Substratos, o quê e onde ?


Recommended Posts

Bom dia a todos,

 

Apenas faço um reparo e chamo a atenção dos cuidados adicionais (excesso de amonia - TPA diarias etc) que requer o uso do ADA e a obrigatoriedade de usar os fertilizantes da própria marca. E não é propriamente a marca mais barata.

 

Eu tenho algum receio em recomendar Ada a um iniciante no Hobby.

 

O Amazonia está ao preço do Tropica porque a ADA recupera depois no mercado dos fertilizantes. Um frasco de Brighy K custa 30 Euros.

 

Eu não disse que não era obrigatório usar fertil. Eu uso sempre e não reutilizo substratos. Sobretudo substratos que estiveram expostos a algas e outros micro organismos. Prefiro não correr esse risco numa montagem nova. Apenas isso meus amigos. E recomendo pelas razões acima descritas. Sou favoravel aos conselhos da Tropica e da ADA.

 

Nota adicional sobre reutilização de Substratos.

 

Para quem vai reutilizar aconselho a passar bem por água para retirar restos de raizes e poeirada. (normal)

 

Depois estender o substrato, espalhar o máximo possível de preferencia sobre uma rede para ir escorrendo.

 

Deixar ao sol para ficar bem seco.

 

Assim que estiver seco colocar o substrato à sombra, e durante três ou quatro dias ir pulverizando o mesmo com solução NPK. Ideal seria pulverizar com amonia mas já nem vou por aí.

 

Pulverizar bem e deixar o substrato absorver NPK até ficar seco. Repetir isto durante uns três ou quatro dias.

Como é argila vai absorver bem esses nutrientes que estarão depois disponíveis para as raizes.

 

Se vão contar apenas com a fertilização na coluna de água.. e até que os nutrientes cheguem lá abaixo do substrato, muito têm que penas as plantas.

 

Fica esta recomendação.

 

Abraços a todos.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabes os valores dos portes nesse ADA do site que mostras.te ? É loja portuguesa ?

O site é alemão, mas ja mandei vir de la mt coisa e tenho um feedback 5 estrelas. Qt as portes acho que é 6.9€, mas entra no site e vê. A partir de um certo valor não se paga.

Sinceramente nao vejo necessidade de usar os fertilizantes da ADA so porque usa o Amazonia.... e qlq um desses da para ter plantas sem stress nenhum...

 

 

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

Editado por RaposoAlves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A aquarofilia não é uma ciência exacta. Exitem várias maneiras de chegar a um objectivo comum. O sucesso do seu aquario vai se condicionar por varios factores mas o mais importante será a sua manutenção.

Soares por ser iniciante recomendaria so o ADA amazonia ou so o tropica. É nesta fase que estamos a aprender e a mudar td, se ele usar uma camada fertil, ou não mexe, o que acho dificil ou acaba por misturar td.

 

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Só uma pequena nota:

 

Também consegues comprar cá os substratos, quer seja da ADA quer da Tropica pelo mesmo preço.

 

Vê nas lojas "Soluções Aquaticas" ou "Oliaquadream" por exemplo.

 

Se pudermos defender o nosso mercado acho que é bom para todos. Um dia vamos precisar cá de lojistas e não temos.

 

E bem conversado, ou dependendo do montante a investir secalhar até consegues mais barato.

 

Abraço a todos.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia uma vez mais,

 

Tomei a liberdade de contactar um lojista e se quiseres o Tropica Soil ele faz o mesmo preço que na Aquasabi. Não precisas mandar vir de fora. E até te adianto que ele tem os Fertilizantes da Tropica mais baratos perto de 5 euros por frasco comparando com todas as outras lojas de Lisboa e arredores e podes aproveitar também.

 

Se quiseres o contacto pessoal da pessoa avisa que eu mando por MP.

 

Grande Abraço.

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André a minha ajuda. A minha opinião e que muitas vez o pessoal gosta verdadeiramente de complicar e introduz conceitos que na grande maioria dos casos, são repetições à eternidade do que se ouve por essa internet a fora e que pouca influencia fazem numa simples montagem e dizem pouco mas mesmo muito pouco (nem eu acho que deveriam dizer) a quem começa.

Primeiramente começo por dizer que para mim existem diferenças assinaláveis entre um low-tech e um high-tech e não se prendem com a biologia das plantas mas sim com aquilo que lhes forneces e em quantidades. Num high-tech é com ir ao solário e low-tech é estares na praia a tarde toda a apanhar sol.
Num HT vais dar tudo o que as plantas necessitam em doses industriais e num LT vais moderar tudo por forma em que tudo se passe mais em camara lenta
Queres um low-tech vê minha assinatura e clica em entropia verde queres um HT clica na cornucópia verde e terás um, para o bem e para o mal.

Tudo isto para chegar às minha verdades universais, planeamento e paciência.
Paciência é fácil de explicar mas às vezes mais difícil de interiorizar, as cenas demoram a ficar no ponto, mesmo ao fim de 25 anos a meter água em cubos de vidro ainda às vezes cedo ao pecado.

O planeamento aqui é mais complicado por entram vários fatores.
Espaço, tempo, dinheiro.
Convém antes de gastar um que for saber exatamente o que queres e o estás disposto a gastar. Pesquisa, investiga, pergunta, vê preços, faz contas. E quando iniciares convém teres para tudo fauna e flora incluída.

Mas concretizando para um low-tech a minha receita simples e sem preocupações
- Luz moderada (maior catalisador de algas existente)
- Sem Co2 A grande maioria das plantas no seu metabolismo sobrevivem e são saudáveis sem injeção de C02 O aquário HOPE, montado pelo aqui pelo nosso inigualável fórum Aquariofilia.net e que até direitos televisivos teve, não tem adição de CO2. Vê as fotos e tira as tuas conclusões
- Substrato Juro que qualquer dia bato em alguém. O pessoal e as paneleiriçes disto e daquilo e isto e aquilo, tem bolinhas maiores ou menores, é mais castanho ou menos castanho, tem escrito ADA ou tropica ou JBL ou o diabo que o carregue. Na sua essência são argilas e funcionam todas de maneira similar e mais importante que tudo.funcionam todas, até mistura delas funcionam!!!!!!!
Quando a vossa Maria diz que quer plantar um planta lá em casa vcs são assim tão picuinhas?
Compra um substrato decente, conforme as tuas possibilidades, e pessoalmente gosto colocar fértil por baixo para garantir um alimento extra das plantas, mas há que não ponha e coisa dá-se na mesma.
- Fertiliza regularmente, tanto macros como micros. Num LT eu faço-o semanalmente
- Plantas quando montares enche isso de plantas (náo são 4 ou 5, é plantas a sério) e segue para bingo. Quanto mais plantas melhor e adequadas à quantidade de luz que vais fornecer
- TPAS Eu gosto de fazer o mínimo possível, duas a 3 por ano, fazendo um esquema em que falho fertilização em semanas definidas para que o consumo de eventuais excesso de nutrientes
- Filtro- um bom filtro com a capacidade adequada
- Fauna sem excessos


Alguma duvida avisa que estamos cá para ajudar

Abraço

Editado por Vasco Ferreira
  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estou inclinado para tropica plant Growth por baixo 11,29 cada 2,5L, 5L chegará?

Ninguém aqui se manifesta relativamente ao jbl volcano,http://www.ecoarium.com.pt/pt/substratos-ferteis-plantas/102-jbl-proscape-volcano-mineral-9l-2101110.html.

 

 

Camada superior:

-Jbl plant soil 9L 37,15 Ecoarium ( foi de onde veio o aquário e são 5* ). Ninguém fala muito sobre este inerte

 

-Substrato Special Ground Preto 8,4Kg

http://www.solaqua.net/epages/3311-141118.mobile/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/3311-141118/Products/specialgroundblack

 

Características faladas com o sr Ivo:

Boa tarde,

 

Tem tendência a flutuar ? Este substrato não tem tendência a flutu

Durabilidade ? Não se desfaz, pelo que tem uma durabilidade dificil de calcular

Mexe no pH ou gH? É inerte

Desfas.se com o tempo ? Não tem tendência a desfazer-se

Cria bolsas de amónia? Não

 

Mais uma vez ainda não apareceu ninguem que tenha utilizado.

 

 

-Tropica aquarium soil 9L 35 solaqua. Chagaram 2 sacos ? Tem provas dadas da sua qualidade.

 

Como o Paulo (sr Paulo ) diz, apostar nas empresas portuguesas, sou completamente de acordo.

Também concordo e sendo a 1a vez que pode dar asneira e mesmo usando só inerte poderia não o conseguir reaproveitar.

 

A iluminação ainda não tenho, ainda não existe, pondero seguir a construção das calhas do Gonçalo apenas modificar os suportes para poder oscilar e elevar ou descer a altura entre a luz e a água, ou até mesmo inclinar a calha para incidir mais sobre um dos lados, será para levar um arduido a simular o sol e uma luz azul para a noite que vai funcionar apenas alguns dias ( outras meto um regador a silumar a chuva ;) )

 

Ainda estou sem portátil seria abusar muito pedir ao sr Paulo ou ao Gonçalo para carregarem aqui a foto da espécie de montagem que fiz na caixa de cartão ?

 

Obrigado a todos, isto de estar a aprender isto tudo em simultâneo com um trabalho novo que exige decorar muita coisa está.me a deixar os neurônios com abdominais :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André escolhe uma marca de acordo com as tuas possibilidades e avança sem grandes medos. Ja tive jbl, ada, equo e tropica. Funcionam todos. O jbl por exemplo é um pouco mais leve nos dois sentidos, no peso e na carteira. Outros terão outras cores, pesos, granulometria e mm algumas diferenças fisico-quimicas. Dentro do contexto que queres não ficas mal servido com nenhum, agora depende da disponibilidade financeira.

 

 

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estou inclinado para tropica plant Growth por baixo 11,29 cada 2,5L, 5L chegará?

Ninguém aqui se manifesta relativamente ao jbl volcano,http://www.ecoarium.com.pt/pt/substratos-ferteis-plantas/102-jbl-proscape-volcano-mineral-9l-2101110.html.

 

 

Camada superior:

-Jbl plant soil 9L 37,15 Ecoarium ( foi de onde veio o aquário e são 5* ). Ninguém fala muito sobre este inerte

 

-Substrato Special Ground Preto 8,4Kg

http://www.solaqua.net/epages/3311-141118.mobile/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/3311-141118/Products/specialgroundblack

 

Características faladas com o sr Ivo:

Boa tarde,

 

Tem tendência a flutuar ? Este substrato não tem tendência a flutu

Durabilidade ? Não se desfaz, pelo que tem uma durabilidade dificil de calcular

Mexe no pH ou gH? É inerte

Desfas.se com o tempo ? Não tem tendência a desfazer-se

Cria bolsas de amónia? Não

 

Mais uma vez ainda não apareceu ninguem que tenha utilizado.

 

 

-Tropica aquarium soil 9L 35 solaqua. Chagaram 2 sacos ? Tem provas dadas da sua qualidade.

 

Como o Paulo (sr Paulo ) diz, apostar nas empresas portuguesas, sou completamente de acordo.

Também concordo e sendo a 1a vez que pode dar asneira e mesmo usando só inerte poderia não o conseguir reaproveitar.

 

A iluminação ainda não tenho, ainda não existe, pondero seguir a construção das calhas do Gonçalo apenas modificar os suportes para poder oscilar e elevar ou descer a altura entre a luz e a água, ou até mesmo inclinar a calha para incidir mais sobre um dos lados, será para levar um arduido a simular o sol e uma luz azul para a noite que vai funcionar apenas alguns dias ( outras meto um regador a silumar a chuva ;) )

 

Ainda estou sem portátil seria abusar muito pedir ao sr Paulo ou ao Gonçalo para carregarem aqui a foto da espécie de montagem que fiz na caixa de cartão ?

 

Obrigado a todos, isto de estar a aprender isto tudo em simultâneo com um trabalho novo que exige decorar muita coisa está.me a deixar os neurônios com abdominais :P

Boas André

 

Da jbl só tenho experiência com o manado, que o único problema é ser muito leve mas nada que não se aguente.

Fértil uso o Aquabasis da jbl e acho que as plantas gostam.

 

Em relação aos da Ecoarium é facil liga para eles e eles explicam-te tudo o que precisares de saber são 5 estrelas.

 

Quanto ás fotos se quiseres eu publico, mas se usares o tapatalk no telemóvel podes publicar directamente fotos que tenhas lá.

 

Se precisares de ajuda com a calha diz.

 

Abraço

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era esta que querias André?

 

Quanto ao substrato já se falou tudo o que havia a falar. Funcionam todos. Agora a carteira é que manda ;)

 

As calhas continuo a dizer que não precisas de apoios de acrilico para levantar. Se fizeres calha dupla como eu não precisas de levantar. Tenho a luz completamente dispersa pelo aqua tanto em termos de largura como comprimento. Mas tu lá sabes.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só um aparte para n haver confusões, a historia das tpas eu aplico apenas a low-tech e obviamente n generalizo a aquas q envolvam co2 e elevados niveis de fertilização. Nesses tpas semanais religiosamente.

 

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era esta que querias André?

 

Quanto ao substrato já se falou tudo o que havia a falar. Funcionam todos. Agora a carteira é que manda ;)

 

As calhas continuo a dizer que não precisas de apoios de acrilico para levantar. Se fizeres calha dupla como eu não precisas de levantar. Tenho a luz completamente dispersa pelo aqua tanto em termos de largura como comprimento. Mas tu lá sabes.

 

Abraço

Se o acrílico é para os suportes improvisa...

Eu vou fazer em vidro preto.

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só um aparte para n haver confusões, a historia das tpas eu aplico apenas a low-tech e obviamente n generalizo a aquas q envolvam co2 e elevados niveis de fertilização. Nesses tpas semanais religiosamente.

 

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk

Tava a reinar ctg ;)

 

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem André, acho que está na altura de abrires um tópico para o teu aqua!

 

Mostra o que tens e fazes lá as tuas perguntas todas, assim fica tudo junto e é mais fácil para ti e para nós consultarmos.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Força nisso... Ficamos à espera.

 

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa composição com Videira!

 

Para limpar é bom para utilizar a máquina de pressão de lavar os carros! Fica como vem as de compra.... Fica a dica!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa composição com Videira!

 

Para limpar é bom para utilizar a máquina de pressão de lavar os carros! Fica como vem as de compra.... Fica a dica!

Obrigado.

Nunca tinha pensado nisso ando a descarga isto com uma faca velha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais