Plantas Aquáticas "Low Cost" - lagos


Recommended Posts

Olá a todos.


Este post serve para aquele pessoal que não gosta de gastar muito dinheiro em plantas para lagos, e mesmo assim quer ter muita variedade no seu ecosistema quer em quantidade de espécies, quer em habitats. Ao mesmo tempo isto permite muito menos manutenção, maior resistência ao frio do inverno, resistencia a pragas, e evita que NOVAS espécies invasoras entrem no nosso território.


As plantas que vou mencionar existem no nosso território, pelo menos na região do douro litoral e minho, que são as zonas por onde ando mais frequentemente.



1- Jarros (Zantedeschia aethiopica) - Muito comuns e fáceis de encontrar em lugares húmidos e sombrios. Podem ser plantadas em água até 30 cm de profundidade, o que muita gente não sabe.


fUmMJ7.jpg


RKIzuf.jpg


fWK75X.jpg


2- Agrião de água - Pode ser adquirido em qualquer estabelecimento comercial em semente. Tem uma folha arredondada e permite formar enormes tapetes verdes de superfície. Penso que não aguenta estar totalmente submersa, mas estou a fazer essa experiência num lago a 15 cm de profundidade. Ideal para as pessoas que vivem longe de lojas dedicadas à venda de plantas aquáticas.



2.agriao-cursos-cpt.jpg

(foto do google images)





3- Agrião selvagem de água - Encontrada na natureza em praticamente todos os cursos de água onde procurei. Tem uma folha recortada e maior que o agrião normal. Pode ser usada como planta flutuante, forma uma imensa manta verde. Ideal para girinos de anfíbios e pequenos peixes porque proporciona imensos esconderijos dos predadores.


qCBHAH.jpg



6r8zYW.jpg



4- Hera inglesa - Muita gente não sabe que a Hera comum encontrada em casas antigas, terrenos baldios e muros pode ser cultivada dentro de água, até mesmo sem substrato. Uma solução fácil e rápida.


Oxk8D1.jpg


5- Lucky bamboo - Não é bamboo real. É uma planta para interiores, mas suporta bem a água fria e na minha experiência dá-se bastante bem no exterior, exceto nas noites com geada. Acho que na parte sul do país deve aguentar bem o Inverno. No norte/centro, recomendo a levar para dentro e colocar numa jarra no Inverno. É excelente porque é vendida em muitas casas de decoração e quem não tiver acesso a casas especializadas para plantas aquáticas consegue adquirir uma cana destas por pouco mais de 1€.


MZa39o.jpg


6- Ipomoea aquatica - É uma planta extreamente invasiva, mas que dá uma flor muito bonita e cobre a superfície da água. É boa para anfíbios, mas tem um crescimento enorme. Costumo ver isto em lagos e terrenos abandonados.


Ipomoea_spp84.jpg

(foto do google images)


7- Juncus - Muito comum junto aos cursos de água. Tem um rizoma que é relativamente fácil de separar em vários tufos se for puxada com cuidado. É uma excelente planta decorativa para lagos de qualquer tamanho. Penso que se vende nas lojas de plantas, mas existe com bastante frequência na natureza.


jdq2I5.jpg


8- Typha - Tal como os juncus, muito comum em regatos naturais. Esta é mais difícil de arrancar, porque é enorme e tem raízes fundas. Dá uma bolota muito característica que é extremamente decorativa.


9ccf22a94052fc508025441256ca4030.jpg


(foto do google images)




9- Trandescantia fluminensis - Esta planta está na lista mas é controversa. É extremamente invasiva. Também é chamada de erva-da-fortuna. Basicamente quem plantar isto arrisca-se a ficar com o quintal cheio desta erva para sempre. É uma planta de sombra e humidade, e muita gente não sabe mas ela dá-se bastante bem na água, mesmo sem raíz e sem substrato. Tem uma folha verde muito bonita semelhante às do lucky bamboo. Eu coloquei no meu lago porque já tinha disto aos molhos no terreno, mas não recomendo mesmo a quem já não a tiver no terreno que a introduza.


M5El6I.jpg


E para já é isto que tenho. Estou sempre à procura de mais espécies que existam em território nacional e que sejam resistentes. Quem tiver mais sugestões agradeço que adicione por favor. E quem tiver dúvidas que não se acanhe.


Para quem quiser conhecer o meu lago: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=252220(não está 100% atualizado)


:)



  • Like 1
  • Upvote 2
Link to comment
Share on other sites

Boas!

Neste momento estou também a ver se consigo plantar o meu lago com algumas plantas dos nossos rios, Neste momento tenho Potamogeton natans penso eu, uma semelhante ao Ranunculus, Litorrella uniflora, e outra que não sei o nome, e ao mesmo tempo estou a ver se se dão em aquario, mas a semelhante a Ranunculus, está a morrer, quanto ás outras por enquanto estão-se a aguentar, vou esperar mais umas semanas a ver se desenvolvem bem.

Cumprs..

Link to comment
Share on other sites