Aquário 200 L: Malawi


Slash

Recommended Posts

Olá a todos

 

Queria deixar aqui umas fotos do meu aquário.

Neste momento está sem peixes, pois não sei ao certo se opto por Tanganyika ou Mbunas do Malawi, daí precisar de alguma ajuda vossa quanto a esta decisão.

 

De acordo com as seguintes caracteristicas qual adoptarião ? Tanganyika ou Mbunas Malawi ?

 

Aquário MP Aquarien 120x40x50

Termostato Jagger 300W

Iluminação: 2x38W (Ultra Sun e Tropic Sun)

Eheim 2026 Pro II

Powerhead Eheim Aquaball

 

Água:

PH 7.5-8

??? Amanhã deixo aqui o resto dos parametros que não os tenho aqui à mão. :cry:

 

Fotos (clicar em cima para ver em tamanho maior):

IMG_2013_Small.jpg

IMG_2015b_Small.JPG

IMG_2020_Small.jpg

IMG_2021_Small.jpg

 

Qualquer conselho, sugestão é benvinda:)

 

Quanto aos peixes, gostava que deixassem a vossa opinião juntamente com a indicação de qual a população que escolherião e porquê .

 

Muito obrigado.

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Colega, poe conchiculas do Tanga, são MUITO fixes, podes por ai na boa duas colonias, se fosse eu punha Ocellatus e multifasciatus, ou Ocellatus e smilis, isto para peixes de fundo... a meio do aqua punha umas julies, e depois o resto compunha-se com o tempo :cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Com esse ph é mais aconselhável Mbunas.

A outra razão é a cor do Pseudotropheus saulosi do meu avatar. Mas isto são gostos pessoais.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de trazer os outros parametros da agua.. Assim que poder meto.

 

Neste momento isto está empatado.. Mbunas 1-1 Tanganyika

 

Pelo que vi o PH para Tanga convem ser mais alto, 8.5-9 penso que com adição de bicabornato isto vai ao sitio.

 

Sinceramente estou mesmo dividido e não sei o que escolher.

 

Estou também aberto a sugestões e comentário sobre o aquário em si, algo que se possa fazer para melhorar.

 

A nivel de plantas ? Aconselham alguma coisa de rapido crescimento ? tipo, Elodeas, Valisnerias. Estava a pensar colocar uma Valisneria Gigante no centro do aquário.

 

Obrigado.

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos

 

Slash:

 

Esse aquario é ideal para ciclideos do lago Tanganyka ,o que tens de por para aumentar o pH é comprares por volta de 2 kilos + as cascas de caracois ,e a partir dai não precisas de te preocupar com o pH

 

Existe muita variedade de peixes do lago Tanganyka,um peixe que sempre me fascinou foi o tropheus Duboisi( é o peixe que esta no meu avatar),pelas suas cores enquanto juvenil e adulto e cada peixe tem o seu comportamento unico ,aconcelho-te vivamente este peixe(no maximo 7 exemplares dos quais 2 machos e 5 femeas)

 

Mas existe outros peixes como o julies que se re produzem muito facilmente, tambem sao peixes bonitos,os conchiculas são peixes bastante engraçados,principalmente quando começam a fazer as mudanças na casa(aquario)

 

As plantas mais usadas neste tipo de aquario são as valisnerias e as anubias( eu prefiro as anubias não crescem tão rapido como as valisnerias mas são mais bonitas)

 

Aspero ter-te ajudado a decedir :)

Abraço,

Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá tropheus

 

Obrigado pelo esclarecimento ;)

 

(...)o que tens de por para aumentar o pH é comprares por volta de 2 kilos + as cascas de caracois ,e a partir dai não precisas de te preocupar com o pH(...)

 

Eu tenho lá algumas conchas (como é visivel) aquilo tem cerca de 1 mes dentro do aquário e é mais ou menos 2 Kg. O PH ainda deve subir mais um pouco ? Qual o PH que tens no teu aquário ? Será melhor comprar mais conchas ?

 

Na realidade o que pretendo a nivel de peixes são peixes engraçados, com alguma cor e que se reproduzam. Claro que os peixes tem que se sentir bem e é mesmo isso que procuro com as vossas ajudas.

E quanto a equipas de limpeza, posso meter uns caracois ? Que outro tipo de peixes aconselham para limpar o aquário de acordo com os dois biotopos ?

Neste momento o aquário não tem peixes pois precisa de fazer o ciclo, quais aconselham para começar ?

 

Obrigado mais uma vez.

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá tropheus

 

Obrigado pelo esclarecimento ;)

 

(...)o que tens de por para aumentar o pH é comprares por volta de 2 kilos + as cascas de caracois ,e a partir dai não precisas de te preocupar com o pH(...)

 

Eu tenho lá algumas conchas (como é visivel) aquilo tem cerca de 1 mes dentro do aquário e é mais ou menos 2 Kg. O PH ainda deve subir mais um pouco ? Qual o PH que tens no teu aquário ? Será melhor comprar mais conchas ?

 

Na realidade o que pretendo a nivel de peixes são peixes engraçados, com alguma cor e que se reproduzam. Claro que os peixes tem que se sentir bem e é mesmo isso que procuro com as vossas ajudas.

E quanto a equipas de limpeza, posso meter uns caracois ? Que outro tipo de peixes aconselham para limpar o aquário de acordo com os dois biotopos ?

Neste momento o aquário não tem peixes pois precisa de fazer o ciclo, quais aconselham para começar ?

 

Obrigado mais uma vez.

Nuno

 

 

Ola Slash

 

Eu esqueci-me de dizer que precisas de 2 kilos de substracto de coral moido e ai sim , ja não precisas de te preocupar com o pH

 

O meu aquario tem o pH a 9 ( devido a ter pedras calcarias,10 kilos de substracto de coral moido,e cascas de caracois)

 

Existe outros lagos como o lago Victoria mas ja não e tao facil encontrar exmplares desse lago em Portugal

 

Eu no meu aquario comecei logo com os tropheus Duboisi,penso que com os Ciclideos Africanos podes começar com qualquer um ;)

 

Eu so conheço os caracois para a equipa de limpeza,mas isso é so psquisares e se encontrares algum do lago tanganyka avisa.Ok :(

 

ja decidis-te??

Abraço,

Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

nesse aquario eu faria um biotopo de Tanganyika, ate porque e o meu lago favorito... e colocava ou simillis ou multifasciatus, ciprychromis, julidochromis e uns leleupi's. alias esta e a selecçao de peixes que eu tenho (a excepçao dos ciprys k inda nao vi a venda...) no meu aquario de Tanganyika (que por acaso ate ja punha fotos... ;) ) e acho que fica interessante...

 

Abraço.

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel

 

Obrigado pela resposta.

 

Neste momento a balança pende mais para o Tanganyika no entanto a questão do PH está a aborrecer-me uma vez que já tenho areia e não me dava muito jeito meter coral moido.

Os leleupi já tinha decidido que tinha que ser (para Tangas), são peixes bonitos e dão um bom contraste com o aquário que tenho.

 

Umas fotos do teu tanganyika vinham mesmo a calhar ;)

 

Vou esperar por mais umas opiniões, principalmente ao nivel da qualidade da agua e das suas caracteristas. pró-Mbunas manifestem-se também, quero ouvir o que tem para dizer. :(

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel

 

 

 

Neste momento a balança pende mais para o Tanganyika no entanto a questão do PH está a aborrecer-me uma vez que já tenho areia e não me dava muito jeito meter coral moido.

Olá Slash

 

Podes sempre por umas pedras calcarias e fazia um contraste porreiro com essas que tu tens

 

O meu biotopo do lago Tanganyika:

http://i5.photobucket.com/albums/y187/duar...00/DSC00857.jpg

http://i5.photobucket.com/albums/y187/duar...00/DSC00744.jpg

http://i5.photobucket.com/albums/y187/duar...00/DSC00858.jpg

Abraço,

Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Tal como prometido deixo aqui as caracteristicas da agua.

 

Temp: 27.5 º

pH - 7.5-8.0 (não é certo pois não consigo identificar ao certo com as cores)

gH - 8

KH - 5

NH4/NH3 - 0

NO2-N - 0.1-0.3 mg/l

NO2 - 0.3 - 0.9 mg/l

NO3 - 0-5 mg/l

 

O que está mal para Tanganyika ou Malawi e o que fazer para alterar os parametros incorrectos ? (o pH sobe-se com pedra calcaria ou bicabornato de sodio (acho)).

 

Obrigado

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Slash

 

os parametros da agua n estam mal mas quando pores as pedras calcarias vai ficar melhor

 

 

ja decidis-te qual vais ser o lago :cry:

 

Tou quase decidido, tou só com o problema do pH. Não queria muito mexer no aspecto que o aquário tem uma vez que teria que por pedras brancas ....

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa mas,onde arranjas-te essas rochas/pedras?cinzentas azuladas....

 

Comprei no MaxMat aqui em Aveiro. São Rochas do Rio Nilo.

 

Nuno

 

Acho que se encontram rochas dessas em qualquer rio do norte no país.

Eu tenho rochas assim e vieram de um riacho em Bragança.

É só uma questão de procurar durante algum passeio.

 

Eu poria aí mbunas do Malawi, mas isso é porque também os tenho e acho que são uns peixinhos fantásticos.

 

De resre esse tanque está muito giro, mas deixo apenas algumas recomendações:

 

Se fores colocar aí espécies escavadoras, cuidado, porque as rochas em de ser assentes directamente no fundo e não na areia, caso contrário alguns peixes irão ser perdidos no processo de escavação. Isso já me aconteceu com mbunas e com tanganyicas.

 

Na minha opinião falta-te rocha. Precisas por aí mais uns quilos de rocha.

Mas é preciso ter em atenção o móvel, que não parece ter sido desenhado para suportar um aquário dessas dimensões.

 

Uma outra situação a rever seria em relação ao filtro que acho relativamente fraco para um setup de mbunas e mesmo para tanganyicas.

No meu caso eu tenho um sump (num aquário de 200L), com uma bomba

de retorno de 2400L/h mais duas powerheads de 600L/h cada só para movimentar zonas mortas.

 

saudações aquariófilas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa mas,onde arranjas-te essas rochas/pedras?cinzentas azuladas....

 

Comprei no MaxMat aqui em Aveiro. São Rochas do Rio Nilo.

 

Nuno

 

Acho que se encontram rochas dessas em qualquer rio do norte no país.

Eu tenho rochas assim e vieram de um riacho em Bragança.

É só uma questão de procurar durante algum passeio.

 

É provavel, mas como não consegui encontrar optei por comprar. :?

 

Eu poria aí mbunas do Malawi, mas isso é porque também os tenho e acho que são uns peixinhos fantásticos.

 

Por isso é que estou na dúvida... Estou mais inclinado para Tanganyika mas ainda não me decidi...

 

De resre esse tanque está muito giro, mas deixo apenas algumas recomendações:

 

Se fores colocar aí espécies escavadoras, cuidado, porque as rochas em de ser assentes directamente no fundo e não na areia, caso contrário alguns peixes irão ser perdidos no processo de escavação. Isso já me aconteceu com mbunas e com tanganyicas.

 

Antes de colocar a areia coloquei uma placa de esferovite a cobrir quase a totalidade do fundo, depois assentei as pedras e só depois coloquei a areia. O Objectivo foi mesmo evitar o problema das escavações.

 

Na minha opinião falta-te rocha. Precisas por aí mais uns quilos de rocha.  

Mas é preciso ter em atenção o móvel, que não parece ter sido desenhado para suportar um aquário dessas dimensões.

 

A questão da rocha, talvez concorde contigo, no entanto aquilo que aprendi a ler é que sempre que se introduzem novas espécies no aquário deve-se remodelar o layout de modo a evitar ataques e agressões por parte de peixes mais territoriais. A introdução de mais rocha está pensada numa situação destas. No entanto também não posso meter muito mais uma vez que tenho algum receio que com as mexidas de areia alguma pedra rebole do sitio e vá embater no vidro. Isto claro se aumentar na vertical, uma vez que na horizontal não há muita forma de aumentar :lol:

Quanto ao movel, este movel é de excelente construção, a peça onde o aquário assenta é de madeira maciça com cerca de 4 cm, tem 4 barras verticais de suporte à estrutura que assentam noutra peça de madeida maciça na parte de baixo. O que assenta no chão são umas peças de madeira maciça que cobre os lados e a frente do movel em toda a sua extenção, tendo ainda uns reforços nas duas barras verticais de suporte do meio, garantindo desta forma uma distribuição uniforme do peso. O movel é extremamente forte e parece-me aguentar com este aquário sem qualquer problema. Caso achem necessário posso por algumas fotos da estrutura do movel.

 

Uma outra situação a rever seria em relação ao filtro que acho relativamente fraco para um setup de mbunas e mesmo para tanganyicas.

No meu caso eu tenho um sump (num aquário de 200L), com uma bomba

de retorno de 2400L/h mais duas powerheads de 600L/h cada só para movimentar zonas mortas.

 

saudações aquariófilas

 

O que aprendi aqui no forum é que devia ter cerca de 6-7 vezes a litragem do aquário em filtragem e movimentação da agua. Neste momento tenho 950l/h do filtro mais 600l/h da powerhead o que faz cerca de 1550 l/h que são cerca de 8 vezes a litragem total do aquário. A construção de uma sump está completamente posta de parte, poderei enventualmente pensar na introdução de mais uma powerhead caso assim o justifique. Apesar de não ser a melhor filtragem considero (corrijam-me se estiver a dizer a maior bacurada "ciclidia") que é suficiente para ciclideos. Não pretendo superpopular o aquário, apenas pretendo alguns peixes com possibilidade de reprodução que sejam agradaveis à vista e principalmente que eles se sintam bem e confortáveis.

 

Muito obrigado pelos teus comentários, foram extremamente valiosos.

Vou continuar a espera de mais comentários para que me possa decidir.

 

Nuno

 

P.S. - Obrigado por moverem para este forum, estava na realidade no forum errado. :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Críticas:

- As rochas deviam estar encostadas ao vidro traseiro, fica mais bonito, dá um aspecto de profundidade maior e evitas que o desmoronamento só possa acontecer num sentido - para a frente.

- Essas rochas são muito escorregadias não permitindo grandes montagens, é preferível colocar pedras graníticas ou as chamadas pedras lua e então depois se o entenderes colocar algumas dessas em algumas zonas do aquário. Depois de elas estarem cobertas de algas são todas da mesma cor :lol:

 

Sugestões:

- Para esse volume eu aconselho os malawis, m'bunas ou haplos (aulonocaras ou copadichromis ou similares), com uns ou com outros vais criar um ambiente mais colorido, com mais animação, já para não falar da facilidade de compatibilidade das espécies.

- Se optares por tanganyikas tens que ter muito cuidado com as compatibilidades, a não ser que faças monoespécie, já que os tanganyikas são muito diferentes entre eles tanto em tamanho como no comportamento e agressividade. Popular um aquário do tanaganyika dando "espaço" para todas as espécies sem umas serem dominadas pelas outras não é tarefa fácil.

- Se optares por tropheus, que tanbém são tanganyikas, mas que pelas suas características, são mais parecidos com os m'bunas do que com outra qualquer espécies do tanganyika, aplicam-se as mesmas regras que para os m'bunas, no entanto para estes será melhor colocar 10 ou 15 indíviduos da mesma espécie em vez de colocares 10 ou 15 m'bunas de 4 ou 5 espécies diferentes.

As 1ª e a 3ª opções na minha opinião são as melhores, no entanto a segunda também é viavel, mas mais complicada e com menos animação e cor do que as outras duas.

Escolhe o que queres fazer e depois em termos de população específica posso dar mais algumas dicas :D

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Começando pelo inicio do tópico:

 

De acordo com as seguintes caracteristicas qual adoptarião ? Tanganyika ou Mbunas Malawi ?

 

Aquário MP Aquarien 120x40x50

Água:

PH 7.5-8

Simplesmente com estas caracteristicas, 2-3 trios de malawis. O pH e restantes parâmetros são mais baixos no malawi que no tanganyika, bastante próximos daqueles que apresentas. Infelizmente para ti, ao introduzires os peixes (tens kH 5, o que significa baixinho) irá haver uma quebra provável no pH...e este deixa de ser "aconselhável" para malawis.

Assim, aconselho-te a introduzir um pouco de bicarbonato de sódio para aumentar o kH...e estabilizar o pH neste valor (8,0 +/-).

 

Quanto aos peixes, gostava que deixassem a vossa opinião juntamente com a indicação de qual a população que escolherião e porquê

 

Mbunas anões (2 ou 3 trios) seria a minha opção. Terás de comprar peixes de colorações muito diferentes entre si e, preferencialmente, teres muito cuidado na escolha de peixes compativeis entre si.

 

Pelo que vi o PH para Tanga convem ser mais alto, 8.5-9 penso que com adição de bicabornato isto vai ao sitio.
Só com bicarbonato vai ser MUITO dificil a subida do pH para valores acima de 8,2.

Caso queiras tanganyikas, aconselho-te a fazer uma mistura de vários sais (ou comprar um buffer) - Bicarbonato de sódio + Sulfato de magnésio + sal de cozinha (ou marinho) + hidróxido de cálcio.

NÃO tentes manter o pH acima de 8,6 +/- se usares alguma mistura caseira...torna-se muito complicado e fica extremamente sujeito a mudanças perigosas para os peixes. Caso uses um buffer com qualidade (a Seachem tem um que penso ser bastante bom), já podes arriscar...mas com cuidado.

O ideal seria estabilizares o pH apenas com bicarbonato de sódio e outro buffer num valor de 8,2-8,5 +/-. Já consegues manter na perfeição os tanganyikas...

 

E quanto a equipas de limpeza, posso meter uns caracois ? Que outro tipo de peixes aconselham para limpar o aquário de acordo com os dois biotopos ?

 

Malawi (mbunas) - Se colocares apenas 2 trios de anões, coloca 2-3 Synodontis njassae (não sei se se escreve assim) para limpeza da areia. Para algas não é essencial nem necessário, mas se houver problemas podes comprar em vez dos synodontis um Plecostomus GRANDE (+ de 10cm).

Malawi (mbunas) - Se colocares 3 trios de outros mbunas, coloca um Plecostomus por exemplo (grande...), caso haja excesso de algas.

Tanganyika (conchiculas ou peixes pequenos) - Gyrinochelius aymoneri

Tanganyika (peixes de tamanho médio, mas nível de natação superior) - Synodontis petricola

Tanganyika (Tropheus ou outros herbívoros) - Não coloques nada....

 

Eu tenho lá algumas conchas (como é visivel) aquilo tem cerca de 1 mes dentro do aquário e é mais ou menos 2 Kg. O PH ainda deve subir mais um pouco ? Qual o PH que tens no teu aquário ? Será melhor comprar mais conchas ?
O pH, quando introduzires peixes, vai descer....

Essas conchas são enormes...a maioria dos conchiculas não vai apreciá-las. Compra conchas mais pequenas, e organiza-as de melhor forma.

Se optares por Pseudotropheus livingstonii (ou lanisticola) - malawi, deixa ficar essas conchas (trata-se de um peixe "semi conchicula" - incubador bucal).

O carbonato de cálcio não é solúvel em água, portanto as alterações no pH são mínimas. Quanto a subir o pH...ele subir até sobe...mas quando mudas a água tens um SÉRIO problema :? .

 

Eu esqueci-me de dizer que precisas de 2 kilos de substracto de coral moido e ai sim , ja não precisas de te preocupar com o pH

O meu aquario tem o pH a 9 ( devido a ter pedras calcarias,10 kilos de substracto de coral moido,e cascas de caracois)

 

E quando mudas a água, que buffer utilizas? :D

Deves ter pouquissimos peixes, e as mudanças de água são minimas...

Que pH tens na água da torneira? :lol:

Manter o pH em valores de 9 apenas com areia de coral (sem aragonite :?: )..é um feito...estranho.

 

O que está mal para Tanganyika ou Malawi e o que fazer para alterar os parametros incorrectos ? (o pH sobe-se com pedra calcaria ou bicabornato de sodio (acho)).
Não sou grande adepto de químicos, mas podes sempre usar o bicarbonato para aumentar o kH e, se quiseres, um buffer Tanganyika ou mistura de sais caseira para aumentar todos os valores. É mais importante ESTABILIZAR que aumentar...

Escolhe os peixes que queres, e vai introduzindo os peixes com calma. O aquário SÓ está estável com a adição de vida...e só aí sabes o comportamento do aquário (pH sobe ou desce...etc)

 

Tou quase decidido, tou só com o problema do pH. Não queria muito mexer no aspecto que o aquário tem uma vez que teria que por pedras brancas ....

 

Deixa estar como está...está bonito assim. :)

Esconde é o termostato! :lol:

 

O que aprendi aqui no forum é que devia ter cerca de 6-7 vezes a litragem do aquário em filtragem e movimentação da agua.Neste momento tenho 950l/h do filtro mais 600l/h da powerhead o que faz cerca de 1550 l/h que são cerca de 8 vezes a litragem total do aquário.

 

Essa regra, na minha opinião, não existe. Para que queres ter muita circulação...se o teu filtro é pequenino?

O mais importante é teres uma boa área nitrificante, ou seja, um filtro com capacidade para grande quantidade de matérias filtrantes. Mais ou menos powerheads é igual!!

Mais peixes = mais matérias filtrantes -> simples!

Deixa ficar como tens: filtro externo 950L/h (filtragem) + powerhead 600l/H (oxigenação). Tanto para mbunas (porcos) como para tanganyikas pequenos chega perfeitamente.

 

Para terminar:

Malawi (mbunas) ->

Coloridos, enérgicos e fáceis de reproduzir.

- Agressivos, comportamento muito parecido em todos os peixes, sujeitos a hibridismo (dificuldade na escolha de peixes compativeis).

 

Tanganyika (shell e rock-dwellers) ->

- Medianamente agressivos (territoriais), comportamentos muito diversos, medianamente fáceis de reproduzir.

- A maioria é pouco colorido

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais quero dizer um muito obrigado ao joalmag e ao Diesel_Car pelos conselhos sábios que me deram.

 

Vou tentar responder aos dois no mesmo post.

 

joalmag:

Eu realmente pensei em encostrar as rochas ao vidro traseiro, mas fiquei com algum receio de riscadelas e de alguma pressão a mais no vidro e então desisti dessa ideia. Na realidade estas rochas são um pouco escorregadias, mas nada que não se resolva com um pouco de silicone caso seja necessário, possivelmente num reajuste de layout irei encostar as pedras ao vidro traseiro (com um pingo de silicone seco para nao riscar) e tentar cola-las para evitar desmoronamentos. Pedras lua não conheço, onde se arranjam ? :lol:

 

Inicialmente eu também tinha a ideia de Malawi, no entanto achei piada aos Tanganyika e fiquei na duvida (como já devem ter reparado). Já deu para perceber que o pH é demasiado baixo para Tanganyika e se calhar vou por essa hipotese de lado uma vez que a agua de adequa mais as caracteristicas dos m'bunas.

 

Relativamente à população eu pretendia Caeruleus (talvez 1 macho e 2 femeas) uma vez que penso que irão dar um bonito contraste com o aquario e trazer alguma vida, visto também não serem muito agressivos e de facil manutenção escolhi esta especie. Que mais posso manter ? Que fauna escolherias ?

 

Obrigado.

 

Diesel_Car:

Que quantidade de bicabornato deverei introduzir para evitar grandes flutuações no KH e consequentemente no pH ?

Dadas as indicações que dei ao joalmag quais seriam as tuas escolhas relativamente à população?

Relativamente às conchas, achas então que se não optar pelas especies que te referes que o melhor mesmo é retira-las certo ? eu coloquei-as na esperança que elas ajudassem a subir o pH.. :lol: O problema na mudança da agua também já me tinha ocorrido, uma vez que a agua da torneira é 7.5...

O termostato é para ser escondido por uma Valisneria Gigante que estou a pensar em por no meio do aquário ao fundo. Não sei se faço bem ou não mas tinha esta ideia.

 

Agradeço toda a informação disponibilizada :D

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Que quantidade de bicabornato deverei introduzir para evitar grandes flutuações no KH e consequentemente no pH ?
Como referi anteriormente, o teu aquário vai começar a "mexer" apenas quando lhe introduzires os peixes. Por enquanto, mesmo que mexas no pH e kH, estes irão subir e estabilizar...mas apenas até ao momento em que comeces a colocar peixes lá dentro.

Todas as doses que utilizares de químicos (como pretendes malawi's, apenas bicarbonato de sódio chega) dependem da qualidade da tua água e da quantidade de peixes que lá colocares.

 

Neste momento tens um kH de 5. O ideal seria subires esse valor, de modo a que quando introduzires os peixes o teu valor de pH nunca desça abaixo de 8,0. Assim, começa a testar a capacidade da tua água adicionando aos poucos bicarbonato -> 1 colher de sopa para 50 litros deve chegar.

 

Relativamente à população eu pretendia Caeruleus (talvez 1 macho e 2 femeas) uma vez que penso que irão dar um bonito contraste com o aquario e trazer alguma vida, visto também não serem muito agressivos e de facil manutenção escolhi esta especie. Que mais posso manter ? Que fauna escolherias ?  

 

Dadas as indicações que dei ao joalmag quais seriam as tuas escolhas relativamente à população?

 

Se pretendes mesmo mbunas, caeruleus são o ideal (relativamente pequenos, faceis de encontrar, baratos e pouco agressivos).

A juntar, talvez uma espécie anã cujos exemplares não fossem amarelos...

Pessoalmente a minha espécie favorita são os Pseudotropheus polit "lion's cove". Têm a mesma origem dos caeruleus amarelos (lion's cove), e fazem um bonito contraste com estes. São muito agressivos...portanto cuidado se quiseres mais alguma espécie. :D

 

Relativamente às conchas, achas então que se não optar pelas especies que te referes que o melhor mesmo é retira-las certo ? eu coloquei-as na esperança que elas ajudassem a subir o pH. O problema na mudança da agua também já me tinha ocorrido, uma vez que a agua da torneira é 7.5...

 

As conchas pouco efeito fazem no pH (sobem ligeiramente o gH e o pH), mas devido á insolubilidade do Carbonato de cálcio...em principio não te alteram nada.

Retira as conhcas se queres malawis...

Os mbunas, curiosos como são, têem tendência a meterem-se dentro das conhas...tratando-se de conchas grandes irás quase de certeza perder alguns peixes entalados nas conchas! :lol::lol:

 

A tua água da torneira, se não fosse o kH baixinho, seria boa para manter malawis. Basta adicionar um pouco de buffer nas TPA's que o pH sobe para os ideias 8,0-8,2.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

M'bunas parece-me sem dúvida a melhor opção, e como diz o Diesel os polit são sem dúvida uma óptima opção para juntar com os L. caeruleus. A juntar a esses eu apostava nos msbo magunga, cynotilapia afra ou eventualmente os P. estherae que apesar de crescerem mais são muito pacíficos.

Independentemente das espécies que escolhas, já que isso é pouco relevante e tem mais a ver com o gosto de cada um, salvo algumas excessões, quando comprares adquire uns 5 ou 6 juvenis de cada espécie, conseguem-se adapatar mais facilmente uns aos outros reduzindo-se muito os problemas iniciais de adaptação.

 

Relativamente às pedras encostadas ao vidro, não tenhas medo delas te riscarem o vidro e muito menos da pressão que fazem no vidro já que esta se faz quase na totalidade no fundo do aquário, como é óbvio.

As pedras lua podes ver no topico do meu aquário de m'bunas aqui no forum, são quase todas assim.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola!!

 

Só para teres mais uma opinião!!!!

Com o layout que tens eu poria tanganikas!!! Que são os meus favoritos!

Com essas rochas e as cascas de caracois uns brevis que são maiores e outra especie como similis, ocellatus ou multifasciatus ficaria perfeito! como não tens muitas pedras para eles se esconder poria talvez uns cyprichromis ou uns paracyprichromis para encher a parte superior da agua! Quanto ao ph isso com coral(tal como ja te sugeriram) ou com os sais que ha à venda para o tanganika ficaria bem!!!

 

No entanto.... se o que tu gostas são peixes coloridos então vai para malawi!! Para mim a vantagem dos tanganikas é serem pequenos, menos agressivos e terem um comporatmento muito engraçado de se observar! No entanto são menos coloridos!! Os malawi's fazem sem duvida um aquario muito mais vistoso, mas em minha opinião mais aborrecido entermos de comportamentos!!

 

Espero ter ajudado!!!!

Biochemist

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nelson, tens razão a agressividade é um um assunto relativo!!!!!!

Pessoalmente acho que os Mbunas são mais agressivos e que a sobrepopulação é uma maneira eficaz de lidar com o problema! Mas se comparares um tanga com um malawi com poucos peixes a introdução de um novo peixe é sempre mais delicada em malawi's! nunca vi num tanga com poucos peixes emcostarem o recem-chegado ao vidro e mata-lo com fazem os malawi's!!!! No entanto podes ter um tanga bem populado e se se um casal de brichardi tiver ovos são capazes de encostar a um canto todos os outros habitantes....

 

para mim a agressividade dos mbunas leva a mortes os tanganikas normalmente não matam ( mas tb são agressivos)!

 

Biochemist

Link to comment
Partilhar nas redes sociais