Nova experiência


Patricia9031

Recommended Posts

Ola pessoal,

 

Quando era criança meu pai meteu o "bixinho" da aquariofilia, tinha um aquário pequeno talvez de 25l, mas quem fazia a sua manutenção era a minha querida mãe. Ou seja eu tinha umas luzes mas na prática não tinha.

 

Hoje em dia, tudo começou com uma tartaruga. Ofereceram a minha filhota (4anos) uma tartaruga dentro de uma tartarugueira (cemitério), sem condições nenhumas.

Como eu não gosto de viver mal, pus mãos à obra e tentei arranjar-lhe condições.

Comprei uma caixa de plástico de arrumação, comprei uma bomba de agua com capacidade de 1000l/h, um termostato de 25w,e toca de dar condições...

Só que como "faltei as aulas praticas" com a minha maezinha nem sabia que existia o ciclo azoto. Rapidamente deparei com um acumular de uma especie de espuma, no qual com pesquisa constatei serem células mortas. Precisava de um filtro que me ajudasse a fazer o ciclo. Certo?

 

Ora bem, após pesquisas no YouTube sobre diy, adaptei a bomba de água...

Onde a agua entra, adaptei um copo de colheitas de urina na bomba, e pus espuma filtrante(azul)....onde a agua sai, pus uma mangueira a dar entrada no cu de uma garrafa de coca-cola, onde passa pela fibra filtrante (estilo algodão), passa por carvão ativado, novamente a fibra e por fim cerâmica e sai filtrada pela boca da garrafa.

 

Ora sou novata nisto, mas penso que o ciclo foi feito, nunca mais fez aquela espuma a tona de água.

Faço todas as semanas TPA's, e consigo controlar a coisa lol ( atenção nesta altura não tinha meios de medir parâmetros, apenas fui observando)

 

Passado uns dias meu "querido" marido, achou que podia por peixes... E foi...trouxe dois neons e um barbo...

 

Foi trazendo mais...e mais...

 

Temos 3guppys (2femeas, 1macho), 3neons, um barbo tigre, um limpa fundos ( daqueles que não cresce muito), e um guppy especial de rabo cortado em flecha.

 

Claro, chamei-o de maluco, demasiado peixe para um aquário pequeno e improvisado, talvez não referi mas tinha uns 10l, com a tartaruga, que apesar de não ligar nenhuma a eles podia servir de refeição...

 

Rapidamente arranjaram-me dois aquários, hehe

 

Instalei um aquário de 40l, agua com acondicionador da amtra pro nature care, pH 7, termostato da wave 75w, 23°

 

O filtro é um tetra de dois compartimentos, no primeiro pus fibra e carvão e no segundo pus uma colônia de cerâmicas do aquário improvisado.

 

Este processo foi feito ontem, e introduzi os peixes nele, têm imenso espaço, mas falta-me alguns decor para fazer "territórios".

 

Alem que penso ter as minhas duas guppys grávidas, uma está maus gorda que outra e mais quieta, essa está na maternidade. Em relação a outra estou confusa, porque ela ontem tinha uma zona escura na barriga e hoje esta cor de laranja (ela é laranja), não percebo...

 

Também tou um pouco confusa porque não sei se fiz bem adicionar logo os peixes, li que se tinha de criar primeiro o ciclo...mas a senhora da loja disse que podia introduzir já...

 

Outra é que neste momento só tenho medidor de pH e de no2, tudo marca amtra.

 

E reparei que o filtro tetra faz imensas micro bolhas pelo aquário todo, é normal? Ele não é novo e esteve parado. Deram-me.

 

Ah no aquário de 40l, dos peixes, pus uma lampada de 4w da sylvania gro-lux que me deram...mas ela só da luz a metade do aquário...

 

 

d7fe290fae0c4f650345711572edbaa1.jpg

 

4388877119f321c15954bb3e98d5969b.jpg

 

9b855e6452fdba6ac08862ecf49e82ac.jpg

 

6df4c442eab246985aabfcee9a696c2d.jpg

 

E o que acharam? :)

 

Enviado do meu VFD 600 através de Tapatalk

Editado por Patricia9031
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teste do ph da jeito, mas o do NO2 já não porque supostamente com o ciclo feito vais ter sempre NO3,qd o NO3 acumula é que tens de fazer uma tpa(troca parcial de agua), normalmente 50% e eu costumo fazer semanal. Pesquise por ciclo do azoto para comprender melhor, existe mt informação por ai. O acondicionador é mt importante e usa-se quando fazemos a tpa para eliminar metais pesados e cloro.

Desculpa se foi um bkd brusco consigo, mas antes de meter mais peixes muda esse areo, compra um de areia semelhante ao da praia ou ate mais grosso tipo areia do rio, uns 3cm de altura, nao deve ser mais caro que 5 a 10€. Esse para mim é horrível. Mas a montagem esta bem feita, com as pedras etc. Nota-se que houve entrega. Espero que não leve a mal é apenas uma opinião pessoal.

Quanto aos peixes, acho que deveria de pesquisar sobre incompatibilidades primeiro e tentar comprar peixes que se dessem bem entre eles. Comprar tipo uma genero, por exemplo tetras ou rasboras. Existem milhares de peixes e temos que ter cuidado com o que escolhemos. Vejo que isso deve seguir o rumo a um comunitário, mollys,espadas e guppies.

Vou so deixar umas ideias, um cardume de corydoras sterbai, nao compre uma de cada nação mas sim umas 5 ou 6 da mesma subespécies, e existem mt msm, um cardume de raboras espei, Octocinculos, camaroes wild ou red cherrys e uma nerita puligera.

Abrazzi e boa aquarofilia!

 

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não fizeste o ciclo do azoto, não foi boa ideia. Tenta passar algumas das cerâmicas do aquário da tartaruga para o aquário dos peixes. Para ver se aceleras o processo. Faz tpa´s de no mínimo 20% dia sim dia não, durante a primeira semana. Se notares algo estranho nos peixes faz uma tpa maior (50% por exemplo).

Tens vários tipos de pedras, que provavelmente te alteram a química da água, o que te pode trazer alguma instabilidade ao aquário. Faz o teste do vinagre, retiras as pedras do aquário e pões-lhe o vinagre em cima, se observares alguma efervescência então essa pedra não é boa para o aquário, apesar de não ser totalmente garantido, pode ajudar.

Tens uma "pedra" cor de laranja, que me parece tijolo e que me parece ter cimento, se assim for retira-a imediatamente, o cimento pode ser nefasto para a qualidade da água.

A pedrinhas coloridas, também não são muito aconselháveis, por vezes os corantes diluiem-se na água e podem prejudicar os peixes.

 

Seria bom se conseguisses melhorar a iluminação do aquário, para poderes ter algumas plantas, fetos de java ou elodea, por exemplo. Logicamente se não fizeres fertilização não é garantido que te corra bem. Eu já vi fetos de java bem bonitos sem qualquer fertilização mas nem sempre é assim. As plantas ajudam na estabilização do aquário.

O filtro do aquário deverá ter no mínimo um caudal de 250 ou 300l/hora para garantir (já com as matérias filtrantes) 5x a capacidade do aquário.

Enche o aquário até ao topo e compra um termómetro para saberes qual a temperatura do teu aquário.

 

Quanto à tartaruga, na minha humilde opinião, ainda necessitava de mais espaço, trata-se de uma luta inglória pois dificilmente lhe conseguirás dar boas condições, o ideal seria teres um lago...

 

Desculpa o testamento, admito que não fui muito simpático, mas também admiro a tua vontade e empenho, (nos diy) que é sempre necessária para que tudo corra bem. Pensa que este é apenas o primeiro passo daquilo que tens para aprender.

Facilitava se fizesses a apresentação do teu aquário de uma forma mais organizada. Existe um formulário para tal, mas não o consegui encontrar.

Editado por tpt
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Setup

 

1 - aquário de 40l

 

2 - 1 dia :(

 

3 - 50comp 29 largura e 26 altura de agua

 

4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Filtro tetra de dois compartimentos com matérias filtrantes (carvão, filtrante branco, e cerâmica vinda de outro aquário.

 

4.2 - Termostato 75w

4.3 - Iluminaçao silvanya 4w gro-lux

 

 

5 - Substratos & decorações

Pedras

 

6 - Fertilização não tem

 

7 - Fauna

3 neons + 1 neon cardinal

3 guppys (1ma+2femeas) + 1 ma guppy elder ou lá como se chama

1 tetra limão + tetra amarelo e um cor de laranja

Um limpa fundos corydoras e um limpa vidros albino esguio.

E outro que parece o peixe zebra esguio mas tem uma cauda bonita preta e branca.

 

9 – Observações

 

9.1 - Parâmetros da água so sei o pH 7.0 e o no2 que ta 0.1

9.2 - Frequência das TPa tenciono Semanalmente 20%

 

 

Enviado do meu VFD 600 através de Tapatalk

Editado por Patricia9031
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola antes de mais, não importo a criticas construtivas. Desde já um obrigada. Quando postei o post, não respondeu ninguém e fiquei desiludida...

 

Não sabia que as pedrinhas não eram apropriadas, mas o próximo investimento sera então isso.

 

Como repararam meu "querido" marido foi comprar mais peixes, a fauna está maior. E é claro que já lhe dei outra vez na cabeca porque ainda não tenho ciclo estabelecido. (Ele não percebe coitado )

 

Mas também agora não vou deitar os peixes fora certo?

 

Em relação aos testes necessito de quais? Tenho o pH e o no2.

 

E sim eu tirei umas cerâmicas do aquário da turtle para o filtro deste novo

 

 

Enviado do meu VFD 600 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Patricia,

vamos tentar ajudar...

-seria bom trocares as pedrinhas coloridas por areão ou na falta de melhor, areia(mesmo da praia depois de bem lavada e fervida)...(se puderes compra mesmo solo próprio)

-pede ao marido(das compras :smile2: ) que veja se na loja se têm plantas e que traga algo simples(anubias/musgos ou fetos) e coloca pois vai ajudar a estabelecer níveis;

-o filtro seria bom colocares uma esponja para filtrar para alem das matérias;

-faz pelo menos 2 TPA's semanais durante o primeiro mês...

-os peixinhos vão estar meio baralhados durante uns tempos,mas acredito que se os tiveres debaixo de olho tudo corre bem...

 

força nisso..

Cumps

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Patricia neste momento é mesmo tpas mais regulares durante uns tempos. N deixaste o aquário fazer o ciclo do azoto até inserires a fauna. Três durante a semana até fazer pelo menos um mês. Passado isso começar a fazer uma semanal mas por volta dos 30%.

Qt ao resto, foi o que já foi dito relativamente ao substrato e afins... Com o tempo e com vão na podes ir melhorando as condições do teu aquário.

Força nisso

 

via Nokia 3310

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não fizeste o ciclo do azoto, não foi boa ideia. Tenta passar algumas das cerâmicas do aquário da tartaruga para o aquário dos peixes. Para ver se aceleras o processo. Faz tpa´s de no mínimo 20% dia sim dia não, durante a primeira semana. Se notares algo estranho nos peixes faz uma tpa maior (50% por exemplo).

Tens vários tipos de pedras, que provavelmente te alteram a química da água, o que te pode trazer alguma instabilidade ao aquário. Faz o teste do vinagre, retiras as pedras do aquário e pões-lhe o vinagre em cima, se observares alguma efervescência então essa pedra não é boa para o aquário, apesar de não ser totalmente garantido, pode ajudar.

Tens uma "pedra" cor de laranja, que me parece tijolo e que me parece ter cimento, se assim for retira-a imediatamente, o cimento pode ser nefasto para a qualidade da água.

A pedrinhas coloridas, também não são muito aconselháveis, por vezes os corantes diluiem-se na água e podem prejudicar os peixes.

 

Seria bom se conseguisses melhorar a iluminação do aquário, para poderes ter algumas plantas, fetos de java ou elodea, por exemplo. Logicamente se não fizeres fertilização não é garantido que te corra bem. Eu já vi fetos de java bem bonitos sem qualquer fertilização mas nem sempre é assim. As plantas ajudam na estabilização do aquário.

O filtro do aquário deverá ter no mínimo um caudal de 250 ou 300l/hora para garantir (já com as matérias filtrantes) 5x a capacidade do aquário.

Enche o aquário até ao topo e compra um termómetro para saberes qual a temperatura do teu aquário.

 

Quanto à tartaruga, na minha humilde opinião, ainda necessitava de mais espaço, trata-se de uma luta inglória pois dificilmente lhe conseguirás dar boas condições, o ideal seria teres um lago...

 

Desculpa o testamento, admito que não fui muito simpático, mas também admiro a tua vontade e empenho, (nos diy) que é sempre necessária para que tudo corra bem. Pensa que este é apenas o primeiro passo daquilo que tens para aprender.

Facilitava se fizesses a apresentação do teu aquário de uma forma mais organizada. Existe um formulário para tal, mas não o consegui encontrar.

Boas, infelizmente não arranjei o substrato, não tenho muitas posses, mas que me aconcelham? Se tenho 40l 4k chega certo?

 

Em relação às pedras, fiz o teste e realmente uma fez reação ao vinagre. Pelo sim pelo não tirei todas. Fiquei com receio. A rapariga da loja disse-me que se apanhasse as da praia e do rio, bem fervidas e limpas podia ser uma opção. Concordam? Vou de vinagre na mão, à procura de pedras! Hehe

 

Continuo na duvida, tenho o teste do pH, e o de no2. Compro o de amônia ou o de no3?

 

Ah e o filtro é um tetra 600l/h, tirei as originais esponjas e pus carvão ativado, cerâmicas colonizadas de outro, e fibra filtrante.

 

Muito obrigada

 

Cumps

 

Enviado do meu VFD 600 através de Tapatalk

Editado por Patricia9031
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Patricia

De tudo o que já foi dito,eu acrescento,deixa acabar

o ciclo do azoto,finalizado o ciclo,arranjas uma caixa

de arrumação dessas plásticas,retiras toda a água

do aquário,para a caixa,colocas lá o filtro,e os peixes,

e o termo,limpas o aquário todo,antes tens que

comprares um areão de 1mmou 2,ou se poderes

compras subestrato que seija barato,mais umas

plantas,e montas tudo de novo,agora atenção e a

minha opinião,não mais que isso,ter muita calma

ajuda muito,boa sorte.

 

Cump: Álvaro Silva :thumbup3:

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje fiz uma tpa de 20%...deixei umas pedras que não reagiram com o vinagre. Tijolo ( penso que seja a pedra) vi que era bom para fixar bactérias boas.

 

Claro, já chega a parvoíce do meu marido, vou concluir o ciclo e não vou alterar nada nem por mais fauna.

 

Já agora introduzi as biobolas a tona da agua, faz algum efeito? Li que só faziam se tiverem efeito chuveiro em cima delas e não como meti...queria opinião

bc4b54b94d296cf0067d618463b6f5f6.jpg

f6b0d45901ddc2eb19adda606d9351df.jpg

92a2028899438c2fafd823c94bf1cd25.jpg

7b3c07a958745609206c6ce218f8ef18.jpg

Editado por Patricia9031
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, o cardinal não aguentou e foi para o céu dos peixinhos, e hoje foi o limpa fundos corydora. Ontem constatei que descansava de lado, e hoje acordei com ele a bloquear a entrada do filtro.

 

Ainda não tive hipóteses de comprar o teste de amônia, e talvez compre o de nitratos. Melhor comprar os dois certo? Tenho o de nitritos.

 

Tou a fazer TPA's de 20% dia sim dia não. Observo os peixes bem, apesar de um pouco sem cor ( os tetras fantasmas) e penso ter um tetra nariz bêbado mas não vejo vermelho.

 

PH 7

 

 

 

Enviado do meu VFD 600 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, o cardinal não aguentou e foi para o céu dos peixinhos, e hoje foi o limpa fundos corydora. Ontem constatei que descansava de lado, e hoje acordei com ele a bloquear a entrada do filtro.

 

Ainda não tive hipóteses de comprar o teste de amônia, e talvez compre o de nitratos. Melhor comprar os dois certo? Tenho o de nitritos.

 

Tou a fazer TPA's de 20% dia sim dia não. Observo os peixes bem, apesar de um pouco sem cor ( os tetras fantasmas) e penso ter um tetra nariz bêbado mas não vejo vermelho.

 

PH 7

 

 

 

Enviado do meu VFD 600 através de Tapatalk

Não vejo necessidade de comprares o teste de nitratos... O da amónia sim. Lê sobre o ciclo do azoto e vais perceber porquê.

A causa de morte dos teus peixes deve ser a amónia.

Quando percebes que algo está errado, (como por exemplo, uma corydora a descansar de lado) deves reforçar de imediato as tpa´s (a tpa de 50% de que te falei acima) e assim baixas a concentração de amónia.

Ok? Mesmo que outros peixes tenham resistido, isso não quer dizer que não estejam a ser afetados, ficam mais debilitados e sujeitos a doenças.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao gastes dinheiro em testes agora. Com o tempo logo comprar isso. Dao jeito as vezes mas não e essencial.

 

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

tal e qual...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Em relação a decoração podes coletar na natureza, areia do rio de uma zona não polida, pedras e madeira da mesma forma, a madeira podes apanhar na praia, tens é de ferver para retirar algum sal que tenha.

 

Testes não compres,

Com os melhores cumprimentos,

 

Luís Raposeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Patricia,

Quanto aos testes, não vale a pena estares a gastar dinheiro agora. Se quiseres mais la pra frente vais comprando. Se o euros são escassos focava-me em coisas mais importantes. Como tens o teste do No2 podes usa-lo. Ora portanto tens a amonia(NH3/NH4) que vai ser desnitrificada para NO2 e depois para NO3. Vai testando o NO2, quando este tiver a 0 terá o seu ciclo completo e nessa altura poderá começar a introduzir a fauna aos poucos. Quanto a fauna, tenta escolher peixes compatíveis entre si. Se gosta de corys compre um cardume de 5 a 6 da mesma espécie, não compre uma de cada nação. Quanto aos cardinais tera que comprar também um pequeno cardume de 5 ou 6. O seu aquario não e muito grande não poderá exagerar na fauna se ainda quiser por umas molly, guppies e espadas.

Quanto ao areão não sei se é apropriado ou não, se não estou em erro é vendido em lojas de aquariofilia e afins. Eu pessoalmente não gosto e não pensava duas vezes em por algo mais bonito e natural. Atenção se o seu desejo foi por corydoras terá que comprar uma areia redondo e pequena porque elas gostam de esgravatar o fundo e se areão for de pedra vão ficar sem barbilhos. Sinceramente não sei se é seguro usar areia da praia, mas se sim terá de ser muito bem lavada e fervida. Quanto a pedras e conchas na zona costeira, não me aventurava mt por ai. Se fosse a si ia passear com o seu marido por zonas de rios, ai sim terá agua doce e poderá encontrar umas pedras e troncos giros e quem sabe ate um bom areao.

Quanto ao filtro, é escusado usar carvão, o carvão serve quando temos os peixes doentes e fazemos um tratamento através de medicamentos e a seguir usamos o carvao para absorver esses medicamentos. Use esse espaço para por cerâmicas, essas bolas que vocé pos a flutuar no aquario. Onde estão não fazem nada.

Quanto as plantas umas anubias e uns fetos de java como já foi referido e tambem apostaria numas plantas flutuantes, são plantas que absorvem os nutrientes com mt força.

Boa aquarofilia

 

 

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigada a todos pelas dicas, vou tomar em conta. O problema é que financeiramente é impossível de alterar já o areão.

 

Tenho umas duvidas em relação a escolha. E já tou cansada de procurar e as opiniões são varias.

Vou então meter umas plantinhas de baixa manutenção.

 

Duvida:

Só com areão as plantas pegam? Se não, qual substrato aconcelham e com preço em conta.

 

Tenho acesso a areia sílica.

Um leigo deu-me uma especie de gravilha, mas penso que é marmorite, que vem de mármore, logo não posso usar certo? Apesar de ter feito 2dias dentro de agua e medi o pH e dá 6/7.

...

 

Agora queria que me ajudassem nesta situação. Disseram para tirar o carvão ativado, tirei e introduzi mais cerâmicas colonizadas de outro aqua...

Fiz quase 50% da agua porque como ando com obras (claro que Tapei) mas pelo sim pelo não fiz essa quantia de troca.

 

Hoje ao acordar...reparo que a água esta um pouco esbranquiçada...

 

O que fiz mal?

 

090240255427949c805dc2200859852b.jpg

 

Enviado do meu VFD 600 através de Tapatalk

Editado por Patricia9031
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As cerâmicas colonizadas estiveram muito tempo sem água ?

Pode ser bactérias na coluna de água

Obrigada por responderes. Não, tive o cuidado de ficarem submersas.

Não sei se deste uma olhadela ao resto do tópico, mas não será do ciclo imaturo? Iniciou-se a 30/11

 

Tambem li que as TPA's fazem fazer um novo ciclo é verdade?

 

Enviado do meu VFD 600 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Patricia

Aqui no Fórum,tens um poste que fala do

ciclo do azoto,deves ler,eu quando faço o

ciclo do azoto,nunca faço TPAs,mas também

nunca coloco peixes,sem terminar o ciclo,

agora eu acho que deves fazer TPAs,mas

com espaços de dois em dois dias,isto se

achares que os peixes não estão confortáveis,

mas só durante uma semana,isto digo eu,e

a minha opinião,val o que val.boa sorte.

 

Cump Álvaro Silva

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.