Aquário com problema das algas!!!


nunorfa

Recommended Posts

Já testaste os P04 da água da TPA?

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho lido um pouco deste tópico e tenho o mesmo problema. Na loja de aquariofilia onde vou, disseram que, que uma vez instalado, só com esterilização UV é que resolve. Podemos baixar os nitratos e fosfatos e pouca luz mas depois volta ao mesmo.

Setup:

Aqua de 150 litros (100X30X50)

Dois goldfishs, um tronco, duas anúbias nana

Filtro externo JBL e900 (debita 900l/h) e Esterilizador UVC JBL 5 W.

Com a pressa de colocar o UV, devia ter feito outras coisas antes: TPA, limpeza de filtro, que não fiz. Mas também quero ver se realmente vai matar estas micro-algas nesta quantidade, porque o aqua está mesmo turvo (quase que não vejo o tronco).

Iniciei nesta sexta dia 13 e nada atá agora. Na caixa recomendam que o aqua tenha um debito de 100 l/h. A ideia deve ser: com circulação mais lenta, a água passa mais devagar na luz UV e o efeito é maior :sorry: .

Vou dando notícias...

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema desta alga, green water se não estou em erro, é se ficar um bocado de nada alastra-se mt rápido. Dai ser necessário erradicar toda de uma vez, o filtro UV é uma solução. No entanto para ela aparecer há de haver uma razão. Melhor seria descobrir porque... pk senão tens o filtro UV a matar mas com um ecossistema desiquilibrado.

 

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Como o probelema já dura há tanto tempo,eu o que

fazia,era desmanchava o aquário,limpava tudo,filtro,

pedras,troncos,e subestrato,e plantas,e remontava

tudo de novo,com ciclo de azoto,mas isto digo eu.

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente só hoje me foi possivel fazer a TPA e tapar novamente o aquário!

A ver se é desta que resolvo o problema.

 

O meu problema de desmontar tudo e remontar novamente é com o facto de não ter outro aquário para colocar os peixes temporariamente! Já para não falar que apanhar os red cherry pequenos é muito difícil e difícil também de vê-los.

No caso de ter que ir para esta situação drástica, desisto das plantas naturais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Estive a ler este tópico desde o inicio.

 

Primeiro vais desculpar a sinceridade mas tu não tens estado a ouvir os conselhos que te dão. Ou páras para ler com atenção o que te dizem e até responderes às questões que te colocam ou não vale a pena...se não te ajudas a ti próprio não vamos lá.

 

Por isso o que te aconselho (e que já foi abordado atrás ) é recomeçar. E presta atenção a tudo o que te disseram lá atrás porque todos os problemas do aquário estão identificados e eu vou agora resumir e em sintese vê lá se de uma vez por todas aplicas os conselhos.

 

Meu amigo tem que perceber que tudo dentro de um aquario trabalha em sincronização. LUZ+FERT+CO2+Substrato etc.

Chama-se Equilibrio!

 

E não é andar a fazer Blackouts atrás de Blackouts que as coisas se resolvem. E tu cometes muitos erros com o aquario.

Um dos mais graves é a manutenção do filtro. E é aí que reside um dos teus problemas. Estás sempre a dar cabo da componente bacteriológica que já de si é fraquissima em função do filtro também ele fraquissimo que tens para a litragem do aquario,

 

Um ECO 200 para 120 litros de água? Primeiro erro grave deste aquario. Com esse filtro não vais a lado nenhum.

Primeiro aspecto a resolver e urgente.

Portanto aqui temos um problema sério. A falta de capacidade adequada de filtragem levou porventura ao cumulo de nutrientes (nunca referes em lado nenhum nem vejo aqui a pergunta sobre como fertilizas o aquario) e detritos acumulados pela fauna.

E com tão poucas plantas pior ainda como já foi referido tambem. Terias que carregar esse aquário com plantas! Montes delas para o eventual nível de fertilização que estavas a dar e CO2.

 

Este CO2 é outra história... esse medidor avaliador de CO2 que tens aí no vidro pode ir para o lixo. Ou compras um Drop Checker e metes um reagente À Séria ou nunca vais saber como andas com o CO2. E não convem facilitar muito na questão do CO2..

E com esse filtro temos outro problema associado ao CO2 no que à dissolução/dispersão/diluição do mesmo na água é muito ineficiente. Assim terás zonas de muito CO2 e restante aquario em déficit.

A causa da água esbranquiçada após Blackout é bactérias em decomposição/morte. A componente bacteriológica do aquário foi-se ou não se estabelece porque o filtro não dá.
A água verde é excesso de nutrientes porque não há matéria viva para consumo.

Estas são as causas desse boom de agua verde e depois esbranquiçada. Filtragem!

 

O filtro é para levar apenas cerâmicas e lã. Nada mais!

 

Manutenção do filtro: Retirar a lã sempre que verifiques perda de caudal. Significa que está saturada.

Passar a lã e cerâmicas por água do próprio filtro

 

A Luz é para rever mas só depois de teres um filtro adequado, fertilização, e CO2 bem equilibrado é que se pode ajustar a mesma. Mas o que te aconselharam nesta fase para reduzir até aos 2000 Lumens estou de acordo. Com essas falhas todas o mais sensato seria mesmo reduzir a luz.

 

Por isso vamos lá e se entenderes seguir esta rotina: (A seguir a esta rotina convinha teres um filtro adequado, mas se não for possivel nesta fase reduzes a luz para 2000 Lumens, reves a posição do filtro para ter o menor comprimento de tubagem possivel para obtermos o melhor rendimento dele, adicionas plantas, inicias uma fertilização adequada e calibras esse CO2).

