Corydoras Anãs morrendo


RogeCM

Recommended Posts

Pessoal me interessei por aquários recentemente, e estou aprendendo ainda, decidi começar por um pequeno pra ver se pegava gosto pelo aquarismo e apesar de estar gostando muito e até fazer planos para um aquário maior no futuro estou tendo sério problemas com corydoras comprei meu aquário dia 16/10/16 e no mesmo dia lavei o substrato que são pedrinhas pedras bem pequenas e coloquei 2 enfeites o aquário é pequeno 17 litros tem aproximadamente 15 litros de água no dia seguinte pinguei 35 gotas de ocean guard para eliminar o cloro da água e todos os dias 35 gotas de ocean blend que segundo o vendedor da loja serve para promover a biologia do filtro, o ocean blend pingo todos os dias 35 gotas até completar sete dias que completam hoje depois ele me disse para começar a pingar uma vez por semana.

Em seguida no dia 18/10/16 2 dias após comprar o filtro comprei 1 colisa femea e 2 corydoras anãs estava indo tudo muito bem, continuei indo na loja e o vendedor me disse que seria legal colocar uma planta no aquario e me dinidcou a Ludwigia sp. red então comprei a planta e coloquei no aquário no msmo dia ele me indicou um termostato para manter a temepratura na casa do 26ºC e um termometro a água tem se mantido a 28ºC então está tudo bem, o aquarista da loja me vendeu um produto para alimentar a planta com nome plant grow pro e coloquei bem pouco mesmo só o fundinho da tampa do produto só coloquei uma vez o dia que coloquei a planta no aquario ele disse que tenho de colocar uma vez cada 7 dias.

Os problemas começaram dia 22/10 portanto 5 dias com as corydoras na água a primeira ficou doente eu retirei da água e deixei em quarentena continua doente até hoje dia 23/10 o dono da loja me disse que poderia ter sido um dos enfeites que segundo ele parecia não ter muita qualidade tirei um dos enfeites e ele me deu outra corydora para substituir a doente eu a coloquei no aquário, no dia seguinte, hoje dia 23/10 apareceu a outra corydora morta e a outra que provavelmente é a mais nova que o dono da loja me deu para substituir a que ficou doente está bem parada no fundo do aquário, creio que vai ficar doente também, o dono da loja me vendeu carvão ativado disse pra deixar 30 dias dentro do aquário para eliminar possível contaminação que esteja matando as corydoras o engraçado é que a colisa está ótima só as corydoras estão ficando doentes e morrendo, no total então estou com 1 corydora morta, uma doente que foi a primeira que ficou doente mas como deu tempo de colocar em quarente ainda não morreu mas creio que via morrer em breve, e a terceira que foi trocada na loja pra substituir a primeira doente está bem parada no fundo do aquário. O que os amigos mais experientes me sugerem, sei que vou ter críticas pelo aquário ser pequeno mas não coloquei mais que 4 peixes nele, e porque está morrendo só as corydoras e a colisa está muito bem? Obrigado pessoal, se precisarem posso postar fotos do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual o pH?

As corydoras teem se alimentado?

Corydoras são peixes de cardume nunca é bom mante-las em pequenos grupos de qlqr forma n me parece que estejam a morrer de stress mas pode estar a ajudar

O ciclo da água não foi feito e pode também ser esse o motivo a água deve estar no mínimo 30 dias sem peixes mas pela experiência que tenho tido acho q tmb n morreriam por causa disso mas junto com stress e possível falta de alimentação pode originar a morte

A Colisa é um peixe resistente e provavelmente as características da água estão boas para ela um grande erro seu aquarismo n é um aquário com peixes aquarismo é tudo o q está por de trás do aquário com os peixes todo o estudo, a atenção o tempo perdido a cuidar do aquário se quer mesmo um bom aquário estude antes de comprar os peixes cuide dos que têm ou dê-os ao lojista e aprenda o que é melhor para o seu aquário compre no mínimo os testes para a amónia e pH a amónia deve ser sempre 0 o pH depende dos peixes basta estudar um pouco e aprende isso

Outro possível problema é estarem a vir já doentes

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

De qualquer forma pode tmb por fotos do aquário

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual o pH?

As corydoras teem se alimentado?

Corydoras são peixes de cardume nunca é bom mante-las em pequenos grupos de qlqr forma n me parece que estejam a morrer de stress mas pode estar a ajudar

O ciclo da água não foi feito e pode também ser esse o motivo a água deve estar no mínimo 30 dias sem peixes mas pela experiência que tenho tido acho q tmb n morreriam por causa disso mas junto com stress e possível falta de alimentação pode originar a morte

A Colisa é um peixe resistente e provavelmente as características da água estão boas para ela um grande erro seu aquarismo n é um aquário com peixes aquarismo é tudo o q está por de trás do aquário com os peixes todo o estudo, a atenção o tempo perdido a cuidar do aquário se quer mesmo um bom aquário estude antes de comprar os peixes cuide dos que têm ou dê-os ao lojista e aprenda o que é melhor para o seu aquário compre no mínimo os testes para a amónia e pH a amónia deve ser sempre 0 o pH depende dos peixes basta estudar um pouco e aprende isso

Outro possível problema é estarem a vir já doentes

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

De qualquer forma pode tmb por fotos do aquário

Boa tarde Bruno, agradeço pela resposta, realmente fico chateado quando os peixinho morrem, quando pega pra fazer algo quero fazer bem feito porém devido minha inexperiência acabo comento alguns erros, como meu aquario tem capacidade de 17 litros e efetivamente só tem uns 15 litros de água então opto por ter no máximo 4 peixes fiz algumas pesquisas e o rapaxz que me atende na loja disse que para corydora tinha de levar no minimo duas por que são de cardume por isso comprei duas, mas infelizmente uma morreu outra está doente e ficou só uma no aquário que foi a que foi substituida pelo rapaz da loja mas ela não me parece bem, a colisa ainda está muito bonita no aquário mas a corydora que sobrou está bem triste e só fica no fundo parada sem nada, os testes eu comprei os que o vendedor me sugeriu o de PH deu 7,5 nitrito e amônia deram normal sem alterações, o rapaz da loja disse que se eu usasse o ocean blend e o ocean guard eu já poderia colocar os peixes no aquário sem esperar o ciclo de 30 dias então coloquei logo no dia seguinte que comecei a pingar os produtos na água. Com relação a alimentação percebo mesmo que as corydoras não se alimentam bem, quando coloco a ração ela boia na agua e a colisa come mas não vejo as corydoras se alimentando eu uso a ração supervit mini granulat uma ração de superficie, será que preciso de uma ração de fundo de aquário específica para as corydoras, acho estranho que o rapaz da loja que comprei o aquário e todos so acessórios e peixes não tenha me sugerido isso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas RogeCM

 

Olhe você não fez o ciclo do azoto,pois e ai que esta

todo o probelema,sabe que os vendedores(lojas)querem

e vender,o que eu acho,e que você deve fazer TPas dia sim,

dia não,para pelo menos salvar os peixes,mas a água que

vai fazer os TPas,deve ficar a descansar de um dia para o

outro,para sair o cloro,aconselhava você a ler aqui no Fórum

o ciclo do azoto,e antes de comprar peixes,vir aqui ao Fórum

dizer quais suas intenções,para lhe darem os melhores concelhos,

deve ler aqui no Fórum o que deve fazer,para as coisas correrem

bem,qualquer das maneiras espere por outros concelhos.

Boa sorte.

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas RogeCM

 

Olhe você não fez o ciclo do azoto,pois e ai que esta

todo o probelema,sabe que os vendedores(lojas)querem

e vender,o que eu acho,e que você deve fazer TPas dia sim,

dia não,para pelo menos salvar os peixes,mas a água que

vai fazer os TPas,deve ficar a descansar de um dia para o

outro,para sair o cloro,aconselhava você a ler aqui no Fórum

o ciclo do azoto,e antes de comprar peixes,vir aqui ao Fórum

dizer quais suas intenções,para lhe darem os melhores concelhos,

deve ler aqui no Fórum o que deve fazer,para as coisas correrem

bem,qualquer das maneiras espere por outros concelhos.

Boa sorte.

 

Comp: Álvaro Silva

Olá Bruno, não vou colocar mais peixes no aquário vou aguardar o ciclo, me diz uma coisa por orientação do vendedor ele me vendeu o carvão ativado que está dentro do aquário ele disse que é para tirar as toxinas, sabe se esse carvão ativado deve ser mantido no aquário ou será que é melhor tirar o carvão ativado, digo isso pois existe a apossibilidade do carvão ativado interfeir no ciclo do azoto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim acho que deveria mesmo comprar comida para peixes de fundo URGENTEMENTE se n quer ter mais baixas

Essa corydora n está triste está "deprimida" meta mais uma ou 2 quanto mais melhor mas tenha atenção ao tamanho do aquário e ao tamanho das corys em adultas você deve mesmo comprar a comida e uma ou 2 corys de preferência 2

O ciclo foi sem dúvida mal feito é impossível fazer o ciclo num dia no mínimo uns 25 dias com acelerador biológico o filtro nessa altura tem de estar ligado 24h por dia mm sem peixes o filtro tem de estar ligado dps do ciclo é manter sempre o filtro ligado

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

O pH a 7,5 não mata as corydoras

Lembre -se que é de extrema importância comprar outra cory se não a comida de fundo pode n adiantar de nda pois a cory vai continuar sem comer

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O carvão ativado pode deixar que n faz mal nenhum mas lembre-se que o carvão ativado só deve ser usado 1 vez e dps deve ser usado outro carvão, o carvão tira os químicos da água não vale a pena fazer fertilizações durante esta altura pk o carvão vai absorver o fertilizante e a planta mal vai usufruir dele

Ok qnd escrevi a outra msg ainda n tinha visto as suas msg's e as msg's do Álvaro Silva é assim +7,5 pode ser mau para corydoras pode ser um 8,5 que já n é muito bom para corydoras agora o ciclo como o Álvaro Silva disse e com toda a razão deve ser feito e bem feito agora que já tem peixes troque a água muito regularmente como o mesmo disse dia sim dia não caso contrário pode ter mais baixas quase de certeza que se falhar as trocas de água a corydora vai morrer mesmo assim aconselho para já fazer uma tpa e adicionar uma corydora ao aquário e apartir daí fazer trocas regularmente durante 1 mês ou mês e meio e durante este tempo deve alimentar as corydoras com alimentação de fundo isto era o que eu fazia mas ir acrescentar outra corydora a um aquário que n está preparado para peixe nenhum...vai da sua cabeça eu comprava outra e fazia trocas de água regularmente se fosse preciso até diariamente as fazia mas no seu caso faça só dia sim dia não que é suficiente

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz novas medições e a situação atual é PH acima de 7,5 (7,5 é o máximo que mede o meu teste), amonia 0,5, nitrito 0,25

Em parte já foi tudo dito, o mal foi não ter feito o ciclo do azoto, a temperatura devia estar nos 26° para os peixes que aí tens.

 

O pH pelos vistos está acima dos 7.5 para as corys e mesmo para a colisa não é muito bom, devia estar a 7 por exemplo, já era aceitável.

A quanto sai o pH da água da torneira??

 

A amónia e os nitritos deviam zerar, a amónia está bem acima e é por causa destes dois parâmetros que as corys estão a ir à vida. Pois o ciclo do azoto está a decorrer.

 

Corys são sim peixes de cardume, quando se fala num cardume, fala-se num grupo de 5 indivíduos no mínimo. Para um aquário desse tamanho não aconselho...

E depois não aconselho comprar mais corys com o ciclo a fazer -se e o aquário desgovernado, para quê!?!?!?

Para morrerem mais???

Se já colocas os flocos, os flocos não ficam a flutuar eternamente, descem para o fundo e as corys esgravatam o fundo à procura de alimento. Não se pode dizer que só se alimentam com pastilhas, não é verdade. Obviamente que as pastilhas são ideais para elas, mas neste momento acho que é irrelevante.

Elas não estam a morrer por causa da alimentação, estão a morrer por causa dos parâmetros que neste momento são tóxicos.

 

Portanto até o aquário estar estabilizado é não comprar mais peixes!

E aquilo que seria melhor era devolver os dois peixes à loja até solucionar o problema.

 

Convinha ver uma foto do geral do aqua, fiquei com dúvidas sobre o substrato e as decorações que podem não ser às mais adequadas e especialmente da cory, para se ver o estado dela.

 

Também fiquei com dúvidas sobre a planta que o lojista te aconselhou para esse aqua, tendo em conta o substrato que lá está dentro que pode não ser adequado e no fim estás a gastar dinheiro desnecessário em certo tipo de plantas e ainda mais em fertilizantes, que na volta não vão adiantar muito.

 

Enfim, para finalizar, confiar nesse logista, eu não confiava, preferia arranjar outra loja para me atenderem devidamente. Se só tiveres essa, abre aqui um tópico na secção dos iniciados de água doce e perguntas ao pessoal o que é que acha antes de qualquer compra, é mais seguro depois das asneiras e percalços que te fez passar.

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Podem existir vários motivos para o mau estar e/ou morte dos peixes; alguns já foram mencionados.

Poderemos estar também perante produtos de qualidade duvidosa.

Mas parece que ninguém mencionou algo pertinente: corydoras não são para ser colocadas em 15 litros de água.

 

Cumprimentos,

 

José

Já reparei que a Vera falou no tamanho do aquário 😌

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço imensamente a ajuda dos amigos o site é realmente muito ativo, fico feliz em saber que posso contar com amigos, vou manter meu aquarinho de 17 litros por enquanto para aprender em seguida comprar um maior mas sei que não devo passar de 4 peixes pequenos minha intenção são 2 colisas e 2 corydoras mas isso quando o aquário estiver bem regulado, minha colisa está linda aimas não vou peixe nenhum antes de 30 dias não gosto de bichos morrendo por questão humanitária isso não é justo pois são seres vivos e todos que tem qualquer animal tem de prezar pela vida dos bichinhos não irei aceitar outro animal de graça até regular amonia e o nitrito e conversão do nitrito a nitrato, viu só li sobre o assunto nada melhor que a informação... Vou realizar as TPA tirar cerca de 1,5l de água cada 2 dias levando em consideração que deve ter de água efetiva 15 l creio que 1,5l deve ser suficiente para trocar, vou tirar 1,5 l de água do aquário e repor com agua da torneira após pingar o produto ocean guard que retira o cloro da água e colocar a água devolta no aquário se algo estiver incorreto por favor me corrijam e fazer testes a cada 2 dias de ph, amonia e nitrito. Vou manter minha colisa no aquário enquanto isso e espero que a corydora sobreviva solitária acho melhor do que colocar outra corydora no aquário e morrer as duas... Sugestões são sempre bem vindas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em parte já foi tudo dito, o mal foi não ter feito o ciclo do azoto, a temperatura devia estar nos 26° para os peixes que aí tens.

 

O pH pelos vistos está acima dos 7.5 para as corys e mesmo para a colisa não é muito bom, devia estar a 7 por exemplo, já era aceitável.

A quanto sai o pH da água da torneira??

 

A amónia e os nitritos deviam zerar, a amónia está bem acima e é por causa destes dois parâmetros que as corys estão a ir à vida. Pois o ciclo do azoto está a decorrer.

 

Corys são sim peixes de cardume, quando se fala num cardume, fala-se num grupo de 5 indivíduos no mínimo. Para um aquário desse tamanho não aconselho...

E depois não aconselho comprar mais corys com o ciclo a fazer -se e o aquário desgovernado, para quê!?!?!?

Para morrerem mais???

Se já colocas os flocos, os flocos não ficam a flutuar eternamente, descem para o fundo e as corys esgravatam o fundo à procura de alimento. Não se pode dizer que só se alimentam com pastilhas, não é verdade. Obviamente que as pastilhas são ideais para elas, mas neste momento acho que é irrelevante.

Elas não estam a morrer por causa da alimentação, estão a morrer por causa dos parâmetros que neste momento são tóxicos.

 

Portanto até o aquário estar estabilizado é não comprar mais peixes!

E aquilo que seria melhor era devolver os dois peixes à loja até solucionar o problema.

 

Convinha ver uma foto do geral do aqua, fiquei com dúvidas sobre o substrato e as decorações que podem não ser às mais adequadas e especialmente da cory, para se ver o estado dela.

 

Também fiquei com dúvidas sobre a planta que o lojista te aconselhou para esse aqua, tendo em conta o substrato que lá está dentro que pode não ser adequado e no fim estás a gastar dinheiro desnecessário em certo tipo de plantas e ainda mais em fertilizantes, que na volta não vão adiantar muito.

 

Enfim, para finalizar, confiar nesse logista, eu não confiava, preferia arranjar outra loja para me atenderem devidamente. Se só tiveres essa, abre aqui um tópico na secção dos iniciados de água doce e perguntas ao pessoal o que é que acha antes de qualquer compra, é mais seguro depois das asneiras e percalços que te fez passar.

Estou enviando as fotos do aquário acabei de fazer TPA tirei 2 litros de água coloquei 2l novos e antes coloquei as gotas pra tirar o cloro e coloquei a nova água aos poucos. Um detalhe que achei interessante é a ultima foto note que a tinta do termostato está com uma falha no topo bem onde tirei a foto, será que o fato dessa tinta ter se diluido na água pode ter contaminado a água com essa tinta?

 

IMG_20161024_001616.jpgIMG_20161024_001633.jpgIMG_20161024_010114.jpg

Editado por RogeCM
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens uma corydora aneus bronze.

 

Cumps.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais