Vale D'xisto


AndrePeixoto

Recommended Posts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, brunofasoares disse:

Se o KH estiver a fazer efeito tampão não consegues baixar o PH tão facilmente.

Certíssimo...

E atenção que o KH não é a única espécie tamponante nas nossas águas. Obviamente que é a que nos interessa mais, e das mais fáceis de medir, no entanto, quaisquer pares de ácido/base conjugada existentes em solução aquosa influenciam o poder tampão da mesma.

Isto tudo para dizer o quê?

Que misturar 1 litro de água com pH=6.0 e KH=0° dKH; com 1 litro de água com pH=8.0 e KH=8° dKH, não vai resultar numa solução de 2 litros de pH=7.0 e KH=4.0° dKH...

Estas escalas não são lineares, e mesmo a do pH ser logarítmica, as contas não são assim tão "simples", pois há vários factores que influenciam estes parâmetros.

O melhor a fazer, é como disse o Rodrigo Isaac... vais experimentando várias combinações, até chegares aos valores desejados... e mesmo assim, ninguém te garante que os mesmos se vão mantendo ao longo do tempo.

Em suma, os aquários são dinâmicos... por norma, quanto mais queremos "domar" os parâmetros, pior é...

Cumprimentos

Luís Fortunato

  • Votar + 2

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Creio que o facto de o pH da aquário estar mais baixo do que o da torneira se deva ao substrato que estás a utilizar. 

Abraço 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Luís Fortunato disse:

Certíssimo...

E atenção que o KH não é a única espécie tamponante nas nossas águas. Obviamente que é a que nos interessa mais, e das mais fáceis de medir, no entanto, quaisquer pares de ácido basearrow-10x10.png conjugada existentes em solução aquosa influenciam o poder tampão da mesma.

Isto tudo para dizer o quê?

Que misturar 1 litro de água com pH=6.0 e KH=0° dKH; com 1 litro de água com pH=8.0 e KH=8° dKH, não vai resultar numa solução de 2 litros de pH=7.0 e KH=4.0° dKH...

Estas escalas não são lineares, e mesmo a do pH ser logarítmica, as contas não são assim tão "simples", pois há vários factores que influenciam estes parâmetros.

O melhor a fazer, é como disse o Rodrigo Isaac... vais experimentando várias combinações, até chegares aos valores desejados... e mesmo assim, ninguém tearrow-10x10.png garante que os mesmos se vão mantendo ao longo do tempoarrow-10x10.png.

Em suma, os aquários são dinâmicos... por norma, quanto mais queremos "domar" os parâmetros, pior é...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Obrigado pelo comentário. Já agora uma questão/observação:

Existe uma relação directa entre KH, PH e CO2.

Poderá ser por causa da ausência do CO2 que esteja a empurrar o KH para cima, e assim, influenciar os valores do PH?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 minutos, brunofasoares disse:

Existe uma relação directa entre KH, PH e CO2.

Poderá ser por causa da ausência do CO2 que esteja a empurrar o KH para cima, e assim, influenciar os valores do PH?

Primeiro... a relação entre esses parâmetros é directa, sim... mas não directamente proporcional.

Ou seja, costumamos sempre dizer que o pH e o KH andam de mãos dadas. Quando um sobe, o outro acompanha... mas há um caso em que não é assim: quando se injecta CO2

Se olharmos para uma tabela de CO2 em função do pH e do KH, vemos que quanto mais baixo o pH e alto o KH, maior a concentração de CO2 dissolvido na água.

Isto tudo para te dizer, que se agitares uma solução aquosa para libertares parte, ou todo o CO2 que possa haver dissolvido, o que vai acontecer é que o pH sobe, mas o KH desce...

Porque estamos a mexer apenas no CO2!! Em todos os outros casos, o pH e o KH variam de forma semelhante: se um sobe ou desce, o outro irá subir ou descer.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, brunofasoares disse:

Poderá ser por causa da ausência do CO2 que esteja a empurrar o KH para cima, e assim, influenciar os valores do PH?

Não. O valor do kH é determinado pela quantidade de carbonatos e bicarbonatos existentes na agua. 

O que o Co2 adicionado faz é reduzir o pH,  mais ou menos depressa dependendo do kH... Trocando por miúdos :p se  adicionares 30 ppm de  co2 num aquário com kh menor ou igual a 2 vai baixar consideravelmente o pH, se pelo contrário o kH for maior de 6 por exemplo, o pH ira apenas descer umas décimas. Dai ser fácil segundo as tais tabelas  teres uma noção dos valores de um dos componentes se medires os outros dois.

André, é preciso ir aí a casa medir os parâmetros da tua agua???? :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conversa interessante e estou a gostar, MAS, se os peixes estão bem, as plantas estão bem (principalmente por um aqua sem co2 injetado) não mexas. deixa andar. O substrato vai baixando e à medida que o aqua envelhece o ph vai baixando. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Tozé Nunes Se quiseres, ainda se arranja uma garrafa de 7,5 ;)

Eu sempre gostei de química e ontem dei por mim a fazer cálculos de moles com apontamentos que tinha Cá por casa, até liguei à minha professora de química e este aumento de pH tem haver com o ser verão( será que o facto da agua no inverno vir da torneira a 14 e agora a 25 influência assim tanto ?) e com o terem mudado a zona de abastecimento, também por aqui existe diferença na agua de terça para sexta a nivel do cloro que ela tem, vê se a olho nu.

O substrato vai baixando o pH, o procedimento pode ser fazer menos tpas e de menor quantidade, ajudando a agua a não perder algumas qualidades com maior circulação na superfície?

Seria a adição de excell uma resolução?

Fazer adição diária de 2L de agua de compra e tpa semanal de 20L baixaria gradualmente o pH? É qe devido ao kH podem as mol/dm3 serem diferentes para x décimas de pH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde André, 

Inicialmente afirmou que tinha 7,2 de PH agora já é 7,8. (?)

De todo o modo acho muito improvável senão impossível que obtenha uma decida de 7.8 ou 7.2 para 6.6 de PH sem a utilização de CO2. 

E resta saber como está a fazer a medição do PH. Por exemplo se deixar a água que sai da torneira a repousar por 24 horas é bem capaz de nem ter PH a 7,2 ou 7,8..  a sair da torneira. Informação muito vaga para certezas. 

Essas medições não podem estar correctas ma minha modesta opinião. 

 

Sobre as tabelas que à anos andam na web:

https://barrreport.com/threads/co2-ph-kh-table.10717/

Da mesma forma que afirmar que uma descida de 1 unidade do PH equivale a 30 PPM de CO2 é não é totalmente verdade. nem directo nem linear. 

Cumprimentos, 

 

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Já agora só por mera curiosidade e se quiseres esclarecer:

Regimes de mudas parciais de água como está a ser feito?

Qual o regime de fertilização que estás a utilizar?

(no inicio do teu tópico também afirmas que tens nitratos entre 20 a 30 PPM e que da torneira saía entre 1 a 5 e nessa altura não fertilizavas) 

E volto a alertar o mesmo. 160 litros reais para esse Eheim 2073 não é adequado e as consequências de uma deficiente ou fraca filtragem não carece de grandes explicações. 

Vais continuar eternamente a "experimentar" plantas e vê-las a definhar? A uma média de 7 a 10 euros o pote em 10 potes já tinha comprado o sistema de CO2 e sobrava dinheiro.

Equaciona bem, porque as compras de plantas não vão terminar por aqui. 

Cumprimentos, 

 

 

 

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo o que o André refere as plantas não estão a definhar. Até está a conseguir fazer crescer plantas que supostamente sem CO2  não cresceriam.

O homem não tem kit de CO2 pq quer curtir os primeiros meses da paternidade sem andar preocupado com o aqua.

Não podemos é pedir pato quando só há galinha.

Estou como o Gonçalo, se os peixes e as plantas andam bem é continuar.

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, 

Não estou a dizer ao André para ir a correr comprar, isso é da gestão dele. Apenas estou a dar o meu conselho em função do tenho observado desde o inicio. 

Cumprimentos. 

 

 

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plantas a definhar ?

Se cslhaas fotos têm má qualidade.

Eu não quis co2 porque me disseram que era mais difícil. E assumi o risco. Sem co2 e sem substrato fértil. Sei que tenho um aquário superior a muitos com fértil e co2...

 

O ph acabado de sair da torneira é de 7,8. Estranho é agua de fonte da mesma zona estar a 5,5...

Amanha já meço o kH

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, AndrePeixoto disse:

Plantas a definhar ?

Se cslhaas fotos têm má qualidade.

Eu não quis co2 porque me disseram que era mais difícil. E assumi o risco. Sem co2 e sem substrato fértil. Sei que tenho um aquário superior a muitos com fértil e co2...

 

O ph acabado de sair da torneira é de 7,8. Estranho é agua de fonte da mesma zona estar a 5,5...

Amanha já meço o kH

A tua água da rede não vem da tua zona André. Provavelmente vem de Alqueva ou Castelo de Bode. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André, 7.8 é bom para ciclídeos africanos :) 

Em relação aos valores ideais descobri este mapa com a qualidade da agua:

http://www.ersar.pt/pt/consumidor/qualidade-da-agua

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, AndrePeixoto disse:

K

kH super baixo ...

Qual o valor que obtiveste?

Se está baixo não é o KH que está a segurar o PH. E essas rochas não serão alcalinas? (desculpem a minha ignorância neste ponto). 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 não é muito baixo. A 3 pode estar a fazer tampão. Para conseguires baixar o ph vais ter de baixar o KH.

Já agora porque dizes que 3 é muito baixo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 22/07/2017 at 22:38, AndrePeixoto disse:

Plantas a definhar ?

Se cslhaas fotos têm má qualidade.

Eu não quis co2 porque me disseram que era mais difícil. E assumi o risco. Sem co2 e sem substrato fértil. Sei que tenho um aquário superior a muitos com fértil e co2...

 

O ph acabado de sair da torneira é de 7,8. Estranho é agua de fonte da mesma zona estar a 5,5...

Amanha já meço o kH

Boa noite, 

Esclarecendo: 

Dizer que as plantas estão a definhar não tem mal nenhum. É o mesmo que dizer que lutam para sobreviver, que passam fome e tantos outros comentários semelhantes que já lemos e relemos por este forum e não um sentido depreceativo do trabalho e esforço do aquariofilista. Não tem a ver com qualidade das fotos (Os videos publicados falam por si)  mas sim como disse em função das dificuldades que tenho observado desde o inicio.

A plantação realizada a 21 de Janeiro até agora Agosto numa situação de condições normais já tinha enchido o aquário todo umas três vezes se usasse CO2. 

Mas mesmo sem CO2 e mesmo que fosses podando com muita regularidade o que não é o que tem acontecido já haveria raizes e mais raizes agarradas aí à frente portanto esse escasso crescimento não se deve exclusivamente ao facto de não usar Co2.

Notou-se um ligeiro crescimento até meados de fim de Fevereiro em algumas plantas mas desde então até agora sucede uma estagnação. Logo nesse altura eu alertei-te que estavas nos primeiros 30 dias de vida do aquario.. mas pronto o objectivo era seguir em frente sem CO2 por isso fiquei expectante, até agora.

E assim além de estagnado,  até teve ligeira recessão que se vê na foto de 6 de Junho o estado global do lado esquerdo na "Tripartida" a "Ludwigia Palustris", a "Hipuridoides" a "Lobelia" e do lado direito a "Blyxa" igual ao dia que nasceu etc.. 

Em Junho metes-te a "Zosterifolia". Quando lhe deres a primeira poda veremos como reagem sem Co2 para voltar ao que era.

 

Citação

 

Regimes de mudas parciais de água como está a ser feito?

Qual o regime de fertilização que estás a utilizar?

(no inicio do teu tópico também afirmas que tens nitratos entre 20 a 30 PPM e que da torneira saía entre 1 a 5 e nessa altura não fertilizavas) 

 

Andei a ver imensos relatórios dos SMAS da região de Leiria e Pombal (concelhos e freguesias) e o PH anda sempre entre 6,6 e 7,5

Estranho referires que tens PH a 7.8 quando o teste da JBL só dá máximo 7,6. (?)

Como chegas-te aos 7,8? Por estar ligeiramente mais azul escuro no frasco? Vê lá que bem pode ser 8 ou até mais... porque o reagente só é fiável aos 7,6 que é o máximo do teste. A partir daí é uma incógnita. 

A 05 de Fevereiro referes que fizes-te medições de PH e deu na Torneira 7.2 e aquário 6.6. Volto a dizer que não acredito ser possível essa subtracção de 6. 

Também referes que tinhas No3 da torneira entre 1 e 5. Isto realmente bate certinho com os valores dos SMAS dessa região. E que tinhas no aquário entre entre 20 e 30. Ora bem.. sem Tropica Growth e apenas com o Soil também não acredito nestes valores. 

Provavelmente ainda não te entendeste com o teste de nitrato da JBL. É manhoso aferir qual o amarelo. Leva algum tempo. Mas fica um conselho: Se medires o NO3 da torneira já ficas com uma ideia do amarelo que dá e assim já podes ver a diferença para o valor medido no aquario. Tens que deixar o teste no frasco pelo menos uns 10 minutos, e o pó da colher convém ser mesmo até ao limite assim como as gotas deitadas com o frasco sempre ne mesma posição. Gotas em ângulo diferente dão proporções diferentes de reagente a cada gota.. 

Obviamente que os valores do PH do aquário variam conforme o regime de TPA que fazes. Que também não esclareceste. Uma coisa é fazer uma TPA de 50% à semana, outra é 30% bisemanal etc. e ao fim dessa semana obter um valor de PH. se não tiveres uma rotina fixa de TPA como ter certezas do PH do aquario? 

Também te questionei pela rotina da Fert porque disseste: 

Citação

Fertilização de micros e macros, o PO4 não acusou mesmo depois da fertilização mas pareceu um pouco mais turva a água :/

Pois sem se saber como andas a fertilizar é difícil ajudar. 

Citação

Talvez acuse fosfatos mas como é azul muito carinho não note a olho nu. Devia usar um teste com maiores diferenças de cores

Mais uma vez.. ou não estás ainda familiarizado com os testes ou não os realizas com deve ser ou então a fertilização é errada (Não se sabe..). Porque o PO4 acusa sim. Mesmo o azul mais claro consegue-se perceber. 

Foi com base nesta análise e/ou critérios que teci o meu comentário. 

E com o espírito de sempre teci a minha opinião mas também coloquei questões que não respondeste. Questões essas que visavam ajudar-te. Mas pronto dá-se relevância ao somenos e o que realmente importava saber para te podermos ajudar melhor fica por esclarecer. 

Se ofendi com o definhar não foi com esse propósito porque não sou dos que vê que um aquário que tem tudo para atingir e evoluir e realizar cada vez mais o aquariofilista e eu venha apenas dizer/escrever o que é socialmente correcto e dar uma palmadinha moral nas costas e continua aí com essa luta inglória. Apoiar claro que sim meu caro mas dizer aquilo que achamos com sinceridade não tem mal algum. 

Não sou assim. Esse aquario com CO2 ficava fenomenal e esse é o meu ponto de vista e crêr e a prova está à vista. Como se fosse possível realizar fotossíntese sem ele.

Cumprimentos, 

 

Editado por PAFS
  • Votar + 2

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.