 

Blackout de 4 dias:

 

Passa numa papelaria e compra cartolinas pretas. Cortas as cartolinas à medida dos vidros e fixa com fita cola. Por cima mete-lhe uma manta/pano toalha qualquer coisa que tape.


Prontinho para uma escuridão total de 4 dias. Sim 4 dias completos mesmo.
O aquário tem que estar em escuridão ABSOLUTA!

 

A: Desligar tudo.

 

1º Remove os peixes para outro aquario com agua desse aquario e tambem essas pedras brancas do aquario.

 

2º Sifonagen desse areão. Deve estar carregado de residuos. Remexe ligeiramente o areão para aspirar mais.

 

3º - Já retiras-te uma boa parte de água para o outro aquario para os peixes lembras? Continua a mudar essa água até ao máximo que puderes. Não mexas no filtro. Apenas mudar a água do aquario.

 

4º Ligar apenas o filtro.

 

Coordena isso para o final do 4º dia coincidir com um Sabado à noite para depois no Domingo de manhã retirares as cartolinas e mãos à obra ao passo seguinte.

Ou coordena para uma altura que te dê mais jeito.

4º Dia de Blackout. Retirar cartolinas.
Iniciar um restart ao aquário.

Segue estes passos tal como descrevo.

1º - Desligar o filtro, sacar tubagens e limpar apenas estas em agua corrente. Lava bem esses tubos e se possível com água a ferver. Deixa a secar.
Ao pé de um lavatorio ou alguidar abres o filtro, retiras os cestos e metes tudo dentro de um lavatório ou alguidar e enche o lavatorio/alguidar com a água que está no filtro. A água do filtro e as cerâmicas e remexe bem as mesmas dentro dessa água que estava no filtro para removeres a sujidade agarrada a elas.

A seguir faz o mesmo com a lã e esponjas, mete nessa água e espreme as vezes que forem necessárias até ficar o mais limpo possível. Em tempo algum submetas as cerâmicas ou as lãs a água corrente.

Caixa do filtro sem nada esfrega a caixa, lava-a bem com água quente.
A seguir monta o filtro com os cestos com as cerâmicas e as lãs etc.
Pega numa mangueira e suga água do aquário (por esta altura já estará mais que limpa após o blackout) para dentro do filtro até encher e fecha o filtro.
Do filtro assunto arrumado. Encosta-o aí de lado e não montes já porque ainda vais esfregar os vidros.

2º Com cuidado (porque estão frágeis) agita as plantas que sobreviverem para sacudires a sujidade que terão em cima delas.

3º Faz uma ligeira sifonagem ao fundo aquário - Já fizeste uma grande antes lembras?. Não é remover o substrato. Sifonagem é retirar excesso de sujidade e não meter o substrato como novo.

Até porque essa pouca sujidade remanescente em cima do substrato faz falta ao aquário. Acaba por se infiltrar entre o granulado acabando por ser convertida em nutrição para as plantas.
No teu caso tens em excesso devido à reduzida filtragem.

4º Com a sifonagem efectuada já deves ter retirado uma grande parte da água do aquario.
Esfregar esses vidros. À vista vão te parecer limpos mas não estão.

5º Retirar o resto da água ou seja nova TPA máxima.

Depois de cheio ligar apenas o filtro. Mantem o CO2 desligado por mais um dia. Deixa lá isso estabilizar bem e a multiplicar as poucas bactérias que temos no filtro por esta hora com a pouca agua que sobrou da antiga que continha bactérias. É desta base que se irão formar outras.

 

Durante a proxima semana fazer TPA de 30% dia sim dia não.

 

Plantas:

Escolhe umas quantas e tenta encher o aquario mais um bocadinho.

Isto é uma base de arranque.

 

A partir daqui tens que rectificar o que já foi referido logo no inicio. LUZ+CO2+Fert

 

Nota: Se depois do Blackout e nos 8 a 10 seguintes isto não acabar de vez com essa alga flutuante é retirar tudo e lavar tudo e recomeçar do zero.

 

Abração.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo contigo Paulo, mas acho que o filtro não e assim tão inadequada como dizes, pode nao ser perfeito mas até chega. Se achares pouco um eheim skimmer já fará a diferença que falta.

Quanto a manutenção exagerada já foi dito.

Sinceramente mais valia investir numa calha odyssea dual pro, por 50€ ficas com uma iluminação como deve de ser. Ou se percebe de electricidade e se faz uma calha como deve de ser ou mais vale comprar uma no mercado com provas dadas.

 

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

Editado por RaposoAlves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem hoje foi o dia de destapar o aquário, fazer tpa, retirar folhas mortas!

Tentando responder as perguntas anteriores,

Em todas as tpas faço a aspiração do areão, de modo a remover os resíduos que vão ficando no fundo.

A substituição da esponja do filtro normalmente a cada duas tpa deve-se ao facto de já estar muito suja mesmo nessa altura e quando a tento lavar não me parece que fique limpa o suficiente dai a substituição.

A partes do filtro são lavadas a cada tpa com a agua que sai do aquário.

Em relação ao Co2 já não tenho há alguns dias, acabou e como foi dito aqui uma vez que as plantas que tenho não justificam não recarreguei a garrafa!

 

Com este processo hoje tive uma baixa, um limpa fundos panda. :(

 

 

Hoje fiz a redução da iluminação novamente,cortei a fita de led, penso que será visível na imagem a redução.

Este é o aspeto atual.

9b4b4cf20e0de041a7137fdcd4ae830b.jpg

Editado por nunorfa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.