AQUA - Gunung Kinabalu


RaposoAlves

Recommended Posts

Raposo...abre mas é um tópico com o outro aquário. Tens é de ser tua atualizar em vez do teu amigo!!! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Raposo...abre mas é um tópico com o outro aquário. Tens é de ser tua atualizar em vez do teu amigo!!! ;)

 

 

lol, epá não vou abrir um tópico de uma aquário que não é meu ;) se ele quiser abre ele. Abrazzi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Tasse mesmo a ver que tenho de ir aí para se conseguir umas fotos de jeito!!! :P Isso tem crescido bem, tens conseguido manter um equilíbrio entre as plantas de caule e as buces?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tasse mesmo a ver que tenho de ir aí para se conseguir umas fotos de jeito!!! Isso tem crescido bem, tens conseguido manter um equilíbrio entre as plantas de caule e as buces?

Ya, temos que combinar mais o Tiago e o Nuno. Acho que sim, 1 semana tpa's todos os dias (zero algas), 2 semana tpa's dia sim dia não (zero algas), 3 semana fiz uma meio da semana e apareceram uns dictomas. Tenho feito tpa's dia sim dia não desde de entao. Depois aumentei a calha de trás para 80% e reduzi a da frente para 20%. Dai nao se ver bem o rochedo. Estavam ambas a 50%!

Outra alteração que fiz foi tirar as buces grandes/homalomenas e aridarum de tras e adicionei umas plantas de caule. Nada melhor que uma foto para explicar melhor.

cdcd8287e72aa43b56d32e6f92d28a3b.jpg

 

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

Editado por RaposoAlves
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

António tens de ir fazer o teu serviço de fotografo! ;)

 

Isso esta a caminho de ficar no ponto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

António tens de ir fazer o teu serviço de fotografo! ;)

 

Isso esta a caminho de ficar no ponto.

Obg Vasco

 

Ya, as fotos são mt frakinhas! Eheheh

 

As busces ainda vai demorar a arrancar, mas já se ve algumas folhas novas.

 

Abrazzi

 

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa conjugação de buces e plantas de crescimento rápido acho genial.

As de crescimento rápido se houver nutrientes e boa luz crescem rápido e é só podar (sempre vendes algumas, para manter o aqua) e as buces devagar de vagarinho ficam incríveis.

Onde arranjaste a película semi-opaca? Penso em colocar no aqua dos wwe, mas aquilo tem 50cm de altura e ainda não encontrei com esse tamanho.

Mini Bolboltis?? Mostra fotos, acho que nunca vi.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas meu caro,

 

Algumas dicas para umas fotos.

 

Coloca uma cartolina atrás do aquário que seja maior que o aquário até uns 20 Cm de distância do vidro detrás.

Depois inclinas a cartolina até tocar a calha de luz e fixas aí nesse ponto com fita cola para não sair dessa posição.

Se possivel fixa tambem a cartolina ao topo do vidro em todo o seu comprimento.

Assim não fará reflexo na cartolina a luz que vem da calha. E apenas fica a luz que está em baixo a projectar para cima.

No fundo, entre a cartolina e o vidro joga com lampadas ou uma barra de LEDs. Incluso lampadas de varias cores ou apenas uma cor do teu agrado.

Mais uma cartolina e aqui preta de preferência tambem colada a todo o comprido no topo do vidro da frente a debruçar-se sobre a calha. (Para não reflectir a luz da calha para a lente).

 

Com as cartolinas a luz da calha fica cingida ao aquario e não vai á lente.

 

Tripé ajustado. Eu coloco o meu a um metro (mais coisa menos coisa) do aquário.

 

Desligar todas as luzes da sala. Fechar janelas. Veste uma camisa preta. Desligar o filtro. Vidros bem limpos.

 

Regulação base:

 

AF On

Brancos Automaticos

100 ISO ou 200

F 5.6 ou inferior.

Velocidade de disparo 60 ou inferior.

 

 

A partir desta base manda a luz, tens que ir mexendo na calha, mais ou menos velocidade e abertura. Mas a partir daqui já consegues começar a tirar umas fotos.

 

Disparos.. disparos.. muitos disparos.

Abraço


Essa conjugação de buces e plantas de crescimento rápido acho genial.

As de crescimento rápido se houver nutrientes e boa luz crescem rápido e é só podar (sempre vendes algumas, para manter o aqua) e as buces devagar de vagarinho ficam incríveis.

Onde arranjaste a película semi-opaca? Penso em colocar no aqua dos wwe, mas aquilo tem 50cm de altura e ainda não encontrei com esse tamanho.

Mini Bolboltis?? Mostra fotos, acho que nunca vi.

 

No Leroy há desde peliculas a acrilicos em varios tamanhos. Há em rolos incluso.

Lá safas-te bem.

 

Abraço


Olha és de Almada. Se não tiveres máquina diz qualquer coisa se for do teu interesse.

 

Só não a empresto mas isso penso que compreendes.

 

Abraço

  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Onde arranjaste a película semi-opaca? Penso em colocar no aqua dos wwe, mas aquilo tem 50cm de altura e ainda não encontrei com esse tamanho.

 

 

Numa serigrafia também te desenrascam. Com jeitinho até têm um "resto" para eles que chega bem para o nosso objectivo.

 

 

Boas meu caro,

 

Algumas dicas para umas fotos.

 

Coloca uma cartolina atrás do aquário que seja maior que o aquário até uns 20 Cm de distância do vidro detrás.

Depois inclinas a cartolina até tocar a calha de luz e fixas aí nesse ponto com fita cola para não sair dessa posição.

Se possivel fixa tambem a cartolina ao topo do vidro em todo o seu comprimento.

Assim não fará reflexo na cartolina a luz que vem da calha. E apenas fica a luz que está em baixo a projectar para cima.

No fundo, entre a cartolina e o vidro joga com lampadas ou uma barra de LEDs. Incluso lampadas de varias cores ou apenas uma cor do teu agrado.

Mais uma cartolina e aqui preta de preferência tambem colada a todo o comprido no topo do vidro da frente a debruçar-se sobre a calha. (Para não reflectir a luz da calha para a lente).

 

Com as cartolinas a luz da calha fica cingida ao aquario e não vai á lente.

 

Tripé ajustado. Eu coloco o meu a um metro (mais coisa menos coisa) do aquário.

 

Desligar todas as luzes da sala. Fechar janelas. Veste uma camisa preta. Desligar o filtro. Vidros bem limpos.

 

Regulação base:

 

AF On

Brancos Automaticos

100 ISO ou 200

F 5.6 ou inferior.

Velocidade de disparo 60 ou inferior.

 

 

A partir desta base manda a luz, tens que ir mexendo na calha, mais ou menos velocidade e abertura. Mas a partir daqui já consegues começar a tirar umas fotos.

 

Disparos.. disparos.. muitos disparos.

Abraço

 

No Leroy há desde peliculas a acrilicos em varios tamanhos. Há em rolos incluso.

Lá safas-te bem.

 

Abraço

Olha és de Almada. Se não tiveres máquina diz qualquer coisa se for do teu interesse.

 

Só não a empresto mas isso penso que compreendes.

 

Abraço

 

Boas dicas Paulo :thumbup3:

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obg pelos comentários e pelas dicas. É para isto que serve um forum partilhar experiências e conhecimentos para todos conseguirmos melhor no dia a dia. ;)

 

NGE manda uma MP ao TóZé de certo que ele te safará uma película a seu custo claro. Foi ele que fez este trabalho fantástico

 

Abrazzi

 

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa conjugação de buces e plantas de crescimento rápido acho genial.

As de crescimento rápido se houver nutrientes e boa luz crescem rápido e é só podar (sempre vendes algumas, para manter o aqua) e as buces devagar de vagarinho ficam incríveis.

Onde arranjaste a película semi-opaca? Penso em colocar no aqua dos wwe, mas aquilo tem 50cm de altura e ainda não encontrei com esse tamanho.

Mini Bolboltis?? Mostra fotos, acho que nunca vi.

Boas

Se não encontrares a película tens no lerroy merlin em spray...

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Fica um pequeno update.

bdd63efac26dd220b64a98da9650a946.jpg

O aquário está cheio de dictomas, mas uma cena absurda

Baixei a intensidade da calha, reduzi o fotoperiodo para 6h e dupliquei a dose de makros a partir de hj. Vamos ver como desenvolve.

Abrazzi

 

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Raposo,

 

Força nisso! Sobre as algas não vou comentar, vou deixar para os pros!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Raposo,

 

Força nisso! Sobre as algas não vou comentar, vou deixar para os pros!

 

Nunca tinha tido dictomas, de verdade estas são as primeiras calhas como deve de ser que tenho. Deduzo que seja excesso de luz ou desequilíbrio de nutrientes.

 

Mas uma coisa é certa, tem sido todos os dias a limpar aquela treta. Quando chego a casa está cheio outra vez, a ver se com estes ajustes a coisa vai la. Na rocha quase na superficie até que é normal agora cobrir o tapete é que já nao deverá ser...

 

Mas já terá passado a fase dos dictomas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hj até nao ta mau, desconfio que seja excesso de luz e falta de makros... um dois em um, mas ainda será cedo para tirar conclusões.

c19e4a19787e5bf86d016a29db34f710.jpg

 

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens algum teste para aferir valores de macros? nestes casos dava jeito.

Fazes bem, baixa a luz e tenta acertar os valores da fertilização, depois logo voltas a aumentar gradualmente. Na grande maioria das vezes ao diminuíres a intensidade da luz a coisa encaminha-se. ;)

 

Vai dando noticias

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz os testes e bota valores... Andar nas tpas acabas por tb sempre baixar os valores e pode n ser bom.

Essa rocha é lava?

 

via Nokia 3310

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim a rocha é vulcânica, acho que até será uma vantagem, dado que supostamente é inerte e tem muita porosidade o que permite alguma colonização de bactérias.

Acho que agora com os suportes isto é capaz de ir ao sítio. Calculo que o grande problema virá dai.

No entanto tens razão quando dizes que andar a fazer tpas não é bom para o sistema. A partir de agora vou fazer uma de 50% semanal, também por causa da fauna que até agora era inexistente.

Quanto aos testes a ver se consigo fazer no dia antes da TPA.

 

Abrazzi e obrigado pelo conselhos ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu perguntei por penso q o Luis Cardoso anda com prob similar relativamente a consumos e o aqua dele tb tem esse tipo de rocha.

A lava como dizes é porosa e tb tem capacidades de absorvente ( por exemplo o litter dos gatos) e n sei se poderá estar a reter nutrientes à agua.

 

via Nokia 3310

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu perguntei por penso q o bruno anda com prob similar relativamente a consumos e o aqua dele tb tem esse tipo de rocha.

A lava como dizes é porosa e tb tem capacidades de absorvente ( por exemplo o litter dos gatos) e n sei se poderá estar a reter nutrientes à agua.

 

via Nokia 3310

Pois, sinceramente nao sei responder a isso. Poderá ser mas porque?

 

Acho que o meu probelma advem de demasiadas trocas de agua luz mt forte e a calha demasiado proxima da coluna de água. Juntando a isso a rocha no ponto mais alto deve de ter uns 10cms da superfície.

 

Agr resta esperar para ver os resultados, como em tudo há uma solução.

 

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.