Betta morre após 12 horas após compra


SandraM

Recommended Posts

Boa tarde a todos, ontem comprei um betta crowntail que estava aparentemente muito bonito, cores vivas, comportamento normal, nada que pudesse detectar como doença. Estava num recipiente de água fria, como a maior parte dos bettas em lojas. Coloquei o saco onde vinha o betta dentro o meu aquário, cuja temperatura está a 25º. Deixei uns 20 minutos para a temperatura igualar, juntei um pouco de água do meu aqua no saco, e passados uns minutos libertei-o no aquário. O comportamento dele foi normal, andou tímido, a rondar as plantas... Hoje de manhã, apenas vejo o esqueleto dele no areão. Não faço ideia do que aconteceu. No meu aquário comunitário tenho apenas 5 plattys, um botia palhaço e 2 upside down catfish adultos (Synodontis nigriventris). Não existe lutas entre nenhum dos peixes... Se alguém puder ajudar, eu agradeço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Vou dar a minha visão com base nas minhas experiências.

Infelizmente devido à capacidade de respirar ar fora de agua e de ser algo resistente os bettas são fortemente maltratados sobretudo em lojas.

Pela descrição, imagino que tivesse num sacos minúsculo fechado numa quantidade ínfima de agua, por vezes o mesmo que fez viagens desde países asiáticos. Por melhor acondicionamento que se faça, está destinado ao fracasso. Dos bettas os crowtails sao talvez os mais delicados.

Aconselho procurar uma loja mais profissional ou um criador correto e boa sorte.

P.S. - o botia e os peixes gatos podem ser responsáveis pela mumificação

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não devias apenas ter juntado um pouco de água, devias juntar um bocado de cada vez durante algumas horas de preferência até triplicares ou mais o volume em que vinha. O melhor até é o método de gota a gota.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, obrigada pelas respostas!

 

O betta foi comprado na Ornimundo, por 6,95. Ele estava num daqueles aquários de plástico pequeninos, rectangulares. Ele estava a nadar bem, parecia bastante saudável, curioso.. Mesmo quando o coloquei no aquário, ele pareceu normal.. E como o meu aqua já está estabelecido, tenho peixes saudáveis e com os parâmetros todos normais, não sei o que correu mal.. O botia e os meus peixe gato derretem qualquer carcaça morta que encontram, não me admiro disso.. Gostava de comprar outro betta, até porque é uma espécie que costumo ter e duram anos, mas agora até tenho receio.. Ainda por cima os mais bonitos tendem a ser mais caros..

Editado por SandraM
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade, já tive outro crowntail que comprei por volta de 4 ou 5€. Mas o problema então foi a aclimatização? Tem que demorar mais tempo? Eu sempre tive bettas e confesso que fiquei parva com esta situação! O animal não sobreviveu 12 horas... Um anmal que estava muito bem (aparentemente).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Provavelmente já viria doente internamente, infelizmente.

Mas também poderia ser por causa da repentina subida de temperatura, um peixe que esteve num aqua com temperatura de cerca de 18/20º(água fria e que eu condeno essa forma de manter bettas por parte das lojas) deve ser ambientado para 25º durante dias e não apenas numa hora como peixes que estiveram em água quente.

Por exemplo, medes a temperatura da água que ele vem e colocas num aqua de quarentena com termostato e à temperatura da água em que ele estava, depois é aumentar um grau por dia até chegar à temperatura desejada, e aí sim, podes depois ambientar-lhe para o aqua principal como se costuma fazer quando se compra os peixes.

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que muitas vezes, as lojas nem têm noção do que estão a vender.... Já me venderam uma corydora jully como se fosse outra (já não me lembro qual) e, por consequência, a um preço mais barato. E eu ainda perguntei porque tinha a certeza que era uma corydora jully, mas o senhor disse-me que não e eu não insisti. Chego a casa, google it, e é uma jully. Penso que por vezes as lojas nem conhecem as espécies que vendem (não lojas especializadas). E por esse motivo praticam preços "estranhos", É sempre uma perda complicada porque investimos num animal, temos gosto nele, e depois vemo-lo morto no dia seguinte.

 

Já li imenso sobre aclimatização, longa ou rápida, e as opiniões divergem... Eu tento não manter os animais muito tempo no saco para não stressarem.... Daí não utilizar o método de gota a gota. Acho que ter um animal num novo ambiente sem se conseguir esconder, num espaço pequeno, não contribui para a saúde do mesmo. Mas penso que provavelmente tenho que rever a minha estratégia porque algo correu muito mal desta vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Visto que fizestes "double-post", deixo aqui a minha resposta no outro tópico que colocastes na secção "Bettas".

 

 

Boas,

Provavelmente já viria doente internamente, infelizmente.

Mas também poderia ser por causa da repentina subida de temperatura, um peixe que esteve num aqua com temperatura de cerca de 18/20º(água fria e que eu condeno essa forma de manter bettas por parte das lojas) deve ser ambientado para 25º durante dias e não apenas numa hora como peixes que estiveram em água quente.

Por exemplo, medes a temperatura da água que ele vem e colocas num aqua de quarentena com termostato e à temperatura da água em que ele estava, depois é aumentar um grau por dia até chegar à temperatura desejada, e aí sim, podes depois ambientar-lhe para o aqua principal como se costuma fazer quando se compra os peixes.

Cump.

 

Bringer, não te admires, por cá eu arranjava Bettas comuns a 2.50€ os machos e as fêmeas a 1.90€(desisti dos bettas, mas ainda se arranja a este preço).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sandra, lamento o sucedido :(

 

Juntei os dois tópicos que criaste para ficar a informação num único tópico, pode ser que mais algum membro queira partilhar algo aqui.

 

Hoje mesmo falei com um colega que também introduziu um betta juvenil num aquário comunitário há cerca de 3 meses e sempre andou bem e de um dia para o outro morreu, sem causa notória, quer no comportamento antes, quer lesões visíveis no corpo, nem alterações de paramentos, etc... :unsure: toda a restante fauna está impecável...

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde trabalhei vendia bettas fêmeas a 2.98 e machos a 3.89... Quando fui para lá estavam em aquários minúsculos e eu passeios para aquas de 60L um por cada junto a danios e rasboras... Uma vez comprei um e morreu passado uns 4 dias...

Tu São seres vivos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada Pedro!

A minha surpresa foi mesmo essa... Este foi dos poucos bettas activos que vi, pois normalmente estão sempre apáticos dentro daqueles recipientes minúsculos.. Aparentava estar de boa saúde, era lindo, não houve absolutamente nada que me fizesse prever algo assim.. Até porque sempre tive bettas que me duraram anos.. Como o resto da fauna está bem, os parâmetros também, fiquei surpreendida. É daquelas coisas que acontecem e acaba por desmotivar bastante..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sandra. Foi na Ornimundo do Centro comercial de Leiria? Só para saber que realmente os bettas deles têm sempre bom aspecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sandra. Foi na Ornimundo do Centro comercial de Leiria? Só para saber que realmente os bettas deles têm sempre bom aspecto.

Foi sim Gonçalo. Eles têm bettas diferentes do que se vê na minha zona (caldas da rainha), nomeadamente crowntails, half moon, elephant ear... Já comprei lá, sem problema nenhum. Apesar de estarem nos cubos de plástico, estão activos e com boa coloração, barbatanas perfeitas... Com aspecto muito saudável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi sim Gonçalo. Eles têm bettas diferentes do que se vê na minha zona (caldas da rainha), nomeadamente crowntails, half moon, elephant ear... Já comprei lá, sem problema nenhum. Apesar de estarem nos cubos de plástico, estão activos e com boa coloração, barbatanas perfeitas... Com aspecto muito saudável.

 

Pois, as lojas das Caldas são uma autêntica vergonha. Eu sou da Benedita por isso conheço-as bem. Mas já desisti de lá ir, prefiro ir a Leiria mas à Fishroom que é mais barata e dedicada à aquarofilia.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A única loja onde já comprei peixes nas caldas e que sobrevivem bastante, é na Mecolavínia, por estranho que possa parecer. Já povoei um aquário com todos os peixes de lá e tive muito poucas baixas, 2 que me recorde. Conheço a Fish room e fui lá até nesse dia mas não tinham bettas crowntail.. Daí ter passado na Ornimundo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É em Marrazes se não me engano. Vira-se como se fosse para a estação de comboios.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais