O meu primeiro aquario 112L


brunobapt

Recommended Posts

Bom dia Malta da aquariofilia.

Tinha um aquario parado em casa já há algum tempo, e após pesquisar bastante aqui no fórum decidi avançar com o projeto. No início a minha ideia era um aquario de água salgada, mas rapidamente perdi essa ideia devido ao facto da falta de disponibilidade (€) e porque um salgado ia muito para além do meu conhecimento, logo, quis começar com algo mais simples.

 

Dimensões : 70*40*40

Volume: 112 L

Iluminação : Duas lâmpadas de 18w cada, ligadas 8h/dia

Substrato: Areão branco - 10 kg ( penso ter cometido um erro aqui, ao não ter posto substrato fértil)

Aquecimento: termostato 300 w

Filtro: tetratec ex700 (700 L/h)

 

Fauna:

7 Neons;

2 neons rosa;

1 espada;

5 zebra;

2 Guppies;

1 betta macho

3 ramirezi ( 1 macho e 2 fêmeas )

1 limpa algas ( não sei o nome )

1 rã aquática

Precisava de uma equipa de limpeza eficiente, que me aconselham?

 

Flora:

 

Aqui é que preciso seriamente de ajuda. Não sei que flora ponha. Apesar de já ter alguma não estou satisfeito com o efeito da mesma, e acho o meu aquario pouco agradável devido a isso...

As plantas que tenho estão nas fotos, e não sei o nome delas porque na loja onde as comprei não me o souberam dizer :/

 

 

Ph: entre 6.5 e 7.0

Amônia : 0

 

Manutenção : trocas parciais- 20% 1 X por semana

48f9f679bf57101f595543250fee5790.jpg37efcd83b4fae36c472a95ccc626951e.jpghttps://vimeo.com/193528510ef05f169d9daded5e5b8cedc53a2d183.jpg

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São otocinclus Affinis os de limpeza.

Desconhecia essa espécie de rãs. Que lhes das para comer ?

Sobre as plantas, estarem enterradas em areia não lhes dá grandes nutrientes nem estabilidade na raiz. Fazes fertilização ?

Fizeste o ciclo do azoto ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São otocinclus Affinis os de limpeza.

Desconhecia essa espécie de rãs. Que lhes das para comer ?

Sobre as plantas, estarem enterradas em areia não lhes dá grandes nutrientes nem estabilidade na raiz. Fazes fertilização ?

Fizeste o ciclo do azoto ?

Para comer dou-lhes os mesmo dos meus peixes(flocos) disseram-me que se alimentavam do mesmo, e até ver não noto nada de estranho na rã.

 

Sim, tenho fertilização líquida da sera,só.

Sim, antes de montar o aquario li muitas coisas aqui no fórum e fiz o ciclo do azoto.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

As plantas que tens são: Na foto do ramirezzi parece-me ludwigia repens rubin ou então a palustris e na da rã é egeria densa.

 

As pedras é rocha vulcânica e essa areia não é muito boa para as planas especialmente sem o fértil por baixo.

 

Se quiseres adicionar o fértil (o plant growth aí na fishroom em Leiria custa perto de 13€) podes fazê-lo, mas precisas de paciência.

 

Tiras a água para um recipiente, depois os peixes, as plantas e pedras para o mesmo recipiente. Ligas o filtro no recipiente. Tiras a areia toda e metes o fértil. Voltas a pôr a areia sem a lavar e a montar as pedras e plantar. Enches com metade da água e esperas um dia. No dia seguinte adicionas os peixes e metes o resto da água. Não vais quebrar o ciclo porque a operação só demora um dia e já vais ter comidinha para as plantas.

 

Em relação a flora podes pôr cryptocorines, anubias, echinodorus que são plantas que se dão bem nessas condições.

 

Quanto ao fertilizante podes lá ir à Fishroom que ele ajuda-te. Tem lá um fertilizante bom (não me lembro do nome agora) que serviu bastante bem quanto tive o low tech. Notei um bom pulo quando comecei a usar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo84, muito obrigado pela explicação, vou esperar pela semana que vem para fazer isso e depois mostro resultados.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Gonçalo, da última vez que fui à fishroom não tinha tropica, só aquabasics plus.

 

Brunobapt és da zona centro ?

Sim, sou da Marinha Grande mas trabalho em Leiria

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zero não André. Temos a Fishroom que é o que nos safa. E em termos de peixes mesmo tens também a Ornimundo no centro comercial que apesar de ser uma tipica "loja de animais" tens muita e qualidade de fauna. De plantas é bola e aquascaping idem, mas de vivos é fixe.

 

Se bem que sempre que posso vou à Aquaeden. Fica a 1 hora de caminho mais portagens (para mim Leiria é meia hora) mas vale a pena ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zero não André. Temos a Fishroom que é o que nos safa. E em termos de peixes mesmo tens também a Ornimundo no centro comercial que apesar de ser uma tipica "loja de animais" tens muita e qualidade de fauna. De plantas é bola e aquascaping idem, mas de vivos é fixe.

 

Se bem que sempre que posso vou à Aquaeden. Fica a 1 hora de caminho mais portagens (para mim Leiria é meia hora) mas vale a pena ;)

A agriloja de Pombal tem mais é melhores preços em peices de água quente.

Tem rams Germain a 4.75 já grandotes.

Em peixes sim, mas em terras filtros etc temos de nos servir pelas entregas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas. a rã não necessita de uma zona sem água para poder estar ou respirar.?

 

Enviado do meu SM-G925F através de Tapatalk

Não, normalmente a rã anda sempre no fundo do aquario, lá de vez em quando vem á parte de cima da água, mas é raro. No início nem nunca a via, estava sempre escondida ao pé das rochas, agora é que perdeu a vergonha e já passa mais tempo na "front line" do aquario
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, normalmente a rã anda sempre no fundo do aquario, lá de vez em quando vem á parte de cima da água, mas é raro. No início nem nunca a via, estava sempre escondida ao pé das rochas, agora é que perdeu a vergonha e já passa mais tempo na "front line" do aquario

muito bem.

tenho visto que algumas necessitam de parte seca.

também vi que algumas comem tudo que me mexe

 

Enviado do meu SM-G925F através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito bem.

tenho visto que algumas necessitam de parte seca.

também vi que algumas comem tudo que me mexe

 

Enviado do meu SM-G925F através de Tapatalk

Também já vi dessas sim, mas esta penso eu que é diferente.

Olha, por acaso Ainda há pouco lhes dei comer, e caiu um bocado de um floco mesmo ao lado da rã, e o ramirezi foi lá petiscar e a rã nem se mexeu, eu já a pensar que a rã o ia atacar, afinal não

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.