Recommended Posts

Boas,pois é o seguinte,tenho um salgado de 200 litros há já 5 anos,aquário atulhado de corais,dois palhaços,um yellow tang e um six line wrasse,tudo em ordem e controlado,mas agora deu-me assim uma pancada para tentar um nano de 50 litros brutos mas com animais da costa,a ideia seria colocar apenas camarões,burriés claro,eremitas e um gobio ou dois da costa apenas e tentar talvez uma anémona.

Gostava de opiniões de malta que tenha experiência em animais da nossa costa,tal como que tipo de rocha devo colocar,a temperatura da água e que tipo de iluminação para uma anémona neste caso,escumador,já vi uns pequenos para este tipo de aquários,em relação á temperatura no verão,tenho solução,que é o que faço neste momento,uso uma calha de ventoinhas de pc e siga.

Vivo a 5 m do mar,faço pesca submarina e esta bicharada não me é estranha nem nada,mas gosto sempre de reunir o máximo de informação possivel antes de avançar.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá wave.

 

Enquanto os especialistas da nossa costa não aparecem, aqui vai a minha opinião até porque já estive várias vezes para montar um como esse.

Eu fazia assim:

colocava rocha de coral para manter um bom nível de bactérias. A rocha da nossa costa não é muito porosa.

Areia da nossa costa apanhada dentro de água.

na sump colocava siporax ou outra coisa semelhante também para ajudar o tratamento.

Não usava escumador, ao invés fazia mudas grandes de água. Com 58 litros é fácil mudar 30/40%.

Colocava algumas anémonas para ver o que acontecia e uns peixinhos (pequenos) tipo gobies que se apanham nas poças em maré vazia.

E fazia antes uns mergulhos noturnos para escolher as melhores anémonas.

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,Obrigado pela excelente opinião,no meu caso,não vou usar sump,terei mesmo de comprar um escumador,as tpa´s não são problema,pois é como dizes,é um aquário pequeno,mesmo no meu aquário principal de 200 litros eu faço tpa´s quinzenais de 20%,como tenho mar perto,posso me dar a esse luxo,a rocha iria mesmo usar rocha morta e não da costa por esse mesmo motivo,e a areia seria sim,a da praia.

A tua opinião não difere muito do meu plano eheh.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estou seguro se usava escumador.

Já li em muitos sítios relatos de quem não o usa e parece não ter problemas.

Para além disso vais meter um bloco de plástico feio dentro do tanque. Eu em tempos tive um Tunze dentro do aquário e não gostava nada de ver aquilo lá dentro. (não descansei até o ver arrumado na garagem.:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim,realmente por uma questão de estética a coisa não fica lá muito bonita não,mas nesse caso iria exigir mudanças maiores nas tpa´s,só iria mesmo para o escumador mesmo naquela de maior segurança mais nada.

Obvio que ao ser um volume pequeno de água,torna mais facil uma tpa grande mais acessivel,é um caso a pensar sim :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Força! É claro que é o que for melhor para ti.

Eu sempre que faço uma montagem nova aproveito para experimentar diferentes técnicas.

Se calhar também podes introduzir algumas algas, mas ia o conselho dos especialistas também é importante para não ficares com um algário.....!

Vou seguir ficando à espera das fotos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por todas as tuas opiniões,este pequeno projecto ainda vai levar o seu tempo pois vou adquirindo os materiais aos poucos,isto alturas de Natal estouram com as economias todas ehh

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, também estou a fazer um projeto do género, no meu caso trata-se da conversão de um aquário de água doce quente em água salgada da costa, com alguns projetos DIY à mistura. O meu aqua é de 60l logo muito similar ao que pretendes fazer. Vou aproveitar o tópico do teu para tirar umas ideias para o meu :)

 

Sent from my HTC One SV using Tapatalk

Bruno Moreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais