Midday break


Tozé Nunes

Recommended Posts

Hoje nas minhas pesquisas descobri isto num site de uma marca de aquariofilia - criar um intervalo na iluminação do aquário que de acordo com a marca beneficia as plantas em relação às algas!

 

Algum de vós já experimentou isto?

 

ee2c15a0b034bc4b1e2e23c8f5ed2fb2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha montagem tem 4 horas de luz , duas de descanso mais 4 horas de luz.

Sempre fiz assim é muito melhor para as plantas, aquelas duas horas os peixes estão a produzir mais nutrientes para os 4 horas seguintes e a água está a livrar-se do oxigênio ganho.

 

Isto é útil em montagens Low tech. Sempre usei e combinado com outras razões faz parte dos motivos para nãonter algas feias no Aqua.

 

Em high tech não faz grande sentido pois parte do principio que não ha falta de nutrientes nem de co2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmmm interessante. Eu estou neste momento com um fotoperiodo de 6 horas, 17.30 - 23.30 (fora a pouca luz natural da casa durante o dia) e na 5ª hora a sessiflora fecha as folhas.

 

Parece dizer: já não quero mais, pra mim chega, vou dormir.

 

Será que só precisa de descanso e se tivesse uma pausa voltaria ao activo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só vejo vantagens, e se pensarmos na natureza, que é o que um aquário Low tech tenta imitar, as plantas nunca recebem dia inteiro de luz seguida direta. Algumas nunca recebem sequer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha opção de interromper a luz tem um pouco a ver com o q li sobre as algas e com o facto de ser comum nos trópicos (acho) haver céu nublado por volta do princípio da tarde.

Bem, pelo menos tem resultado.

Mas tudo o resto no aquário joga para o equilíbrio: flora, fauna, luz, CO2, fertilizantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais