German Cave


Luiz Medeiros

Recommended Posts

Isto sem base cientifica nenhuma e apenas uma opinião... Nós todos com o abdar da carruagem e na ansia do aquascaping e das plantas todas no ponto e com crescimentos vigorosos e cores lindas, descuramos muito a fauna.
É co2 no limite é fertilização e esquecemos que os peixes e camarões são seres sensiveis e que sofrem um pouco com estas avarias.
Invariavelmente os mais sensiveis vão à vida principalmente logo a seguir a uma introdução.
Quem de nós pode afirmar q nunca pôs os peixes ofegantes com bricadeiras de CO2.
Abraço e força nisso

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Luiz Medeiros disse:

O Scapers'Green é da Dennerle, ou seja, pela marca e pelo €€ DEVE adicionar alguma coisa, mas também estou quase certo que há carências.

Não tenho teste para Amônia, de resto, tem estado estável os seguintes parâmetros:

- Nitratos: 0
- Nitritos: 0
- GH: >7º
- kH: 6º
- pH: 7
- Cloro: 0

Estas medições foram feitas por aquelas fitas da Dennerle.

Com os testes da Aquatest:

NO3: 0
PO4: 0
pH: 7

O que as vezes esqueço de citar mas colabora muito para o NO3 estar a zero, é que tenho dois filtros EHEIM 4 Professional 600 a trabalhar.

Vou estudar o método E.I., já li muito sobre eles neste fórum mas nunca parei para estudar esta solução.

Pelo contrário filtros com colônias estáveis de bactérias contribuem para que não existam Amonia e Nitritos transformando-os em Nitratos, estes só são eliminados pelas plantas que os consomem ou com a TPA.

Mas no teu caso nao creio que exista carga orgânica para gerar Nitratos suficientes... Por isso só com adicionando com fertilização acompanhando com os restantes nas proporções certas.

  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 49 minutos, Vasco Ferreira disse:

Isto sem base cientifica nenhuma e apenas uma opinião... Nós todos com o abdar da carruagem e na ansia do aquascaping e das plantas todas no ponto e com crescimentos vigorosos e cores lindas, descuramos muito a fauna.
É co2 no limite é fertilização e esquecemos que os peixes e camarões são seres sensiveis e que sofrem um pouco com estas avarias.
Invariavelmente os mais sensiveis vão à vida principalmente logo a seguir a uma introdução.
Quem de nós pode afirmar q nunca pôs os peixes ofegantes com bricadeiras de CO2.
Abraço e força nisso

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk
 

Vasco mas neste caso o aqua é bem grande, não tem Nitritos nem Nitratos que devia ter para as plantas, não creio que seja por ai a morte dos peixes...

A não ser que por qualquer motivo o ciclo nao estivesse completo e estejas com pico de amônia mas isso só testando...

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luiz, as quantidades que os fabricantes anunciam nos rótulos dos fertilizantes nem sempre são os indicados para os nossos aquas. Para a malta que tem aquarios altamente plantados como o teu e com plantas que comem nutrientes à parva como as rotalas precisas de dosear muito mais. E foi por isso que mudei também para os sais férteis, porque não sirvo para pagar uma renda de fertilizantes. Já me chega a casa, o carro, a luz, a água, o gás...

Mas lá por se usar sais não quer dizer que tenhas obrigatoriamente de fazer EI. Podes mimicar os ferts de compra por exemplo. Neste momento no aqua pequeno estou a usar uma receita para imitar os fertilizantes da ADA. Tem resultado maravilhosamente. Crescimento fantástico e não tenho uma sopa de nutrientes, mas só funciona com Amazonia.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

o áqua tem-se aguentado e está com um aspecto excelente, não me parece grande idéia ires para o EI com um áqua dessa litragem, não porque não vá resultar mas porque irá dar um bocado de trabalho que pode não se justificar, recomendava ante o método PMDD, podes ler sobre ele aqui: http://www.theplantedtank.co.uk/PMDD.htm, se precisares de ajuda para ajustar as doses dispõe.

abraço,

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Pedro Bernardo disse:

Vasco mas neste caso o aqua é bem grande, não tem Nitritos nem Nitratos que devia ter para as plantas, não creio que seja por ai a morte dos peixes...

A não ser que por qualquer motivo o ciclo nao estivesse completo e estejas com pico de amônia mas isso só testando...

Não tenho testes de Amônia, mas sinceramente pela saúde dos peixes em geral (com exclusão dos Otos é claro) o aqua tem estado muito estável, duvido que tenha problemas de Amônia, ainda mais com dois filtros e 400 litros de água

há 4 horas, Gonçalo84 disse:

Boas Luiz, as quantidades que os fabricantes anunciam nos rótulos dos fertilizantes nem sempre são os indicados para os nossos aquas. Para a malta que tem aquarios altamente plantados como o teu e com plantas que comem nutrientes à parva como as rotalas precisas de dosear muito mais. E foi por isso que mudei também para os sais férteis, porque não sirvo para pagar uma renda de fertilizantes. Já me chega a casa, o carro, a luz, a água, o gás...

Mas lá por se usar sais não quer dizer que tenhas obrigatoriamente de fazer EI. Podes mimicar os ferts de compra por exemplo. Neste momento no aqua pequeno estou a usar uma receita para imitar os fertilizantes da ADA. Tem resultado maravilhosamente. Crescimento fantástico e não tenho uma sopa de nutrientes, mas só funciona com Amazonia.

Com certeza Gonçalo, se começar a aumentar muito a fertilização, isso vai ficar muito caro, ainda mais que tenho as Rotalas a crescer com ervas daninhas e já tenho de podá-las a cada 15 dias, veja lá o que vai acontecer se aumentar muito o fertilizante actual. (Minha próxima montagem acho que só haverá plantas de crescimento lento kkkk)

há 1 hora, A. Ferreira disse:

boas,

o áqua tem-se aguentado e está com um aspecto excelente, não me parece grande idéia ires para o EI com um áqua dessa litragem, não porque não vá resultar mas porque irá dar um bocado de trabalho que pode não se justificar, recomendava ante o método PMDD, podes ler sobre ele aqui: http://www.theplantedtank.co.uk/PMDD.htm, se precisares de ajuda para ajustar as doses dispõe.

abraço,

Obrigado Ferreira,
Tu e o Pedro já me deram material para uma boa leitura, vou avaliar ambas e ver por qual decido.
Por essa razão que gosto deste forum, a partilha de conhecimento é uma mais valia imensurável neste hobby.
Abraço

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luiz

Mas há algum Fórum melhor que este??

em Portugal?? eu vejo outros Fórum a fechar,

e os que ainda duram,nem respostas dão aos

postes.

Abraços Álvaro Silva   :agrue:

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Luiz Medeiros disse:

Não tenho testes de Amônia, mas sinceramente pela saúde dos peixes em geral (com exclusão dos Otos é claro) o aqua tem estado muito estável, duvido que tenha problemas de Amônia, ainda mais com dois filtros e 400 litros de água

Com certeza Gonçalo, se começar a aumentar muito a fertilização, isso vai ficar muito caro, ainda mais que tenho as Rotalas a crescer com ervas daninhas e já tenho de podá-las a cada 15 dias, veja lá o que vai acontecer se aumentar muito o fertilizante actual. (Minha próxima montagem acho que só haverá plantas de crescimento lento kkkk)

Obrigado Ferreira,
Tu e o Pedro já me deram material para uma boa leitura, vou avaliar ambas e ver por qual decido.
Por essa razão que gosto deste forum, a partilha de conhecimento é uma mais valia imensurável neste hobby.
Abraço

Eu não sei muito, tens aqui gurus autênticos como o A. Ferreira que andam aos anos nisto, mas é precisamente por teres rotalas que são plantas de crescimento rápido (logo chupadoras de nutrientes natas) que não sobra nada para a staurogyne que é mais lenta. Visto que o teu solo não é muito rico deves aumentar a fert liquida. 

Se tiver a dizer besteira corrijam-me pf.

há 3 horas, A. Ferreira disse:

boas,

o áqua tem-se aguentado e está com um aspecto excelente, não me parece grande idéia ires para o EI com um áqua dessa litragem, não porque não vá resultar mas porque irá dar um bocado de trabalho que pode não se justificar, recomendava ante o método PMDD, podes ler sobre ele aqui: http://www.theplantedtank.co.uk/PMDD.htm, se precisares de ajuda para ajustar as doses dispõe.

abraço,

Boas António, acho que esse método não será muito bom para este aqua, visto que o Phil tem muita luz. Acho que o que se adequa melhor é mesmo o EI cortado a metade no começo, e depois logo se via. Eu vi bem o pulo que o Brown Fingers deu quando comecei a usar EI em vez de Tropica! Não só em crescimento mas também na saúde das plantas.

Mas volto a dizer: isto é a minha ideia. E eu sou bastante maçarico nisto! 

Abraço

Editado por Gonçalo84
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez umas pastilhas no solo por baixo dessas plantas mais lentas sempre evita carregar a coluna de água com nutrientes...é que as algas não perdoam...

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, Filipe Sampaio disse:

Talvez umas pastilhas no solo por baixo dessas plantas mais lentas sempre evita carregar a coluna de água com nutrientes...é que as algas não perdoam...

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk
 

Nutrientes não causam algas, a falta deles é que sim. Este é o princípio do Estimative Index usado com sucesso por muitos aquariofilistas por esse mundo a fora.

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, Gonçalo84 disse:

Nutrientes não causam algas, a falta deles é que sim. Este é o princípio do Estimative Index usado com sucesso por muitos aquariofilistas por esse mundo a fora.

e por cá também :animal_fish:

  • Votar + 3

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nutrientes não causam algas, a falta deles é que sim. Este é o princípio do Estimative Index usado com sucesso por muitos aquariofilistas por esse mundo a fora.

Então quer dizer que se eu despejar os frascos do estimative index dentro do aquario e os deixar estar lá uma semana não vou ter algas?

É que se assim for fica fácil manter o aquario limpo compro os sais fertilizo à bruta sem necessidade de fazer contas, tpa ao fim de semana e vou ter o aquario perfeito..!!???

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

  • Votar + 2

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Filipe Sampaio disse:


Então quer dizer que se eu despejar os frascos do estimative index dentro do aquario e os deixar estar lá uma semana não vou ter algas?

É que se assim for fica fácil manter o aquario limpo compro os sais fertilizo à bruta sem necessidade de fazer contas, tpa ao fim de semana e vou ter o aquario perfeito..!!???

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk
 

Isso é uma maneira muito simplista de dizer as coisas, mas estás perto. Como em tudo é preciso haver um certo equilíbrio. A fórmula original do EI é abusada para a maioria dos aquários. A receita pela metade já dá bem, se então se sentir carências então sobe-se.

A única vantagem dos fertilizantes de marca é (talvez) o grau de pureza dos sais que não sujam tanto o glassware, de resto é só desvantagens. Mais precisamente:

- necessitas de testes (que não muito precisos como sabemos, excepto se forem testes de laboratório que o comum dos mortais não têm acesso) para poderes ver se estás a dosear muito ou pouco.

- testes esses que são bem caros

- testes esses que são chatos de fazer e que demoram tempo. Tempo esse que podias utilizar para observar o aquário ou mandar larachas no fórum

- fica muito mais caro fertilizar por litro do que em sais

- não são personalizáveis, ou seja, se achares que precisas de mais fosfatos por exemplo tens de adicionar os outros nutrientes em conjunto

E manténs a necessidade de fazer uma tpa de 50% semanal mínima porque todos sabem que é bom para um aquário plantado.

De resto se tiveres uma boa filtragem, co2 estável, luz boa mas não abusada e usares EI é quase garantido que terás um aquário bonito.

Eu no Brown Fingers para fertilizar com Tropica por exemplo tinha de gastar perto de um frasco por mês, isso era 13€ por mês que para mim é muito. Com os sais faço por cêntimos ou talvez por poucos euros. 

É só a minha opinião.

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu entendo a tua opinião e até concordo com a maioria só acho que dizer que nutrientes em excesso não causa algas não será completamente correto por exemplo fosfatos em excesso pode causar gda, ferro em excesso pode causar filamentosas e há mais exemplos.

Concordo plenamente que tem de haver um equilíbrio mesmo no EI .
Daí existirem as famosas calculadoras para que se possa de alguma forma ir controlando as quantidades que introduzimos no aquario.

Abraço

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

  • Votar + 1

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Filipe Sampaio disse:

Eu entendo a tua opinião e até concordo com a maioria só acho que dizer que nutrientes em excesso não causa algas não será completamente correto por exemplo fosfatos em excesso pode causar gda, ferro em excesso pode causar filamentosas e há mais exemplos.

Concordo plenamente que tem de haver um equilíbrio mesmo no EI .
Daí existirem as famosas calculadoras para que se possa de alguma forma ir controlando as quantidades que introduzimos no aquario.

Abraço

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk
 

Boas

Estamos a falar de fertilizar um aquário, por isso posso dizer que quando se diz fertilizar em excesso obviamente que tem de se ter bom senso. Fazer o EI já é fertilizar em excesso. E repito mais uma vez que tem provas dadas.

E ainda há outra vantagem no EI, que é eliminar um possível problema. Ou seja, se houver problemas no aqua já não se pode atribuir à falta de ferts, e assim pensar na luz ou co2.

Abraço

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 horas, Gonçalo84 disse:

Eu não sei muito, tens aqui gurus autênticos como o A. Ferreira que andam aos anos nisto, mas é precisamente por teres rotalas que são plantas de crescimento rápido (logo chupadoras de nutrientes natas) que não sobra nada para a staurogyne que é mais lenta. Visto que o teu solo não é muito rico deves aumentar a fert liquida. 

Se tiver a dizer besteira corrijam-me pf.

Boas António, acho que esse método não será muito bom para este aqua, visto que o Phil tem muita luz. Acho que o que se adequa melhor é mesmo o EI cortado a metade no começo, e depois logo se via. Eu vi bem o pulo que o Brown Fingers deu quando comecei a usar EI em vez de Tropica! Não só em crescimento mas também na saúde das plantas.

Mas volto a dizer: isto é a minha ideia. E eu sou bastante maçarico nisto! 

Abraço

boas,

vou então, conforme pedido, corrigir o Gonçalo..., pá... tens sido aqui para a malta um exemplo no que toca a dedicação ao hobby, pesquisa, saber ler nas entrelinhas, humildade, fazer muito com pouco (€), épá podia elencar aqui mais uma dúzia de adjectivos que tu mereces, mas quero destacar aquele que acho ser o principal, o prazer que tens em partilhar a tua experiência e saber adquirido sem qualquer presunção (que até era justificada :wink:).  

aqui neste fórum não há "sabetudos", há malta semelhante a ti que gosta de ajudar com a sua pouca (ou muita) experiência aqueles que a solicitam, e tem um enorme prazer em ajudar quem a solicita, podemos errar, mas tenham a certeza que queremos sempre ajudar desinteressadamente! há alguns gurus, como referes, mas não me incluo neles, quanto muito apenas na tentativa de ajudar e ser prestável bigsmile

voltando ao assunto em apreço, concordo contigo, sugeri a utilização do PMDD face à fertilização que o Luís está a utilizar, julgo que com este método iria obter melhores resultados que os que está a obter e sem ter de ir para as brutais TPA's (em litros) num áqua com aquela litragem :rolleyes:

de facto, usar o EI (a 50%) e TPA's semanais de 30%, parece-me uma excelente opção para o Luís equacionar :thumbup3:

acima de tudo, divirtam-se e partilhem as experiências bigsmile

abraço,

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, A. Ferreira disse:

boas,

vou então, conforme pedido, corrigir o Gonçalo..., pá... tens sido aqui para a malta um exemplo no que toca a dedicação ao hobby, pesquisa, saber ler nas entrelinhas, humildade, fazer muito com pouco (€), épá podia elencar aqui mais uma dúzia de adjectivos que tu mereces, mas quero destacar aquele que acho ser o principal, o prazer que tens em partilhar a tua experiência e saber adquirido sem qualquer presunção (que até era justificada :wink:).  

aqui neste fórum não há "sabetudos", há malta semelhante a ti que gosta de ajudar com a sua pouca (ou muita) experiência aqueles que a solicitam, e tem um enorme prazer em ajudar quem a solicita, podemos errar, mas tenham a certeza que queremos sempre ajudar desinteressadamente! há alguns gurus, como referes, mas não me incluo neles, quanto muito apenas na tentativa de ajudar e ser prestável bigsmile

voltando ao assunto em apreço, concordo contigo, sugeri a utilização do PMDD face à fertilização que o Luís está a utilizar, julgo que com este método iria obter melhores resultados que os que está a obter e sem ter de ir para as brutais TPA's (em litros) num áqua com aquela litragem :rolleyes:

de facto, usar o EI (a 50%) e TPA's semanais de 30%, parece-me uma excelente opção para o Luís equacionar :thumbup3:

acima de tudo, divirtam-se e partilhem as experiências bigsmile

abraço,

Pessoal, quero dizer aqui uma coisa. Este é um Homem com H grande mesmo. Sempre disposto a ajudar, sempre com conselhos de topo. Mais do que um aquariófilo experiente é uma jóia de pessoa! Muito me ajudou quando comecei e muito me ajuda quando preciso. Se estou onde estou e se chegar onde quero chegar muito se deve a este chefe.

Obrigado António pelos elogios!

Sei que não há gurus nem sabetudos, nem aqui nem em lado nenhum. Todos sabem coisas e todos erram. Mas a experiência vale de muito, seja em aquariofilia, seja em qualquer coisa, e aí sim tu te integras. 

O que sei e que estudei (sim porque eu estudo muito enquanto a namorada está a ver a novela e quando adormece a meio dos filmes :cool2:) tento partilhar, mas como todos erro. Aí não há volta a dar. Mas sim, tenho prazer em tentar ajudar e gostava que todos tivessem um aquário plantado lindo e que o partilhassem aqui para crescimento do fórum e do aquascaping em Portugal.

Voltando à fertilização do Phil acho que o EI é o melhor para ele e de certeza que com a litragem que ele tem já arranjou um sistema bom para tpa´s. Eu no meu grande demoro 10/15 min com uma mangueira ligada diretamente à torneira com uma coisa parecida com esta na ponta. 

esguicho_com_jato_regulavel_para_engate_

Tem dois modos, tipo chuveiro que é bom para encher os aquas aquando das novas montagem (estilo ADA) e modo de arejamento da água como as torneiras de casa que elimina maior parte do cloro logo à saída da mangueira.

Quanto aos pós podes arranjar aqui no fórum para experimentares e testares se é isso que queres e se adequa melhor, porque realmente com essa litragem continuar com ferts de marca é uma bela renda.

há 40 minutos, Pedro Bernardo disse:

É Padrinho António, sim senhor subscrevo!

É o teu e o meu e de muita gente aqui de certeza Pedro :happy:

Abraço a todos!

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,
Uma das principais metas pata mim, quando optei por um aquário plantado, além da beleza deste tipo de atividade, foi criar um ambiente mais próximo do natural para os peixes se sentirem confortáveis, seja no que diz respeito a flora, sega no tamanho.
Há duas semanas, adicionei ao aquário dos casais de Ramizeri, e acabei por ser contemplado com uma bela recompensa, ambos os casais já colaram seus ovos.
As fotos não estão lá grande coisa, mas nota-se os ovos.
Abraço a todos e vamos ver se os ovos eclodem e se os alevinos sobrevivem.da3a2d05e361ad751fd3c0baa786bf0f.jpga779be112b2736771bbbb17f1df595b3.jpg

Enviado do meu ASUS_Z00AD através de Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A parte dificil é agora... Os pais comem os filhotes geralmente durante a noite.

Só há uma maneira de safá-los, que é tirar os pais e todo o resto dos peixes do aqua, mas isso não deve ser possível né? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas Luiz,

Como é, já passou 1 mês e nada de fotos?!! queremos ver como isso está!! ;)

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

Desculpe a ausência, mas estive 2 semanas fora e outras 2 semanas bem atrapalhado.

Bem, vamos lá!

Nos último 45 dias que passaram (pois desde esa época que não coloco fotos de todo o aquário), o que aconteceu em ordem cronológica.

1 - Foram adicionadas Monte Carlo sobre o corte reto do tronco, sobre umas das rochas da caverna e sobre toda a área que estava sem nada na base do tronco maior

2 - O aquário manteve-se quase que intocado até 26 de Maio, tudo equilibrado com a antiga fertilização (Scaper's Green)

3 - No dia 28, iniciei uma grande poda, já que as rotalas estavam bonitas só no topo, então decidi por fazer uma poda a 10 cm do substrato e redistribuir algumas plantas

4 - Logo após a poda, iniciei a fertilização pelo método EI com fertilização Ecoarium e tudo começou a correr mal (Ciano bactérias, água turva, green sport a mais, etc.)

Neste momento parei com a fertilização e ando a acompanhar o desenvolvimento.

Seguem fotos (infelizmente não estão das melhores por causa da água turva)

IMG_4233.jpg

IMG_4188.jpg

IMG_4202.jpg

IMG_4203.jpg

IMG_4204.jpg

IMG_4205.jpg

IMG_4208.jpg

IMG_4209.jpg

IMG_4211.jpg

IMG_4213.jpg

IMG_4214.jpg

IMG_4215.jpg

IMG_4216.jpg

IMG_4217.jpg

IMG_4218.jpg

IMG_4219.jpg

IMG_4220.jpg

IMG_4221.jpg

IMG_4222.jpg

IMG_4223.jpg

IMG_4224.jpg

IMG_4226.jpg

IMG_4227.jpg

IMG_4228.jpg

IMG_4229.jpg

IMG_4230.jpg

IMG_4231.jpg

IMG_4232.jpg

Editado por Luiz Medeiros
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.