LEARNEA OU VERME ÂNCORA em peixes de água fria.


Azor

Recommended Posts

Boa noite a todos,


depois de vários anos longe destas andanças por motivos pessoais este fim de semana ofereceram-me dois peixes de água fria. Acontece que um deles está com alguns problemas que não consigo identificar e por isso necessito da vossa ajuda:


Ele tem um que aparenta ser uma lesão junto á barbatana posterior e nessa lesão estão a aparecer uns tufos brancos que parecem fungos... também na barbatana dorsal tem um pequeno tufo branco. Espero que consigam ver na foto...


Já agora se me puderem ajudar a identificar a espécie...


Agradeço desde já toda a ajuda possivel!



INFORMAÇÕES GERAIS DO AQUÁRIO :


Dimensões do aquário:

80 x 30 x 40


Volume:

96 litros


Filtro(s):

Filtro externo eheim 2213 - 440 l/h


Matérias filtrantes:

lã filtrante e cerâmicas


Iluminação:

Iluminação LEDs (6000~6500K , 900 lumens)


PARÂMETROS DA ÁGUA:


Temperatura da água (ºC):

Peixes de ágia fria - sem termostado


pH: 6.5


Amônia:_


Nitrito: 0


Nitrato: 20


TPA's (Trocas Parciais de Água):

30% semanais


INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS:


Fauna:

Dois peixes de água fria (peixe dourado)



Aspecto físico:

Manchas vermelhas com filamentos brancos salientes


Aspecto comportamental:

Normal


Aspecto das fezes:

Consistentes e compridas


Alimentação:

Goldy Color Spirulina. Come normalmente



Flora:

Não tenho. Apenas alguma rochas...



OBSERVAÇÕES:


Peixes muito recentes e já chegaram assim ao aquário (mas agora estão piores)



IMG_20161108_232118.jpg

  • Gosto 1
  • Votar + 2

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Azor

Olha aqui,para veres se ficas a saber causas,e tratamentos

 

http://www.bio-peixe.com/tufos-de-algodao-ou-saprolegniose/

 

e aqui tens outro para,Diagnóstico http://daisuki.com.br/app/diagnostico.html

 

Espero que resolvas esse probelema.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Alvaro Silva pelos links...

 

De facto tenho lido que o melhor tratamento é elevar a temperatura da água mas como são peixes de água fria acho que está fora de questão... Não gosto muito de utilizar medicamentos mas pelos vistos não tenho outra alternativa...

 

Aconselhas algum em particular?

 

Cumprimentos

Ricardo

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Em ralação á espécie é semelhante a uma carpa Nishikigoi.

 

Cumps

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado KukoPT!

 

Entretanto andei a investigar mais um pouco e começa a parecer eritrodermatite... acham possivel?

 

Cumprimentos

Ricardo

  • Votar + 1

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E o que é que te levou a pensar nisso?

 

Já leste isto?

 

pelas fotos que o artigo também tem...

 


FAQ_Doenças: Prevenção, Sintomas, Causas e possíveis tratamentos!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu por acaso tens algum medicamento em casa para peixes?? tipo esha 2000 que é de largo espectro?

 

Consegues tirar mais uma foto para ver melhor a evolução??

 

PS: Eritrodermatite em peixes de água fria é perfeitamente possível.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vera,

 

pensei em Eritrodermatite pois vi algures (não consigo localizar) uma foto de um peixe com algo muito semelhante e que estava identificado como sendo essa doença... mas vale o que vale...

 

Eu ainda não dei qualquer medicamente pois tenho medo de estar a dar o errado... hoje á noite vou tentar tirar uma foto mais nitida da lesão e postar aqui.

 

Em relação ao esha 2000 não tenho mas posso comprar... não há problema dar mesmo que o diagnostico esteja errado?

 

Obrigado a todos!

Ricardo

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eSHa - 2000:Combate infeções fúngicas primárias e secundárias e ainda infeções bacterianas das mucosasEficaz contra os parasitas da pele e das guelras, tal como infeções parasitáriasContribui para a cicatrização das feridasProtege a mucosa.

 

É um medicamento de vasto espectro como te disse, já usei e até o tenho cá em casa, e obtive bons resultados, mal não faz.

Tens de respeitar a bula, só isso.

 

E não confundas cfom esha exit, este aqui para o caso não serve, é para tratar o ictio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

entretanto já comprei o eSHa-2000 e comecei a dar... 22 gotas no primeiro dia... amanha passo para 11 e no dia seguinte a mesma coisa... a ver o resultado...

 

Hoje consegui tirar uma foto um pouco melhor a ver se ajuda...

 

IMG_0610.jpg

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Pessoal,

 

necessito outra vez da vossa ajuda...

 

tal como sugerido, comecei a a dar o eSHa-2000 durante 4 dias e de facto melhorou bastante. A ferida na babatana dorsal desapareceu completamente e a da cauda reduziu bastante...

 

O problema é que voltou outra vez a uns dias atrás e agora pelos vistos com mais força (não sei bem se é a mesma coisa).

 

A ferida que tinha na cauda está agora bem maior e tem outras pelo corpo todo.

 

Voltei a dar o eSHa-2000 e já estou a dar á uma semana e nada...

 

Peço a vossa ajuda. Seguem alguma fotos:

 

IMG_20161204_165156.jpg

 

IMG_20161204_165052.jpg

 

  • Votar + 1

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Azor

Isso parece (Verme Ancora) Vê aqui https://peixeseaves.wordpress.com/2016/05/11/lerneose-verme-ancora/

e também aqui http://doencasdepeixes.blogspot.pt/2008/09/verme-ncora.html

Acho que e mesmo esse verme.

 

Cump: Álvaro Silva

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alvaro,

 

obrigado pela tua ajuda... estive a tirar umas fotos melhores e a ver com mais atenção e de facto em algumas das lesões tem uns filamentos brancos agarrados (tipo pequenas minhocas) que pode bem ser o que dizes no entanto ele tem outras lesões vermelhas que não tem esses filamentos brancos...

 

Acho que se passa mais alguma coisa... acho que devem ter outro problema qualquer além desse...

 

Vê as fotos que tirei agora (acho que estão um pouco melhores):

 

1_IMG_0691.jpg

 

3_IMG_0694.jpg

 

 

Esta é a lesão na cauda que é a que está pior:

 

2_IMG_0693.jpg

 

 

Entretanto reparei que o otro peixe também já começa a ter algumas manchas vermelhas na barriga (foi assim que começou no outro):

 

4_IMG_0699.jpg

 

Necessito mesmo perceber o que é isso e como devo tratar...

 

Obrigado!

Ricardo

  • Votar + 1

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Já tive isso num betta femea.

No que toca à medicação podes usar um universal como disse a Vera, o melhor possível claro, e no que toca a esses parasitas tipo "vermes" deves ou comprar uma pinça "de arrancar pelos" ou desinfetar uma que tenhas aí em casa e retirar os peixes da agua, não morrem não te preocupes, lava bem as mãos sem detergente, e com o auxilio da pinça retirar esses vermes mas agarra-os com a pinça junto á pele do peixe, não a "cabeça".

 

Diz-me as tuas duvidas, ás vezes não me esclareço bem.

  • Votar + 1

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Ricardo.

 

O Álvaro acertou, mas eu fui confirmar, para ter certezas, é que por causa da dimensão das feridas e da infecção bacteriana, suscitou-me algumas duvidas.

 

Então é assim, o teu caso tocou-me, pelo teu interesse e dedicação com os peixes, acabei por mostrar as fotos a alguém, da minha total confiança na matéria a nível de doenças.

 

As feridas são hemorrágicas, causadas por uma infecção bacteriana derivada do verme ancora. Tens de fazer tratamento em simultâneo para as infecções bacterianas e para o verme.

 

O verme tem que ser arrancado com uma pinça para acelerar o processo e o tratamento tem que ser feito a todos os peixes e local onde estejam.

 

Já está tudo contaminado e pela última foto, aquelas manchas vermelhas são infecção bacteriana que normalmente só o sera bactopur em pastilhas resolvia, e digo resolvia porque deixou de ser comercializado em Portugal.

 

Os restantes medicamentos que fazem efeito, só mandando vir de fora e o peixe não tem tempo suficiente.

 

Não arranjas ninguém que tenha o sera bactopur, alguma loja perto de ti que ainda o tenha em stock, lá perdido.

 

Eu infelizmente já não tenho, senão enviava-te de bom grado...

 

Por outro lado, nesta ficha que fiz á pouco tempo:

 


FAQ_Doenças: Prevenção, Sintomas, Causas e possíveis tratamentos!

 

Donde destaco este pequeno excerto:

 

LEARNEA OU VERME ÂNCORA

 

Causada por : Lernaea sp
A Lernea é um importante ectoparasita que acomete a maioria das espécies de peixes, ou seja não tem especificidade pelo seu hospedeiro. É verdade que peixes de couro como corydoras e ciprinideos como as carpas koi e os kinguios são mais susceptíveis.
Sintomas: Pode ocorrer oclusão temporária, ou permanente da circulação pela fixação do parasita. O tecido branquial pode ainda sofrer necrose e desintegração local, ou difusa;
No local de fixação surge uma lesão que permanece mesmo depois do desprendimento do parasita. Há irritação local e inflamação.

 

Tratamento:

Remoção manual com pinça cirúrgica. Caso as lesões sejam mais profundas é necessário um banho com solução de Permanganato de Potássio e posterior remoção dos parasitas fixados.

 

Por outro lado é sempre bom estarmos preparados para eventualidades destas, acontece a todos, de modo que aconselho-te mesmo a ler.

 

Se me permites e para ajudar outros colegas, pelos link's deixados atrás e fotografias, decidi dar destaque a este tópico e se me autorizares eu gostava de acrescentar as tuas fotos á ficha aqui atrás, na perspectiva de ajudar outros colegas com o mesmo problema, acaba sempre por ser uma mais valia. O que ás vezes nós não conseguimos resolver outros conseguem.

 

A maioria das pessoas não se preocupa com os peixes de água fria, e quando adoecem vão á loja comparar outros para os substituir, estas espécies acabam por ter uma curta duração em aquário, por causa das condições que a generalidade das pessoas os sujeitam, por falta de informação, pesquisa e por causa da despreocupação que alguns tem ao vende-los. Neste caso foram oferecidos, não sei em que condições estavam, mas decerto que quando passaram para as tuas mãos já vinham doentes...de forma nenhuma estou a colocar as culpas em alguém, muito menos a ti, mas de facto é o que se passa.

 

Gostava muito que preenchesses este formulário e o fizesses copy/paste e colocasses aqui para eu editar o primeiro post, e o tópico ficar mais organizado. bem como gostava de mudar o titulo do tópico para melhor ser identificada a doença, para quem fizer futuras pesquisas aqui na nossa pequena comunidade!

 

Não baixando os braços vou tentar informar-me dos medicamentos que eventualmente poderiam ser eficazes e que pelos vistos só existem no estrangeiro. isso é que não tive tempo ainda de perguntar, vamos ver se obtenho resposta...

 

Espero sinceramente que melhorem, embora já percebi ser difícil, mas não devemos perder a esperança. Mais difícil é ás vezes salvar peixes de pequena dimensão, afinal todos os seres adoecem por um motivo ou outro. ainda a semana passada tive de sacrificar um nanastomus, após medicamentação que não surtiu efeito, porque o peixe estava a sofrer, preferi optar pela eutanásia. Enfim é uma chatice, é sempre chato perdermos um peixe. acontece aos melhores, que se há-de fazer. :sorry:

 

Ps: Tenho interesse em saber como decorrem as coisas, e gostava de saber como tudo terminou, não nos deixes sem um conclusão, para o mal ou para o bem.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos!

 

Vera, mais uma vez obrigado pela tua ajuda e preocupação...

 

Em relação ao Sera Bactopur infelizmente não tenho, nem conheço ninguem que tenha...

 

Fiz uma pesquisa na net e encontrei isto, é algum destes produtos?

 

http://www.tiendanimal.pt/sera-baktopur-p-694.html

http://www.tiendanimal.pt/sera-baktopur-direct-tabletes-p-695.html

 

Em relação ao esha 2000 vale a pena continuar a dar?

 

Dizes para fazer copy/paste de um formulário... mas não percebi qual...

 

Cumprimentos

Ricardo

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=250841#entry1383411, esqueci-me de colocar o link...lol

 

Olha esse em gotas era o que eu usava, se houver em pastilhas melhor ainda. Vê se têm.

 

O esha não te vai resolver o assunto, amanhã já coloco aqui os tais medicamentos estrangeiros. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

INFORMAÇÕES GERAIS DO AQUÁRIO :


Dimensões do aquário:

80 x 30 x 40


Volume:

96 litros


Filtro(s):

Filtro externo eheim 2213 - 440 l/h


Matérias filtrantes:

lã filtrante e cerâmicas


Iluminação:

Iluminação LEDs (6000~6500K , 900 lumens)


PARÂMETROS DA ÁGUA:


Temperatura da água (ºC):

Peixes de ágia fria - sem termostado


pH: 6.5


Amônia:_


Nitrito: 0


Nitrato: 20


TPA's (Trocas Parciais de Água):

30% semanais


INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS:


Fauna:

Dois peixes de água fria (peixe dourado)



Aspecto físico:

Manchas vermelhas com filamentos brancos salientes


Aspecto comportamental:

Normal


Aspecto das fezes:

Consistentes e compridas


Alimentação:

Goldy Color Spirulina. Come normalmente



Flora:

Não tenho. Apenas alguma rochas...



OBSERVAÇÕES:


Peixes muito recentes e já chegaram assim ao aquário (mas agora estão piores)

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O segundo link que coloquei são umas pastilhas, não são essas?

 

É mesmo isso!

 

Atenção que tens de usar o antiparasitário da mesma marca, podes combinar os dois.

 

Atenção á qualidade da água, não pode haver amónia, tem mesmo que estar zerada.

 

Os medicamentos, em especial o bactopur, rebenta com as bactérias nitrificantes.

 

Juntar o bactopur ao SERA ARGULOL.

 

argulol.jpg

 

006441675_1-856e7b376ee7ee955829307ba462

s-l300.jpg

 

https://www.amazon.de/07584-Professional-Argulol-100ml-20-000/dp/B001J4ZURE

 

http://www.idealo.de/preisvergleich/OffersOfProduct/1595842_-med-professional-argulol-100-ml-sera.html

 

http://www.aquaristikshop.com/aquaristic/Sera-Argulol-100-ml/386940/

 

Acho que a tienda animal não tem. :sorry:

 

 

E outra coisa se tiveres restos de esha 2000 na água tens de trocara água toda. Se colocares os medicamentos da sera com esha lá dentro, os peixes vão á viola, se bem que pelo avanço da doença, não tenhas muitas esperanças!!! Não é para desanimar, mas tens de estar preparado para a possibilidade de não correr bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vera,

 

não encontro em lado nenhum o Argurol á venda em Portugal. No entanto encontrei este que me parace semelhante (refere o verme ancora):

 

http://www.tiendanimal.pt/argudol-antiparasitas-para-peixes-p-6742.html

 

Achas que posso utilizar? Em simultâneo com o Baktopur?

 

Obrigado!

Ricardo

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, nesse caso não compres o Bactopur, usa apenas esse, é uma questão de experimentar, pode ser que seja eficaz, misturar os dois não me parece, pelo menos indicaram-me não ser o mais aconselhado.

Confio muito na JBL, acho que deves arriscar, faz o tratamento o mias depressa possível, que isso está avançado, o tempo é escasso. Retira á mesma a agua toda para evitar vestígios do esha como te disse atrás, já fizeste isso??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vera,

 

já encomendei o medicamento online... a ver se chega a tempo...

 

Ainda não troquei a água... vou fazer isso nestes dias antes de chegar o tratamento...

 

Vou colocando aqui os desenvolvimentos.

 

Obrigado!

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vera,

 

já encomendei o medicamento online... a ver se chega a tempo...

 

Ainda não troquei a água... vou fazer isso nestes dias antes de chegar o tratamento...

 

Vou colocando aqui os desenvolvimentos.

 

Obrigado!

 

Ricardo, antes de chegar o medicamento deves fazer o tratamento com sal grosso, 3 gr por litro para peixes de água fria. São 300 gramas no total. Vai-te impedir que a infecção bacteriana progrida.

 

Depois quando vier o medicamento da JBL podes subir 1º diário, tens de fazer tpa 100%, se bem que convinha adicionares a água á temperatura que estava, não superior a 1º. Olha que tens de manter a temperatura a 18º pelo menos, não podes aplicar a menos de 18º, de todo. Diz na bula, não aplicar a temperaturas abaixo dos 18º, toma nota cuidado com isso.

 

A que temperatura está a água???????????

PS: Aliás se variares a temperatura em demasia, acabas por ter a probabilidade de ficarem com mais uma doença, no caso estou a pensar em ictio, muito susceptível de aparecer com alterações de temperatura.

E outra coisa vai dando noticias diárias, se for caso disso, para vermos o que acontece e termos tempo de agir!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Azor

Eu no segundo poste nos links que deixei

fala sobre,e também da cauda do peixe

começar a desfazer,acho que tem tudo

a haver com o mesmo probelema,ou

talvez não,e complicado,espero que

consigas resolver esse probelem e salvar

os peixes,boa sorte.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais