Aquário com problema das algas!!!


nunorfa

Recommended Posts

Hoje já tapei o aquário! Agora é só manter assim 72h certo? Não tiro nem para alimentar os peixes? Espero que desta seja de vez!

 

Sent from my Redmi Note 3 using Tapatalk

Exacto, ao quarto dia tpa de 80%, como tens fauna. Senao era até ao substrato. Depois da o feedback com fotos. Abc

 

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno, não faças tpas superior a 50% senão vais criar outro problema pois ias matar as bactérias nitrificantes e ao mesmo tempo fazer sofrer a fauna. O ideal seria passares a fauna para outro aquário já maturado e reiniciar este.

Tens demasiada luz, pouco substrato e pouquíssimas plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como vai isso Nuno, tens melhorias?

Ainda com água verde?

 

Coloca aí umas fotos e não desistas que isso resolve-se!

 

Vai dando noticias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

Hoje foi o dia de destapar o aquário e fazer a TPA a ver se a situação se resolve!

 

Esta é a primeira imagem após destapar o aquário!

med_gallery_70917_4462_73134.jpg

 

Esta é a imagem da agua que retirei para a TPA

med_gallery_70917_4462_123660.jpg

 

E esta é a imagem já com a nova agua!

med_gallery_70917_4462_43996.jpg

 

Respondendo as questões anteriores!

Sim costumo lavar o filtro a cada TPA com a agua que retiro do aquário!

Normalmente a cada duas TPA substituo a esponja branca do filtro a lã filtrante.

Normalmente também a cada 6 meses substituo a esponja azul, do filtro em anel.

Hoje pela primeira vez substitui 1/3 do substrat pro do filtro, já vi varias pessoas que dizem que nunca substituem isto outros que sim!

A ver se é desta que consigo resolver o problema!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

eu não costumo lavar o filtro com água do aquário, neste caso como a água está cheia de algas acho que é mais importante não a usar na lavagem do filtro. A substituição das esponjas deve ser feita (embora eu o faça de forma mais espaçada). O substrat pro acho que não havia necessidade de substituir é lavar bem lavado com água limpa e reutilizar.

 

Neste momento também não sei que mais aconselhar... se o problema persistir talvez o melhor seja desfazer tudo e voltar a fazer de raíz.

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

eu não costumo lavar o filtro com água do aquário, neste caso como a água está cheia de algas acho que é mais importante não a usar na lavagem do filtro. A substituição das esponjas deve ser feita (embora eu o faça de forma mais espaçada). O substrat pro acho que não havia necessidade de substituir é lavar bem lavado com água limpa e reutilizar.

 

Neste momento também não sei que mais aconselhar... se o problema persistir talvez o melhor seja desfazer tudo e voltar a fazer de raíz.

Então lavas as cerâmicas com que água?

 

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

Boa tarde,

Hoje foi o dia de destapar o aquário e fazer a TPA a ver se a situação se resolve!

 

Esta é a primeira imagem após destapar o aquário!

med_gallery_70917_4462_73134.jpg

 

Esta é a imagem da agua que retirei para a TPA

med_gallery_70917_4462_123660.jpg

 

E esta é a imagem já com a nova agua!

med_gallery_70917_4462_43996.jpg

 

Respondendo as questões anteriores!

Sim costumo lavar o filtro a cada TPA com a agua que retiro do aquário!

Normalmente a cada duas TPA substituo a esponja branca do filtro a lã filtrante.

Normalmente também a cada 6 meses substituo a esponja azul, do filtro em anel.

Hoje pela primeira vez substitui 1/3 do substrat pro do filtro, já vi varias pessoas que dizem que nunca substituem isto outros que sim!

A ver se é desta que consigo resolver o problema!

Parece tar melhor, o filtro basta limpares um vez por mes ou ate de 2 em 2 meses não há stress. Atenção estou a supor que o filtro esta bem dimensionado para o aquario. Tbm cada caso é um caso...

Qt as cerâmicas basta lavar com agua do aquário e se quiseres podes espaçar mais a substituição das lã, essa eu costuma lavar com água quente da torneira.

 

Eu teria tirado mais um bocado de água....

 

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então lavas as cerâmicas com que água?

 

Normalmente eu lavo os filtros com água direta da torneira (sejam as cerâmicas, sejam as esponjas). Sei que há quem defenda que se deve lavar com água do aquário, em situações normais não me oponho. Mas se a água do aquário está com problemas de algas ou doenças acho que não faz sentido usar essa água para lavar o filtro.

