Tipos de Testes


Recommended Posts

Boas, já comecei o ciclo do azoto no meu aquário e em breve terei de começar a fazer as análises à água... Se não estou em erro os parâmetros mais importantes a vigiar são: pH, kH, NH3 e NO2-..... certo?

 

E que marca/tipo recomendam, de forma a não ficar (muito) caro....?

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Qui..

passa na Aquaeden na Malveira e compra um destes:

http://aquaeden-shop.net/webstore/index.php?id_product=1451&controller=product

 

foi o que comprei para o meu e o Rui(Dono da loja e membro do forum) dá-te uma data de dicas brutais...

Se levares um pouco da agua do aqua até te fazem um teste para te dar dicas do que deves fazer em seguida...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que ainda só passaram 5 dias desde que montei o aquário e iniciei o tratamento com as bactérias... mas estive a experimentar os kits que arranjei e preciso de alguma ajuda para os interpretar...

 

Temp. da água: 24º C

NH4: ~0 mg/L

NH3: 0,003 mg/L

 

e aqui é que começo a necessitar de ajuda:

 

NO3: <10 mg/L

NO2: < 1 mg/L

gH: < 3ºd

kH: < 3ºd

pH: 6,8

 

Estou a ver isto bem? (vou deixar abaixo as fotos) .... Se estou a ver bem então está tudo dentro do ok excepto o NO2, que deveria ser mais baixo creio eu), e o GH e KH, que deveriam estar mais altos, ou nem por isso?

Se me puderem ajudar a esclarecer esta questão agradecia-vos imenso....

 

SERA Test NH4/NH3:

2016-11-23%2013.57.06_zpsarzhypft.jpg

 

SERA pH/kH/gH/NO3/NO2:

2016-11-23%2013.55.50_zps2z0joofc.jpg

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse teste de tiras vale "bola" como diz o outro. Fazer esse teste ou meteres lá o dedo e provares a água para ver se o ph está alto é igual...

 

Falo por experiência própria. Fiz esse teste em água e dava-me 6 e pouco, fiz depois com outros dois testes de gotas e dava 7.5... A margem de erro é enorme. Gastaste 8€ em vão.

 

Só precisas do teste de amónia (para se por acaso morrer algum peixe), nitratos (para ver se o ciclo está feito) e ph, o resto acho que não precisas muito neste momento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas Qui,

na minha opinião o aqua ainda está a maturar, mantém as TPA´s e mede novamente daqui a 1 ou 2 semanas...

os valores estarem desregulados ao principio(em especial num aqua pequeno) é normal,foi o que me apercebi no meu...

neste momento 1,5 mês da montagem todos os parâmetros regularam para meia tabela...

ao principio o meu ph até dava valores na fita abaixo do que era medido(em loja através de testes quimicos dava os mesmos valores)...

agora fixou mesmo no valor mediano...

 

 

dá-lhe tempo e não entres em "pânico"...

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais