Cri e algas


AndrePeixoto

Recommended Posts

Uma questão que à algum tempo tenho vindo a aprofundar.

 

As plantas na natureza recebem liz do sol, alguns aquariofilistas defendem que quanto mais próximo dos 100% de CRI for a luz melhor pois penetra melhor na coluna de água e embora possa não ser tão bela para os nossos olhos as plantas aproveitam.a de melhor forma.

 

Então porque razão não devemos ter os aquários onde apanhem luz directa do sol pois destabilizar o ecossistema e provoca algas ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde leste que um elevado IRC corresponde a maior penetração na coluna de água?

Se não estou errado isso está mais relacionado com a temperatura, sendo que por exemplo a onda azul chegará mais fundo.

 

O não colocar o aquário perante luz solar directa evitando as algas, terá a ver com uma opção estética, já que pouca gente gostará de ver o aquário com os vidros povoados com algas.

 

Todavia suponho que fazendo as coisas como deve ser, será possível ter um aquário a apanhar luz solar directa e ter poucas algas. É uma questão de ter um ecossistema e uma manutenção que dê conta do recado.

 

Isto é o que eu acho🙄

 

Cumprimentos,

 

José

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas.

André, tenho um aqua de 250L ao lado de uma janela, apanha sol direto das 10h às 13h e algas só GBA nos troncos, mas isso até às escuras crescem. De tempos a tempos, quando crescem demais, é só pegar numa escova de dentes e enrolar que saem todas. As que crescem nos vidros são filamentosas, os camarões e caracóis devoram-nas e passo a escova de lã antes de cada TPA. Tenho este setup montado há uns 6 anos e não uso UV´s, nunca tive um boom.

Muitas plantas, CO2, nutrientes e claro, bom filtro e boa equipa de limpeza :chores003:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais