Camada fértil e Substrato


Recommended Posts

Bom dia,

 

Depois de muita pesquisa, irei fazer um novo aqua com as medidas de 1,20x0,35x0,65 cerca de 240l, irá ser muito plantado, a fauna será com cardume 25 nariz de bebado, 10 tetra cardinais, 4 escalares e dois casais de ciclideos anões sul americanos (ainda estou a pensar quais). A pesquisa vem devido ao facto de querer poupar uns trocos na camada fertil e no substrato.

Venho aqui por a minha ideia e receber de bom grado conselhos e opiniões.

 

Camada fértil:

 

- Laterita da Hobby (ainda estou em duvida se ponho ou não) esmagada no fundo. 9,30euros

 

- Mistura de:

- Humusplus da Prodac, 2 caixas de 500gr; 5euros/un

- Turfa granulada da Aquapex, 1 caixa de 400gr; 4,20euros

- Proda Fertil Plant, 1 caixa com 1,8kg; 9,90euros

- Argila granulada, 1 litro +/-; caixa com 2,5l 3euros

- Fertilizante granulado NPK 12-9-11; 1,70euros

- Rocha vulcânica pequena, 1 litro +/-; grátis (sou dos açores)

 

- Camada de rocha vulcânica pequena com cerca de 2/3cm com frasco da Borneo Wild Bacter Crystal (duvida em relaçao a esta camada e as bactérias); 15euros pelas bacterias

 

Substrato:

 

- Akadama, 28l; 32euros

 

- Bagacina (rocha vulcânica muito pequena) na parte frontal do aqua; grátis

 

 

 

O aqua irá levar 2 filtros externos de 1000l/h cada, com filtragem mecanica (esponjas e perlon) e biologica (Biocer Plus, Fluval Biomax e Matrix da Seachem). Filtros 40euros/un

 

CO2 caseiro (mistura de acido citrico e bicarbonato de sodio).

 

A iluminação sera uma calha mais ou menos DIY, pois vou adicionar fitas led 5730 brancas às existentes (também 5730), ficando com cerca de 125w de leds e 6000-6500k. 60euros no total com 1,14m de comprimento

 

2 termostatos 200w da Tetra HT 13euros/un

 

Hardscaping, rochas vulcânicas grandes e alguns troncos.

 

Todos os materias vem de vários sitios, desde Amazon alemão, espanhol. Lojas portuguesas Soláqua, Aquaeden e Vida Animal. Daí os preços serem em conta.

 

 

Agradeço desde já os vossos conselhos, opiniões e críticas.

 

Cumprimentos

 

Marco Carvalho

Editado por Marco Carvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com os fertilizantes granulados. São para plantas terrestres? Se for, tem atenção à sua composição química, especialmente às moléculas com azoto. Podes estar a introduzir amónia por essa via.

Editado por tpt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a composição do granulado é a seguinte:

 

17% Azoto Total (N)

9% Pentóxido de Fósforo

11% Óxido de Potássio

2% Óxido de Magnésio

11,5% Trióxido de enxofre (SO3)

0,01% Boro

0,032 Cobre

0,25% Ferro

0,03% Manganês

0,012% Molibdénio

0,010% Zinco

 

 

É da Solaqua, logo penso que são específicas para aquas. 10 capsulas 1,70euros.

 

Em relaçao ao resto do fértil, devo usar ou não a laterita, e usar ou não o aditivo de bacterias?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca usei akadama, foi em tempos, na primeira década deste século muito utilizada em plantados, mas por A mais B, muitos desistiram de a utilizar. Efectivamente não é bem um substrato, e que se diga na verdadeira essência da palavra não é o mais adequado em aquariofilia na minha opinião. Isto é uma opinião minha, vale o que vale, se me perguntares se foi utilizado ou não com sucesso, eventualmente foi, dependendo das plantas da montagem, da fertilização administrada, etc. é um composto de argila rico em ferro e alumínio, que se desfaz muito no principio e forma um pó chato...o beneficio é o ferro, mas será que trás muitas vantagens...

 

Para a utilizar tens de passar bem por água quente, não precisa ser a ferver.

 

Já percebi que não queres investir muito em substratos, então e se usares aquabasis plus da Jbl misturado com akadama como substrato fértil, e por cima colocares uma boa camada de Flourite Black Sand, inerte não ficava melhor??? ainda por cima a quereres colocar ciclídeos, especialmente ciclídeos anões que tem propensão para escavar o substrato???

Esta opção que te dei, é muito mais simples, e em termos de preço/qualidade muito melhor...

 

Depois podes recorrer á adição de fertilizantes pelo método do E.I., inclusivamente compras os pós e fazes tu mesmo a mistura adequada ao teu aquário, o que fica de sombras mais barato que fertilizantes comerciais.

 

Que se cheguem á frente outras opiniões...

 

O CO2 caseiro funciona, podes mais tarde vir a pensar num kit, pressurizado, o qual também podes montar comprando o material necessário, não sendo de marcas especificas não é assim tão caro, de vez em quando nos classificados do fórum encontras em segunda mão a bons preços, e acaba por ser mais seguro que o caseiro. Não tenha nada contra o caseiro, utilizei durante um ano num aquário de 100l á 5 ou 6 anos.

 

Não vejo necessidade de 2 termos de 200W, um se calhar basta, ou faz muito frio mesmo? por aí?? Senão compras um de 300w e basta, sempre chato ver uma data de equipamento dentro do aquário.

 

Não te esqueças que os troncos apanhados na natureza tem de ser tratados e estarem bem secos...

 

Mais? acho que não me escapa mais nada.

 

Ah, 120x35x65, é uma pena vais te arrepender, 35cm é muito curto de profundidade, depois com pedras e troncos, ficas sempre com a impressão que te falta espaço, Quanto á altura com iluminação led, dando mais um pouco para a a calha, ficas com os led's a 70/75cm de altura, é muito, não te vai propagar a iluminação até ao fundo, e depois as tpa's, podas limpezas de vidro com essa altura, bem cansativas...

 

Pronto já dei os meus quinhentos, aguarda por mais opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marco pelas minhas contas rápidas, estás disposto a gastar 35€ nessa mistura para substrato fertil, com isso compras um comercial e não te preocupas.

Com uma área de fundo de 1,20 por apenas 0,35 as tuas necessidades nem serão assim tantas ao nível de quantidade.

Quanto ao resto a Vera já te deu as boas dicas que eu tb partilho.

 

Abraço e vai dando noticias... Queremos essas fotos aqui.

 

via Nokia 3310

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com uma altura dessas, se quiseres ter algum relvado terás de ter uma combinação de luzes com um espectro que atinga essa profundidade, a não ser que a parte relvada esteja mais acima.

Todavia é sempre bom ter plantas no fundo para absorver nutrientes que estejam a mais no substrato, pois não vais estar a aspirar um aquário desses.

Eu sugeria 55cm de altura.

 

Cumprimentos,

 

José

Entre outros, também tenho um pouco de akadama e gravilha vulcânica no meu.

Até agora as coisas têm andado bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Agradeço desde já as vossas respostas! Obrigado!

 

As vossas respostas fizeram-me pensar principalmente na altura do aquário. Irei reduzir a altura. Tou a pensar agora entre 0,55 e 0,60.

Realmente é pena só 0,35 de profundidade, mas é a medida do movel que tenho e terá de ser mesmo assim.

 

Vera Santos, não, aqui não faz muito frio, pelo contrário, de inverno no minimo temos 10 graus. O aquecimento irei reduzir e por apenas um termóstato de 300w da JBL ProTemp S300. Em relação ao subtrato da Seachem Black Sand, não me iria ficar muito barato, cada saco de 7kg custa cerca de 30 euros. Teria de comprar no minimo 3. Para isso comprava ADA ou Tropica soil. Com a Akadama em vez de 90euros fica em 32euros.

CO2, eu sei que eventualmente irei mudar para pressurizado, so que agora o orçamento não me vai dar.

 

 

Vasco Ferreira, tens toda a razão. O dinheiro que gasto nessa mistura toda, mais vale comprar um comercial. Estou a pensar no Deponit Mix Professional 9 in 1 da Dennerle. 9,6kg fica em 30euros. Meto so uma camada de rocha vulcanica por baixo do fértil e algum granulado fertilizante em cima dele. Sim, as fotos vão aqui aparecer.

 

 

Bringer, irei ter tapete sim. Eleocharis Acicularis Mini e Marsilea Crenata. Vou reduzir a altura do aquário e aumentar a altura da Akadama.

 

 

Mais uma vez obrigado pelos vosso comentários. Já me fizeram pensar e mudar certas coisas para melhor!

 

 

Cumprimentos

 

Marco Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas ó Marco, se vais usar fértil por baixo, usa um inerte qualquer, tens preços 1.5€ o kg para frente, assim poupas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca tinha reparado nesse substrato no site da Soláqua. Por esse preço até vou investir nele. Obrigado.

 

 

Podem ja ter pensado que sou um pouco forreta em relação aos produtos. Não é bem o caso. O meu grande problema, é que aqui na Ilha Terceira, não ha loja de aquariofilia. E tem de vir tudo de fora. E pagar os respectivos portes de envio. Coisas do continente vem pelos CTT, em que 4kg numa encomenda custam cerca de 10euros... daí q minha preocupação. Certas vezes encomendar do Amazon alemão ou espanhol fica mais barato que vir do continente.

Na Solaqua enviam por via maritima, que fica em cerca de 25euros 30kg de material.

 

Agora entendem a minha preocupação nos preços. Acreditem... não é fácil nem barato gostar de aquariofilia aqui...

Editado por Marco Carvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na aquasabi penso que é sempre 6.90 seja onde for.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na aquasabi penso que é sempre 6.90 seja onde for.

Sim é, e a partir de 150euros é gratis. Sabes de mais algum site nesse género, com os portes baratos?

Editado por Marco Carvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa é certa, terás de investir numa calha de luz muito boa ou fazeres uma com os LEDs acertados em termos de IRC (ou CRI se preferires), temperaturas e potência.

Por exemplo uma combinação 6500K + 7000K + 8000K. A escolha dos 8000K está relacionada com a altura da coluna de água, já que os espectros azulados têm mais capacidade de penetração. É por isso que o céu nos parece azul 🙄

Link to comment
Partilhar nas redes sociais