18 dias desde que desapareceram os pontos brancos, vou começar a baixar a temperatura aos poucos.

e felizmente so houve 1 baixa...

vamos ver como corre a descida...

Boas peixepinto, quando ajudamos nesta área gostamos de saber os resultados finais, pelo menos a mim interessam, sejam positivos ou negativos.

 

O ficar sem saber dos resultados, deixa-me na dúvida, se consegui ajudar, se contribui alguma coisa, enfim...

Afinal o problema resolveu-se ou não??

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

À quem desligue as luzes durante o tratamento, durante o tratamento significa enquanto usas o exit, convém é seguir a bula.

Já há muito tempo que não tenho ictio nos meus aquários, os casos que tive curei, eram bótias é recuperei-os, na altura não apaguei as luzes.

Fica ao teu critério.

Mais alguma dúvida, dispõe mas cria um tópico teu. Convém perceber o que motivou o aparecimento do ictio, agora sem informação nenhuma é difícil ajudar.

 

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Obrigado, fico mais descansado assim :)

Sim, só nao criei porque achei este esclarecedor só tinha mesmo esta dúvida.. O aparecimento do ictio foi em 5 tetra neons que comprei, felizmente ja desapareceram os pontos brancos e nao tive nenhuma perda, agora estou a reduzir a temperatura lentamente, so que o meu plantado precisa de luz, daí a minha dúvida.

 

Pronto muito obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas peixepinto, quando ajudamos nesta área gostamos de saber os resultados finais, pelo menos a mim interessam, sejam positivos ou negativos.

 

O ficar sem saber dos resultados, deixa-me na dúvida, se consegui ajudar, se contribui alguma coisa, enfim...

Afinal o problema resolveu-se ou não??

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

boas...

desculpa problema resolvido com 0 de medicaçao....22 dias com temp a 30º e depois reduzi gradualmente...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais