Desova de Escalar


Recommended Posts

Boas. Tenho um casal formado de escalares num aquaria de 80L. no aquário só tem eles e um Hypostomus plecostomus, a fêmea ja fez 3 desovas sempre com a fertilização do macho. ate ai tudo bem, o problema e que passado poucas horas os 2 comem todos os ovos. Ja prendi o Hypostomus plecostomus para diminuir o stress mais é igual. Devo aumentar a frequência da alimentação? agradeço mais dicas. obrigado

Link to post
Share on other sites

Boas

Os Escalares vão sempre comer os ovos,para

que isso deixe de acontecer,o casal teria que

esta sós um aquário,junto com outros peixes

vai ser muito complicado,qualquer das maneiras

espera por outras opiniões.

 

Cump: Álvaro Silva

  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites

Boas provavelmente o casal é novo e recém formado daí ainda estarem a comer os ovos. Se tiveres oportunidade retira os ovos para um aquário à parte com água do teu aquário e uma pedra difusora e se tiveres umas gotas de azul de metileno para evitar que os ovos funguem. Esta não é a forma ideal mas pelo menos sempre ha alguma hipotese de tentar salvar alguns alevinos. Vai partilhando...

  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites

1. Tirar o pleco

2. Deixar luz sempre acessa

3. dar tempo ao casal, é novo e macho pode não estar a acertar nos ovos.

 

Se optares por tirar faz como o Ricardo diz. Opcionalmente se não tiveres onde por os ovos podes por uma rede (plástica ou metálica revestida) por cima dos ovos para impedir que eles os comam.

  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites
  • 1 month later...

Nao consigo de forma alguma que os escalares não comam os ovos. ja tapei todo o aquário, ja tirei o pleco, ja deixei sempre com as luzes acesas, dei bastante comida nada resulta. a agua esta com padrões normais o casal ja tem 3meses que fazem desovas mas acabam sempre por come-las.

queria mais ideias ou experiências que usaram com situações iguais.

os ovos sao bem fertilizados pelo macho e o casal sempre se dão bem.

Posso isolar os ovos depois do processo de postura???

ajuda pf.

obrigado

Link to post
Share on other sites

Boas,

 

Cheguei a ter criação de escalares num comunitário e eles fazem um bom trabalho a afastar todos os outros do local da postura. Nunca deixei a luz acesa a noite toda, mas tinha um pequeno led apontado aos ovos durante a noite para eles os conseguirem ver e não stressarem (que é quando comem os ovos).

 

Podes optar por retirar os ovos para outro aquário e deixá-los eclodir (uma pedra difusora, umas gotas de azul de metileno ajudam para não fungarem) ou proteger o local com material resistente (um vez experimentei colocá-los numa maternidade de rede em tecido e eles do lado de fora às bicadas estragaram os ovos todos), mas é uma experiência muito mais gratificante deixar os pais criarem os pequenos.

 

Dá tempo ao casal para aprenderem a fazer bem as coisas, parece-me que ainda são muito jovens e é natural que essas coisas aconteçam.

 

Boa sorte com eles.

  • Upvote 1
Link to post
Share on other sites

Boas,

 

Quanto tempo é normal eles conseguirem concluir todo o processo sem comer os óvulos?

 

Acho que isso depende muito do próprio casal. Alguns fazem-no logo à primeira, outros só passadas muitas tentativas.

Link to post
Share on other sites