Procedimento para substituição de filtro externo


Recommended Posts

Boas,

 

Tenho um aquário montado há anos e pretendo trocar o filtro externo. Qual o procedimento correcto?

Posso simplesmente tirar um e substituir por outro acrescentando umas gotas de bactérias nitrificantes ao novo para acelerar a formação da colónia?

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O melhor é deixares os dois a trabalhar durante um mês e depois retiras o velho.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas DanRocha

 

Se o teu filtro velho tiver materias filtrantes,podes mudar

para o novo,sem as lavares,e ate podes colocar mais novas

se as que tens são poucas,mas também podes deixar ficar

a trabalhar,junto com o novo,como disse o Gonçalo,o filtro

velho pode ficar duas ou três semanas,depois,podes tirar

o velho.

 

Comp: Álvaro Silva

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. Já estou então a fazer isso. Duas semanitas a trabalhar em conjunto.

Já agora...comprei um Jbl e901, porque queria mais poder de filtragem e porque provavelmente irei trocar de aquário aumentando ligeiramente volume.

Mas esta coisa põe tudo em reboliço!! A água circula demasiado e já não posso encher o aquário até ao topo pois com o movimento da água está pode sair fora...

 

Espero não ter de vender este filtro para comprar um menos potente.

 

 

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Editado por DanRocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, mas nas instruções do filtro não aconselham ter a menos de metade. Até metade quase não se nota a redução de caudal.

 

Obrigado Filipe!

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, mas vejo plantações sem tampa com a água até ao topo, com margem de aorox 1 cm. Com o caudal que este atira, tenho de deixar uma margem de 4 ou 5 cm senão a água vem por fora, o que não será muito estético.

 

 

Por outro lado, li em vários foros comentários sobre o reduzido ruído dos JBL. O meu, para ser silencioso, deixa bastante a desejar, especialmente á noite. Está na sala e com a TV ligada ouve-se. Com os Eheim não notava tanto.

 

O teu 1501 achas silencioso?

Para quantos litros tens o teu?

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Editado por DanRocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho o 901 e é silencioso. Quando estava apoiado no chão da sala era ultra silencioso, agora passou para dentro do móvel e ouve-se um bocado de trepidação, mas coisa pouca.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, mas vejo plantações sem tampa com a água até ao topo, com margem de aorox 1 cm. Com o caudal que este atira, tenho de deixar uma margem de 4 ou 5 cm senão a água vem por fora, o que não será muito estético.

 

 

Por outro lado, li em vários foros comentários sobre o reduzido ruído dos JBL. O meu, para ser silencioso, deixa bastante a desejar, especialmente á noite. Está na sala e com a TV ligada ouve-se. Com os Eheim não notava tanto.

 

O teu 1501 achas silencioso?

Para quantos litros tens o teu?

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Boas

O meu é silencioso vai abanando de vez em quando para sair o ar e vê se as mangueiras não ficam muito encostadas no móvel senão ouve-se a ressonância.

O meu é para 200 litros

  • Votar + 1

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho JBL e1501 e JBL e901.

 

Posso ter problemas de ouvidos (que tanto quanto sei estão perfeitos), mas tenho os dois na sala e não ouço nadinha... Nada de nada!!

 

A única coisa que ouço é o barulho dos temporizadores a trocar de pino :roflroll2::roflroll2::roflroll2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tenho e é silencioso, agora acho é estranho teres demasiada corrente em 100 litros :) . Estás a usar o bico de pato? É que ele aponta ligeiramente para cima e aí pode salpicar um bocado para fora

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso acrescentar que o meu e1501 leva com o CO2 dentro (tenho um "T")... Pontualmente ouço e vejo o CO2 a sair pelo outflow, mas é normal pois vai enchendo o filtro com o mesmo e o que não se dissolve acaba por sair...

 

Numa palavra JBL = Máquina!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso acrescentar que o meu e1501 leva com o CO2 dentro (tenho um "T")... Pontualmente ouço e vejo o CO2 a sair pelo outflow, mas é normal pois vai enchendo o filtro com o mesmo e o que não se dissolve acaba por sair...

 

Numa palavra JBL = Máquina!

E nunca tiveste problemas ?

Eu uso o reactor da jbl o Proflora e ainda estive na dúvida de punha na mangueira do in ou do outro mas optei por colocar como é recomendado na do out.

Estes filtros para mim têm a melhor relação qualidade preço.

Logo dar-lhe-ei um abanão e veremos se ainda se porta mal!! :tapfoot:

No início é normal fazer um pouco mais de barulho.

Vais ver que com o tempo melhora

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom...continua algo ruidoso. Neste momento há um ruído que se sobrepõe e que vem do tubo de entrada no aquário. A flauta que parece assobiar....dai o nome flauta

 

Já agora, usam a flauta ou o outro acessório?

 

Uso a flauta porque atenua um pouco a força da agua, dispersando-a mais pelos diversos orifícios e o outro bocal se estiver acima da superfície faz muito ruído de água.

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Editado por DanRocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E nunca tiveste problemas ?

Eu uso o reactor da jbl o Proflora e ainda estive na dúvida de punha na mangueira do in ou do outro mas optei por colocar como é recomendado na do out.

Estes filtros para mim têm a melhor relação qualidade preço.

No início é normal fazer um pouco mais de barulho.

Vais ver que com o tempo melhora

 

Nunca tive problemas. Inicialmente também tinha no Out, mas quando fiz a remodelação pensei "se no out já poupo muito em CO2, se mandar para dentro do filtro ainda menos devo precisar".

 

Neste momento tenho 2 bps num áqua de 300L :naughty:. CO2 liga 4 horas antes da luz e desliga 4 horas antes também. Checker verdinho verdinho :)

 

Ah, muito importante... Efeito 7Oup = ZERO!!! Nem uma única bolha!! Se não tivesse o checker nem saberia que o aqua tem CO2 injetado.

Eu uso o bico de pato...

Fica com muito melhor circulação

 

Eu não uso nada, é mesmo o tubo sem bico de pato ou flauta.

 

Nota: Tenho 2 filtros no mesmo aquário, um a apontar para cada lado, podes verificar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=244815&page=5#entry1385222

Editado por jhlbjp
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso o bico de pato para fazer circulação "circular", desculpem a redundância. E deixei de usar a flauta porque também assobiava. Mas descobri que se tapar os dois últimos buracos da flauta já não assobia.

 

Eu também tenho o proflora direct e estou contente, não posso comparar com um difusor porque nunca tive nenhum. Tenho o efeito 7up mas porque tenho o tubo muito curtinho, gostava de pôr no in, mas já vi relatos (não sei onde) que provoca estragos na bomba a longo prazo (o que também não era mau porque assim tinha desculpa para comprar o 1501 :naughty: ).

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais