Olá! Outro novato...


Recommended Posts

O que não gostei mesmo foi a última pedra do lado esquerdo. Eu retirava e deixa o espaço mais aberto.

Boas, sou da opinião do bruno...

essa ultima pedra acho que saltava...

em relação a plantas, o conselho é que compres o maximo e plantes antes de encheres; é mais facil e perturbas obviamente menos o aqua...

em relação á aquaeden, acho que devias sempre fazer uma visita,até para trocares/tirares ideias com o Rui(dono da loja) e dos aquas que têm em exposição..

mas o grosso de plantas,sim,mais vale arranjares um bom pack no forum...

não faças questão de ter logo tudo,apenas tudo o que é vital para arrancares e deixa o que possas adicionar no tempo(ex:ferts e talvez CO2; o primeiro pk normalmente no inicio tens sempre BUM e nutrientes no aqua e o segundo pk é um investimento alto)

 

vai dando noticias,

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente já tens aí uma boa variedade de plantas. Deixa-me que te diga que a Alternanthera Reinickii apesar de ser uma planta vermelha, é uma planta relativamente fácil ou então como referiste a rosanervig. Excelentes cores têm e que fazem um contraste magnífico com as verdes e os troncos. A Rosanervig não cresce muito em altura, e mesmo a Reinickii não é uma planta muito alta. Ambas são boas para middleground...

Quanto a vasos depende sempre do espaço que queiras ocupar. Mesmo assim será melhor comprar 2 no caso das plantas que tenham um crescimento mais lento e que queiras que ocupem uma área maior.

Pessoal vamos a dar ideias ao Tiago....

 

 

Boas, sou da opinião do bruno...

essa ultima pedra acho que saltava...

em relação a plantas, o conselho é que compres o maximo e plantes antes de encheres; é mais facil e perturbas obviamente menos o aqua...

em relação á aquaeden, acho que devias sempre fazer uma visita,até para trocares/tirares ideias com o Rui(dono da loja) e dos aquas que têm em exposição..

mas o grosso de plantas,sim,mais vale arranjares um bom pack no forum...

não faças questão de ter logo tudo,apenas tudo o que é vital para arrancares e deixa o que possas adicionar no tempo(ex:ferts e talvez CO2; o primeiro pk normalmente no inicio tens sempre BUM e nutrientes no aqua e o segundo pk é um investimento alto)

 

vai dando noticias,

cumps

 

Desde já bom ano a todos! Que este seja melhor que o último.

 

Ok, vou então ver se compro algo no fórum primeiro. Aqui a zona dos classificados tem algum tipo de regra especial? E quanto as compras\vendas existe algum tipo de etiqueta que eu deva saber?

 

Em relação aos packs acho complicado porque, ao que me parece, dificilmente vou encontrar um pack apenas com plantas de fácil manutenção. Seria melhor falar com o vendedor a cerca do facto de eu estar interessado apenas em alguns artigos? Seria melhor eu colocar um anúncio meu?

 

Vamos lá ver no que dá! eheh

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes colocar anúncio a dizer que procuras plantas de fácil manutenção, por exemplo. Convém leres primeiro as regras nos classificados para não correres o risco de o teu post ser eliminado. Mesmo assim de vez em quando à pessoal que coloca anúncio com plantas bastante fáceis. O que tenho comprado tem vindo sempre bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, se queres ser especifico o melhor é fazeres mesmo o teu anuncio na "Procura" com o que pretendes...

porem não descures de ver os packs, ás vezes de 5/6 tipos podes tirar/utilizar metade e mesmo assim ficar-te em conta...

 

se queres mesmo fácil manutenção,então convém pensares(leia-se pesquisar) bem no que pretendes de flora e só depois atacares as compras...

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, se queres ser especifico o melhor é fazeres mesmo o teu anuncio na "Procura" com o que pretendes...

porem não descures de ver os packs, ás vezes de 5/6 tipos podes tirar/utilizar metade e mesmo assim ficar-te em conta...

 

se queres mesmo fácil manutenção,então convém pensares(leia-se pesquisar) bem no que pretendes de flora e só depois atacares as compras...

 

cumps

 

 

Podes colocar anúncio a dizer que procuras plantas de fácil manutenção, por exemplo. Convém leres primeiro as regras nos classificados para não correres o risco de o teu post ser eliminado. Mesmo assim de vez em quando à pessoal que coloca anúncio com plantas bastante fáceis. O que tenho comprado tem vindo sempre bem.

 

 

Ok pessoal, na volta é o que vou fazer. Obrigado.

 

Já agora, andava à procura de sites online aqui no fórum e encontrei esta loja chamada AQUAPLANTA.PT. A loja parece ter preços mais baixos do que o que venho a encontrar. Alguém tem experiência com a loja? Não encontrei comentários. E já agora, quando eles dizem vender por ex. 20 pés, eles estão a falar do numero de plantas e não da altura da mesma, certo? Só para confirmar. ahah

 

E um vazo normalmente traz quantos pés? Assim mais ou menos, só para eu ter uma ideia das quantidades.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depende da espécie da planta...

há vazos com 1 pé e vazos com + de 10 pés...

e sim, pés não é de altura... :)

 

quanto á loja não conheço,não te posso ajudar, mas espera que pode ser que alguém te dê feedback...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depende da espécie da planta...

há vazos com 1 pé e vazos com + de 10 pés...

e sim, pés não é de altura... :)

 

quanto á loja não conheço,não te posso ajudar, mas espera que pode ser que alguém te dê feedback...

 

 

Claro que por exemplo anubias, estaria a espera de um único pé. Mas por exemplo Bacopas ou Rotalas mesmo a 10 pés\vaso, fica mais barato ai esse site, que vende 20 pés pelo preço que custa um único vaso noutro site qualquer.

 

Na volta vou encomendar apenas uma unidade ou duas para ver a qualidade e tal. E se for bom, compro mais. As plantas nao morrer por ficar numa jarra com água uns dias pois não? D=

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desde que tenham luz, acho que não...

sim, testa e deixa feedback(não testes com muita quantidade,obviamente)..

 

 

Esperemos que não...

 

Encomendei as cenas terça, mas só hoje recebi confirmação que despacharam o envio. Eu até tinha enviado a confirmação da transferência bancária logo no dia... Acho que a loja é para os lados do Porto. Já não chega amanha certamente, e o CTT não trabalha ao fim de semana... Segunda nem estou em casa sequer. Mas como os correios andam, só lá para quarta ou quinta de qualquer das formas...

 

Depois de uma semana a viajar sei la como vou receber umas plantas lindas. ahah

Editado por Tiago Silva_49650
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epá se for por ctt pode chegar amanha, se despacharam a encomenda de manha...

já me chegaram cenas no dia seguinte, mas deixa ver...

 

vai dando feedback, esperemos que chega ASAP...

força nisso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epá se for por ctt pode chegar amanha, se despacharam a encomenda de manha...

já me chegaram cenas no dia seguinte, mas deixa ver...

 

vai dando feedback, esperemos que chega ASAP...

força nisso.

 

 

Epah tinhas razao, chegou mesmo hoje. Retiro o que disse acerca dos CTT. :roflroll2:

 

É assim, eles vendem pés, e isto foi obviamente podado ontem.

 

A Rosanervig tem uma cor magnifica, e já com raízes por entre as folhas. Estou bem contente. :dance:

 

Com o resto nem por isso.

 

Comprei uma dose de Hydrocotyle Tripartita e veio um bocadinho de nada. Com alguma folhagem velha e seca. Nem sei como vou plantar isto, parece a poda de um arbusto velho. :unsure: Normalmente quando via imagens, as folhas, e a planta em si, pareciam maiores.

 

A dose de Bacopa Caroliniana não estava má de todo, mas a planta não tem a vivacidade da Rosanervig. A Bacopa que veio é uma planta bastante rígida, nao estava à espera disso. Tive que remover as folhas todas dos pés das plantas, tinham algumas algas verdes e estavam a perder coloração.Também vinha com uns planorbis agarrados, mas isso é o menos.

 

Epah, por aquilo que gastei não estou descontente de todo. Mesmo que a Hydrocortyle não pegue, os pés de Bacopa e de Rosanervig compensam.

 

Amanha vou à Aquaeden buscar um par de Echinodorus Bleherae e mais uma dose de Hydrocortyle. E a principio vou começar assim. Não está totalmente plantado mas devagar se vai lá. Ou seria melhor esperar?

 

Vou vendo aqui no fórum umas coisinhas ou outras. Lá para fevereiro já deve dar para meter uma equipa de limpeza. :drool3:

Editado por Tiago Silva_49650
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Epah tinhas razao, chegou mesmo hoje. Retiro o que disse acerca dos CTT. :roflroll2:

 

É assim, eles vendem pés, e isto foi obviamente podado ontem.

 

A Rosanervig tem uma cor magnifica, e já com raízes por entre as folhas. Estou bem contente. :dance:

 

Com o resto nem por isso.

 

Comprei uma dose de Hydrocotyle Tripartita e veio um bocadinho de nada. Com alguma folhagem velha e seca. Nem sei como vou plantar isto, parece a poda de um arbusto velho. :unsure: Normalmente quando via imagens, as folhas, e a planta em si, pareciam maiores.

 

A dose de Bacopa Caroliniana não estava má de todo, mas a planta não tem a vivacidade da Rosanervig. A Bacopa que veio é uma planta bastante rígida, nao estava à espera disso. Tive que remover as folhas todas dos pés das plantas, tinham algumas algas verdes e estavam a perder coloração.Também vinha com uns planorbis agarrados, mas isso é o menos.

 

Epah, por aquilo que gastei não estou descontente de todo. Mesmo que a Hydrocortyle não pegue, os pés de Bacopa e de Rosanervig compensam.

 

Amanha vou à Aquaeden buscar um par de Echinodorus Bleherae e mais uma dose de Hydrocortyle. E a principio vou começar assim. Não está totalmente plantado mas devagar se vai lá. Ou seria melhor esperar?

 

Vou vendo aqui no fórum umas coisinhas ou outras. Lá para fevereiro já deve dar para meter uma equipa de limpeza. :drool3:

 

Ainda hoje mandei um molhozinho de tripartita para o lixo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Epah tinhas razao, chegou mesmo hoje. Retiro o que disse acerca dos CTT. :roflroll2:

 

É assim, eles vendem pés, e isto foi obviamente podado ontem.

 

A Rosanervig tem uma cor magnifica, e já com raízes por entre as folhas. Estou bem contente. :dance:

 

Com o resto nem por isso.

 

Comprei uma dose de Hydrocotyle Tripartita e veio um bocadinho de nada. Com alguma folhagem velha e seca. Nem sei como vou plantar isto, parece a poda de um arbusto velho. :unsure: Normalmente quando via imagens, as folhas, e a planta em si, pareciam maiores.

 

A dose de Bacopa Caroliniana não estava má de todo, mas a planta não tem a vivacidade da Rosanervig. A Bacopa que veio é uma planta bastante rígida, nao estava à espera disso. Tive que remover as folhas todas dos pés das plantas, tinham algumas algas verdes e estavam a perder coloração.Também vinha com uns planorbis agarrados, mas isso é o menos.

 

Epah, por aquilo que gastei não estou descontente de todo. Mesmo que a Hydrocortyle não pegue, os pés de Bacopa e de Rosanervig compensam.

 

Amanha vou à Aquaeden buscar um par de Echinodorus Bleherae e mais uma dose de Hydrocortyle. E a principio vou começar assim. Não está totalmente plantado mas devagar se vai lá. Ou seria melhor esperar?

 

Vou vendo aqui no fórum umas coisinhas ou outras. Lá para fevereiro já deve dar para meter uma equipa de limpeza. :drool3:

epá, o perfeito é plantares logo tudo...

mas sou sincero, não foi o que eu fiz e não me arrependo...

coloca fotos pòs-plantação para o ppl dar o típico bitaite e força nisso!!!

 

 

 

Ainda hoje mandei um molhozinho de tripartita para o lixo...

aiiii Gonçalo, não faz isso não...

guarda isso e partilha com o pessoal para fazer umas brincadeiras...

ter um nano a criar tripartita para o meu principal era já... lol

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Ainda hoje mandei um molhozinho de tripartita para o lixo...

 

É, li que a planta cresce como uma erva daninha. Eu espero que o molhinho que tenho pegue e fique mais verdinho. Tens em tapete ou em altura? E como plantaste? Este molhinho que tenho nao queria ficar no substrato... Tive de pender parte dele com driftwood... =(

 

 

 

epá, o perfeito é plantares logo tudo...

mas sou sincero, não foi o que eu fiz e não me arrependo...

coloca fotos pòs-plantação para o ppl dar o típico bitaite e força nisso!!!

 

 

aiiii Gonçalo, não faz isso não...

guarda isso e partilha com o pessoal para fazer umas brincadeiras...

ter um nano a criar tripartita para o meu principal era já... lol

 

 

Cumps

 

 

Acabei por plantar quase tudo de uma vez. Só falta um pormenor ou outro. Agora so quero acrescentar umas anubias e mais nada. A nao se que me dê qualquer coisa na cabeça... ahah

 

Ontem à noite ainda estava a montar, devem estar agora a fazer 14 horas que montei, tenho que tirar umas fotos então.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, deixa fotos para ver. E já agora podias deixar o feedback na secção apropriada no fórum para isso. Também vou precisar de plantar e é bom saber feedbacks ;)

Boa sorte e vai dando notícias

 

Enviado do meu VFD 600 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cresce como uma erva daninha nas condições certas.

 

CO2, ferts e luz com força. Já a tive em low-tech e ficava com folhas pequenas, escuras e engelhadas... Lá me sobrou uns 6 ou 7 pézinhos e recuperou quando passei para high-tech.

 

 

epá, o perfeito é plantares logo tudo...

mas sou sincero, não foi o que eu fiz e não me arrependo...

coloca fotos pòs-plantação para o ppl dar o típico bitaite e força nisso!!!

 

 

aiiii Gonçalo, não faz isso não...

guarda isso e partilha com o pessoal para fazer umas brincadeiras...

ter um nano a criar tripartita para o meu principal era já... lol

 

 

Cumps

 

Partilho na boa, mas só um molhozinho (era para aí uns 10 pés com 5/6 cm) não rende estar a enviar por correio ou assim. A não ser que passem por aqui, mas a malta é quase toda de Lisboas e arredores e ainda é 1 horinha de viagem até à minha terrinha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cresce como uma erva daninha nas condições certas.

 

CO2, ferts e luz com força. Já a tive em low-tech e ficava com folhas pequenas, escuras e engelhadas... Lá me sobrou uns 6 ou 7 pézinhos e recuperou quando passei para high-tech.

 

 

 

Partilho na boa, mas só um molhozinho (era para aí uns 10 pés com 5/6 cm) não rende estar a enviar por correio ou assim. A não ser que passem por aqui, mas a malta é quase toda de Lisboas e arredores e ainda é 1 horinha de viagem até à minha terrinha.

tenho pessoal na marinha, quando tiveres sobras diz que eu peço para trazerem.. ;)

Cumps

 

PS:e que bela "terrinha"...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, deixa fotos para ver. E já agora podias deixar o feedback na secção apropriada no fórum para isso. Também vou precisar de plantar e é bom saber feedbacks ;)

Boa sorte e vai dando notícias

 

Enviado do meu VFD 600 através de Tapatalk

 

 

Oi Patricia. Só agora tive uma pausa e como tal vou deixar aqui uma foto. Uma foto apenas porque não sou muito bom nisto da fotografia. :sorry:

 

É o meu primeiro aquascape, portanto espero conselhos em como melhorar. :smile2:

 

Cresce como uma erva daninha nas condições certas.

 

CO2, ferts e luz com força. Já a tive em low-tech e ficava com folhas pequenas, escuras e engelhadas... Lá me sobrou uns 6 ou 7 pézinhos e recuperou quando passei para high-tech.

 

 

 

Partilho na boa, mas só um molhozinho (era para aí uns 10 pés com 5/6 cm) não rende estar a enviar por correio ou assim. A não ser que passem por aqui, mas a malta é quase toda de Lisboas e arredores e ainda é 1 horinha de viagem até à minha terrinha.

 

 

Epah o que comprei da loja era mesmo só um molhinho, com folhas pequenas e meio amareladas... Exatamente como descreveste! Espero que sobreviva, mas com a minha luz fraca e sem co2 não sei não.

 

 

Bem, deixo então aqui a foto do aqua. Tirada no dia seguinte, mais ou menos 14 horas após a montagem.

 

Aqui fica: p7gHk

 

 

(Edit: não estou a conseguir meter a foto, o link está a funcionar?)

 

 

As plantas foram compradas na Aquaeden, com exceção da Hydrocotyle Tripartita, Hygrophila Polysperma 'Rosanervig' e Bacopa Caroliniana que encomendei na AQUAPLANTA.pt.

 

 

Começando da esquerda para a direita, frente para traz, temos:

 

- Hydrocotyle tripartita. O tal arbusto velho, pequeno e amarelado. Não sabia bem como plantar isto, tentei enterrar umas quantas no substrato. Tenho algum receio que não sobreviva.

 

- Anubias Petit. Agarrei ao tronco com fio de pesca. Com folhas muito verdinhas e cheia de raízes. Cortei para ai metade do comprimento e mesmo assim são enormes, e tem lá montes delas! Tive medo de cortar mais, mas na volta devia.

 

- Rosanervig (atrás do tronco). São os tais pés que vieram da aquaplanta. Estou esperançado que esta pegue, pelo menos uns quantos pés visto que são quase vinte! Esta já tinha algumas raízes "aéreas" (que eu não sei o nome) por entre a folhagem. Por enuanto está pequeno mas aquela zona é mais alta que o resto já a contar com o tronco.

 

- Staurogyne repens (encostado aos rochedos). São dois vasos dela que ali meti. Gostei da planta, pequena e verdinha, faz assim uma boa zona de arbusto.

 

- Ludwigia palustris (atrás dos rochedos). É apenas um vaso que eu gostei quando as fui comprar à loja. Achei que a planta ficava bem ali mas espero que ela cresça um pouco mais!

 

- Marsilea hirsuta (parte da frente do aqua). Isto vai ser uma tentativa de fazer um tapete à frente do aqua. Foi o Rui que aconselhou lá na loja e eu gostei da planta. É apenas um vaso de 1-2-Grow! da Tropica. Foi muito fácil de plantar! Agora é rezar que cresça. :drool3:

 

- Rotala rotundifolia (centro do aqua). Esta é para combinar com as outras duas rotala que estão à volta. Achei que ficava giro meter as rotala rotundifolia + green e fazer ali um conjunto de rotalas! :roflroll2:Só reparei no fim que a plantei muito no meio, fazia mal ir lá amanha quando fizer a troca parcial de agua e colocá-la mais atrás? E estava a pensar que ela na volta ela precisava de um corte? Não sei quando se deve ou não podar uma planta.

 

- Rotala sp. ‘Green’ (de cada lado da Rotundifolia). É apenas um vaso que dividi a meio. Como disse anteriormente, espero que a planta cresça mais e faça ali um efeito bonito com a outra rotala.

 

- Eleocharis parvula(canto direto). A eleocharis está aqui por uma razão especifica. O aqua está posicionado no final de um corredor em L, e como tal não queria tapar a visão na parte lateral direita. Esta planta também foi uma sugestão do Rui, ele garantiu que a planta não ia crescer muito nem tapar a vista lateral. Eu aceitei a ideia mas agora que a plantei já nao tenho a certeza, parece que não encaixa muito bem ali, não sei.

 

- Bacopa caroliniana (canto superior direito). Finalmente a ultima planta! Esta foi a ultima das três que encomendei e são uns 16 pés. Meti no canto para ver se quando ela crescer me tapa um bocado o termostato. Na volta não foi grande ideia porque ela não parece fazer grande arbusto nem fica assim tão alta. :eusathink: Foi sem duvida a mais difícil de plantar, a planta é tão rígida e mesmo assim não ficava no substrato! É outra que eu tenho receio de não pegar, esta nem trazia raízes junto às folhas. E tive que remover a maioria das folhas, muitas delas estavam velhas, a perder cor ou com algumas algas verdes. :( Mas se não pegar azar, mais espaço para a rotala! :naughty:

 

 

E foi isto! Muito texto. :blush: Foi o meu primeiro aquascape e não estou descontente com o resultado final. Ainda dá para melhorar aqui e ali mas agora vai com calma. Quero ainda meter ali umas duas ou três anubias junto ao tronco que me parece sozinho.Também ganhei alguma experiência e descobri que isto de ser aqua-agricultor não é nada fácil! :lol:

 

O tronco foi engraçado que inicialmente ele estava do lado direito do aqua, praticamente no meio. Entretanto o Rui lá na Aquaeden aconselhou a tirá-lo, pois era muito grande e estava a mais, nem sequer ficava bem com a dragonstone. :( Quando cheguei a casa, ainda decidido a usar o tronco, meti-me a magicar. :eusathink: O tronco acabou por levar uma machadada, porque realmente era muito grande. Lavei-o bem e encaixei-o ali atrás. Eu sempre gostei daquele tronco e até acho que fica bem com a dragonstone. Não estou a pensar remove-lo. :laugh2:

 

 

Agora espero conselhos e recomendações!

Editado por Tiago Silva_49650
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, surgiu-me outra dúvida. Ainda estou a ciclar o aqua. mas o ph tem andado a descer! Já fiz os testes e com o tempo o ph desce desde os 7-7.2, da torneira, até <6.4 (o mínimo que o teste detecta, até pode ser mais baixo). Tenho andado a fazer trocas parciais a cada 2 ou 3 dias nesta ultima semana.

 

 

O ph ser tão baixo vai prejudicar o ciclo do azoto? :sad2:

 

Já agora faço outra questão. Em relação a reflectores, eu tenho uma régua t8, a questão é, será que consigo meter reflectores nestas lâmpadas? Nunca vi nenhum reflector e não queria encomendar sem saber se cabe ou não na régua. :dry:

 

Tenho que tirar mais umas fotos do aqua uma semana depois! Ao contrario do que esperava, a Hydrocotyle tripartita está a crescer! :drool3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem, vamos então fazer aqui um update ao post.

 

Três semanas! Esta semana foi especialmente atribulada!

 

 

Na segunda, estava a fazer a manutenção ao aqua, e fui tirar as esponja de carvão activado que já lá estava à duas semanas. Não sei como fiz isto, mas o canister rachou! Não sei se bati em algo, se fiz força a mais ou se era defeito, sei que rachou e não foi pouco. Lá na aquaeden, onde o comprei, disseram logo que a garantia não cobria isto, tive que mandar vir um novo. :cry4:

 

O novo só chegou ontem, como tal o aqua esteve sem filtro a semana toda, só cá tinha uma bomba de ar. Agora é rezar que o ciclo do azoto não tenha reiniciado, estava mesmo no fim! :baned:

 

Aproveitei para gastar mais dinheiro claro. Comprei dois refletores para as minhas lâmpadas e um kit inicial de co2! :dance:

 

 

Já estive a fazer as contas e se cada lata durar 2 meses como me disseram na loja isto fica a 36 euros por ano (3€\mês)! Parece bem acessível, alguém tem experiência com isto? :eusathink: O kit é este: http://catalogue.tropicalmarinecentre.co.uk/Detail.aspx?sku=2930&lang=pt

 

 

Se o ciclo não reiniciou para a semana vou colocar as Caridinas e uns Otos! Tenho que meter umas fotos.

 

 

Por esta semana é tudo. Fiquem bem pessoal. :doofywave:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal dos aquários! Já se passou mais uma semaninha! Está tudo na mesma, plantas a crescer bem devagar, ciclo praticamente concluído espero eu.

 

 

Ninguém tem nada a dizer a cerca do CO2 descartável? Rende, não rende, boas e más experiências, etc...

 

 

E em relação aos reflectores, tinha uma duvida. Eu li algures que é como ter uma segunda lâmpada, mas não sei se confio no site e na informação. Com reflectores como calculo a minha luz? Se tenho fraca passo a média? Se é ter mais uma lâmpada então passo de 40w para 80w? Isso era quase perfeito! ahaha

 

 

Seria melhor fazer um tópico novo? As duvidas iniciais foram respondidas e assim, agora é mais duvidas que vão surgindo.

Editado por Tiago Silva_49650
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ninguém tem nada a dizer a cerca do CO2 descartável? Rende, não rende, boas e más experiências, etc...

 

 

Não rende. Ao fim de 8 meses já tinha gasto o mesmo que me custou o meu sistema de CO2 em 2ª mão.

Usei o da Tropica. Gastei quase uma lata por mês num aquário de 60 litros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Não rende. Ao fim de 8 meses já tinha gasto o mesmo que me custou o meu sistema de CO2 em 2ª mão.

Usei o da Tropica. Gastei quase uma lata por mês num aquário de 60 litros.

 

 

Pois, a uma lata por mês num ano pagas um sistema pressurizado dos baratos. Mas lá na loja garantiram-me que as latas duram dois meses pelo menos. Não creio que me estivessem a enganar, não é pelos 11 euros que o sistema custou.

 

Achas que o disseram porque tenho plantas de fácil manutenção e baixa luz? É preciso ver que eu tenho 40w de luz para 112 L brutos. Mesmo assumindo 95 litros não chega a 0,5 w\L. Se os reflectores forem tão bons como o que li, então tenho mais luz, mas mesmo assim não passa de luz média.

 

Se eu conseguir ficar com uma lata por 2 meses, gasto 36 euros por ano. Mesmo com o dobro dessa quantia não arranjo um kit de co2 pressurizado.

 

Mas não sei, se só durar um mês então realmente não serve mesmo, fica mais caro e é claramente pior que o pressurizado. A questão é que não tenho disponibilidade financeira para comprar pressurizado, e este parece-me ser melhor que nada.

 

 

Oh, hoje introduzi a primeira parte da equipa de limpeza! :dance:

 

Fui à loja, fiz lá uns testes à agua para confirmar que está tudo a funcionar. Disseram para manter o olho na amónia e continuar com os tpa regulares, caso a colónia de bactérias não esteja ainda forte o suficiente.

 

Comprei cinco Caridinas Japonicas, um Ancistrus sp. e dois Comedor de Algas Siamês (Crossocheilus). Por enquanto vai ser só.

A ideia era estabilizar o aqua, vou começar a dosear macros, já andava a dosear micros. Ver se não apanho muitas algas. :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago, esses sistemas são feitos para aquários pequenos. Não vou dizer que te estão a enganar, mas se fores ao site da Tropica consegues tirar algumas conclusões. O sistema custa 11 euros e eu consigo arranjar 3 latas por 20 euros. Para gastares uma lata a cada 2 meses, não vais estar a injectar quase CO2 nenhum. Ao fim dos 8 meses em que o usei gastei 70 euros.

Fica a minha conclusão acerca de um sistema que experimentei e não acho próprio sequer para um aquário de 60 litros plantado, que ainda por cima para ter algum efeito nas plantas tinha de estar sempre a força-lo e a encher sempre a campanola assim que estava a meio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago, esses sistemas são feitos para aquários pequenos. Não vou dizer que te estão a enganar, mas se fores ao site da Tropica consegues tirar algumas conclusões. O sistema custa 11 euros e eu consigo arranjar 3 latas por 20 euros. Para gastares uma lata a cada 2 meses, não vais estar a injectar quase CO2 nenhum. Ao fim dos 8 meses em que o usei gastei 70 euros.

Fica a minha conclusão acerca de um sistema que experimentei e não acho próprio sequer para um aquário de 60 litros plantado, que ainda por cima para ter algum efeito nas plantas tinha de estar sempre a força-lo e a encher sempre a campanola assim que estava a meio.

 

 

Bruno não era minha intenção insinuar tal coisa. Nem queria minimizar o teu comentário ou a experiência que tiveste com este sistema.

 

A realidade é que este foi-me sugerido provavelmente por ser barato, e algum co2 é melhor que nenhum. ahah Até pode parecer que não mas mesmo dar 6 euros por mês por uma lata é mais fácil que dar ~100 por um kit de co2 novo agora. Eu sei que num ano de uso já pagava o kit, mas quem vive com o salário contado todos os meses é assim. Por enquanto vou usar, nos próximos meses logo se vê.

 

Até agora não vi diferença no crescimento, só com uma semana de uso e fraquinho como o sistema é não estava a espera de milagres.

 

Falei com uns conhecidos que os familiares têm estufas e arranjei os macros. Nitrato de Potássio, Fosfato Monopotássico e Sulfato de Magnesio hidratado. Os micro já estava a dosear os da tropica que comprei na loja. Portanto vamos lá ver se as plantas desenvolvem.

 

Tive algum receio que eles não me tivessem mandado exatamente os produtos que pedi, mas até agora esta tudo bem. Não matei a equipa de limpeza! ahah Eu disse que tinha que ser aquilo, e que se não os usassem lá na estufa, não era necessário mandar, que eu depois comprava, mas nunca se sabe o que vem nessas coisas.

Editado por Tiago Silva_49650
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.