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Normalmente eu lavo os filtros com água direta da torneira (sejam as cerâmicas, sejam as esponjas). Sei que há quem defenda que se deve lavar com água do aquário, em situações normais não me oponho. Mas se a água do aquário está com problemas de algas ou doenças acho que não faz sentido usar essa água para lavar o filtro.

Se lavares as cerâmicas com água da troneira essa deverá cobter cloro e será diferente da do aquário. A colonia vai a vida e o ciclo começará de novo. Poderás ter tido sorte. Outro factor em conta será a existência delas no aquário, seja no substrato,pedras,etc.

Cada um faz como entede melhor eu prefiro jogar pelo seguro. As esponjas e lã e tinto isso vai para a água da torneira.

 

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

 

 

Atenção Nuno, estive a ler um tópico e o guru dizia,

 

Faz uma tpa de 50%, blackout 3 dias, destapar, tpa 50% e limpeza do filtro.

 

Acho que faltou a tpa antes de tapar não?

 

Tapa isso mais tres dias e faz uma nova tpa e limpeza do filtro.

 

O mais certo é amanha estar a agua toda verde outra vez.

 

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

Editado por RaposoAlves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se lavares as cerâmicas com água da troneira essa deverá cobter cloro e será diferente da do aquário. A colonia vai a vida e o ciclo começará de novo. Poderás ter tido sorte. Outro factor em conta será a existência delas no aquário, seja no substrato,pedras,etc.
Cada um faz como entede melhor eu prefiro jogar pelo seguro. As esponjas e lã e tinto isso vai para a água da torneira.

 

Boas,

 

a minha água é de uma mina por isso não tem cloro, mas sim quando a água é da rede devemos ter esse facto em conta. Por outro lado os meus aquários tem substratos porosos com boa circulação portanto há sempre bactérias no substrato. Eu sempre fiz assim, já lá vão mais de 10 anos que comecei a ter aquários. No entanto reforço que não estou a dar receitas mas sim opiniões/sugestões. Se há coisa que aprendi neste tempo todo é que cada aquário é um caso, o que funciona num aquário pode não funcionar noutro por muito semelhantes que sejam as suas características.

 

Em termos de impacto no ecossistema acho que uma TPA de 90% tem um impacto muito maior nos animais que lavar o filtro com água da torneira. Já para a colónia de bactérias acho que nem a lavagem do filtro com água da torneira, nem a TPA de 90% têm um impacto significativo (desde que não ocorram em simultâneo). Isto em aquários com substrato de preferência poroso.

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se lavares as cerâmicas com água da troneira essa deverá cobter cloro e será diferente da do aquário. A colonia vai a vida e o ciclo começará de novo. Poderás ter tido sorte. Outro factor em conta será a existência delas no aquário, seja no substrato,pedras,etc.

Cada um faz como entede melhor eu prefiro jogar pelo seguro. As esponjas e lã e tinto isso vai para a água da torneira.

 

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

 

 

Atenção Nuno, estive a ler um tópico e o guru dizia,

 

Faz uma tpa de 50%, blackout 3 dias, destapar, tpa 50% e limpeza do filtro.

 

Acho que faltou a tpa antes de tapar não?

 

Tapa isso mais tres dias e faz uma nova tpa e limpeza do filtro.

 

O mais certo é amanha estar a agua toda verde outra vez.

 

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

 

Então mas isso foi o que eu disse para ele fazer, e de guru não tenho nada.

 

Mas agrada-me saber que noutros lados hajam gurus que vos mudem as ideias. Lá está a pesquisa é sempre eficaz para resolver o que vai acontecendo, é preciso é que cada um saiba reter apenas a informação com alguma ou mesmo toda a qualidade. Isto serve para ti e para toda a gente. Também eu pesquisei muito para não fazer asneiras, ainda hoje pesquiso e pesquisarei.

 

A única coisa que não concordo contigo é no fim do processo dizeres para o Nuno fazer uma tpa de 100% ou quase. mas isso já foi explicado atras porque não o devemos fazer, seria estar a repetir-me.

 

Acho que agora aguarda um par de dias (3 pelo menos) , e se for preciso repete, se vai estar a fazer o processo já imediatamente, pode afectar as plantas que tem de momento. é a minha opinião e vale o que vale, existem muitas maneiras de fazer as coisas.

 

TPA de 40 a 50%, agarras blackout total, quando digo total 100℅, nem um fio de luz, nem sequer espreitas a ver como está a correr a coisa. Calha desligada. Esperas de três a quatro dias, após isso fazes TPA dentro da mesma percentagem.

 

Existem mais tratamentos, que já estão disponíveis num tópico recente, na área das fichas de plantas e algas, vai lá pesquisar o tópico está fixo. Com certeza que resolves o assunto se detectares o que causou o problema.

 

Testar os parâmetros, era importante.

 

Tens CO2, em que quantidade por segundo??

 

Que iluminação tens de momento??

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol, vera sabes de quem falava? A net é uma vastidão.... kakaka

Nao tinha lido o teu post, tens os passos correctos pelo que se diz. Eu nunca tive esse problema nem nuca tive de fazer os tais passos. Não me lembrei que se fazia limpeza do filtro no 4 dia dai sugerir uma tpa de 80% ou mais.Pelo que li, o que origina isso poderá ter sido um pico de amonia, um indício de um ciclo mal feito ou um problema na colónia de bacterias do filtro. Tlv o Nuno esteja a fazer uma manutenção de uma forma errada ao filtro ou com demasiada frequência...

 

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol, vera sabes de quem falava? A net é uma vastidão.... kakaka

Nao tinha lido o teu post, tens os passos correctos pelo que se diz. Eu nunca tive esse problema nem nuca tive de fazer os tais passos. Não me lembrei que se fazia limpeza do filtro no 4 dia dai sugerir uma tpa de 80% ou mais.Pelo que li, o que origina isso poderá ter sido um pico de amonia, um indício de um ciclo mal feito ou um problema na colónia de bacterias do filtro. Tlv o Nuno esteja a fazer uma manutenção de uma forma errada ao filtro ou com demasiada frequência...

 

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

 

Sei lá de quem tu falas, mas podes dizer não há problema, bem para estares a dizer isso é algum amigo meu, não??? :eusathink:fiquei um cadito curiosa, não há dúvida...

 

É possível sim que tenha sido uma das causas que falaste. e fizeste bem alertar, ás vezes pode não ter feito o processo como deve ser, deixa lá ver o que ele diz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não neste momento apenas metade 5m de fita de leds. Hoje comprei areao preto reflete menos a luz e coloquei algum no aquário! Para já parece estar a resultar, a água está um pouco esbranquiçada mas não verde! E consigo ver até ao fundo do aquário, coisa que já não fazia há bué!

 

A manutenção da esponja do filtro é porque está sempre muito sujo passo várias vezes pela água que retiro do aquário mas ainda está acastanhado!

 

Sent from my Redmi Note 3 using Tapatalk

Editado por nunorfa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ó Nuno por favor, não acrescentes mais nada no aquário até resolveres o problema das algas. Agora não convinha estares à adicionar o areão. Uma coisa de cada vez.

Mas olha, tu fizeste a tpa antes do blackout e posteriormente, ou não??

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que basta olhares para o aquário para veres o problema.

 

Inexistencia de plantas, co2 sem utilidade para a quantidade reduzidissima de plantas (so serve para destabilizar), excesso de luz..

 

Reiceita para a desgraça!

Tu tens de ter noção de uma coisa, o que te está a acontecer, tens as suas causas, é o tugz descreveu bem o que causou o aqua estar nesse estado.

 

Que fauna está aí neste momento?

 

Plantas sei que tens poucas, a luz não está devidamente afinada, CO2 contínuas com ele, quantas bolhas?

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O meu forte não é de certeza a iluminação led.....mas desde início que mencionei ser iluminação a mais, faz bem as contas aos lumens que tens e corta isso no mínimo para metade, vais ver que isso vai ao sítio.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação aos leds já reduzi para metade! Supostamente neste momento tenho 5000 lumens mas como veio da China não acredito muito no que eles dizem! O co2 acabou não semana passada e ainda não voltei a adicionar. Não fiz tpa antes de tapar, fiz só depois. Em principio volto a fazer tpa no domingo!

 

Sent from my Redmi Note 3 using Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mesmo assim acho demasiados lúmens, só para teres uma ideia no meu aqua de 43L tenho por volta dos 1800 lúmens e dá bem conta de todas as plantas e tb tenho tapete.

 

Penso que se te renderes à opção de cortares para metade ficando apenas com 2000 ou 2500 lúmens verás melhores resultado :)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje fiz nova tpa, a água não está verde como antes mas também não estava 100% límpida! Aguardar uns dias a ver o que dá. Em relação há iluminação eu tinha duas fitas com menos lumens anteriormente mas as plantas estavam sem a mostrar sinais de pouca luz, acastanhadas e com espécie de picos! Foi na altura que também comprei o co2. Por isso troquei há uns meses! Se calhar o update foi em demasia! Não há maneira de acertar com isto!

 

Sent from my Redmi Note 3 using Tapatalk

Editado por nunorfa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.