Poupança de Água em TPA's


snake-bite

Recommended Posts

Bom Dia,

estou próximo de começar um aquário novo de 200l e após ver a % de água de tpa's que o substrato "manda" fazer lembrei-me de 1 coisa.

Como de inicio as percentagens são maiores, 50%, etc...

Que tal encher só até tapar as plantas e proceder ás TPA's bi-semanais até os parâmetros estabilizarem e depois encher o resto???

Será que é viável???

 

Não sei se já alguém tentou isto...

Há uns tempos vi um artigo num fórum internacional onde nos primeiros tempos deixou o substrato de molho num balde até a água perder a côr acastanhada e só no fim montou o aquário. Assim poupou também na manutenção do filtro.

Já não encontro é o link disto... :?

 

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

para recomendar tantas TPA's, o substrato deve ser o Ada Amazónia, certo?

 

se for o caso, não deves tentar "enganar" as recomendações, a recomendação tem razão de ser e pretende que as plantas aproveitem ao máximo os aditivos do substrato antes da entrada dos vivos, pois com vivos seria tóxico.

 

se pretendias um substrato já "lavadinho" tinhas optado por outro :cool2:

 

o "tal" link de que falas deve referir-se a substratos de Akadama, tipo "este": http://www.theplantedtank.co.uk/akadama.htm

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

para recomendar tantas TPA's, o substrato deve ser o Ada Amazónia, certo?

 

se for o caso, não deves tentar "enganar" as recomendações, a recomendação tem razão de ser e pretende que as plantas aproveitem ao máximo os aditivos do substrato antes da entrada dos vivos, pois com vivos seria tóxico.

 

se pretendias um substrato já "lavadinho" tinhas optado por outro :cool2:

 

o "tal" link de que falas deve referir-se a substratos de Akadama, tipo "este": http://www.theplantedtank.co.uk/akadama.htm

 

cumps,

 

Olá António,

por acaso foi o da Tropica neste site...

http://tropica.com/en/guide/get-the-right-start/tropica-app/

 

É o que vou usar. As recomendações das TPA's vou seguir á regra, mas só falam na % de água a tirar.

O objectivo era mesmo poupar na conta da água, nunca descuidando a "massa vegetal" claro.

É que de tirar 50% de 200l é diferente de 100l... É só por isso!

Eu depois tenciono enche-lo completamente claro.

O que acha disto?

 

Não era esse site que mandou, mas era semelhante.

Lavando o da Tropica 1x antes de colocá-lo no aquário não deve perder muito das propriedades que o tornam bom. Digo eu.

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

não laves o substrato, a intenção dele vir aditivado é precisamente para que tires partido desses aditivos.

 

as TPA's recomendadas destinam-se a controlar precisamente a libertação para a coluna de água dos nutrientes e manter a água em condições para os vivos (plantas+fauna).

 

1 m3 de água da torneira (10 TPA's de 50%) também não é assim tão caro biggrin.png' alt=':biggn:'> , poupas de um lado e a seguir vais comprar fertilizante..., é capaz de até te sair mais caro :cool2:

 

pondera..., e vê o que é melhor no teu caso, estamos aqui para tentar ajudar :tongue:

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

não laves o substrato, a intenção dele vir aditivado é precisamente para que tires partido desses aditivos.

 

as TPA's recomendadas destinam-se a controlar precisamente a libertação para a coluna de água dos nutrientes e manter a água em condições para os vivos (plantas+fauna).

 

1 m3 de água da torneira (10 TPA's de 50%) também não é assim tão caro biggrin.png' alt=':biggn:'> , poupas de um lado e a seguir vais comprar fertilizante..., é capaz de até te sair mais caro :cool2:

 

pondera..., e vê o que é melhor no teu caso, estamos aqui para tentar ajudar :tongue:

 

abraço,

 

Pois, poupa-se de um lado e gastasse noutro.

E o que achas de encher só nos primeiros tempos metade???

Não deve de fazer mal ás plantas, o substrato não perde a pujança e poupo na conta...

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

isto até é engraçado, eu funciono um bocado ao contrário, é que muitas TPA's aceleram brutalmente a ciclagem, eu quando monto um áqua novo, na 1.ª semana faço 2 TPA's por dia, uma antes de ir bulir outra depois do bules, desta forma, na maioria dos casos, em cerca de 10/15 dias tenho o ciclo feito, adicionando bactérias e comida diariamente está claro.

 

são opções, pondera-as em função dos teus interesses biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

isto até é engraçado, eu funciono um bocado ao contrário, é que muitas TPA's aceleram brutalmente a ciclagem, eu quando monto um áqua novo, na 1.ª semana faço 2 TPA's por dia, uma antes de ir bulir outra depois do bules, desta forma, na maioria dos casos, em cerca de 10/15 dias tenho o ciclo feito, adicionando bactérias e comida diariamente está claro.

 

são opções, pondera-as em função dos teus interesses biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

abraço,

 

No nano ainda era capaz de fazer TPA's bi-diárias, neste novo nem pensar...

Punham-me logo os sacos á porta quando viesse a conta da água... :)

Eu também tenho água do de 60l para repor, mas como está com algas acho que vou começar de novo.

Obrigado pela ajuda António.

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tens o aquário? Se estás preocupado com as tpa's então se calhar é melhor pensares num aquário mais pequeno. Em água deve ser onde gasto menos...

 

Sim, já tenho o aquário...

Mas onde puder poupar é sempre bom! :)

  • Votar + 1

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se pensares na água que se gasta num banho/duche acho que as águas das tpa's são peaners na conta...

 

Pelo menos foi o argumento que usei :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais