Manchas nas plantas?!


António Maria Palma

Recommended Posts

Boa tarde,
Bem ha uns dias deparei me com isto nas minhas Echinodorus cordifolius 'fluitans':zZ70Mq.jpg5tFPEt.jpgzZ70Mq.jpg

 

Pff alguem me ajude e me diga o que é, quais são as causas e o que posso fazer quanto a isto?

Tenho um aquário de 240 litros uso CO2, tenho substrato da tropica "plant growth substrate" e meto tambem fetilizante liquido para plantas da nutrafin.
Aguardo respostas, obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo li, por vezes essas plantas são criadas emersas.

Pode ser uma fase de adaptação?

Achas que pode ser luz a mais?

Esse fertilizante da nutrafin tem macros e micros?

A minha luz está ligada durante 8 horas e acho que não é isso porque as outras plantas se estão a dar bem, o fertilizante só tem micros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos ver o que diz o resto do pessoal, mas acho que vais ter de aguardar mais uma ou duas semanas para tirar uma conclusão i.e. ver se fica pior e então tentar saber o que se passa, ou se recupera.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Umas estão transparentes, outras amareladas e outras a apodrecer (buracos). Têm falta de tudo.

Desde Ferro a nitrogenio e potássio, magnesio, fosfatos etc.

 

Tenho um aquário de 240 litros uso CO2, tenho substrato da tropica "plant growth substrate" e meto tambem fetilizante liquido para plantas da nutrafin

 

 

E o Co2 está bem calibrado? A quantos PPM?

Quantos litros de Plant Growth meteu no aquario? É que por exemplo 2 sacos são 5 litros e para 240 do aquario isso não é nada.

E por cima do PLant Growth tem o quê e em que altura?

Luz? Quantos Lumens e fotoperiodo?

E a filtragem?

 

Fotos..

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Umas estão transparentes, outras amareladas e outras a apodrecer (buracos). Têm falta de tudo.

Desde Ferro a nitrogenio e potássio, magnesio, fosfatos etc.

 

 

E o Co2 está bem calibrado? A quantos PPM?

Quantos litros de Plant Growth meteu no aquario? É que por exemplo 2 sacos são 5 litros e para 240 do aquario isso não é nada.

E por cima do PLant Growth tem o quê e em que altura?

Luz? Quantos Lumens e fotoperiodo?

E a filtragem?

 

Fotos..

Não sei as ppm do co2. Meti 5 litros de substrato pois segundo que dizia na escala atras do saco era o suficiente. Por cima do plant growth tenho areão e são mais ou menos quatro a cinco centímetros. Tenho uma lâmpada power-glo t8 de 40 w com 42'' possuindo 1705 lumens, e outra aqua-glo t8 de 40w com 42'' que tem 1110 lúmens que estão ligadas como já referi 8 horas por dia

Tenho um filtro fluval 305.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O CO2 está ligado em consonância com o fotoperíodo?

Ou seja, liga um pouco antes da luz acender e desliga um pouco antes desta apagar?

No meu caso acho que é meia hora e uma hora respectivamente.

Tens de comprar um drop checker, não só por causa das plantas mas para segurança da fauna.

Ah! Areão não é grande coisa para quem quer um plantado mais ou menos decente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antonio bom dia,

 

Tens que rever tudo amigo. Se o teu objectivo é um plantado à séria tem que ser.

 

Primeiro tem que calibrar o Co2. Falando simples e de facil entendimento. Co2 é a ignição para as plantas absorverem os demais nutrientes.Sem Co2 elas ficam limitadas. Tal como num motor podes meter a gasolina que quiseres lá para dentro que sem velas (ignição) não há consumo. CO2 é o principal MACRO nutriente.

 

A quantidade de Tropica Plant Growth é diminuta e por tal motivo, mesmo através de fertilização liquida (que também estás a fazer mal) ele pouco ou nada se vai revitalizar e desse modo redistribuir nutrientes pela via radicular.

 

Desse modo e para a litragem desse aquário tens que partir para fertilização liquida pelo metodo "EI" porque se fores utilizar os fertilizantes da Tropica (Specialized + Premium) vais gastar mais de um frasco de cada por mês. E isso fica caro.

Assim adquire os frascos de Macro e Micro nutrientes na empresa "Soluções Aquáticas".

 

A luz T8 já era.. esquece isso. Ou T5 ou Led.

 

Por utimo precisas de outro filtro de pelo menos 1250 / Litro / Hora. Esse filtro sózinho não dá conta do recado.

E amigo, fraca circulação de água equivale a uma componente bacteriológica irrisória e insuficiente.

Duas coisas fundamentais para a estabilidade de qualquer aquario. Filtro = Coração!

 

Caudal / corrente / circulação de água. Sabes o que acontece a um rio ou lago com água parada?

Aí tens.

 

Estuda bem o que pretendes e procura equipamentos. Pede opiniões sempre antes de comprar.

Não faças como a maioria que vai à loja, leva uma lavagem cerebral, compra, e depois vêm aqui lamentar-se...Nunca compres nada sem perguntar nos foruns opiniões de quem tem os equipamentos. NUNCA!

 

Grande abraço

  • Votar + 2

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O CO2 está ligado em consonância com o fotoperíodo?

Ou seja, liga um pouco antes da luz acender e desliga um pouco antes desta apagar?

No meu caso acho que é meia hora e uma hora respectivamente.

Tens de comprar um drop checker, não só por causa das plantas mas para segurança da fauna.

Ah! Areão não é grande coisa para quem quer um plantado mais ou menos decente.

Está sim! Se não tivesse areão teria o quê , serve meramente para decoração e criar uma camada entre o substrato e o resto do aquário digamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antonio bom dia,

 

Tens que rever tudo amigo. Se o teu objectivo é um plantado à séria tem que ser.

 

Primeiro tem que calibrar o Co2. Falando simples e de facil entendimento. Co2 é a ignição para as plantas absorverem os demais nutrientes.Sem Co2 elas ficam limitadas. Tal como num motor podes meter a gasolina que quiseres lá para dentro que sem velas (ignição) não há consumo. CO2 é o principal MACRO nutriente.

 

A quantidade de Tropica Plant Growth é diminuta e por tal motivo, mesmo através de fertilização liquida (que também estás a fazer mal) ele pouco ou nada se vai revitalizar e desse modo redistribuir nutrientes pela via radicular.

 

Desse modo e para a litragem desse aquário tens que partir para fertilização liquida pelo metodo "EI" porque se fores utilizar os fertilizantes da Tropica (Specialized + Premium) vais gastar mais de um frasco de cada por mês. E isso fica caro.

Assim adquire os frascos de Macro e Micro nutrientes na empresa "Soluções Aquáticas".

 

A luz T8 já era.. esquece isso. Ou T5 ou Led.

 

Por utimo precisas de outro filtro de pelo menos 1250 / Litro / Hora. Esse filtro sózinho não dá conta do recado.

E amigo, fraca circulação de água equivale a uma componente bacteriológica irrisória e insuficiente.

Duas coisas fundamentais para a estabilidade de qualquer aquario. Filtro = Coração!

 

Caudal / corrente / circulação de água. Sabes o que acontece a um rio ou lago com água parada?

Aí tens.

 

Estuda bem o que pretendes e procura equipamentos. Pede opiniões sempre antes de comprar.

Não faças como a maioria que vai à loja, leva uma lavagem cerebral, compra, e depois vêm aqui lamentar-se...Nunca compres nada sem perguntar nos foruns opiniões de quem tem os equipamentos. NUNCA!

 

Grande abraço

Boas PAFS, li com atenção e lembrei-me agora que tenho também substrato "Fluval Stratum" misturado com o areao mas mais concentrado entre o substrato da tropica e o areao.

Mas agora diz me que faço eu?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais