Móvelo DIY 100x50


Recommended Posts

Boas,

 

este ano dei inicio ao meu maior projecto DIY até hoje.

 

Vou construir um Móvel DIY. Nunca me tinha aventurado numa destas, com tão "grande" envergadura.

 

Então o móvel tem 100x50x80. Estrutura em pinho, com revestimento a MDF Hidrofugo de 16mm. Que depois de feito irá ser pintado com primário e tinta preta.

 

O pinho utilizado, foi barrotes de 4,4cm x 4,4cm.

 

As placas de MDF comprei e mandei cortar á medida, que infelizmente correu um bocadito mal, poderia ter sido pior, mas tenho 1 porta enviosada, e todas as placas têm 1 mm a mais, que no final de contas deu que a estrutura ficasse com 1 mm de folga, que entretanto resolvi.

 

Em todas as uniões usei L's e por dentro de cada ligação ( entre barrotes ) levou com parafusos com fartura, daqueles grossos que depois de fixo, não mexe...

 

Neste momento o projecto ja está a meio, já tenho a estrutura terminada e a estrutura foi então "revestida" com as placas MDF.

 

Para a base, comprei uma placa daquelas que se metem debaixo das máquinas, para absorver as vibrações, e cortei tiras para "forrar" cada barrote, de forma a que a base assentasse em cima das espuma. Desta forma grande parte das vibrações dos filtros não irá passar para a restante estrutura, fazendo com que seja mais silencioso.

 

Agora faltam as portas, tapar os buraquinhos, lixar, primário, tinta, e pés.

 

 

aqui vão algumas das fotos, ainda faltam algumas...

 

 

 

 

8Sacq7uh.jpg

 

 

spFEqPih.jpg

 

 

ECKLvo8h.jpg

 

 

Au2HLeSh.jpg

 

 

ceqK0rzh.jpg

 

 

 

Abraços

Vitor Nunes

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas
Eu também fiz o meu móvel e mais ou menos como o teu.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=246968&hl=
Tem em conta uma coisa (pelo menos aconteceu comigo ) quando colocares o aquario a madeira vai ceder com o peso, no meu caso tinha posto massa nas juntas e acabou por partir toda. Tive que deixar estar assim ums meses para voltar a colocar massa e pintar.
As portas também sofrem um bocadinho por isso não as deixes muito justas.

Está a ficar com bom aspecto.

Cumprimentos

Editado por Filipe Sampaio
  • Votar + 1

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK, tive agora mesmo a tapar os buracos dos parafusos e a meter massa... A ver vamos como corre... Amanhã já posto mais fotos actualizadas

 

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ora aqui vão as últimas fotos com a actualização. Agora próximos passos, abrir os buracos para as mangueiras, lixar, dar primário.

 

 

Agora a ajuda/sugestões que peço aqui ao pessoal:

 

Ainda estou a estudar as prateleiras, uma vez que tenho 2 filtros, não posso separar pelo meio... Deêm ideia por favor...

Ando a pensar nisto ha uma carrada de tempo para tentar perceber qual a melhor solução, tendo em conta os seguintes pontos:

1- tenho 2 filtros

2- tenho filtro UV

3- preciso de pratelerias para guardar montes de coisas...

4- a instalação eléctrica ( ainda em fase de estudo ) vai ser baseada numa calha técnica a ocupar o comprimento do móvel, onde vou ter 10 tomadas, 8 das quais controladas por um Arduino, em vez de ter uma carrada de relógios. Vou ter também uma "caixa" que terá a fonte de alimentação, os relays, e uma tomada, para ligar as luzes do ikea.

5- A furação para as mangueiras e a posição/tamanho das prateleiras deverá também ser tida em conta.

 

Seguem as fotos

 

Muito Obrigado e Abraços

Vitor Nunes

 

 

 

Pormenor das bases de borracha que servirá para absorver as vibrações dos filtros

 

IxutoOmh.jpg

 

3bBikEFh.jpg

 

 

RT79XMUh.jpg

 

Movél ja com os buracos tapados e tudo alisado

3So7IJ9h.jpg

Editado por vic_nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ora aqui vão as últimas fotos com a actualização. Agora próximos passos, abrir os buracos para as mangueiras, lixar, dar primário.

 

 

Agora a ajuda/sugestões que peço aqui ao pessoal:

 

Ainda estou a estudar as prateleiras, uma vez que tenho 2 filtros, não posso separar pelo meio... Deêm ideia por favor...

Ando a pensar nisto ha uma carrada de tempo para tentar perceber qual a melhor solução, tendo em conta os seguintes pontos:

1- tenho 2 filtros

2- tenho filtro UV

3- preciso de pratelerias para guardar montes de coisas...

4- a instalação eléctrica ( ainda em fase de estudo ) vai ser baseada numa calha técnica a ocupar o comprimento do móvel, onde vou ter 10 tomadas, 8 das quais controladas por um Arduino, em vez de ter uma carrada de relógios. Vou ter também uma "caixa" que terá a fonte de alimentação, os relays, e uma tomada, para ligar as luzes do ikea.

5- A furação para as mangueiras e a posição/tamanho das prateleiras deverá também ser tida em conta.

 

Seguem as fotos

 

Muito Obrigado e Abraços

Vitor Nunes

 

 

 

Pormenor das bases de borracha que servirá para absorver as vibrações dos filtros

 

IxutoOmh.jpg

 

3bBikEFh.jpg

 

 

RT79XMUh.jpg

 

Movél ja com os buracos tapados e tudo alisado

3So7IJ9h.jpg

Está a ficar muito bom.

Tem em atenção a vibração do filtro.

Eu tenho o meu diretamente no chão e tenho o cuidado de não encostar as mangueiras na lateral do móvel senão ouve-se a ressonância.

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fosse eu subia essa prateleira do fundo até meio do móvel, ou acima dos filtros, fazia os cortes laterais para as mangueiras e punha os filtros diretamente no chão.

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não percebendo nada da matéria, parece-me uma estrutura bem pensada e robusta.

 

Parabens!

Muito Obrigado!

 

 

E suspender os filtros com esticadores uma base em madeira com espuma e suspenso com camarões ? Torna.se muito mais silencioso

Boas,

 

Ja tentaste isso? Realmente é uma ideia que nunca tinha visto...

 

 

Eu na minha actual montagem tenho esponja debaixo dos filtros, e em volta das mangueiras, na parte que está em contacto com o móvel tb tenho esponja, reduzindo em muito as vibrações.

 

Agora com esta técnica da espuma debaixo da placa, vou ver como fica, depois melhoro...

 

Em relação à parte da(s) prateleira(s), têm alguma ideia?

 


 

Se fosse eu subia essa prateleira do fundo até meio do móvel, ou acima dos filtros, fazia os cortes laterais para as mangueiras e punha os filtros diretamente no chão.

 

Pois, eu vi essa tua ideia no móvel que fizeste, realmente seria uma opção, mas aqui no meu caso não queria fazer isso, queria ter o móvel todo isolado, apenas com as aberturas para as mangueiras.

 

Abraço

Vitor Nunes

Editado por vic_nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

Boas pessoal,

Finalmente tive tempo de acabar todo o projecto.

Passos dados entre o último post:

  • Pintar com primário
  • Lixar
  • pintar com primário
  • lixar
  • Pintar com tinta preta luxens
  • lixar
  • Pintar com tinta preta luxens
  • lixar
  • Pintar com tinta preta luxens
  • lavar....
  • Pintar com tinta preta Dyrup
  • Pintar com tinta preta Dyrup...

 

Bem, agora os dealhes...

Para quem pensa fazer um móvel, aconselho a NUNCA, mas mesmo NUNCA usar tintas da marca Luxens do Aki/Leroy.

Comprei 2,5L de Tinta "lavável". Acontece que depois de 2 demãos, por acaso lembrei-me de testar a resistencia à água, acontece, qe a tinta começou a saltar. Pensei cá para mim, se calhar um 3ª demão resolvia a coisa... Engano, continuava a fazer a mm coisa. Tive de lavar o movel todo, para tirar o máximo de tina possivel, para poder aplicar uma outra tinta decente.

Por aconselhamento, recorri a uma tinta sintética da dyrup, que em 2 demãos resolveu o meu problema...

 

E como é de fotos q a malta gosta, aqui seguem as restantes:


Vista geral do movel

IMG_20170629_193332.jpg

IMG_20170629_193129.jpg

 

Vista das prateleiras. O bloco das prateleiras é movel, não estando fixo no móvel.

IMG_20170629_193100.jpg

 

Pormenor da calha

IMG_20170629_193036.jpg

 

Calha e caixa da electrónica

IMG_20170629_192959.jpg

 

Caixa da Electrónica

IMG_20170629_193233.jpg

 

Agora umas "off-topic", referentes à montagem:

Plantas usadas na montagem

              IMG_20170708_152244.jpg 

 

Montagem feita!

IMG_20170706_210823.jpg

IMG_20170706_210738.jpg

Enchimento.

IMG_20170708_121725.jpg

 

Vista depois de cheio

IMG_20170708_120150.jpg

IMG_20170708_120129.jpg

         

Agora Sim! :)

 

Done!

 

Se quiserem saber mais pormenores, é só perguntar.

Editado por vic_nunes
update
  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais