Brown Fingers in the Jungle


Gonçalo84

Recommended Posts

Bem ontem levantei-me a meio da noite para ir comer gelado ver o aqua e apanhei-as lá a nadar.

 

Morreu-me mais um oto :confused4:. Estranho.

 

Ver se hoje sem falta mudo os escalares.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso ás vezes acontece e acaba por ser desmoralizante. Gasta-se dinheiro e alguns peixes acabam por morrer e tu não sabes bem porquê.

A verdade é que nós acabamos por lhes dar condições um pouco agressivas com elevados níveis de CO2 e afins e os mais suscetíveis acabam por morrer geralmente no primeiros dias.

Eu digo isto pq em low-techs, por experiencia verifico empiricamente taxas de mortalidade iniciais mais baixas.

 

Está um espetáculo e sim com escalares pouco vais ver as C. Japonica

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo Vasco, os meus simulans andavam apáticos, eu pensei que era medo, nas a verdade é que com a diminuição de fertilizante, co2 e luz eles melhoraram bastante, está muito mais alegre o aquário é não tenho tido mortes. As últimas foram também os meus ottos, antes das alterações.

 

Gonçalo, levantaste te a meio da noite para comer gelado? Cheira me que levaste uma nega :D

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso ás vezes acontece e acaba por ser desmoralizante. Gasta-se dinheiro e alguns peixes acabam por morrer e tu não sabes bem porquê.

A verdade é que nós acabamos por lhes dar condições um pouco agressivas com elevados níveis de CO2 e afins e os mais suscetíveis acabam por morrer geralmente no primeiros dias.

Eu digo isto pq em low-techs, por experiencia verifico empiricamente taxas de mortalidade iniciais mais baixas.

 

Está um espetáculo e sim com escalares pouco vais ver as C. Japonica

 

Boas

 

Vamos por partes.

 

Fauna:

 

Os escalares já foram de castigo para outro aqua. Só vão entrar quando o tapete fechar e mesmo assim não sei.

 

É mesmo pena os otos, mas pronto. Telefonei para a Aquaeden para pedir uma Hydrophila Polysperma Rosanervig para pôr no buraco do lado esquerdo e falei nisso. Quem me atendeu foi aquele rapaz de barba que trabalha lá (super prestável como todos lá) e disse que era estranho para eu ir lá com uma amostra de água para fazer testes.

 

A amónia está a zero e o resto da fauna que neste momento são só 7 neons está bem. :whocares:

 

No próximo sábado ou para o outro vou lá e trago mais uns otos e estava a pensar em 5 Yunnanilus SP. Rosy. Quem tem experiência com eles? Fazem o que a Aquaeden diz que faz?

 

Uma japónica saiu do aqua e ia a caminho do sofá, provavelmente ver a Teresa Guilherme, mas a minha namorada interrompeu-lhe a viagem. Ainda estava viva e safou-se. Por causa disso tenho posto uma toalha por cima à noite.

 

Estou a começar a estudar muito bem a fauna a entrar.

 

1/2 - Garra Flavatra (exigencias da namorada)

 

1/2 - Casais de Microgeophagus Ramirezzis

 

1 cardume de 20 individuos a escolher entre Rasbora Hengeli, Tetra Ember, Glowlight, Imperador ou Limão.

 

1 Casal de Apistos. Posso pô-los junto com os Ramis?

 

E depois logo se vê mais.

 

Equipamento:

 

Vou comprar um skimmer da Eheim porque tenho uma bela duma camada de gordura em cima, apesar da bombinha que pus lá e em principio o pai natal vai trazer um Chihiros Doctor. Estou a equacionar seriamente em retirar o vinil preto e pôr o famoso branco fosco.

 

Flora:

 

Está tudo a correr bem, e para já só vou adicionar a Rosanervig. Estou a pensar em retirar as criptos e pôr S. Repens, mas ainda em estudo.

 

 

Abraço

Concordo Vasco, os meus simulans andavam apáticos, eu pensei que era medo, nas a verdade é que com a diminuição de fertilizante, co2 e luz eles melhoraram bastante, está muito mais alegre o aquário é não tenho tido mortes. As últimas foram também os meus ottos, antes das alterações.

 

Gonçalo, levantaste te a meio da noite para comer gelado? Cheira me que levaste uma nega :D

 

:mrgreen: Ah por acaso não, e a seguir a deitar-me I've got lucky banana rock e não foi bem a meio da noite, foi para aí uma hora depois das luzes desligarem, mas dito a meio da noite tem mais impacto dramático ;)

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

e disse que era estranho para eu ir lá com uma amostra de água para fazer testes.

 

 

Se for da Elos ou da JBL já consegues ter uma ideia. Se for com os testes da Amtra ou da Salifert ou da Nutrafin entre outros ficas a saber o mesmo tal é o desvio / margem de erro para o real. Testes de brincar..

 

Falas-te de filamentosas lá atrás.

 

Disse-te no Aquarofum:

 

Eventualmente na terceira semana (ou por lá perto) poderás ter um pico enorme de nitratos e algumas filamentosas fruto do desiquilíbrio entre os fosfatos. Poderá ser outra coisa mas o mais comum é a relação entre N e P.
Quando o ciclo estiver concluído e com alguma ajuda do Tropica Specialized (Não é esse Premium que estás a usar) já deverás começar a ter fosfatos fruto da conversão concluída e o equilibrio acabará por se tornar realidade. Com a massa vegetal a aumentar o consumo dos Nitratos acabará por equilibrar as coisas.

Se tal acontecer (Filamentosas) dá-lhe com TPA de 40% todos os dias antes do fotoperiodo e todos os dias medir NO3 de manhã antes da nova TPA. Porque mesmo assim os nitratos vão estar lá para cima. Até que percebas que no dia seguinte já não tens nitratos elevados. Aí entra o Specialized sózinho.

 

 

 

Dá-me ideia que não fizes-te isto Gonçalo. Não que eu tenha o saber todo mas na duvida e aquando do aparecimento das algas pelo menos fazer as medições e TPA´s porque aí tinhas algum MACRO a destabilizar. Neste momento penso que desconheces por completo os parâmetros da água.

 

Agora vamos lá ver então por partes os sintomas do paciente e deixo para tua reflexão:

 

Sintoma 1 - Mortes de peixes

(Um tipo que respira O2 debaixo de água morre porquê?)

 

Sintoma 2 - Uma japónica saiu do aqua e ia a caminho do sofá.

(Que levará uma cafofa que habita nas catacumbas a procurar escalar o Everest?)

 

Sintoma 3 - Tens uma bela duma camada de gordura em cima

(De onde nasce este colesterol todo?)

 

Adicionalmente vais comprar um skimmer da Eheim como remédio. Mas os remédios não curam de vez. Os remédios são recursos/ajudas para o organismo criar as suas próprias defesas no combate aos virus quie nos atacam mas quando a causa é correctamente diagnosticada. Se mal diagnosticada o remédio ainda nos vai fazer pior. E pode levar-nos à morte.

 

Secalhar é a medicação errada pois o diagnóstico está mal feito.

Secalhar os escalares não é o virus que anda a minar o paciente.

Secalhar o "coração" do paciente é fraco e e por mais remédios que se dê a cura não pende só disso.

Secalhar andam a dar ao paciente algo em excesso que lhe faz mal a ele e aos que estão dentro dele porque a boquinha está mal calibrada! E não não estou a falar de comidinha seja ela flocos ou outra para os peixes mas de comida para a Flora!

 

Vê lá bem.. o problema do teu aquário está em tudo o que tu próprio já identificas-te e alguns aspectos que eu próprio já te tinha alertado.

 

E calma.. muita calma.. depois de descobrires os dois erros (um é um dado adqjuirido o outro tenho quase a certeza) e corrigir abranda a marcha como já te sugeri e deixa o aquario ir maturando a pouco e pouco.

 

Não te posso aconselhar mais sobre isso sob pena de o chato ser eu ;)

 

Força com isso e forte abraço

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No próximo sábado ou para o outro vou lá e trago mais uns otos e estava a pensar em 5 Yunnanilus SP. Rosy. Quem tem experiência com eles? Fazem o que a Aquaeden diz que faz?

 

Uma japónica saiu do aqua e ia a caminho do sofá, provavelmente ver a Teresa Guilherme, mas a minha namorada interrompeu-lhe a viagem. Ainda estava viva e safou-se. Por causa disso tenho posto uma toalha por cima à noite.

 

Boas...

Pela minha experiência os Yunnanilus SP. Rosy que comprei deviam vir avariados pois nunca me tocaram nas bba que tinha.

As japónicas que tenho, nos primeiros dias mudavam várias vezes de divisão da casa (nunca me morreu nenhuma assim apesar de estarem algum tempo fora de água) e tinha todos os parâmetros e condições para elas.

A solução que encontrei foi baixar o nível da água e elas sossegaram... :)

  • Votar + 1

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, lendo o post do amigo PAFS fiquei sem perceber uma coisa, será que aquela gordura é sinal de algo não estar bem? Será ela própria prejudicial? Já vi várias opiniões sobre essa gordura mas nunca que era prejudicial a esse ponto..

Já agora, o tal vinyl branco fosco estás a pensar adquirir onde?

Boa sorte e com calma tudo vai ao lugar! :thumbup3:

 

Cumps

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

 

Se for da Elos ou da JBL já consegues ter uma ideia. Se for com os testes da Amtra ou da Salifert ou da Nutrafin entre outros ficas a saber o mesmo tal é o desvio / margem de erro para o real. Testes de brincar..

 

Falas-te de filamentosas lá atrás.

 

Disse-te no Aquarofum:

 

 

Dá-me ideia que não fizes-te isto Gonçalo. Não que eu tenha o saber todo mas na duvida e aquando do aparecimento das algas pelo menos fazer as medições e TPA´s porque aí tinhas algum MACRO a destabilizar. Neste momento penso que desconheces por completo os parâmetros da água.

 

Agora vamos lá ver então por partes os sintomas do paciente e deixo para tua reflexão:

 

Sintoma 1 - Mortes de peixes

(Um tipo que respira O2 debaixo de água morre porquê?)

 

Sintoma 2 - Uma japónica saiu do aqua e ia a caminho do sofá.

(Que levará uma cafofa que habita nas catacumbas a procurar escalar o Everest?)

 

Sintoma 3 - Tens uma bela duma camada de gordura em cima

(De onde nasce este colesterol todo?)

 

Adicionalmente vais comprar um skimmer da Eheim como remédio. Mas os remédios não curam de vez. Os remédios são recursos/ajudas para o organismo criar as suas próprias defesas no combate aos virus quie nos atacam mas quando a causa é correctamente diagnosticada. Se mal diagnosticada o remédio ainda nos vai fazer pior. E pode levar-nos à morte.

 

Secalhar é a medicação errada pois o diagnóstico está mal feito.

Secalhar os escalares não é o virus que anda a minar o paciente.

Secalhar o "coração" do paciente é fraco e e por mais remédios que se dê a cura não pende só disso.

Secalhar andam a dar ao paciente algo em excesso que lhe faz mal a ele e aos que estão dentro dele porque a boquinha está mal calibrada! E não não estou a falar de comidinha seja ela flocos ou outra para os peixes mas de comida para a Flora!

 

Vê lá bem.. o problema do teu aquário está em tudo o que tu próprio já identificas-te e alguns aspectos que eu próprio já te tinha alertado.

 

E calma.. muita calma.. depois de descobrires os dois erros (um é um dado adqjuirido o outro tenho quase a certeza) e corrigir abranda a marcha como já te sugeri e deixa o aquario ir maturando a pouco e pouco.

 

Não te posso aconselhar mais sobre isso sob pena de o chato ser eu ;)

 

Força com isso e forte abraço

 

 

Boas Paulo.

 

Acho que o ponto 1 e 3 estão relacionados. Havendo camada gordurosa que não duvido que seja em parte dos ferts mas também e muito da alimentação existe menos troca de gases logo menos o2 (é o que leio por aí).

 

Como já disse também o meu filtro é curto e pus uma bomba de circulação a ajudar. Neste momento a circulação é muito melhor e posso dizer que já noto uma boa redução nas filamentosas.Tenho de facto na sessiflora que fica por debaixo do out do filtro e é o canto que tem menos circulação (já corrigido com a bomba) mas vou fazer uma poda invertida e livro-me delas.

 

Por enquanto não vou mexer em mais nada porque se mexer em vários parâmetros de uma vez nunca vou saber quem é o culpado. Mexo numa coisa, espero 1 ou 2 semanas ou mais e depois mexo noutra.

 

No ponto 2 pelos vistos é normal ao principio as japónicas serem vadias como já li várias vezes, não vejo preocupação nisso.

 

O skimmer é básicamente a bomba mas se filtrar a água da superficie melhor ainda. Mal não faz.

 

(em edição)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus yunanillus também nunca os vi a tocar na bba, se bem que tenho muito pouca, quase nada. Talvez eles a comam mesmo :).

Já tive um guppy que tive que retirar do aquário porque eles estavam constantemente a persegui-lo e a mordiscar a cauda. É um peixe muito engraçado, bastante activo e brincalhão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No aquário temos a corrente superior e a inferior. Uma bomba nunca vai substituir ou recapacitar o filtro. Owtlfow do filtro por alguma razão está desenhado para ficar à tona da água.

Isto porque é assim que ele forçará que os gases na linha da água (sobretudo o o2 e o Co2) existentes na atmosfera sejam impelidos para o fundo. A força do outflow a empurrar a água transporta consigo os gases.

Nao é em vão que a manutenção da Ada ou da Tropica todas as noites elevam os outflow. Precisamente para fazer aeração. O que a bomba faz é apenas aumentar a velocidade de circulação inferior. Isso nao transporta gases. Nem ajuda ao filtro porque se formos ser rigorosos ate podemos ter uma bomba la dentro a virar aquilo tudo de patas ao ar que a capacidade de sucção do inflow é a mesma! Logo o resultado é igual.

A.bomba promoverá uma melhor dispersao dos nutrientes mas... lá em baixo! Sem suficiente O2.

A não existência deste gaz em.compensação do acumulado Co2 injetado vai saturar a água.

Tens aí a razão dessa viscosidade à tona. É o co2 em excesso que por falta de potência do Outflow acumula.

O Co2 é em excesso acaba por se tornar um gaz lubrificante.

Este é o problema do teu aquario na minha modesta opinião.

E as mortes e caridinas a fugir em debandada é excesso de Co2.

Atenção que quando digo excesso não estou a falar do debito da garrafa.

Esse ate pode estar correcto se:

Houver melhor trocas gasosas e luz para que este seja consumido no processo de fotossíntese.

E nota outra coisa.. eu disse-te para veres o No3.

Porque se o Co2 não estiver correcto as plantas não absorvem os demais nutrientes como deve ser.

Co2 é o macro catalizador.

 

Outra coisa é esse reagente.. se for uma solução caseira de loja eu particularmente e por experiência própria sei que é um risco garantir níveis de co2 com base nisso.

 

Mas Goncalo se entendes que o filtro cumpre a missao ninguém melhor que tu para avaliares. Cada caso é um caso e tu tens o aquário aí à tua frente.

 

Apenas me limito a contribuir com uma opinião sobre o que vejo.

 

Co2 e circulação de água.

Dois aspectos essenciais num plantado.

 

Grande abraço

 

Enviado do meu SM-G530FZ através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo, eu sei que o filtro é curto para plantado. Mas neste momento não posso fazer um upgrade, mas no futuro quem sabe.

 

Daí ter posto a bomba que sempre ajuda nalguma coisa. Boa circulação = menos algas, mesmo na natureza onde há algas é em lagos e sistema de águas mais paradas, em rios com grande caudal não.

 

E tenho a bomba à superfície e á noite levanto tanto o out como a bomba para arejar a água.

 

Desde que a pus notei melhoria, mas não é suficiente. Tenho de ver o que tenho para ali arrumado. Tenho um Fluval externo mas acho que não ferra. Amanhã já vejo se o consigo pôr a trabalhar.

 

 

 

Boas...

Pela minha experiência os Yunnanilus SP. Rosy que comprei deviam vir avariados pois nunca me tocaram nas bba que tinha.

As japónicas que tenho, nos primeiros dias mudavam várias vezes de divisão da casa (nunca me morreu nenhuma assim apesar de estarem algum tempo fora de água) e tinha todos os parâmetros e condições para elas.

A solução que encontrei foi baixar o nível da água e elas sossegaram... :)

 

Bem, já não és o primeiro a dizer isso, se calhar mantenho-me nos otos.

 

As minhas 5 Japónicas foram comidas pelo gato após dissecarem ao ar. :roflroll2::roflroll2:

 

Com os Red's nunca tive esse tipo de problemas.

 

Cumptos

 

Bem, parece que não sou só eu. ;) Resolvi pondo uma toalha por cima durante a noite. Há bocado já vi ali uma no tapete (de cuba, não no da sala) a trabalhar mas depois foi-se esconder outra vez. Com o tempo vai lá.

 

 

Boas, lendo o post do amigo PAFS fiquei sem perceber uma coisa, será que aquela gordura é sinal de algo não estar bem? Será ela própria prejudicial? Já vi várias opiniões sobre essa gordura mas nunca que era prejudicial a esse ponto..

Já agora, o tal vinyl branco fosco estás a pensar adquirir onde?

Boa sorte e com calma tudo vai ao lugar! :thumbup3:

 

Cumps

 

A gordura aparece em todos os aquas, especialmente nos abertos, se não aparecesse acho que a ADA não produzia skimmers. É normal e uma das formas de disfarçar é ter grande movimento na superficie da água, mas não elimina como o skimmer, só disfarça.

 

Quanto ao tal vinil ainda não me pus a isso, mas tenho um amigo que tem uma serigrafia e ele deve ter disso. É muito usada em janelas e montras de modo a que entre luz mas que não se veja (muito) o interior.

 

Abraço a todos ;)

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo.. outro "Warning"..

 

Skimmer = Mortes de Peixes e sobretudo camarões. Os ultimos então são uns desgraçados quando caiem lá dentro.

Olha a flição do bicho a querer sair de lá de dentro e a ser constantemente sugado..

 

Skimmer é plantados e plantados apenas. Sem fauna.

 

Abraço

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo.. outro "Warning"..

 

Skimmer = Mortes de Peixes e sobretudo camarões. Os ultimos então são uns desgraçados quando caiem lá dentro.

Olha a flição do bicho a querer sair de lá de dentro e a ser constantemente sugado..

 

Skimmer é plantados e plantados apenas. Sem fauna.

 

Abraço

 

Concordo Paulo.

 

No meu plantado tenho skimmer que só coloco por 24h após TPA's para absorver restos de plantas que não consiga encontrar após as podas e resíduos que sejam levantados. Depois retiro.

 

Cumptos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

E ninguém opina sobre o cardume? Quais destes fazem melhor cardume? Rasbora Hengeli, Tetra Ember, Glowlight, Imperador ou Limão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes usar a técnica que utilizo. Quando estou a podar ligo o skimmer sem a parte tipo torre de castelo INVERTIDO e exactamente de cima da planta que estou a podar. Conforme corto com uma mao, com a outra direcionando o skimmer ele suga logo o que é cortado. Com musgos então é um espectáculo.

 

Enviado do meu SM-G530FZ através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai do teu gosto.

 

Eu no meu aqua tenho um cardume de cardinais e um de Tetra Limão.

 

Sim eu sei, estava só a pedir opinião dos peixes que andam mais em cardume. Por exemplo os Neons azuis não fazem cardume. Só fazem mesmo quando estão mais assustados, por exemplo quando inseri os escalares, mas passado um dia já está um para cada canto.

 

 

Não pensaste nos nariz de bêbado? :D

 

Sinceramente não me dizem nada... Já ouvi dizer que fazem um bom cardume, mas não é um peixe que me encha o olho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Tetra Limão, tenho uns 25, fazem cardume bonito, mas como tenho tantos e crescem até um tamanho razoável, acabam por se dispersar em 2 cardumes. No entanto, adoro vê-los a nadar contra a corrente em bloco de 1 cardume só! :drool3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu por acaso sou amante das rasbora, seja Espei, Harlequim, Hengeli etc :)

idem!

 

abraço,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei que já foi referido mas os "narizes de bêbado" são uma ótima opção! Adquiri alguns exemplares da espécie á relativamente pouco tempo e a meu ver tem um comportamento espetacular enquanto cardume.

 

Cumps

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Editado por ismael_figueira

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pafs tens os simulans a quanto tempo? Andam sempre juntos? Quais os companheiros? Podem só tas assustafos...

 

É que também ando a procura de cardume coeso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais