Aquário 200 L: Malawi


Slash

Recommended Posts

nunca vi num tanga com poucos peixes emcostarem o recem-chegado ao vidro e mata-lo com fazem os malawi's!!!!  Biochemist

 

Mas eu já vi várias vezes, já vi tangas matarem em muito menos tempo que alguma vez vi com os malawi.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada um fala da sua experiencia...e o certo é que cada peixe é um peixe...e esta é uma das belezas do nosso hobbie...

 

Abraço

 

Nelson, salvo algumas excepções e tirando alguns parâmetros como o espaço onde estão e eventualmente as pequenas diferenças de comportamento entre dois peixes da mesma espécie, não posso concordar de todo com essa afirmação.

Os m'bunas por exemplo, salvo quando há dois machos no aquário e um deles quer assumir o comando, ou as perseguições cerradas dos machos às fêmeas que por vezes acontecem, normalmente essas agressões não são mais que pequenas beliscadelas ou demonstração de quem domina, que resultam quase sempre em nada de grave.

Os tanganyikas, alguns claro, porque se falarmos em tropheus pouco diferem dos anteriores, quando agridem é mesmo para defenderem a prole, ou simplesmente porque não toleram ninguém por perto, quando decidem acabar com alguém acabam mesmo. Olhem por exemplo para esse artista que aparece no meu avatar que mata tudo o que não se possa esconder dele e que não tenha pelo menos o dobro do tamanho dele. Podemos até falar em peixes mais pequenos, por exemplo os ocellatus, que quando decidem acabar com algum do tamanho deles, mesmo da mesma espécie, o fazem rapidamente e sem escrúpulos nenhuns, esfarrapam-no todo em três tempos.

Nelson, por isso não se pode falar só de experiências pessoais, mas sim de factos e da realidade de cada espécie, não se podendo generalizar em tangas ou em malawis, não podemos comparar o comportamento dum cyprichromis com um telmatochromis, nem podemos comparar a agressividade de um m'buna com um aulonocara por exemplo.

Eu como tenho experiências com peixes dos três lagos há já algum tempo tenho "registado" algumas diferenças de comportamentos das mesmas espécies, basta para isso mudar-lhes o espaço e/ou o ambiente para mudarem de comportamento, no entanto também vejo que é diferente mas idêntico se tivermos em conta esses factores que mudaram.

Quando falamos de comportamento devemos falar de uma espécie específica tendo em conta as condições onde se encontra para conseguirmos tirar algumas conclusões, e não é por termos peixes há dois dias que podemos tirar conclusões à cerca deles, temos que observá-los muitas vezes e ao mesmo tempo mudandolhes esses factores externos que influenciam o seu comportamento.

Se um peixe por natureza é agressivo e o nosso é calmo, temos que nos perguntar porquê? ou vice versa! qualquer coisa não está bem.

É claro que o que estou para aqui a debitar só 1/2 dúzia dos mais apanhados :arrow: se preocupam com estas coisas e que as tentam perceber :arrow:

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Queria agradecer a todos pelas explicações que tem dado e realmente estou muito mais ilucidado.

Tendo em conta as indicações que recebi neste momento estou decidido pelo M'Bunas. Tal como disse o Nelson Oliveira vou pesquisar e pesquisar sobre as espécies de peixes que me foram indicadas e antes de fazer seja o que for hei-de deixar aqui a informação do que pretendo para não fazer nenhuma asneira de consanguinidade ou de agressividade.

 

Neste momento tens um kH de 5. O ideal seria subires esse valor, de modo a que quando introduzires os peixes o teu valor de pH nunca desça abaixo de 8,0. Assim, começa a testar a capacidade da tua água adicionando aos poucos bicarbonato -> 1 colher de sopa para 50 litros deve chegar.

 

Farei isto hoje mesmo, durante o fim de semana faço as medições que meterei aqui na segunda feira :shock: Obrigado pela dica.

 

Retira as conhcas se queres malawis...  

Os mbunas, curiosos como são, têem tendência a meterem-se dentro das conhas...tratando-se de conchas grandes irás quase de certeza perder alguns peixes entalados nas conchas!

 

hmm :lol: Talvez experimente enche-las com areia e virá-las para baixo para ver se evito tira-las uma vez que dão alguma beleza ao aquário. Se vir que começa a dar muitos problemas, tiro-as :shock: Poderei também tentar dispor as conchas de modo a criar esconderijos (embora sem cobertura), não sei se ajudará em alguma coisa.

 

A tua água da torneira, se não fosse o kH baixinho, seria boa para manter malawis. Basta adicionar um pouco de buffer nas TPA's que o pH sobe para os ideias 8,0-8,2.

 

Como é que se consegue medir o pH com essa precisão de décimas ?? :? é que o teste da Sera que eu tenho apenas mete de 0.5 em 0.5 e mesmo assim é complicado saber em qual dos extremos está :)

 

Independentemente das espécies que escolhas, já que isso é pouco relevante e tem mais a ver com o gosto de cada um, salvo algumas excessões, quando comprares adquire uns 5 ou 6 juvenis de cada espécie, conseguem-se adapatar mais facilmente uns aos outros reduzindo-se muito os problemas iniciais de adaptação.

 

Estes 5 ou 6 juvenis convem serem adquiridos a criadores/lojas diferentes para evitar consaguinidade certo ? Tens juvenis para vender? Sendo da Maia facilmente me desloco aí num fim de semana :)

 

Relativamente às pedras encostadas ao vidro, não tenhas medo delas te riscarem o vidro e muito menos da pressão que fazem no vidro já que esta se faz quase na totalidade no fundo do aquário, como é óbvio.  

As pedras lua podes ver no topico do meu aquário de m'bunas aqui no forum, são quase todas assim.

 

Estou então a pensar numa proxima mudança de layout incluir mais pedras e encosta-las ao vidro. Apesar de não ser muito visivel nas fotos existem cerca de 3 grutas isoladas para os peixes no meio daquelas pedras todas, inicialmente deverá ser suficiente, mas depois poderá ter que fazer a tal alteração de layout.

Esta mudança deverá surgir com a introdução gradual das espécies escolhidas. Tou a pensar bem ?

 

Estive a ver as pedras lua e parecem-me ser aquelas com imensos buracos, são engraçadas embora ache que são demasiado bicudas e que podem ferir os peixes nas suas correrias loucas não ? Onde se pode arranjar destas pedras ?

 

Estive a ver o teu Malawi e realmente está excelente, no entanto queria fazer-te uma pergunta. Que peixe é este?

http://pwp.netcabo.pt/joao.mag/500L/500L.0...07.05.05.13.jpg

é um exemplar lindissimo!!!!

 

Uma vez decidido vou então pesquisar um pouco sobre os peixes e vou tentar dar uma hipotese :)

 

Vou aceitando mais sugestões como é obvio.

 

Um muitissimo obrigado a todos.

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estes 5 ou 6 juvenis convem serem adquiridos a criadores/lojas diferentes para evitar consaguinidade certo ? Tens juvenis para vender? Sendo da Maia facilmente me desloco aí num fim de semana

 

Aparece que vais daqui recheado. Nunca ninguém se queixou da Maia Reef ... eh eh :lol:

 

Quanto ao peixe da foto... é um Pundamillia Nyererei, e é do Lago Victória, mas não há problemas em junta-lo com os m'bunas, regra geral, dão-se relativamente bem. Eu tenho juvenis já com 3/4 meses, cerca de 40. Penso que lá para o final do mês já terão um tamanho aceitável para serem vendidos. Portanto se quiseres é só conctactares-me.

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo

 

Obrigado pela indicação. :lol: Concerteza que irei precisar e irei contacta-lo por MP que é mais facil de combinar.

 

No entanto queria deixar aqui uma pergunta a todos.

 

Estou a pensar em colocar 3 espécies diferentes com 5 ou 6 juvenis de cada espécie, mais um ou dois plecostumus e umas ampularias ou pomacias para limpezas.

Dessas 3 espécies, uma já está escolhida, que são os L. Caeruleus, as outras duas que se afiguram como candidatas são os Pundamillia Nyererei e os Cynotilapia Afra embora os Pseudotropheus polit também possam ser uma opção.

Não sei se será muito peixe para o aquário em questão, no entanto conto em ter no final apenas 1 macho e 2/3 femeas de cada espécie.

 

Qual seria a melhor ordem de introdução para que não hajam grande problemas tanto de agressividade como pelo facto do aquário não ter o ciclo feito e poder desestabilizar a quimica da agua ?

 

Alguma sugestão/correcções a fazer ? :shock:

 

Obrigado

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No entanto queria deixar aqui uma pergunta a todos.

 

Estou a pensar em colocar 3 espécies diferentes com 5 ou 6 juvenis de cada espécie, mais um ou dois plecostumus e umas ampularias ou pomacias para limpezas.

Dessas 3 espécies, uma já está escolhida, que são os L. Caeruleus, as outras duas que se afiguram como candidatas são os Pundamillia Nyererei e os Cynotilapia Afra embora os Pseudotropheus polit também possam ser uma opção.

Não sei se será muito peixe para o aquário em questão, no entanto conto em ter no final apenas 1 macho e 2/3 femeas de cada espécie.

 

Qual seria a melhor ordem de introdução para que não hajam grande problemas tanto de agressividade como pelo facto do aquário não ter o ciclo feito e poder desestabilizar a quimica da agua ?

 

As pedras lua não são nada bicudas e não ferem os peixes :lol: isto respondendo a uma questão anterior.

 

Número de peixes podes seguir a regra 3L/1cm de peixe adulto, quando meteres o jovens podes abusar mais um pouco já que provavelmente nem todos sobreviverão e se sobrarem irás ter que os tirar principalmente se forem machos. Eu diria que 20 peixes jovens não é demais.

Ordem de introdução não interessa se estes forem pequenos, mesmo que tenhas peixes já granditos quando introduzires os mais pequenos os grandes não lhe ligam puto, eles só se importam com quem lhes possa fazer frente.

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Assim sendo vou então entrar em fase de negociação para a aquisição de uns exemplares das espécies referidas :D

 

Eu vou dando noticias à medida que for fazendo alterações. Se quiserem ir deixando sugestões estejam à vontade :D

 

Um muito obrigado a todos..

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

 

 

Os m'bunas por exemplo, salvo quando há dois machos no aquário e um deles quer assumir o comando, ou as perseguições cerradas dos machos às fêmeas que por vezes acontecem, normalmente essas agressões não são mais que pequenas beliscadelas ou demonstração de quem domina, que resultam quase sempre em nada de grave.

Os tanganyikas, alguns claro, porque se falarmos em tropheus pouco diferem dos anteriores, quando agridem é mesmo para defenderem a prole, ou simplesmente porque não toleram ninguém por perto, quando decidem acabar com alguém acabam mesmo.

 

Não posso estar mais de acordo...

E foi isso mesmo que tentei dizer...

Talvez não me tenha feito entender...

Pra mim os Tangas são sem duvida mais agressivos e quando batem é pra matar daí o exemplo que dei que se passou comigo aquando da manutenção de Tangas...tive mesmo que ter o aquario divido por redes...

Com Mbunas nunca me aconteceu nada parecido...

 

E quando digo que cada um tem a sua experiencia é acima de tudo por respeito aos outros users já que no caso o membro Biochemist afirma que no seu entender os Mbunas são mais agressivos...obviamente essas afirmações sao tão validas como as minhas visto que certamente o membro está a falar daquilo que ve nos seus aquarios...

 

É claro que o que estou para aqui a debitar só 1/2 dúzia dos mais apanhados :shock: se preocupam com estas coisas e que as tentam perceber :shock:

 

A 1/2 dúzia de apanhados agradece que vás debitando este tipo de informação :shock:

 

E eu que o diga ,pois fiquei sem o meu tropheus moori pois um dos meus tropheus imbirrou com e n descançou ate mata-lo

Abraço,

Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo Pinto -

Penso que lá para o final do mês já terão um tamanho aceitável para serem vendidos. Portanto se quiseres é só conctactares-me

Vê lá se não te esqueçes, senão....... cheers:)

Parabens pela escolhas dos M´bunas....

Eu comecei recentemente neste mundo e já estou "vidrado" no meu aqua....

Pedro Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

haligator:

 

Já ando em fase de aquisições e lá para o inicio do mês de Julho já deverei receber os primeiros habitantes cheers

 

Assim que tiver o aquário composto eu deixo aqui umas fotos.

 

Estou com alguma dificuldade em arranjar juvenis P. Polit Lions Cove, mas poderei substituir esta espécie por msbo magunga ou Pseudotropheus estherae. Ainda estou a estudar compatibilidades com as outras espécies.

 

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais