O Começo Corajoso (The Brave Beginning)


mano666

Recommended Posts

Por vezes a fauna fica assustada. É normal.

 

Na minha última tpa os ramirezis que tinham uma postura começaram a comer os ovos. Fui a correr buscar uma mangueira, tirei os ovos e pus à parte. Ontem nasceram uns 8.

 

Eu na ponta da mangueira tenho um "parte água" tipo os das torneiras das cozinhas que ajuda a eliminar o cloro e a diminuir a velocidade da entrada da água. Aconselho a todos que e custa uns 2/3 euros no chinês.

 

Vou ver se compro esse "parte água", parece uma boa solução, e talvez encher com mais calma.

Tenho estes adaptadores de 16/22 e 22/16 para não cortares nada. É só ligar o UV. Vê as mensagens que te enviei.

 

 

865953a8bb2441ee6294c677fae4c47f.jpg

 

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

 

Vou ver se o que tenho é suficiente para ligar... se não envias com o resto do material. E se os quiseres de volta, eu envio-te novamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como tinha dito, hoje fiz uma visita à AquOporto para conhecer e ver os Vivos que tinham em stock. Estava a pensar em completar os cardumes que me faltam. Corydoras, White Clouds e Otocinclus.

Mas não tinha nada que me agradasse.

Como o Filipe Sampaio se ofereceu para me emprestar o Filtro UV e em Gaia tem a Ecoarium, dei la uma saltada.

Perdi a cabeça pelos Bêbados e trouxe umas Corydoras e Otocinclus para fazer cardume com os que já tinha.

 

jsuiWFocWOolHUW7wuhrOwPB2PnzgxCN0V-2Rphs

 

6JmVl1Ulko93FPuop-Qrd5aHFbF5BHC9oxsvKpiW

 

Estão ai os 4 que trouxe:

JNUsNLqX6zbvKDrKciRfaphtNyBn8r7o5UQrPdMF

 

Comprei também esta Planta que gostei, ainda nem a identifiquei

N6zxx9ejAHKILYylo2avS4195NpPPy2gyN10qx-6

 

Aproveitei para comprar uns Refill da JBL para completar a mala. NO2, NH4 e Cu. Não tinha O2, que seria o que me faltaria.

Como o Filipe Sampaio se tinha oferecido para me emprestar o Filtro UV dele e disse que morava perto da Ecoarium, lá combinamos e fui lá à Casa dele. 5*.

Ainda tivemos uma boa meia hora a falar. Espectacular esta entre ajuda... dá vontade de continuar com mais força mesmo depois de tantas adversidades.

Obrigadão Paulo por esse material que parece ser tentador, mas falamos por PM porque não aceito isso dado, pago-te os Portes e o justo pelo resto. Já não precisarei do NO2, mas o de O2 vai dar jeito. Essa comida de Camarões passa pelo controlo da Judiciaria? LOOOL Envio-te a Morada por PM quando enviares o valor e o NIB para te pagar isso.

 

Agora não sei se tento o Filtro UV ou esse Purigen, ou as duas coisas. Que dizem?

Sempre as ordens camarada...

 

Hoje precisas tu amanhã posso ser eu.

Como te disse acho um desperdício estar a comprar coisas à sorte sem saber se vai resultar ou não.

Se resolver o problema depois logo compras um...

 

Se precisares de ajuda estas à vontade...

Vai dando feedback...

 

Abraço...

  • Votar + 1

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem fiz uma intensa bateria de Testes à Agua do Esquentador sem Repouso e os Testes novos que comprei à Agua do Aqua.

São os que estão mais à direita, mas podem comparar com valores que tinha anteriormente.

Não vejo nada de especial nos Testes.

4guRK2c82nXyn6RhaqKUjTwGVU3UFf5NMroOFWdN

Editado por mano666
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update à luta com a GWA.

Quarta a noite montei o Filtro UV que gentilmente o Filipe Sampaio me emprestou. Não foi uma montagem fácil já que as tubagens eram bem mais largas que a entrada e saída do Filtro. O Paulo Soares enviou-me também uns adaptadores que resolveram em parte o problema mas mesmo assim vertia um pouco de água. Como não tinha fita para estancar, não sei o nome da fita, peguei num saco plástico e bem esticado coloquei à volta da entrada e saída do Filtro UV. Resolveu o problema, mas mesmo assim tinha o problema de não saber qual era a entrada e saída, já que o Filtro não indicava. Penso que também não deve fazer diferença, já que o objectivo era a água passar pela lâmpada para fazer o efeito, em que sentido não devia fazer diferença.

Depois de 24h não vi qualquer evolução, passadas 48 horas nada tinha mudado. A GWA continuava e não parecia estar a desaparecer.

Como tinha visitas no Sabado, decidi na Sexta fazer uma TPA de 50% e inverter o sentido do Filtro, não sabia se fazia diferença, mas não custava nada tentar.

Ontem durante o dia pareceu-me que houve uma evolução notória, devida ao TPA mas não só, porque parece-me que quase não tenho GWA.

Vou continuar atento, mas parece estar a desaparecer.

Agora não sei se foi do TPA ou da inversão do sentido da agua no Filtro UV.

Aproveitei que o Paulo Soares enviou um Teste de O2, para completar os testes da Torneira e do Aqua.

Aqui ficam:

N7tZxgTvbWOPEoGo0vtJ4HZxfYpq03BjkrX27p8O


Parece-me tudo ok, e até tenho um O2 razoável para o pouco de circulação que tenho no Aqua.

Testei depois da Torneira com Esquentador e deu um pouco menos, mas não muito.

O Paulo também enviou 500ml de Fertilização EI para começar a fazer depois desta GWA desaparecer. ;: Bravo:

Espero um dia também fazer este Papel que o Filipe e o Paulo fizeram, sinal que estarei Pro. Espectacular a entre-ajuda.

Logo vou tentar colocar fotos.

Editado por mano666
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

É isso que se quer...

 

E provável que as melhorias se devas às duas coisas, a tpa junto com o filtro uv aos poucos vai ao sítio...

 

Abraço

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está sem duvida a melhorar, está quase completamente cristalino. Na lateral nota-se a diferença abismal.

Obrigado a todos pela ajuda, principalmente ao Paulo Soares e ao Filipe Sampaio. A ajuda deles foi crucial.

Aqui fica o update fotográfico:


Dia 115: (12.02.2017)

hrFupyTlgbu-FbzWI95YFPKc_7JPH2ZKoHLl0-lp


ilNAfo-igU7nxH1OgYT2o--K1MFE8g3aV6_5WoD_


C0IEi46B3zq49mZp1-aeDYF6fk3JgbW8YyTZM_YU


Mm2olCvYIfHCKTwYZekE0flPqoz-X7MeAEEYulZ9


MEsMhWlvG4eDt3fbCxmby-BK-MSboGJyXWngZatw


omQwa5TJrPJYJT3Ods4znXotPkAT2gDf9vG_ru3J


NhjQO1Uc7UKXDUdWFX_KimIY4_Jwi9SWHwHr-yCx


jkepKwVD1Ff2fzF0z32Bw1WD1h3k2f0-_bvogiYB


2FF2_i8h-O5HOaMKBaep_SnGuKBlBL1eNHhnzfB1


rMyBDidmjE2pOtDA5q4kgM076vchcDiTK6IDYd17

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixo um Vídeo de ontem do aspecto geral. Atenção que não fiz qualquer tipo de limpeza, nem poda, nem replantação antes do vídeo. É tal como recuperou com uma TPA de 50% e o Filtro UV. Depois do vídeo replantei algumas Plantas que estavam soltas. Mas a recuperação e aspecto ficou incrível. Parece novo.




O Paulo Soares enviou uma comida espectacular para os Camarões, vou tirar uma fotos com as designações depois. Algo como "Orelha de Gato" e "Dente de Leão"... isso é real Paulo? Ou nomes fictícios?

Coloquei ontem pela primeira vez uma e rapidamente saíram dois Camarões da moita, sentiram logo. Só que o Ancistru nem deu hipóteses. Toda a Fauna de fundo fez um festim com essa comida. E já tinham sido alimentados antes. Paulo depois tens que me dizer onde arranjas isso.

O Ancistru até ficou com pêlo na venta...


Rb7FRiGE1IoefZ6YOw79xHS_VENXezPH_r2pbxfZ

Editado por mano666
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está a ficar com excelente aspecto.

 

Já foi descoberta a origem do problema? Terá sida uma libertação excessiva de nutrientes inicial e uma baixa massa vegetal a acompanhar?

 

Já agora aprendo alguma coisa para eu não cometer o mesmo erro no futuro.

 

Continuação

Diário de bordo actual:

Recomeçar de Raiz

Gemini

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está a ficar com excelente aspecto.

 

Já foi descoberta a origem do problema? Terá sida uma libertação excessiva de nutrientes inicial e uma baixa massa vegetal a acompanhar?

 

Já agora aprendo alguma coisa para eu não cometer o mesmo erro no futuro.

 

Continuação

 

A origem do problema não foi detectado concretamente.

Mas não acredito em pico de Amónia. Esteve sempre baixo com testes líquidos e com o teste permanente da Seachem.

Acredito mais num desequilibro de nutrientes talvez devido à forte ou fraca fertilização da Seachem. Já ouvi dizer que era do melhor que há como já ouvi dizer que é insuficiente em relação às formulas "EI".

Também me disseram que tenho pouca Flora, mas eu já me vi aflito para encontrar sitio para colocar esta ultima Planta que comprei e ainda não identifiquei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso assim dá mais gosto...ainda por cima do que passaste!

Tens aí um belo plantado.

Agora é começar a dar jeito à tesoura

Parabéns

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é isso. Começar a Podar decentemente e tirar fotos com a SLR. Até agora toda as fotos e vídeos foram de Telemóvel. Não tinha motivação para pegar na Maquina fotográfica enquanto a água não estivesse cristalina. Agora parece que nem se vê a água.

É fazer um "corte de cabelo moderno" tirar fotos para o concurso e começar a desmontar. :tongue:

NO WAY! Estou a gozar com maior parte do Pessoal Pro que quando fica no ponto rebuçado pensa em desmontar... eu quero é vê-lo assim por muito tempo. biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

enquanto a água não estivesse cristalina. Agora parece que nem se vê a água.

 

 

E não é necessário Purigen.. ;) E imagina com um filtro melhor.. como é que isso ficava.

 

Grande abração Baltazar! Estou tão feliz quanto tu!

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que noto é que quando já está bem crescido começa a soltar-se. Faz muita força e solta-se, talvez tenha que o manter mais pequeno.

Utiliza cola de cianocrilato, e colas parte do musgo ao tronco.

Problema resolvido.

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Utiliza cola de cianocrilato, e colas parte do musgo ao tronco.

Problema resolvido.

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Também pensei nisso, mas pensei que colando uma parte e depois ele crescendo não continua a agarrar-se ao tronco, por isso vai continuar suspenso e a fazer força até chegar o ponto de se soltar. É o que acontece agora colocando os fios.

Mas não custa tentar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também pensei nisso, mas pensei que colando uma parte e depois ele crescendo não continua a agarrar-se ao tronco, por isso vai continuar suspenso e a fazer força até chegar o ponto de se soltar. É o que acontece agora colocando os fios.

Mas não custa tentar.

Colas e atas, vais ver que consegues de certeza resolver o assunto. Depois claro, vais aparando, conforme necessário.

Ainda bem que resolveste o problema com o UV, estava difícil.

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito boa tarde,

 

Antes de mais os meus parabéns, contra todas as adversidades conseguiste levar essa montagem a bom porto! Louvo-te a paciência e dedicação e claro também os sábios conselhos de quem por aqui passou para ajudar!

 

Creio que agora o sistema está estável o suficiente para começares a fazer as podas e começar a moldar as moitas, replanta o que podares para manteres a massa vegetal. Deste modo não causas desequilíbrios nos consumos e adensas as moitas. A bacopa que tens na frente do lado esquerdo está a tapar o layout, podes sempre cortar e replantar para a manteres rasteira.

Isso agora com jeito na tesoura fica top, tens tudo aí para correr bem.

Quanto aos musgos é preciso paciência (coisa que não te falta), não é assim tão fácil quanto parece manter os musgos bonitos. A cola como já foi referido em conjunto com linha é o melhor para prender os musgos, de vez em quando dar um toque com a tesoura para moldar a forma pretendida.

 

Força e nunca desistas, estas experiências servem de ensinamento para todos nós de que nem sempre as coisas correm pela melhor maneira.

 

Grande abraço

  • Votar + 2

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Ismael.

Agora é começar a curtir a Flora e a Fauna.

Ontem desliguei o Filtro UV e comecei a Fertilização EI da receita do Paulo Soares.

Antes disso fiz uns testes à Agua.

 

PH: 6,8

NH4: <0,05

O2: 4

NO3: 1

PO4: 0,05

K: 5

Mg: 0-1

 

O Paulo recomendou começar com 5ml com a receita dele, mas dei-lhe já Full Power 10ml/Dia porque a minha Agua ´parece pobre em nutrientes.

Editado por mano666
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Recomendo a ires com calma, a prudência é a tua maior amiga a seguir aos conselhos do pessoal aqui do fórum. Se o Paulo disse para adicionares 5ml/dia era assim que devias seguir e depois ias adaptando conforme os consumos das plantas.

 

Acho que depois de tudo o que passaste não devias deitar tudo a perder.

 

Grande abraço

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão Ismael. Vou seguir esse conselho... o que passei fez-me pensar que me tinha metido em algo que não era capaz de levar a bom porto.

Vou já hoje reduzir para os 5ml.

E Obrigado pelo concelho em relação à colocação das Plantas e replantação. São conselhos muito úteis.

Editado por mano666
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão Ismael. Vou seguir esse conselho... o que passei fez-me pensar que me tinha metido em algo que não era capaz de levar a bom porto.

Vou já hoje reduzir para os 5ml.

E Obrigado pelo concelho em relação à colocação das Plantas e replantação. São conselhos muito úteis.

 

É certamente o mais sensato, como bem sabes essa GWA ainda está com a causa indeterminada e só por isso os cuidados devem ser redobrados.

Se porventura tiveres excesso de nutrientes na coluna de água podes desencadear novamente o desequilíbrio no sistema e lá voltam os problemas outra vez.

Já tiveste a tua dose de problemas e como tal está na altura de desfrutares da tua montagem e não para arranjares mais dores de cabeça.

Estamos aqui todos para ajudar e todos queremos que essa montagem corra da melhor maneira.

 

Grande abraço

  • Votar + 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

 

Também me disseram que tenho pouca Flora, mas eu já me vi aflito para encontrar sitio para colocar esta ultima Planta que comprei e ainda não identifiquei.

Não será a rotala sp. Vietnam?

 

Ainda bem que o aquário está bem encaminhado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Não creio que seja a rotala sp 'vietnam', apontava mais para a Pogostemon Stellata apesar da folhagem idêntica esta última tem um tom avermelhado mais escuro enquanto que a rotala sp 'vietnam' tem um tom mais rosado.

 

Grande abraço

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.