Substrato - duvidas de novato


Ka-SoL

Recommended Posts

Boas pessoal

 

Embora ja tenha aquarios a cerca de 9 anos vou-me iniciar nos plantados, e para ja num plantado de baixa manutenção mas incluindo co2 e um substrato fertil. Como o meu aquario é de 150cm e nao quero gastar fortunas em substrato ate porque vou meter plantas de baixa manutenção (ainda nao estao definido ao certo quais) gostava de saber a vossa opiniao acerca da melhor relacao qualidade/preco de substrato fertil, que nao deixe a agua turva e que possa ser utilizado sem necessitar de areão por cima.

 

Alguem tem opiniao formada sobre os substratos da tetra ?

 

tetra active substrate ou tetraplant complete substrate ?

 

ou ficava melhor servido com uma combinação

Jbl aquabasis plus e uma camada de jbl manado em cima ?

 

 

agradeço algumas sugestoes/dicas para comprar uma coisa boa para o fim que quero :)

 

obrigado e cumprimentos

Editado por Ka-SoL
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O melhor? Terra de vaso e akadama por cima.

 

Low tech chega e sobra.

 

Se queres Low tech e barato sem ligar a estética, terra de vaso, areia de rio por cima e areão vulcânico a superfície. Tive um aquário assim muito tempo e foi das alturas em que nais plantas e Naia diferentes tinha. Tinha de tudo na altura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pegando na sugestão do Tugz, substituía a terra de vaso por uma mais especifica: humus de minhoca.

 

Tive resultados bem melhores com o humus do que com Jbl aquabasis plus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Escreve "tutorial como usar terra de vaso", escrevi isso há uns anos atrás.

 

Atenção desaconselho o humos de minhoca, tem demasiado matéria orgânica e tem tendencia a criar gases e lodo nunca usei nem quero usar.

 

Ainda ontem montei um aquário com terá de vaso. Utilizei cerca de um cm de terra de vaso, não cobri as laterais do aquário(5 CMS a volta do vidro) e coloquei akadama Por cima (doible red line passada por agua e crivo. Posso dizer que tenho a agua completamente cristalina 12 horas depois. E os 6 camarões e 2 caracois lá andam vivos. (O filtro já tava ciclado).

 

Agora desaconselho colocar peixes que revirem o fundo todo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas respostas pessoal....ja estive a ver o tutorial e a ler aqui no forum acerca da terra de vaso e do humus de minhoca, mas tenho preferencia por um substrato mesmo próprio para aquario mesmo sendo um low tech. alguem tem opiniao formada sobre algum dos que perguntei no topico acima ou sugestoes de outro com melhor relação qualidade preco ?

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Escreve "tutorial como usar terra de vaso", escrevi isso há uns anos atrás.

 

Atenção desaconselho o humos de minhoca, tem demasiado matéria orgânica e tem tendencia a criar gases e lodo nunca usei nem quero usar.

 

Ainda ontem montei um aquário com terá de vaso. Utilizei cerca de um cm de terra de vaso, não cobri as laterais do aquário(5 CMS a volta do vidro) e coloquei akadama Por cima (doible red line passada por agua e crivo. Posso dizer que tenho a agua completamente cristalina 12 horas depois. E os 6 camarões e 2 caracois lá andam vivos. (O filtro já tava ciclado).

 

Agora desaconselho colocar peixes que revirem o fundo todo.

 

Desaconselhas o humos de minhoca sem nunca teres experimentado??

 

Ora eu aconselho, já usei varias vezes e nunca reparei nesse problema q identificas.

No Brasil usam muito, e facilmente encontras os resultados.

 

Convém ser preparado, mas isso tb encontras facilmente como o fazer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.peixefauna.com/t7593-como-utilizar-a-terra-de-vaso-como-substrato

 

"Eu já usei humus de minhoca e acreditem....nunca mais. Ao fim de uns meses comecei a sentir um cheiro forte na agua ,as plantas começaram a aparecer a flutuar sem raiz e quando retirei a agua ,o fundo estava em lodo,todo podre e cheio de gás"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse teu topico, tambem tem um brasileiro a dizer que usa e que usam muito Brasil, e pelos vistos com sucesso.

 

Como disse, já usei em varias montagens e nunca me aconteceu isso as plantas.

Na aquariofilia, sempre que se pode, nada melhor como experimentar e tirar as próprias conclusões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não tas a perceber. Eu disse que nunca usei e sei que já deu asneira em alguns casos. Nao digo que não presta mas comparativamente com o que uso é mais volátil logo prefiro a minha terra. É só isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O humos deve ser ótimo se for bem tratado, não duvido, mas que é nais perigoso é. A terra de vaso é segura é meter no aquário e já ta. Se poder mineralizar melhor se não poder, tranquilo na mesma é só fazer tpas como qualquer outro solo.

 

O Húmus se não for ben tratado existem imensos relatos de algas incontrolaveis , gases, cheiros a podre, lodo, mortes de peixes.

 

Se não encontras isso é porque não sabes usar o google.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

optei por terra das flores por baixo e jbl manado por cima. vamos a ver como se comportam as plantas :)

 

Essa terra tem marca?

Qual a embalagem?

 

Normalmente esses artigos têm compostos nada agradáveis para a fauna aquática

 

E a somar metes-te o Manado que é demasiado leve.

 

Não sei se foram boas escolhas. Eu alerto sempre que neste hobby o barato sai caro. E as plantas não são baratas.

 

Bem haja,

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas....

 

meti terra da compo sana 15l e depois o manado por cima meti ai uns 40l...o aquario é muito grande e gastava uma fortuna num solo fertil bom, entao optei por este...e tambem apesar de ter alguma luz nao e suficiente para uma aquario desta dimensao, dai ser uma especie de low tech. plantei com bastantes plantas ao inicio todas de baixa manutencao e pouca exigencia de luz e vamos ver o qq dá, como é o primeiro plantado estou ainda em fase de estudo :)

Editado por Ka-SoL
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

este aquario ja ta mais q ciclado, esta montado a 6 anos, nao lavei o filtro e aproveitei 150l de agua. troncos pedras tiveram 1 mes ja na montagem anterior a ciclar tambem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais