Iniciação Aquario de agua quente


FlavioJoao

Recommended Posts

Boas Pessoal,

 

É a primeira vez que monto um aquario de agua quente. Após alguma pesquisa resolvi começar a investir no equipamento. Tenho um aquario de 60L com um termostato de 60W, uma luz LED com 8W (ligado cerca de 10h por dia), e um filtro submersível bioflow one da Juwel. Para iniciação acho que é indicado.Coloquei o substrato floradepot de sera. Plantei uma anúbia e uma cabomba. O aquario está ligado a 3 dias. Neste momento tenho algumas duvidas, porque na loja não me souberam aconselhar.

 

- Os ramo da cabomba estão caídos. É normal? (Foto em baixo)

- Existem muitas bolinhas de ar a circular no aquario. É normal?

- Ontem coloquei cerca de 3 folhas de comida para começar o ciclo de azoto. Com que periocidade devo colocar mais comida? E até quando devo faze-lo?

- É necessário fazer TPA's durante o ciclo? Como sei quando devo fazer uma TPA.

 

http:

zJ6m79v.jpg?1

http:

 

Desde já agradeço pela ajuda,

 

Cumprimentos,

Flávio João

Editado por Pedro Bernardo
Colocação correcta do link da imagem
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Flávio,

 

O que tens por cima do Floradepot?

A anúbia não é plantada, em particular o rizoma.

Podes segurá-la num tronco.

Essa bolhas não estão a ser provocadas pelo filtro?

Podes controlar através do regulador da entrada de ar no tubo venturi, acho.

A água deve estar a cerca de 25C

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Antes de mais obrigado pela resposta. Por cima do floradepot tenho areia que comprei na loja. O problema é a cabomba que está com os "ramos" um pouco caidos. É normal?

A agua está por volta desse temperatura. Sim o filtro tem um regulador. Vou tentar ajustar.

Podes ajudar me nas outras questoes?

Obrigado

Editado por FlavioJoao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, a areia não será o melhor para ter plantas, acho.

Mas vamos ver o que diz o pessoal.

Suponho que essa luz seja fraca, mesmo para a Cabomba, mas também não convém mantê-la acesa mais tempo.

O que posso aconselhar, e partindo do princípio que o dinheiro não sobra, é o seguinte:

 

Uma embalagem de Tropica Specialized e seguires as instruções, sendo que mais vale dosear um pouco menos do que demais, na minha opinião.

 

Um sistema Tropica Plant Growth System 60.

Encher a campânula de CO2 até meio e ajustar até meio todas as manhãs.

Purgar a campânula uma vez por semana e recomeçar.

Um spray dura uns 3 meses com esta dosagem.

 

Isto é o que eu faria com um setup desses, mas também tens de fazer a tua própria pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja ajustei o regulador de entrada do ar do filtro e as bolhinhas de ar desapareceram. Neste momento a agua parace que tem um fumo branco a circular. O que poderá ser? E na superficie tem uma especie de gordura. Estará algo errado?

Editado por FlavioJoao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a saída desse filtro tivesse um bico de pato, poderias orientá-lo para ondular a superfície.

Vai tirando essa água da superfície.

O esbranquiçado é geralmente das bactérias é próprio do ciclo.

Só poserá ser nau sinal se acontecer no futuro; por exemplo logo após a manutenção do filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja corrigi alguns erros com a vossa ajuda e mais alguma pesquisa. O primeiro erro foi por causa do que me disseram na loja. Disseram me para enterrar as duas plantas tanto a anubia como a cabomba e deixar a "esponja" que estas trazia. Ja removi as "esponjas" e ja agarrei a anubia à pedra. Quanto tempo demora a anubia a prender-se a pedra? E a cabomba que dias precisa para começar a agarrar??

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Flavio!

Bem vindo ao forum a este "vicio"....

 

Tudo o que o Bringer disse é correcto!

Nada a acrescentar nisto.

Mas acho que não entendes-te bem, a situação da anubia...

 

As anubias (tal como outras plantas de rizoma, e esta informação podes encontrar facilmente aqui no forum) não podem ser "plantadas"...

Ou seja, o rizoma deve ser amarrado ou colado em algum tronco ou pedra.

As raízes, até podem "crescer" para dentro do substrato, mas o rizoma se estiver debaixo do substrato, vai apodrecer com o tempo e morrer.

 

Como tal, arranja um "pauzinho" pequeno (compra ou alguém te te ofereça uma ponta) indicado para ter no aquário.

Não inventes... Há paus e raízes muito prejudiciais ao aquário!!!!

Procura aqui no forum que tem muita info sobre este assunto.

 

Lembra-te: 90% do sucesso de qualquer aquário, depende do ciclo do azoto! (tens esta informação aqui no forum também, e é regra de ouro para qualquer aquariofilista!!!)

 

Boa sorte, e se houver duvidas apita ;)

 

Cumprimentos,

Firmino Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ja percebi isso. Vi alguns videos aqui no forum e fiz igual. Com um fio prendi a anubia a pedra. O minha pergunta é: quanto tempo tem que estar la o fio?

Obrigado pela ajuda

 

é provável que tenhas alguém conhecido que é pescador, pede-lhe uns 30 ou 40 cm de fio de pesca novo, (sem ter ido ao mar) e amarra a anubia com ele, porque com o tempo o fio normal vai apodrecer e a anubia vai se soltar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Flavio

O que tu queres saber e,quanto tempo demora a

Anubia a agarrar há pedra,vai demorar ainda uns

meses,para veres quando ela esta agarrada,e no

momento em que tu pegas na pedra ou tronco,e

o que tu vez e que o fio esta laço,e as raizes da

Anubia se abraçou há pedra,ou tronco,por vezes

as raizes estão já a entrar no próprio subestracto,

ai tu cortas o fio,isto se o fio for fio de pesca,se

não for,nessa altura terá já soltado,decomposto.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ns anubias, como já foi dito e bem, assim como outras plantas com rizoma, este não pode estar enterrado

 

Anubia_zpsfnovbt5n.jpg

 

A vermelho o rizoma a azul as raizes.

 

Só queria deixar mais um dica ;)

 

As anubias podem ser "entaladas"entre pedras, troncos e até coladas com cianoacrilato (cola da seachem ou qualquer outra para coral em gel por exemplo) a uma pedra, dispensando o uso de fio que pessoalmente não gosto de ver...

 

Pode ser posto um pingo de cola entre as raizes numa zona do rizoma sem abusar, um pingo basta para fixar e vai manter a planta o tempo suficiente para as raizes desenvolverem.

 

Inicialmente fixei assim todas, com um lastro de pedra (pedrinha de xisto rolado), ou presas nas fendas dos troncos ou entre as pedras.

 

Mas dependendo do tamanho e quantidade das folhas VS tamanho do rizoma e raizes até pode dar para enterrares as raizes no substrato deixando o rizoma de fora, e a planta ficar fixa e desenvolver.

 

Se tiveres raizes pequenas e muitas folhas é natural que ela suba e se solte da areia

Editado por Pedro Bernardo
  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela ajuda 😀😀

 

Tenho outra duvida: É necessário deitar fertilizante na agua? Por cima do substrato tenho areia dizeram que tambem não é muito bom. Mas eu gosto de ver. Qual o problema de ter escolhido a areia??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Flavio

Eu nunca tive areia nos meus aquários,mas segundo

a malta que já teve aquários com areia,e que a areia

compacta muito,e as raizes das plantas digamos que

são sufocadas,além de criar gazes por baixo da areia,

que sempre que se pica a areia sai gaz que cheira a

gaz butano,ou seija a ovos podres.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, então corro o risco de as plantas morrerem?

 

Na pior das hipóteses sim, mas o mais provável é um crescimento muito lento e plantas com mau aspecto.

 

O pior é os gases que se formam poderem fazer mal à fauna.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.