Lago para anfíbios auto-sustentável


VVolf

Recommended Posts

Olá a todos,


Recuperei dois lagos que estão num terreno de família e que estavam abandonados só com água da chuva.


Acontece que um dos lagos já era habitado por uma razinha verde (Pelophylax perezi), o que eu achei normal, dado que há um ribeiro que atravessa o terreno.


Logo após a limpeza da água e construção de algumas ilhas e esconderijos em pedra, esse lago foi colonizado por mais 2 habitantes: 2 salamandras, uma delas a salamandra de fogo.


Inicialmente tinha como objetivo fazer um lago de plantas bonito e que pudesse servir de abrigo aos animais. Visto que ele se encontrava povoado, o meu interesse pelos anfíbios aumentou.

Um vizinho que tem um charco nas traseiras de casa (prestes a ser destruido por causa da construção de prédios) arranjou-me mais 3 rãs para ajudar a reintroduzir no meu lago.


O meu objetivo é fazer daquele lago um ecosistema equilibrado e autosustentável que não necessite de manutenção.


Sei que as espécies são autóctones e como tal não podem ser mantidas em cativeiro. No entanto eu não as tenho presas em cativeiro, elas encontraram o meu lago, e podem sair do lago sempre que quiserem e o terreno é bem grande e passa um riacho mesmo ao pé do lago.


Acho uma hipocrisia quando são as próprias autarquias que encanam os ribeiros, constroem em cima dos charcos e rebentam com toda a biodiversidade só para fazerem prédios. Onde eu moro já não se encontra uma unica rã verde nem um único ribeiro a céu aberto, está tudo entubado e os anfíbios cada vez mais ameaçados pela perda de habitat.


Como tal, o meu projeto passa por criar todas as condições para que a vida anfíbia possa de novo prosperar naquele lugar. Não tenciono acrescentar mais fauna, apenas garantir que aquela consegue reproduzir-se sustentavelmente e sem necessitar de manutenção.


As minhas preocupações passam por garantir que a flora é adequada.


Caraterísticas:


dimensões do lago:

forma octogonal

lado - ~1 metro

profundidade - ~70 cm

tem um repucho de água que vem com pressão do ribeiro.


Fauna:

alguns caracóis de água doce (muito pequenos, na ordem dos mm)

4 rãs verdes (Pelophylax Perezi)

1 salamandra de pintas amarelas e 1 salamandra verde que não sei qual a espécie.


Flora:

Rumex Sanguinea

Nymphaea alba - Nenúfar branco

Cyperus papyrus - papiro

Scirpus cernuus

Bamboo da sorte - não é bamboo de verdade, vou colocá-la no interior durante o inverno

Equisetum Japonicum

Egeria densa - elodea

Zantedeschia aethiopica - jarros (ao redor)

Myriophyllum spicatum - pinheirinho de água

Nasturtium officinale - Agriões de água

entre outras que não sei o nome, pois consegui-as no estado selvagem em ribeiros.


O substrato tem algumas zonas com seixos que apanhei em vários rios e também na praia, outras zonas com areia, mas a maioria do espaço tem folhas/terra/resíduos.


Em breve coloco imagens do antes e do após.


Cumprimentos, VVolf.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está o antes:

 

cT3RQZ.jpg

 

 

E o após:

 

eA46jh.jpg

 

Um habitante noturno:

Yc77NM.jpg

 

 

C6qwFu.jpg

 

 

FtF9D9.jpg

 

 

Mais perguntas, estou à disposição.

Cumprimentos,

VVolf.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.